Autoinstrução
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Aprendizagem autodirigida. O indivíduo, através de
sua maturidade, busca o conhecimento necessário. |
O indivíduo recebe conteúdos escritos ou por meio
eletrônico para estudar, onde e como lhe for mais adequado. |
Fulmer e Gibbs (1998); Pacheco, Scofano, Beckert e
Souza (2009); Antonello e Godoy (2011). |
Aulas expositivas
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Os indivíduos aprendem em um ambiente fixo, como
sala de aula ou de treinamento, mediados por um instrutor ou
professor. |
Representa uma atividade educacional formal, em que
há uma programação, local e conteúdo predefinidos. |
Pacheco et al. (2009); Antonello e
Godoy (2011). |
Debates
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Tipo de estratégia que permite a discussão e a
reflexão coletiva. |
Seminários, congressos, simpósios, discussão de
leituras. Através da linguagem e do convívio é possível absorver
e interpretar o conhecimento. |
Meister (1999); Pacheco et al.
(2009); Antonello e Godoy (2011). |
Aprendizagem baseada em problemas
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Envolve a resolução de problemas identificados no
contexto dos próprios aprendizes, relacionados às suas
atividades na organização. |
A partir da identificação do problema central,
busca-se compreender suas causas e efeitos, e identificar meios
para resolução, com diversas fontes de informação. |
Pacheco et al. (2009); Antonello e
Godoy (2011); Milhem, Abushamsieh e Aróstegui (2014). |
Estratégias
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Definição
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Como ocorre
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Referências
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Estudo de Caso
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Refere-se à análise de fatos e proposta de soluções
aos problemas apresentados. |
Pressupõe a análise de casos práticos de dentro ou
de fora da empresa. É uma prática que pode ocorrer em grupo ou
de forma individual. |
Pacheco et al. (2009); Antonello e
Godoy (2011). |
Dramatização
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Representação de uma determinada situação ou
fato. |
Representação baseada em situações reais. |
Meister (1999); Pacheco et al.
(2009). |
Workshop
ou Oficinas de trabalho
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Envolve sessões de aprendizagem prática, por meio
de ações e geração de produtos concretos ao final das
atividades. |
Evento conduzido por uma ou mais pessoas, com o
objetivo de unir teoria e prática. É uma forma de materializar o
conhecimento gerado entre os indivíduos (há sempre um trabalho
prático). |
Pacheco et al. (2009); Antonello e
Godoy (2011). |
Benchmarking
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Visa à observação e análise de práticas de outras
pessoas ou organizações, com o objetivo de aprendizado e
adequação às necessidades da organização. |
Para aplicação desta estratégia é preciso ter um
diagnóstico interno e um roteiro com os itens que devem ser
observados. |
Fulmer e Gibbs (1998); Pacheco et
al. (2009). |
Job rotation
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É uma prática que permite aos indivíduos exercerem
atividades diferentes dentro da organização, adquirindo uma
visão sistêmica dos processos. |
O indivíduo é retirado de sua rotina de trabalho, e
conhece outros ambientes e atividades, o que estimula a empatia
e reflexão. |
Rebelo e Gomes (2008); Pacheco et
al. (2009); Antonello e Godoy (2011). |
Participação em Projetos
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Trata-se de um aprendizado vivenciado na prática,
no qual o profissional tem uma meta específica a ser atingida ao
final de um projeto. |
O indivíduo conta com um profissional para orientar
a condução das atividades, proporcionando
feedbacks constantes. |
Pacheco et al. (2009). |
Jogos
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Envolvem atividades lúdicas que podem ser tanto
competitivas quanto colaborativas. |
Jogos pressupõem a existência de atividades que
envolvam ações, com regras e objetivos claros a serem
atingidos. |
Pacheco et al. (2009); Milhem
et al. (2014) |
Comunidades de Prática
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São grupos de pessoas que compartilham o mesmo
interesse por alguma coisa que praticam. |
As pessoas compartilham suas experiências (de forma
presencial ou virtual), por meio da narração de suas
experiências prévias e contos de trabalho, colaborando na
resolução de problemas comuns. |
Brown e Duguid (1991); Wenger (2008); Nagy e Burch
(2009); Antonello e Godoy (2011) |
Coaching
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Envolve o acompanhamento do indivíduo por um
profissional capacitado. |
O foco é o desenvolvimento através de diálogos,
questões que incentivem o indivíduo a pensar em suas ações e em
seu desenvolvimento. Pode ser conduzido por executivos,
consultores internos ou externos. |
Pacheco et al. (2009) |
Mentoring
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Um indivíduo mais experiente orienta outro para a
formação de um cargo futuro ou para aprimoramento no cargo
atual. |
Pode ser realizado por executivo ou pessoa que tem
conhecimento em uma determinada atividade ou tem habilidade para
orientar comportamentos. |
Weinberg e Lankau (2010); Milhem et
al. (2014) |