Acessibilidade / Reportar erro

Curtir, Compartilhar e Reagir: Captura de Tweets para Pesquisas e Decisões Corporativas

RESUMO

Contexto:

as mídias sociais dispõem de uma imensa quantidade de informações, sendo um espaço para a sua difusão. Indivíduos, conexões on-line, são capazes de filtrar ou dar visibilidade a determinadas informações, em detrimento de outras. O problema central reside no monitoramento de postagens e reações voltadas a ações e estratégias corporativas. Além desse monitoramento, as empresas podem tomar decisões a partir dos dados coletados.

Objetivo:

desenvolver e estruturar uma ferramenta de gestão em mídia social.

Métodos:

para alcançar o objetivo geral, o artigo foi desenvolvido em três etapas principais. A primeira foi sugerir um script em software livre para captura e análise inicial das postagens no Twitter. A segunda etapa foi categorizar essa análise e identificar recursos e competências necessários às empresas. Por fim, foram sugeridas ações a serem tomadas pelas empresas para a gestão da mídia social.

Resultados:

o script desenvolvido possibilitou a extração dos dados de forma automatizada, os quais foram armazenados em banco de dados para análise e gerenciamento das interações on-line. As ações foram propostas com base no estudo de caso desenvolvido.

Conclusões:

no campo prático, este estudo contribui para o processo de extração de dados do Twitter com a proposição de um novo script para captura de dados, na identificação das principais categorias de influência de ativistas digitais e no monitoramento de mídia social por meio de ações estratégicas. Ao demonstrar que o script é eficaz na extração de dados, é possível realizar novos estudos e implementar o processo de monitoramento gerencial de mídia social.

Palavras-chave:
ativismo social on-line; monitoramento de mídias sociais; extração de dados do Twitter; dados secundários

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br