Nível 1: REAÇÃO |
Satisfação do professor quanto à vivência com os pares durante a formação. |
Afirmação do professor que apresenta sua satisfação frente à vivência com os pares durante a formação. |
Às colegas de curso e agora amigas ... pelo aprendizado mútuo em nossas longas jornadas de aulas. (Ex. 1a) |
Satisfação do professor quanto à infraestrutura da instituição onde a formação foi realizada. |
Afirmação do professor quanto à satisfação frente à infraestrutura da instituição onde a formação foi realizada. |
Ao Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC- da Universidade de São Paulo em São Carlos, pelo suporte e infraestrutura oferecidos. (Ex. 1b) |
Satisfação do professor quanto à atuação dos docentes formadores. |
Afirmação do professor quanto à satisfação frente à atuação dos docentes formadores. |
Agradeço a todos os professores por proporcionarem o conhecimento não apenas racional, mas a manifestação de caráter e afetividade da educação no processo de formação profissional, não somente por terem ensinado, mas por ter-nos feito aprender. (Ex. 1c) |
Nível 2: APRENDIZAGEM |
Habilidade do professor em relacionar conteúdos teóricos abordados na formação a planejamento de práticas docentes. |
Afirmação do professor que relaciona conteúdos teóricos ao planejamento de práticas docentes. |
Este trabalho tem como objetivo desenvolver e estimular a prática argumentativa em aulas de química no ensino médio, a partir do uso de blogs. (Ex. 2a) |
Habilidade do professor em utilizar instrumentos de coleta de dados da prática docente. |
Afirmação do professor que remete à utilização de instrumentos para coletar dados que possibilitam a investigação da sua prática docente. |
Para a coleta de dados quantitativos neste trabalho, eu propus que os alunos respondessem individualmente um questionário sobre as percepções destes ao realizar as atividades. O questionário foi expresso em escala Likert de cinco pontos (concordo fortemente (CF), concordo (C), indeciso (I), discordo (D), discordo fortemente (DF)). (Ex. 2b) |
Habilidade do professor em tratar os dados resultantes da prática docente. |
Afirmação do professor que remete ao tratamento dos dados que possibilitam a investigação da sua prática docente. |
A estrutura dos argumentos apresentados nos blogs foi analisada de acordo com o Modelo de Toulmin (2001) e com o Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Socio-científicas (SÁ, 2010), descritos sucintamente no tópico a seguir. (Ex. 2c) |
Habilidade do professor em analisar e/ou discutir os resultados da prática docente com base em conteúdos teóricos. |
Afirmação do professor que remete à análise e/ou discussão dos dados resultantes, da implementação da atividade, à luz de fundamentos teóricos. |
No que diz respeito ao critério ambiental, a aluna menciona a possibilidade de morte das abelhas devido ao uso dos agrotóxicos e sugere a substituição dos mesmos por pesticidas naturais e a plantação de horta caseira para diminuir a compra dos agrotóxicos. (Ex. 2d) |
Habilidade do professor em concluir sobre os resultados provenientes da prática docente. |
Afirmação do professor que apresenta sua conclusão frente aos dados obtidos após tratamento e análise/discussão, podendo inclusive apresentar implicações da pesquisa à área. |
Podemos concluir que o objetivo do trabalho, que era, principalmente, desenvolver e estimular a prática argumentativa, por meio de uma intervenção didática baseada no uso dos blogs, foi alcançado. (Ex. 2e) |
Nível 3: COMPORTAMENTO |
Implementação por parte do professor de práticas docentes pautadas em elementos da formação. |
Afirmação do professor que remete à aplicação de atividades em ambientes de ensino tendo como base os conhecimentos abordados na formação. |
Ainda na primeira etapa, o esquema proposto por Piassi e Pietrocola (2007), disponível no trabalho de Fatareli et al. (2014) e ilustrado na Figura 3, foi apresentado aos alunos para que pudessem compreender melhor como proceder em um debate e definir maneiras sobre como deveriam iniciar suas argumentações a partir do tema que foi definido para cada grupo. (Ex. 3a) |
Adaptação por parte do professor do planejamento inicial de práticas docentes pautadas em elementos da formação. |
Afirmação do professor que remete a adaptações feitas para enfrentamento de situações imprevistas ao implementar sua prática, pautadas em elementos da formação. |
O tempo de duas aulas de 50 minutos não foi suficiente para postarem e argumentarem sobre seu tema, ficando decidido que eles iriam terminar em suas casas. (Ex. 3b) |
Nível 4: RESULTADOS |
Conhecimentos e habilidades adquiridos pelos estudantes a partir da prática do professor. |
Afirmação do professor que aponta para indícios de aprendizagem dos seus estudantes perante atividades didáticas implementadas, verificada por meio de indicações explícitas de ações realizadas pelos mesmos. |
Os resultados foram extremamente relevantes com relação à afirmação contida na questão 1, uma vez que a maioria dos alunos (...), afirmou que a atividade de investigação proposta no caso os ajudou a entender melhor os temas trabalhados nas aulas de ciências. (Ex. 4a) |
Motivação e/ou satisfação demonstrada pelos estudantes consoante à prática do professor. |
Afirmação do professor que sinaliza motivação e/ou satisfação dos estudantes ao desenvolverem atividades didáticas implementadas pautadas em elementos da formação. |
As respostas dadas à afirmação 10 mostram que 100% dos alunos concordam (somatória das respostas CF e C) que o uso de diferentes métodos de ensino (como estudos de caso e formato de aula jigsaw) tornam as aulas mais divertidas e menos cansativas, enfatizando a importância no sentido de aumentar a motivação dos alunos em sala de aula, favorecendo assim as habilidades interpessoais e cognitivas. (Ex. 4b) |
Impacto da performance do professor no ambiente escolar, após participar da formação. |
Afirmação do professor indicando que sua performance trouxe efeitos de cunho pedagógico ao ambiente escolar. |
Através do curso de especialização em ensino de Ciências, realizado pelo CDCC- Centro de Divulgação Cultural e Científica de São Carlos, tive a oportunidade em conhecer “novas” metodologias de ensino e diversificar minha prática. (Ex. 4c) |