Psicologia USP, Volume: 8, Issue: 1, Published: 1997
  • Editorial Editorial

  • Conhecimento e Razão Instrumental Psicologia E Razão Instrumental

    Silva, Franklin Leopoldo e

    Abstract in Portuguese:

    Este texto trata de alguns aspectos que julgamos importantes para o entendimento da noção de razão instrumental. Focalizamos numa primeira parte alguns temas inscritos na fundação filosófica da moderni-dade, visando assim fornecer subsídios para a compreensão da história crítica da razão feita por Adorno e Horkheimer. Procuramos também tratar de pontos estratégicos para a abordagem dialética do Iluminismo, com a finalidade de esclarecer a necessidade, posta pelos autores, da consideração das contradições presentes no desenvolvimento da razão iluminista, tais como progresso/regressão e autonomia/dominação.

    Abstract in English:

    This text deals with features considered of importance for the general comprehension of the concept of instrumental reason. Primarily, in the article, a few themes inscribed in the philosophical foundation of modern times are pointed out, and therefore, provide aid for an understanding of the critical history of reason formulated by Adorno and Horkheimer. Strategic points for the debate of the dialectics of Illuminism are discussed, with the objective of highlighting the necessity of considering the contradictions present in the development of illuministic reason such as progress/regression as well as autonomy/domination.
  • Dos Males da Medida Psicologia E Razão Instrumental

    Schwarcz, Lilia Moritz

    Abstract in Portuguese:

    Esse artigo tem como objeto a difícil percepção da "diferença". Tema polêmico, o debate sobre as variedades culturais foi transformado, em meados do século XIX, em uma questão racial e, nesse sentido, vinculado às regularidades da biologia. Tecendo comparações entre os teóricos raciais brasileiros e os impasses mais contemporâneos, sobre a aferição de inteligência e capacidade, esse ensaio pretende provocar. Em pauta estarão as contradições que têm se destacado, mais recentemente, quando se opõem de um lado as etnicidades locais, de outro a tão propalada globalização. Tal qual dois lados de uma mesma moeda, a afirmação de identidades tem se mostrado tão evidente como o próprio estreitamento das relações internacionais. Mudam os termos do debate - de raça, para etnia -, mas, de alguma maneira, continuamos presos a uma lógica positiva de estabelecimento de hierarquias ontológicas.

    Abstract in English:

    This article has as its objective the difficult perception of "difference". A controversial theme, in the nineteenth century, this debate on cultural varieties, became a racial issue and in this sense, bonded to the regularities of biology. In such a context, this essay intends to provoke comparisons about the standard measure of intelligence and capacity, between Brazilian racial theorists and the impasse of more contemporary times. Appointed here will be the contradictions which have, more recently grown in importance, and have opposed through one aspect, local ethnic groups and through another the greatly publicized globalization. As are the two sides of a coin, the affirmation of identities has shown itself as evident as the tightening of international relations. The terms of the debate change from race to ethnicism, but in some way, we are still tied to a positivist logic which establishes ontologic hierarchies.
  • Para uma Crítica da Razão Psicométrica Psicologia E Razão Instrumental

    Patto, Maria Helena Souza

    Abstract in Portuguese:

    A partir da presença de testes e de laudos psicológicos na escola pública de 1º grau, o artigo discute, no marco teórico do materialismo histórico, aspectos epistemológicos e políticos do psicodiagnóstico.

    Abstract in English:

    Considering the presence of psychological tests and reports in the elementary public schools, this article discusses, in the theoretical mark of historical materialism, political and epistemological aspects of psychodiagnosis.
  • Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência Psicologia E Razão Instrumental

    Moysés, Maria Aparecida Affonso; Collares, Cecília Azevedo Lima

    Abstract in Portuguese:

    Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu "olhar clínico". Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.

    Abstract in English:

    The intelligence tests, which essentially portray the classifi-cation of people, are related to the concept of eugenism. Within these tests, Psychology establishes parameters of their fundamental clinical reasoning, through the necessity of abstracting and silencing the subjects in order to place them under a "clinical regard". In this text, the necessity of subverting these evaluations is put up for debate, in an attempt to abandon the seeking of faults, and in order to discover the real child as a historical being.
  • Representação de Escola e Trajetória Escolar Artigos

    Cruz, Silvia Helena Vieira

    Abstract in Portuguese:

    O artigo examina o trajeto da representação de escola num grupo de crianças pobres ao longo do seu primeiro ano de escolaridade. Foram realizadas entrevistas e aplicadas adaptações de dois procedimentos: Desenhos-Estórias e Histórias para Completar. A análise indicou que as representações iniciais evoluem negativamente. Observações em sala de aula e entrevistas com professoras revelaram incompetência pedagógica e atitudes negativas em relação à criança pobre e sua família. Os pais, que vêem na escolarização dos filhos a esperança de melhores dias, tentam amoldá-los à escola. O saldo é o fracasso escolar e a diminuição da auto-estima das crianças.

