Planejamento / Preparação
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1 |
Mapear os processos das áreas requisitantes (junto aà Divisão de Concursos e CLC´s). |
Concebe aos analistas de TI a oportunidade de melhor compreensão dos processos da área requisitante na qual a solução será implantada, considerando as interações que acontecem entre esta e os atores externos envolvidos. |
2 |
Levantar a demanda dos usuários e identificar os requisitos (a partir de entrevistas, consultas, pesquisas, entre outras formas de coleta e registro). |
Permite registrar a percepção dos usuários a respeito dos pontos positivos e negativos na utilização do Software atual e as expectativas com as atualizações vindouras. |
3 |
Análise de viabilidade técnica dos requisitos com refinamento e detalhamento. |
Identificam-se as ideias mais viáveis do ponto de vista humano e tecnológico, de modo a guiar o desenvolvimento do Software. |
4 |
Validação do Documento de Requisitos gerado junto aos envolvidos. |
Além de promover o alinhamento e a coparticipação no processo, colabora com a questão de cuidar para que as expectativas dos usuários se deem em bases realistas. |
5 |
Reuniões para definição do escopo do projeto, bem como do Cronograma de execução das atividades subsequentes, junto aos desenvolvedores. |
As reuniões devem contar com a participação dos gestores das áreas impactadas (Divisão de Concursos e da Diretoria de Tecnologia da Informação), de modo a obter o suporte direto da média gestão e o pretenso alinhamento com a alta gestão. |
Desenvolvimento (Fase Corretiva)
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6 |
Definir as parametrizações emergenciais, desenvolvendo-as de modo a ajustá-las aos procedimentos e resoluções. |
Trata-se de lidar com correções nas parametrizações de modelos de documentos, os quais, sem esses ajustes, necessitam ser alterados manualmente; portanto, há a redução na chance de equívocos. |
7 |
Criar Casos de teste/protótipos. |
Trata-se de disponibilizar tanto o ambiente quanto os casos de teste (o mais próximo da realidade possível) para as etapas subsequentes. |
8 |
Realizar testes de usabilidade (aceitação). |
Permite aos usuários experimentação prévia para checar as adequações às tarefas e a facilidade de uso, gerando os respectivos feedbacks. |
9 |
Realizar testes de sistemas (integração). |
Simular em ambiente de testes os impactos das atualizações no sistema, evitando previamente os efeitos indesejados. |
10 |
Gerar os relatórios dos testes |
Registros importantes para guiar os desenvolvedores na realização de ajustes, caso necessário, quanto às dificuldades e às facilidades experimentadas em termos de usabilidade das alterações. |
11 |
Efetuar ajustes e correções pré-implementação. |
Diminui as chances de erros serem apontados após liberação para uso. |
Desenvolvimento (Fase Corretiva)
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12 |
Implementar as alterações à produção. |
Deve-se cuidar o timing das atualizações para não prejudicar seleções em andamento, por conta de serem realizadas no ambiente produtivo, para que os benefícios das correções não sejam suplantados por desconfortos decorrentes da implementação. |
13 |
Avaliar a eficácia e a efetividade das soluções aplicadas (entrevistas, questionários). |
Controle das ações e aferição da satisfação dos usuários. |
Desenvolvimento (Fase adaptativa-evolutiva)
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Realizar a integração do Software ao portfólio institucional. |
Além de contar com a infraestrutura física, técnica e de pessoal do DTIC, tal integração permite a visualização de estratégias evolutivas, além daquelas corretivas e adaptativas. Para ser efetivada, um caminho promissor manifesta-se na análise da viabilidade de o Software ser internalizado como um módulo do sistema que gere os Recursos Institucionais. |
15 |
Promover o compartilhamento de informações entre o Software e o sistema que contém dados das seleções e processa as inscrições na UNIPAMPA. |
Garantia da confiabilidade das informações e ganho de tempo durante a execução dos concursos. Reduzir o retrabalho da digitação de dados já publicados e/ou armazenados em outros sistemas institucionais. Carregar automaticamente os dados da seleção, como os nomes dos candidatos, da banca examinadora, o programa das provas e as modalidades escolhidas, com os respectivos pesos, definidos em Edital de abertura. |
16 |
Desenvolver novas funcionalidades para durante a execução das provas |
Espera-se, entre os ganhos: que o Software forneça mensagem informativa sobre quais os valores esperados em determinado momento de inserção de dados; preenchimento automático da data do dia nos documentos, conforme checagem junto ao sistema operacional; criação de campos para incluir e calcular eventuais descontos aos candidatos por descumprirem o tempo estipulado da prova didática; prepará-lo para realizar todos os cálculos, ficando a cargo do operador do sistema somente a inclusão de dados primários. |
17 |
Desenvolvimento de novas funcionalidades para permitir a conferência das informações e extração de informações. |
Temos as seguintes: i) Base de dados unificada, hoje dispersa nos campi; ii) Interfaces para confecção e geração de relatórios e indicadores, tanto operacionais quanto gerenciais. |
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Desenvolvimento de novas funcionalidades de segurança |
Acesso controlado via login e senha (assinatura eletrônica); cadastro de usuários habilitados para operacionalizar o sistema; possibilidade das gravações em vídeo das provas serem armazenadas; rotina de armazenamento dos dados (back-up). |
Implementação/ Validação
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19 |
Criar casos de testes/protótipos. |
Vide ação análoga número 7. |
20 |
Realizar testes de usabilidade. |
Vide ação análoga número 8. |
21 |
Realizar testes de sistema. |
Vide ação análoga número 9. |
22 |
Gerar os relatórios dos testes. |
Vide ação análoga número 10. |
23 |
Efetuar ajustes e correções pré-implementação. |
Vide ação análoga número 11. |
24 |
Realizar treinamentos com todos os membros das Comissões Locais de Concursos antes de implementar as alterações. |
Familiarizar os usuários com as novas funções e, consequentemente, com o novo fluxo (com menor número de ações operacionais) derivado do conjunto de alterações criado. Complementarmente, busca padronizar a atuação das CLC´s e reforçar a necessidade de conferências no decorrer dos certames. |
25 |
Implementar as alterações à produção. |
Uma análise pormenorizada deve verificar se todos os campi possuem as condições necessárias (ex. sala em que a seleção ocorra com acesso a rede institucional para a efetiva comunicação entre sistemas e validações de segurança; avaliações satisfatórias de seus membros no treinamento, etc.) para receber as atualizações ao mesmo tempo, o que pode levar a cronogramas distintos de implementação por unidade. |
26 |
Avaliar a eficácia e a efetividade das soluções aplicadas (entrevistas, questionários). |
Controle das ações e a aferição da satisfação dos usuários. |
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Definir o Suporte, o Atendimento, os Níveis de Serviço e de Gestão do Conteúdo, e fornecer os canais apropriados para atendimento das demandas oriundas do uso do Software. |
Prover o suporte técnico necessário aos usuários para manutenção e evolução do Software. |