Acessibilidade / Reportar erro

In memoriam

No dia 20 de Janeiro, Dia do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro faleceu o nosso querido Professor Henrique Antonio de Salles Andrade do Departamento de Química desta Universidade. Era o mais antigo professor do Departamento de Química da PUC/RIO, apesar de sua pouca idade; ele tinha somente 58 anos. Foi o primeiro colaborador do saudoso Pe. Leopoldo Hainberger na fundacão do Departamento de Química da Puc, na década de 60 com os trabalhos de pesquisa sobre Estudos de Radioatividade em Águas Minerais Brasileiras dos quais participavam também os antigos professores do Departamento Ivan R. de Oliveira Paiva, já falecido e Gisela Zundel, atualmente na Alemanha, em um pequeno laboratório, na hoje, "Vila dos Diretórios" divulgadas na revista científica "Mikrochimica Acta. Em colaboração com o Prof. Sergio Valente Duarte, de quem era muito amigo e companheiro de trabalho foram desenvolvidas várias pesquisas, sob a supervissão do Prof. Dr. Klaus P. E. Wagener, hoje Professor Titular do Departamento de Química da PUC, na Determinação de Compostos Minerais e Orgânicos Presentes no Lodo da Lagoa Rodrigo Freitas. "Uma solução para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Sem Aterro" publicava em 12 de agosto de 1973 um Jornal Carioca a reportagem a respeito dos estudos do Prof. Henrique que mais tarde, ressultaram em sua Tese de Doutorado sob a orientação do Prof. Wagener: a primeira Tese de Doutorado do Departamento de Química e do Centro Técnico Científico e das primeiras da PUC/Rio. Durante todo o tempo em que ficou entre nós como Professor Associado, com seu carisma, seu otimismo e alegria O Professor Henrique lecionou no Curso de Graduação de Química, a disciplina de Química Analítica. Na Pós-Graduação em Química Analítica Inorgânica orientou muitos alunos que hoje destacam-se com suas pesquisas na comunidade científica, sempre assessorado pelo nosso fiel Técnico Químico, Anselmo Bezerra Neves. Pelo seu profundo conhecimento do nosso idioma, salvou outros tantos em suas revisões de Tese. Participou ativamente na formulação dos primeiros currículos dos nossos cursos de graduação.

Ultimamente trabalhava em colaboracão com o professor Pércio Augusto Mardini Farias, em projetos sobre o desenvolvimento de novos métodos analíticos empregando técnicas eletroanalíticas e de espectrofotometria de absorção molecular. Durante todos estes anos sempre demonstrou admiração e respeito pelos seus alunos e colegas do Departamento. Dentre eles os Professores Aloysio Mário Bomtempo Bittencourt e João Canuto Alves de Albuquerque. Seu laboratório fica na sala 273 do prédio do Departamento de Química. Lá está como herança, muito bem montado, para as novas gerações de químicos analíticos brasileiros. Ultimamente dedicava-se aos seus alunos de Doutorado, Maurício Goulart e Vanderléia Souza.

Pércio Augusto M. Farias

Departamento de Química/PUC - RJ

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Set 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 1997
Sociedade Brasileira de Química Secretaria Executiva, Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - bloco 3 - Superior, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, C.P. 26.037 - 05599-970, Tel.: +55 11 3032.2299, Fax: +55 11 3814.3602 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: quimicanova@sbq.org.br