Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A SBQ e suas Regionais

Ayres G. Dias – UERJI; Vitor F. Fereira -UFFII

IVice-secretário Regional SBQ - Rio

IITesoureiro da Regional Rio

A SBQ vem, nos últimos anos, discutindo com a comunidade diversos temas considerados importantes para os caminhos da Química no país. Em 2002 foi debatido, em Salvador e na 25ª Reunião Anual da SBQ, o tema "A Química no Brasil: Situação Atual e Perspectivas", dando origem a um documento importante sobre os eixos mobilizadores da Química1. Na 26ª RASBQ ocorreu um evento que consideramos de extrema importância para os caminhos da SBQ - o primeiro workshop "A SBQ e suas Regionais: Situação Atual e Perspectivas". A reunião foi coordenada pela Profa. Mara E. F. Braibante (1º Secretário da SBQ) e visava aprofundar a discussão sobre os problemas enfrentados pelas Secretarias Regionais. Tal evento contou com a participação de 23 pessoas, sendo a maioria secretários ou vice-secretários regionais. A ata desta reunião com as sugestões dos Secretários encontra-se disponível na página da SBQ.

A razão de realçarmos a importância deste workshop, e tecermos comentários sobre sua realização, deve-se à demonstração explícita da atual diretoria da SBQ em sinalizar a necessidade da ocupação de maior espaço político pelas Regionais. No atual organograma da SBQ, as Divisões Científicas congregam membros por interesses temáticos, enquanto nas Regionais, são reunidos por regiões geográficas, independentemente da área de estudo. As Regionais, portanto, são associações interdisciplinares dos membros da SBQ. Nelas devem ser discutidas filosofias e ações de interesse comum, como a política de financiamento das FAPs, e os próprios caminhos de nossa Sociedade. É através de ações regionais que novos membros, principalmente alunos de graduação, serão incorporados aos quadros da SBQ.

No passado, a ausência da rede mundial de computadores tornava o Secretário Regional uma espécie de campus avançado da SBQ nacional, fazendo-o responsável pelas inscrições dos novos membros e divulgação das informações das ações das diretorias da SBQ. Os tempos mudaram e a comunicação dos sócios passou a ser feita diretamente com a sede. Isto fez com que várias Regionais, muito ativas no passado, atravessem agora situação difícil, por exemplo, com falta de quadros para compor suas secretarias.

A fonte de captação de recursos, tanto para a SBQ, quanto para as Regionais, concentra-se no associado e nas agências de fomento, o que permite às regionais apoiarem semanas acadêmicas e promoverem ações junto à comunidade. Com a atual conjuntura financeira do país, a diminuição dos financiamento para os eventos científicos e as revistas publicadas, a SBQ não tem mais como financiar todas as atividades das Regionais. Há necessidade de que parte dos recursos sejam obtidos localmente através dos eventos regionais e de uma política de captação de novos sócios e recuperação de antigos sócios, que tenham se afastado temporariamente. Recentemente, a implantação de sistema que permite o acesso dos Secretários Regionais ao cadastro nacional de sócios está dando oportunidade a um melhor gerenciamento da situação dos sócios nas próprias regionais.

Este worshop foi um passo importante na direção do levantamento dos problemas e na valorização das Regionais. Mesmo com empenho da atual Diretoria da SBQ, com uma política de descentralização administrativa e acesso ao banco de dados, há necessidade de dar continuidade e intensificar a atuação das Regionais dentro da Sociedade, inclusive ajudando a elaborar a programação da RASBQ, anualmente. Desta forma, é preciso que as Regionais participem mais e promovam atividades locais, a fim de agregar seus membros em torno de temas comuns. A elaboração de uma página na Internet, centralizando as atividades das Secretarias, pode trazer recursos para elas, através da venda de espaço publicitário para empresas existentes na região e ligadas à área de Química.

Os encontros regionais, ou encontros conjuntos de regionais, não podem deixar de acontecer, pois possibilitam as interações entre os pesquisadores das diversas áreas do conhecimento. Outras ações, como participação na olimpíada de química e uma participação efetiva nas reuniões da SBPC com mini-eventos, são altamente relevantes para a revitalização das Regionais.

REFERÊNCIAS

1. de Andrade, J. B.; Cadore, S.; Vieira, P. C.; Zucco, C.; Pinto, A. C.; Quim. Nova 2003, 26, 445.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Dez 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Sociedade Brasileira de Química Secretaria Executiva, Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - bloco 3 - Superior, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, C.P. 26.037 - 05599-970, Tel.: +55 11 3032.2299, Fax: +55 11 3814.3602 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: quimicanova@sbq.org.br