Aprendizagem tecnológica compensa? Implicações da acumulação de competências tecnológicas para o aprimoramento de performance técnico-econômica em uma unidade de aciaria no Brasil (1997-2001)

Does technological learning pay off? Implications of capability accumulation for technno-economic performance improvement in a steelmaking unit in Brazil (1997-2001)

Este artigo enfoca as implicações dos processos de aprendizagem para acumulação de competências tecnológicas e aprimoramento da performance técnico-econômica. Esta relação é examinada por meio do estudo de caso individual na unidade de aciaria da Companhia Siderúrgica Nacional (1997-2001). São usadas estruturas analíticas, desenvolvidas recentemente na literatura sobre acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem, porém adaptadas para unidade estudada. As competências tecnológicas são avaliadas em níveis de competência para as funções processo, produto e equipamentos. A aprendizagem tecnológica é analisada em processos, na aquisição de conhecimento externo/interno, socialização e codificação; e examinada à luz das características-chaves, como variedade, intensidade, funcionamento e interação. Observou-se que a acumulação de competências tecnológicas por meio dos processos de aprendizagem teve implicações positivas sobre o desempenho técnico da unidade.

acumulação de competências tecnológicas; processos de aprendizagem; empresas de países em industrialização


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br