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Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying

Limites de la conscience de professeurs au sujet des processus de production et de réduction du bullying

Límites de la conciencia de los profesores acerca de los procesos de producción y reducción del bullying

Resumo

Orientados pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos o conteúdo de entrevistas de 17 professores de cinco escolas públicas paulistanas acerca do que produz o bullying e do que deve ser feito para reduzi-lo. Identificamos três categorias de respostas: as que expressam consciência crítica a respeito de sua produção e redução; as que denotam engajamento em relação a seu combate, mas consciência restrita a respeito de suas causas; e as que apresentam consciência restrita em ambos os casos. Como a consciência fragilizada se destacou na maioria dos casos, concluímos que ampliar ações destinadas à formação conceitual a fortaleceria junto a profissionais que se propõem a enfrentar esse tipo de violência, quer seja por meio da intervenção direta, do desenvolvimento de pesquisas ou da proposição de políticas públicas.

Palavras-chave:
Teoria Crítica; bullying; consciência; professores; escola

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