    Abstract in English:

    This article puts forth the representation of school in a group of poor children throughout their first year in school. Interviews were introduced and adaptations of two procedures (Story-draws and Stories to be completed) were utilized. The analysis showed that the representation had a negative progress. Classroom observations and interviews made with teachers revealed pedagogical incompetence and negative attitudes towards the impoverished child and his or her family. The parents, who see in the child’s academic career a hope for better days to come, try to shape the child according to the mold established by the school. The result is academic failure and the diminishing of the children’s self-esteem.
  • A Constituição da Identidade Masculina: Alguns Pontos para Discussão Artigos

    Siqueira, Maria Juracy Toneli

    Abstract in Portuguese:

    Através da apresentação de alguns dados de um estudo de caso de uma família de classe subalterna urbana e suas famílias de origem, este artigo pretende discutir os elementos que contribuem para a constituição da identidade de gênero, em especial a masculina. Esta família foi escolhida por apresentar, ao menos temporariamente, uma inversão na divisão sexual do trabalho: o marido, desempregado, ocupava-se da lida doméstica e do cuidado dos filhos, enquanto a esposa, através de seu trabalho extra-doméstico, era responsável pela manutenção do grupo. A abordagem sócio-histórica nos ajuda a compreender a constituição do sujeito nas e pelas relações sociais. De uma maneira análoga, utilizamos esta aborda-gem para discutir a constituição da masculinidade e da feminilidade.

    Abstract in English:

    Through the presentation of some facts taken from a study made about a lower class urban family and its origins, this article aims to identify the elements which contribute in the shaping of gender identity , more specifically the masculine identity. This family was chosen for having, at least temporarily, an inversion in the sexual division of labor : the husband, who was unemployed, was responsible for household chores and caring for the children, while the wife, who was working outside of the home, was responsible for supporting the family unit. The social / historical approach helps us understand the subject in question, through and in its social relations. In an analogical fashion, we use this approach to discuss the constitution of masculinity and femininity .
  • Piaget: Notas para uma Teoria Construtivista da Inteligência Artigos

    Lajonquière, Leandro de

    Abstract in Portuguese:

    Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações redu-cionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causal entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.

    Abstract in English:

    A great many commentators on Piaget’s work nowadays, still take it for granted that intelligence is of an individual nature, and therefore that its socialization is nothing but a mere effect of the cognitive evolution process. This interpretation consists of substantializing intelligence, resorting to reductional explanations and considers the epistemological constructive process a simple actualization of possible pre-established cognitives. A series of investigations have suggested the existence of a casual interdependence within social dynamics and the cognitive development. These researches call attention to the necessity of re-discussion on the status of interaction.
  • Vértices da Pesquisa em Psicologia Clínica Artigos

    Guirado, Marlene

    Abstract in Portuguese:

    O presente texto tem como objetivo trazer à discussão uma possibilidade de pesquisa em Psicologia clínica que, ao considerar sob determinado ângulo conceitos como os de instituição, discurso e sujeito, coloca o discurso clínico em articulação com o acadêmico no momento mesmo de sua produção. Isto, no interjogo das reconhecidas especificidades de um e de outro. A hipótese é a de que é possível fazer transitar um certo modo de escuta e análise, da academia ao consultório e vice-versa.

    Abstract in English:

    The following text has as its objective the discussion of the possibility of research in clinical psychology that takes into consideration concepts such as the concepts of institution, discourse and subject and therefore places the clinical discourse in practice along with the academic approach in the very moment of its production. This, in the interplay of peculiarities of both approaches. The hypothesis states that it is possible to make a certain form of comprehension and analysis transit from the academy to the psychologist’s office and vice-versa.
  • A Leitura Cognitiva da Psicanálise: Problemas e Transformações de Conceitos Artigos

    Telles, Vera Stela

    Abstract in Portuguese:

    Problemas conceituais das teorias psicanalíticas a partir do desenvolvimento e descobertas da moderna Psicologia obrigaram-nos a buscar na noção de inconsciente da Psicanálise a possível causa da impossibilidade de uma verdadeira reformulação epistemológica de seus fundamentos, exigida por esses novos conhecimentos. Ligando autores psicanalíticos modernos com as teorias cognitivas, tentamos uma crítica no sentido de esclarecer as origens de tais impasses teóricos e suas possíveis soluções dentro de uma perspectiva cognitivista

    Abstract in English:

    Problems referring to psychoanalytical theories, in what concerns a fundamental revision of its concepts, beginning with the development and discoveries of modern Psychology, oblige a search in the psychoanalytic concept of unconsciousness for the possible cause of the impossibility of a true epistemological reformulation of its founding, which is demanded by this new knowledge of Psychology. Linking modern psychoanalytical authors with the cognitive theories, we attempt a criticism in the sense of clarifying the origins of such theoretical impasses and its possible solutions within a cognitive perspective.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br