Abstract in Portuguese:
No conhecimento científico atual, duas ocorrências são autênticas: (1) o desenvolvimento rápido da ciência empírica e (2) o uno e momentâneo da consciência. Denominei essa consciência de consciência-imediata. Em toda a aquisição de um conhecimento científico empírico ou natural, passo de uma observação individual e momentânea a um universo coletivo e temporal. É a alteração de uma verdade absoluta por um conhecimento probabilístico. Sete hipóteses básicas são apresentadas para permitir o conhecimento desse universo probabilístico. Na descrição desse universo, opto por uma explicação emergentista, isto é, uma explicação evolucionista em termos de níveis crescentes. Há a explicação presente dos vários níveis, mas, ao mesmo tempo, há a interação causal entre estes mesmos níveis. Portanto, o universo é um só. Na maioria dos animais há um nível de organismo, o nível que abarca o animal como um todo. No organismo dos seres humanos e de muitos outros animais, há uma pequena parte que pode conhecer-se a si mesma. Essa parte denominei de consciência-mediata. A consciência-mediata pode ser constituída pelo passado do próprio observador, consciência-mediata-do-observador, ou ser parte do organismo de outras pessoas ou outros animais não-humanos, consciência-mediata-de-outros. A consciência-mediata-de-outros pode ser pesquisada da mesma forma como quaisquer outras partes dos animais. A consciência-mediata-de-outros é uma das partes do universo em relação à qual há uma busca contínua.Abstract in English:
Two authentic occurences should be recognized by contemporary scientists: (1) the rapid development of empirical knowledge, today, and (2) immediate and momentary consciousness. The latter is called immediate consciousness. Empirical, or natural, knowledge is acquired by being passed from an individual and momentary observation towards a collective and temporal universe. This is a change from absolute truth to probabilistic knowledge. Seven basic hypotheses are presented to permit knowledge of the probabilistic universe. I have chosen an emergentist explanation for this universe, with an evolutionary explanation in terms of increasing levels. I observe presently different levels and I move simultaneously between these levels with causal interaction. Therefore, there is only one universe. In most animals there is a level called organism, a level which encompasses the whole animal. In human beings and in some nonhuman animals, there is a small part which knows itself. This part is called mediate consciousness. Mediate consciousness is the observer's own past consciousness (observer's mediate consciousness) or part of the organism of other persons or nonhuman animals (other's mediate consciousness). Research on others' mediate consciousness is similar to research on any other part of animals. In this case, others' mediate consciousness is a part of an authentic universal occurence.Abstract in Portuguese:
A consciência é o principal elemento de uma teoria robusta da vida mental. Entendida como artifício evolutivo, pode ter sido a sede de processos de redescrição valorada de atos e percepções presumidos. A consciência que surge da sincronização de módulos neuronais seria, na hipótese desse artigo, algo que emerge de quatro condições necessárias da evolução: o aumento de tecido cerebral (particularmente neocórtex), o surgimento da linguagem, a possibilidade de recombinação de módulos de processamento neuronal através de sincronismos e a necessidade de estabelecimento de um discurso valorado da ação, condição para o surgimento de uma postura ética perante o semelhante.Abstract in English:
Consciousness is the key element of the mental life. It can be understood as an evolutionary tool that scaffolded valorized redescription of presumed acts and perceptions. Consciousness that emerges from the synchronization of neuronal modules would emerge thanks to four necessary conditions: the increase of cerebral tissue (particularly in neocortical areas), the appearance of language, the possibility of recombination of neuronal processing modules through synchronization and the necessity of establishing a valorized discourse of action, the very condition for the appearance of an ethical approach towards the fellow.Abstract in Portuguese:
Examina-se aqui a consciência na perspectiva do Behaviorismo Radical. Pode-se entender a consciência como a capacidade de descrever o que se está fazendo, de forma verbal, manifesta ou encoberta. A consciência também tem a ver com o controle do comportamento por regras. Seguir regras é ser consciente, no sentido de que quem se comporta "sabe o que está fazendo". O Behaviorismo Radical considera o operante verbal e a consciência como aspectos distinguidores do homem; ambos são produto da seleção pela conseqüência: o operante verbal ao nível do condi-cionamento operante; e a consciência ao nível da seleção de culturas.Abstract in English:
