Acessibilidade / Reportar erro

Transparência da Informação, Localização e Pressão dos Stakeholders na Seleção de Parceiros Socialmente Responsáveis

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste artigo é explorar o efeito da transparência da informação na seleção de um parceiro socialmente responsável, levando em consideração o papel desempenhado pelo sinal enviado pela localização do parceiro e a pressão dos stakeholders.

Marco teórico:

Este estudo parte da premissa de que a transparência da informação é um elemento central na relação comprador-fornecedor e pode desempenhar um papel-chave na seleção de um parceiro socialmente responsável. A localização de um parceiro também pode afetar o sentimento de transparência se o país onde o parceiro está localizado não for reconhecido por sua reputação. A pressão dos stakeholders por práticas socialmente responsáveis também pode afetar a decisão de escolha de um parceiro de negócios.

Métodos:

empregamos um experimento baseado em cenários e fatorial 2 x 2 entre participantes. No Estudo 1, simulamos uma situação em que o comprador é questionado sobre sua probabilidade de selecionar um fornecedor socialmente responsável, enquanto no Estudo 2 simulamos uma situação em que o fornecedor socialmente responsável é questionado sobre a probabilidade de vender produtos a um comprador.

Resultados:

os resultados indicam que a transparência da informação afeta a decisão de selecionar parceiros socialmente responsáveis. A pressão dos stakeholders modera parcialmente essa relação, enquanto a localização não modera essa relação em nenhum dos estudos.

Conclusão:

a divulgação de informações em toda a cadeia de suprimentos é um fator relevante nas negociações em um contexto socialmente responsável. A transparência das informações é um aspecto fundamental para o comprador e fornecedor na seleção de um parceiro socialmente responsável.

Palavras-chave:
visão comprador-fornecedor; seleção de parceiro socialmente responsável; transparência da informação; desenho experimental; sustentabilidade social

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br