Acessibilidade / Reportar erro

Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição

O artigo discorre a respeito das universidades corporativas e suas características, enfocando um critério duplo de diferenciação entre universidades corporativas e departamentos de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de propor uma definição para as universidades corporativas a partir das distinções emergentes dessa discussão. Por se tratar de um tema cujo conhecimento é incipiente, o estudo se caracteriza como exploratório. A definição proposta para as universidades corporativas é sustentada com base em três características concomitantes: desenvolvimento de competências essenciais ao negócio da empresa, não restrição dos serviços educacionais aos funcionários, e estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior ou a conferição de diplomas de forma independente.

universidades corporativas; departamentos de treinamento e desenvolvimento; aprendizagem organizacional


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br