Consciousness is here examined from point of view of Radical Behaviorism. Consciousness can be taken as the ability to describe verbally, in overt or implicit way, what one is doing. Consciousness also has to do with the control of behavior by rules. To follow a rule is to be conscious, in the sense of "knowing what one is doing". Radical Behaviorism considers verbal operants and consciousness as distinguishing features of human beings; both are a product of selection by consequences: verbal operants at the level of operant conditioning and consciouness at the level of the selection of cultures.Abstract in Portuguese:
O artigo tem por objetivo apresentar e discutir a teoria da consciência elaborada pelo filósofo David Chalmers no seu livro The Conscious Mind, publicado em 1996. O artigo é dividido em duas partes. A primeira expõe os principais delineamentos da teoria de Chalmers; a segunda discute seus principais conceitos, abordando a plausibilidade metafísica da existência dos "zumbis" e a idéia de superveniência.Abstract in English:
The paper focuses on Chalmer´s theory of consciousness as it is presented in his most recent book, The Conscious Mind, published in 1996. The first part is devoted to a presentation of the main outlines of Chalmer´s theory. The second part discusses such a theory by focusing on the metaphysical plausibility of the existence of zombies as well as on the notion of supervenience.Abstract in Portuguese:
Examino criticamente a proposta de uma etologia cognitiva que queira centrar-se no estudo da consciência dos animais. Argumento que, embora possa dizer-se que os animais possuem consciência, no sentido de que se dão conta de eventos internos ou externos, não há como chegar ao conhecimento exato dos conteúdos desta consciência. Aponto os limites das tentativas de leitura da consciência baseadas em traduções perce-ptuais, em analogias antropomórficas e no uso de critérios comportamen-tais. O conhecimento de um animal fundamenta-se na observação de como se comporta nas circunstâncias que lhe são peculiares, e consiste numa reconstituição que respeita seus modos próprios de representação e de ajustamento.Abstract in English:
This article addresses the question of whether a cognitive ethology, based on the study of animal conscious experiences, is possible. I argue that although it may be said that animals are conscious, in the sense of being aware of internal and environmental events, there is no way to obtain an accurate knowledge of such awareness states. I set out a number of reasons why attempts to read animal conscious experience through perceptual translations, antropomorphical analogies and behavioral criteria are of limited help. I believe that knowledge of what an animal is originate from careful observation of this animal's interactions with specific social and environmental circumstances and involves a reconstruction of its peculiar ways of representing the context.Abstract in Portuguese:
Credite-se ao Professor Ades por sua decisão de abordar a questão da consciência: quanto menos se discutir esse assunto mais ingênuas serão nossas idéias sobre ele. Ades mostra que atribuição de propriedades ao animal tem de obedecer a critérios verificáveis. Sem isso, o animal da Ciência não será diferente dos híbridos dos mitos. Contudo, esta nota sugere que, ao acompanhar o Autor em seus hábeis esforços para desatar alguns dos nós do problema, o leitor talvez se sinta envolvido por novos fios viscosos, em especial pela noção de que haveria um espécie de consciência exclusivamente humana.Abstract in English:
It is to Professor Ades’ credit that he took the pains to address the question of consciousness: the less it is discussed the more naive will be our notions about it. Ades shows that there must be objective criteria to attribute properties to animals. Otherwise, the animal of Science will not be different from mythological hybrids. This note suggests, however, that as the reader follows the Author’s skilful efforts to undo some of the knots of the problem, he may find himself entangled amidst new viscous threads, particulary the idea that there is a kind of consciousness which is unique to manAbstract in Portuguese:
