Carcinoma de células de transição de bexiga urinária com metástase em vértebras lombares e compressão de medula espinhal em uma jaguatirica (Leopardus pardalis)

Karen Y.R. Nakagaki Pâmela A. Lima Kiyoko U. Utiumi Marco A.M. Pires Rosana Zanatta Fabiana M. Boabaid Edson M. Colodel Djeison L. Raymundo Sobre os autores

O presente trabalho relata um caso de carcinoma de células de transição (TCC) da bexiga urinária com metástase em vértebras lombares e compressão da medula espinhal em uma jaguatirica fêmea adulta (Leopardus pardalis), no estado do Mato Grosso. A jaguatirica manifestava paralisia de membros pélvicos e úlceras de decúbito na região posterior do corpo e foi submetida a eutanásia. Na necropsia observou-se um nódulo multilobulado e irregular, brancoamarelado na bexiga urinária, de consistência macia com origem na mucosa vesical e que se estendia às camadas musculares e à serosa. Nódulos de aspecto semelhante infiltrando as vértebras L6 e L7 e invasão do canal vertebral correspondente. No exame histológico foi observada proliferação neoplásica na bexiga urinária com com características de TCC não papilar e infiltrativo, com marcação imuno-histoquímica positiva para pancitoqueratina, forte marcação para citoqueratina de baixo peso molecular e fraca ou inexistente para citoqueratina de alto peso molecular. Este é o primeiro relato de TCC em bexiga urinária de jaguatirica no Brasil.

Carcinoma de células de transição; bexiga urinária; jaguatirica; Leopardus pardalis; neoplasia epitelial; sistema urinário; imuno-histoquímica; citoqueratina; felino selvagem.


Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA Pesquisa Veterinária Brasileira, Caixa Postal 74.591, 23890-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel./Fax: (55 21) 2682-1081 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: pvb@pvb.com.br