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Informações dos Investimentos de Marketing: Recurso de Diferenciação ou Segredo?

RESUMO

Objetivo:

tomando por base a voluntary disclosure theory, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos da intensidade dos investimentos de marketing e do ciclo de vida das empresas no disclosure dos investimentos de marketing.

Método:

a amostra possui dados financeiros de 89 companhias brasileiras listadas na Bolsa B3 (Economatica) unificados com dados dos investimentos de marketing das empresas (notas explicativas e relatório da administração).

Resultados:

tanto a intensidade dos investimentos de marketing como o ciclo de vida das empresas influenciam o disclosure dos investimentos de marketing. As fases de nascimento e crescimento moderam os efeitos da intensidade dos investimentos de marketing, diminuindo o nível de disclosure, especialmente em informações qualitativas.

Conclusões:

os achados sustentam a voluntary disclosure theory e são baseados em argumentos de julgamento porque mostram que, existindo alta intensidade de investimentos de marketing, o disclosure dos investimentos de marketing é gerenciado passando do status de segredo em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento para o status de recurso de diferenciação em empresas na fase de maturidade.

Palavras-chave:
informações de marketing; disclosure; intensidade de investimentos de marketing; ciclo de vida

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