Os estímulos envolvidos na "textura causal" da relação organismo-ambiente não são especificados simplesmente por características físicas externamente definidas, mas como parte de um processamento. Os diversos modos de processamento de estímulos que controlam o comportamento de organismos envolvem estímulos externos, mas também representações internas destes estímulos e de suas relações. A noção de representação está ligada ao processamento de informação codificada pelo organismo e à analise de suas próprias transformações. Estudos com procedimentos de condicionamento Pavloviano têm mostrado que animais operam representações complexas de relações inter-eventos. As propriedades associativas e combinatórias de representações neurais produzem um mecanismo de ativação de agrupamentos celulares hierárquicos, gerando diversidade através de um processo de neuro-seleção. A organização complexa de representações em animais tem paralelo com funções humanas de eventos imaginários e seu estudo contribui para uma concepção de continuidade evolucionária dos mecanismos de percepção e memória entre animais e humanos.Abstract in English:
Stimuli present in the "causal texture" of the organism-environment relation are not simply specified by physical characteristics externally defined, but as part of a processing. The several ways of stimuli processing which control the behavior of organisms evolve external stimuli and also internal representations of these stimuli and their relations. The notion of representation is related to the processing of information coded by the organism and the analysis of their own transformations. Pavlovian conditioning studies show that animals are able to operate complex representations of inter-event relations. The associative and combinatory properties of neural representation produce a mechanism of activation of hierarchical celular assembly, generating diversity by a neuroseletion processing. The complex organization of representations in animals paralels human imagery event functions and its study contributes to the notion of evolutionary continuity of perception and memory mechanisms between animals and humans.Abstract in Portuguese:
Percepções, individualidade, linguagem, idéias, significado, cultura, escolha, moral e ética, todos existem em decorrência da evolução e do funcionamento do sistema nervoso. Teme-se, por vezes, que a concepção da consciência como resultado de um processo biológico corresponda a uma "profanação do espírito humano", com consequente abandono do comportamento moral e ético. Na verdade, ao se investigar a consciência como fenômeno natural e não místico, ampliam-se nossas possibilidades de entendê-la, com ganhos científicos, teóricos e sociais, além dos éticos e morais. Discute-se como a evolução por seleção natural e a organização biológica do sistema nervoso permitem explicar as bases da individualidade, da intencionalidade, de representações simbólicas e do significado. Fenômenos observados em pacientes com danos neurológicos reforçam a concepção de funcionamento modular do sistema nervoso; a consciência não seria uma propriedade exclusiva de um módulo único do sistema nervoso, mas fruto do funcionamento sincrônico de diferentes módulos.Abstract in English:
Percepts, individuality, language, ideas, meaning, culture, choice, morals and ethics, all exist as a result of brain evolution and functioning. Concerns that assumptions of consciousness as a biological process will lead people to abandon moral and ethic behaviour are not attained. Investigation of consciousness as a natural, not mystical, phenomenon increases our possibility to understand it, with scientific, theoretical and social gains, in addition to moral and ethic ones. This paper discusses how evolution by natural selection, and the biological nervous system organization allow to explain individuality, intentionality, simbolic representations and meaning. Phenomena observed in neurologic patients emphasize the concept of modular organization of the nervous system; consciousness is not seen as a exclusive property of a single module but rather as a result of the synchronized work of different modules.Abstract in Portuguese:
Podemos ainda estar bastante longe de construir um modelo neurobiológico dos estados mentais conscientes sem incorrer nas insuficiências do reducionismo ou do funcionalismo. Alguns passos importantes foram entretanto dados neste sentido. O principal deles refere-se à idéia de que o estudo da dinâmica temporal de grupos neuronais pode fornecer alguma pista sobre os blocos funcionais utilizados na construção da experiência subjetiva consciente. Há cerca de 30 anos Pöppel vem trabalhando com um modelo de organização temporalmente descontínua da atividade mental consciente, o qual compreende dois mecanismos oscilatórios, de alta e de baixa frequência. O primeiro relaciona-se à definição de eventos e o segundo a sua integração em um momento psicológico. Os mecanismos da consciência equivalem aos que tornam esta sucessão de momentos temporais discretos possível. A compreensão dos mecanismos neuronais destas periodicidades e de sua relação com o processamento de informação está apenas começando.Abstract in English:
