Acessibilidade / Reportar erro

Fatores para a Adoção da Teleconsulta no Brasil: Análise na Perspectiva dos Pacientes Durante a Pandemia de COVID-19

RESUMO

Contexto:

a teleconsulta, como ferramenta tecnológica, pode gerar maior acessibilidade a serviços de saúde de qualidade, além de servir para lidar com os desafios de recursos na indústria da saúde. Pode também ser particularmente relevante durante a pandemia de COVID-19, com o distanciamento social que demanda novas soluções tecnológicas para a oferta de serviços de qualidade com contato pessoal reduzido.

Objetivo:

o artigo propõe um modelo integrativo de aceitação de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de teleconsulta pelos pacientes, alinhando construtos oriundos do modelo de aceitação de tecnologia com outros construtos, como prontidão tecnológica, confiança e autoeficácia.

Métodos:

uso de análises descritivas e modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 415 consumidores.

Resultados:

indicam relações significativas entre os construtos avaliados, com particular relevância nos efeitos da utilidade percebida, antecedida pela confiança e prontidão tecnológica, sobre atitude e intenção de uso da teleconsulta.

Conclusão:

os resultados fornecem achados úteis para organizações de saúde e reguladores públicos sobre a difusão da teleconsulta, indicando que o contexto desafiador da pandemia de COVID-19 pode estar impactando a intenção dos pacientes de adotar a teleconsulta no Brasil.

Palavras-chave:
teleconsulta; telemedicina; adoção de tecnologia; confiança; prontidão tecnológica; inovação na saúde

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br