Accessibility / Report Error

O instinto de morte segundo Sabina Spielrein1 1 Informações de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsa de produtividade em pesquisa.

Le concept d’instinct de mort chez Sabina Spielrein

El concepto de instinto de muerte según Spielrein

Resumo

O pensamento e a vida de Sabina Spielrein têm despertado um interesse crescente nas últimas décadas, embora sua contribuição teórica tenha ficado em segundo plano em relação a sua biografia. Uma das ideias mais difundidas é a de que ela teria antecipado o conceito freudiano de pulsão de morte, em seu texto Die Destruktion als Ursache des Werdens. No entanto, pouco se discute sobre o sentido da sua hipótese e uma análise atenta revela que há diferenças fundamentais que distanciam suas ideias das de Freud. Nesse texto, pretendemos retomar alguns pontos da teoria formulada por Spielrein em seu texto de 1912, tendo em vista melhor elucidar o seu conceito de instinto de morte.

Palavras-chave:
Sabina Spielrein; instinto de morte; destruição; devir

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br