We still may be far away from advancing a neurobiological model of conscious mental states, which bypasses the shortcomes of reductionism or functionalism. Notwithstandingly some important steps have been done. The most important one refers to the idea that the study of the temporal dynamics of neuronal groups may give clues to the functional building blocks of subjective conscious experience. In the last 30 years Pöppel has been working with a model of the discrete temporal organization of mental activity, which pressupposes two oscillatory mechanisms of high and low frequency. The first one relates to the definition of events, and the second to the integration of these events into a psychological moment. Consciouness mechanisms correspond to the ones that make this succession of discrete temporal moments possible. The understanding of these periodic mechanisms in neuronal terms and of its relation to information procesing is just beginning.Abstract in Portuguese:
A psicologia, tal como as outras ciências empíricas ou naturais, investiga acontecimentos profundos ou não observáveis através de acontecimentos superficiais ou observáveis. Propõe-se uma classificação dos acontecimentos superficiais que indicam a consciência-mediata-de-outros em seres humanos ou não-humanos, mais abrangente que o uso apenas de relatos verbais. Quatro são os tipos de indicadores de consciência: relatos, que apresentam uma correspondência de estrutura com a parte da consciência; movimentos expressivos, que apresentam apenas uma ligação; movimentos não-expressivos, que não apresentam essa ligação; e movimentos fisiológicos, que são de tipo inferior ao do organismo. No caso de relatos, há outros além dos relatos verbais.Abstract in English:
Similar to other empirical, or natural, sciences, psychology seeks nonobservable deep happenings through observable superficial happenings. A classification of indicators of consciousness of human or nonhuman animals is proposed here which is broader than one using only verbal reports. Four types of indicators of consciousness are known: (1) reports, which are superficial happenings that allow a certain correspondence of structure with the conscious happening reported; (2) expressive movements, where there is a qualitative connection with the conscious happening; (3) non-expressive movements, where there is no qualitative connection with the conscious happening; and (4) physiological movements, which are carried out at a level lower than organism. In addition, there are reports other than verbal reports.Abstract in Portuguese:
Este artigo propõe uma reflexão a respeito do uso de movimentos expressivos como indicadores de estados subjetivos no bebê recém-nascido, a partir de registros de reações a estímulos nociceptivos e a estímulos olfativos e gustativos. A análise dessas reações (choro e expressões faciais de agrado e desagrado) evidencia sintonia com o ambiente e variabilidade individual - duas condições implicadas no sentido de consciência como "awareness"- e exclui a possibilidade de uma interpretação desses movimentos como reações reflexas. Considerando-se o bebê como ser social e altamente comunicativo, estas evidências permitem admitir uma correspondência estreita entre movimentos expressivos e estados internos, um pressuposto comum às teorias de emoção.Abstract in English:
This paper considers the use of expressive movements as indicators of subjective states in the newborn baby. Records of newborns’ reactions to nociceptive and to olfactory and gustatory stimuli (cry and facial expressions of pleasure and displeasure) are analysed as evidences of syntony with the environment and individual variability - two conditions implied in the meaning of consciousness as "awareness" - and exclude the interpretation of these movements as reflex reactions. Since the baby is recognized as a social and an intensely communicative being, these evidences allow the admission of a strict correspondence between expressive movements and internal states, a common assumption of emotion theories.Abstract in Portuguese:
