Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre o método nas ciências humanas: quantitativo ou qualitativo, teorias e ideologias1 1 Informações sobre financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), proc. 2014/17192-2.

Réflexions sur la méthode dans les sciences humaines: quantitative ou qualitative, théories et idéologies

Reflexiones sobre el método en las humanidades: cuantitativo o cualitativo, teorías e ideologías

Resumo

O objetivo deste ensaio é desconstruir os termos “quantitativo” e “qualitativo” usados para caracterizar o método de pesquisa científica, ou tentar desfazer o que nos parece um equívoco: a denominação e divisão de método quantitativo ou qualitativo de pesquisa, que para nós mistifica e empobrece a concepção de conhecimento ou ciência. Há muitas questões metodológicas, tão plurais, conflitantes ou não, conforme o sentido da realidade investigada, que, afinal, é o que tem que ser discutido, do princípio ao fim da pesquisa. Atrelaremos a essa discussão a designação teórica ou ideológica de “método”, que para nós representa outra versão do mesmo problema. Para alcançar esse objetivo, discutiremos determinada imagem de ciência e concepção de pensamento.

Palavras-chave:
metodologias; ciência; ciências humanas; pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br