Acusar poser. |
Trata da denúncia de pessoas que se fazem passar por fãs (i.e., posers), estabelecendo alteridade e evidenciando uma subjetividade desestabilizadora de saberes legitimados. |
Adorar o universo. |
Engloba as declarações públicas de amor dos potterheads ao universo de Harry Potter, evidenciando a legitimação de suas construções culturais e ideológicas. |
Colecionar merchandises. |
Trata do conjunto de produtos licenciados da marca (i.e., merchandises) adquirido pelos fãs, bem como de suas pesquisas, indicações e exibições no fandom; são ações políticas de educação, exercício de poder e construção de valores. |
Comparar livros a filmes. |
Envolve a indicação de peculiaridades da saga não contempladas nos filmes objetivando comprovar o domínio de saberes do fã e indicar o que se deve fazer para ocupar essa posição. |
Depor acerca do universo. |
Abrange a exposição detalhada de vivências/experiências do fã com o cânone, visando exaltar sua afinidade com este e com a cultura do fandom, e também informando o papel do fã. |
Difundir o conteúdo da saga. |
Trata da difusão dos saberes do cânone com intuito de demonstrar domínio de conhecimento, legitimar a prática e educar novos fãs acerca de seu papel para a cultura do fandom. |
Participar da seleção de casas. |
Envolve todo o processo compulsório de demarcação de elementos identitários do fã para participar do fandom, efetuado por meio dos saberes do cânone. As relações de resistência aqui produzidas se tornam estratégias de poder. |
Participar de encontro de fãs. |
Consiste em tomar parte dos encontros de fãs, trocar experiências, bem como difundir as mesmas no fandom, atualizando e fortalecendo essa cultura. |
Participar de estreias de filmes e lançamentos de livros. |
Envolve a participação e a partilha das experiências dos lançamentos de filmes e de livros da saga Harry Potter, reconstruindo valores e fortalecendo a cultura. |
Reeditar/remixar conteúdos culturais. |
Diz respeito a toda produção de fãs efetuada a partir de elementos da saga, tais como filmes, músicas e posts, seja pela junção com outros produtos culturais, ou com eventos sociopolíticos e culturais, reconstruindo verdades e valores. |
Tietar os artistas dos filmes e a autora da saga. |
Trata dos modos de evidenciar a admiração e a dedicação do fã pela autora e pelos atores da saga, tal como relatando o empenho e o esforço efetuado para se aproximar dos mesmos; a ação educa e constitui a realidade subjetiva do espaço. |
Produzir fan fictions. |
Abrange a produção de narrativas textuais do fã a partir da história original, ressignificando o cânone. |
Produzir fan arts. |
Envolve a produção de desenhos e colagens a partir dos elementos originais da saga Harry Potter, ressignificando o cânone. |
Escrever para meios digitais especializados. |
Versa sobre o abastecimento das mídias digitais com conteúdos atualizados e de interesse do fandom, produzindo cultura e provendo condições para amplas discussões. |
Jogar quadribol. |
Trata da prática dessa atividade esportiva, bem como das experiências de fãs a partir dela, divulgando, mas também ressignificando relações com o universo. |
Duelar. |
Se refere à participação de fãs em atividades competitivas, como a disputa do domínio de saberes com fãs de outras sagas, divulgando e também ressignificando relações com o universo. |
Degustar feijõezinhos de todos os sabores. |
Diz respeito à experiência do fã no desafio de provar os feijõezinhos - doces com sabores por vezes estranhos - tal como trama ficcional, divulgando e ressignificando o universo. |
Fazer tatuagens. |
Envolve a experiência do fã em marcar o corpo com signos do universo e de partilhar esse processo no fandom, gerando saberes e poderes. |
Fazer cosplay. |
Envolve o processo de encenação que o fã faz dos personagens da saga, uma experiência que ressignifica os sentidos do universo. |
Rever filmes e reler livros. |
Versa sobre a prática habitual no fandom de rever os filmes e reler os livros da saga; é parte da educação do fã, possibilita o domínio dos saberes e a construção de cultura. |