Neste trabalho discuto os processos oníricos na continuidade de consciência durante o ciclo sono-vigília, levando em conta as diferentes relações a nível consciente-inconsciente. O sonho, por suas características, se presta a uma análise a partir dessa referência, e especialmente por oferecer subsídios ao estudo da consciência. A consideração desta última no processo onírico peculiar ao sonho é ressaltada diante da emergência do Outro. O papel e sentido do sonho são indicados sob a perspectiva pessoal e coletiva, na relação que o mesmo mantém com o pensamento e a linguagem, nos processos de desenvolvimento de personalidade e do grupo. Não obstante as imagens concretas de caráter acentuadamente sensorial, o processo onírico revela e favorece uma articulação em encadeamento de dados significativos do desenrolar da história do sujeito. Nesse processo, dimensões de tempo e espaço se revelam abstraídas da sua realidade factual, indicando a necessidade de serem levadas em consideração questões concernentes à ampliação da consiência e ao papel do sonho na corrente psíquica, assim como na existência humana. Como ocorre com o estudo de muitos outros fatos, deve-se ter presente que as considerações expostas sobre o sonho derivam de fontes, observações, reflexões sobre adultos de proveniência ocidental.Abstract in English:
In this paper I discuss oneiric processes in consciousness continuous stream having the sleep-wake cycle as reference and the relationship consciousness-unconsciousness as focus. Dreaming seems to be a suitable event for this type of analysis, since it may contribute to the understanding of consciousness. Consciousness in oneiric process and specially in dreaming, is considered as emerging from cultural and social elements in subjective construction. Dream role and meaning are considered from both personal and collective points of view in what the dream mantains relation to thinking and language, to personality and group development. In spite of the highly sensory and concrete characteristic of the oneiric process, it reveals and favors an articulated chain of meaningful personal history data. In dreams, time and space are abstract dimensions related to factual reality, pointing to the necessity of taking into account questions about the widening of consciousness, the role of dreaming in the psychic process as well as in human existence. As it occurs with other phenomena, one must keep in mind that these reflexions derive from references, observations about occidental adults.Abstract in Portuguese:
Uma maneira de estudar a experiência consciente é através de entrevistas. Há muitos modos de se entrevistar uma pessoa. Uma possibilidade é através de um roteiro flexível e aberto aos diferentes modos de reação do entrevistado. As entrevistas são gravadas em audioteipe, transcritas e estudadas em uma forma sistêmica e sistemática, através de três passos reflexivos: descrição fenomenológica, redução fenomenológica e interpretação fenomenológica. Utiliza-se a entrevista para captar a experiência consciente dos entrevistados e os passos reflexivos indicados para estudar a consciência do pesquisador do material recolhido em suas entrevistas. Na tradição da fenomenologia semiótica a experiência consciente é entendida em sua associação com os conceitos de intencionalidade, sentido e existência. Assim, a experiência consciente é considerada em conjunção com seu aparato cognitivo, afetivo e conativo. Nossas pesquisas focalizam a transformação de uma consciência epistêmica em uma consciência psicológica e seu reverso. A entrevista tem se mostrado um instrumento profícuo para este fim.Abstract in English:
A way of studying conscious experience is by using interview. There are several manners of interviewing a person. One possibility is through out a flexible series of preestablished questions opened to the different reactions from the respondent. The interviews are taped recorded, transcribed and studied in a systemic and systematic way, by the three phenomenological steps: description, reduction and interpretation. The interview is used to obtain the respondent's conscious experience. The phenomenological steps are used to study the researcher's conscious experience of the recollected material from the interviews. In a semiotic phenomenological tradition, the conscious experience is understood in association with the concepts of intentionality, meaning and existence. So, conscious experience is considered in conjunction with its cognitive, affective and conative apparatus. Our researches focalize on the transformation from an epistemological consciousness to a psychological consciousness and its reverse. The interview has been a proficuous instrument for this end.