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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 1997
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Poder, objetivos e instituições como determinantes da definição de qualidade em organizações brasileiras e escocesas Artigos

    Vieira, Marcelo Milano Falcão

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a importância das variáveis poder, objetivos e instituições na análise da definição de qualidade nas organizações, com base em dados empíricos coletados em organizações brasileiras e escocesas. A pesquisa realizada caracteriza-se como estudo exploratório e comparativo de casos. Os dados foram coletados em fontes primárias e secundárias, e analisados de forma qualitativa, com a utilização da técnica de análise de agrupamento para dados qualitativos. Os resultados sugerem que as percepções sobre qualidade variam entre grupos organizacionais, bem como entre ambientes institucionais. Isto sugere certos cuidados na aplicação de conceitos que, com frequência, têm sido tratados como universais, como é o caso de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Based on data collected in Brazilian and Scottish organizations, this paper discusses the centrality of power, objectives and institutions for the analysis of quality definition in organizations. The research is an exploratory and comparative case study. Data were collected from primary and secondary sources, and were analysed using qualitative techniques. A clustering process for qualitative data was also used. The results suggest that quality perceptions vary among organizational groups, as well as among institutional environments, which implies that some precaution must be taken in the application of concepts, such as quality, that have been frequently mistaken as universal.
  • A ordem dos atributos afeta a avaliação de qualidade ? Uma investigação empírica a partir da versão mais recente do modelo SERVQUAL Artigos

    Carvalho, Frederico A. de; Leite, Valdecy Faria

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho é examinar o efeito da ordem em pesquisas que utilizem escalas numéricas de avaliação de atributos em combinação com uma operação de classificação (ranking) de alguns desses atributos. O tratamento exposto deve merecer atenção dos praticantes de pesquisa de marketing, em particular de pesquisas de qualidade de serviços. A idéia é ilustrada por meio de um exemplo em que se aplica a versão mais recente da escala SERVQUAL à avaliação de um serviço de atendimento ao público (o atendimento postal dos correios do Brasil). Neste exemplo se avalia a influência da ordem em que as escalas aparecem no questionário sobre os resultados da ordenação dos atributos de qualidade do serviço de atendimento postal em termos do respectivo grau de importância. A aplicação da Análise de Correlação Bivariada a quatro tipos distintos de questionários utilizados na pesquisa (obtidos variando-se a ordenação das questões) sugere não terem sido significativamente diferentes as atribuições de importância aos atributos pesquisados nas diferentes versões do questionário.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to investigate the effects of the order of presentation of attribute scales in Service Quality surveys that use the SERVQUAL instrument in combination to a ranking of the attributes. It is hoped that the paper will be of interest to quality research practitioners. The real case presented here applies the most recent, 3-columns version of SERVQUAL to evaluate service quality of Brazilian postal services from a convenience sample of 540 clients firms. To avoid having to rank 39 attributes, an intermediary procedure (based on a shorter list of attributes and weighting scheme) is proposed. Four different ways of placing the 39 quality attributes have been used to test for the existence of an order effect. The test of both Pearson and Spearman correlations coefficients (calculated for each pair select from those versions) has rejected the null hypothesis of inexistence of the order effect. One interesting implication is that the original list of 22 attributes may be then increased to take into account specific of a particular service.
  • Redefinição de espaços e papéis na gestão de serviços públicos: fronteiras e funções da regulação social Artigos

    Fadul, Élvia M. Cavalcanti

    Resumo em Português:

    Ao assistirmos às transformações nos mercados de serviços urbanos, com fenômenos como privatização, liberalização e globalização que questionam os serviços públicos e as própriasfunções do Estado, uma questão nos parece fundamental: como assegurar direitos dos cidadãos e eficiência produtiva da iniciativa privada, garantindo a eqüidade territorial? O Estado precisa de políticas capazes de manter os princípios de continuidade, regularidade, igualdade de acesso, não discriminação, não exclusão e interesse coletivo dos serviços públicos, e desenvolver mecanismos que lhe permita privatizar sem perder o domínio sobre o espaço público e o controle do papel social dos serviços. Nesse sentido, o papel da regulação social na manutenção do equilíbrio entre atores que têm objetivos diferenciados e estratégias específicas é fundamental. Busca-se, neste artigo, renovar a reflexão acerca dos rumos que pode tomar esta fase atual de revisão por que passam os serviços públicos e de suas conseqüências possíveis, procurando, também, abrir perspectivas para a compreensão das novas configurações dos modelos de gestão dos serviços públicos que se delineiam.

    Resumo em Inglês:

    The market of urban services is been transformed by process like privatization, deregulation and globalization. This changes bring about a crucial question: how to guarantee citizens' rights and efficiency within the private sector together with spatial equity? The state needs to build up polices able to maintain principles like continuity, regularity, equality of access, non-discrimination, non-exclusion and collective interest of the public services, together with the control of social role of the public services. The role of social regulation in the maintenance of the balance between actors with controversial objectives and strategies is crucial. This article deals with the current development of the public services. Furthermore, it evaluates the likely results of the public services shaped according to this new format. It searches also to open some perspectives for the understanding of the new management features of the public services.
  • A gestão da informação em um hospital universitário: o processo de definição do Patient Core Record Artigos

    Stumpf, Mariza Klück; Freitas, Henrique M.R. de

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata o desenvolvimento e os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que está sendo executado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), hospital-escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como dissertação de mestrado no PPGA/UFRGS. O projeto tem por objetivo definir o conteúdo essencial (Core Record) do Prontuário de Pacientes (PP), com a ativa e fundamental participação de todos os usuários envolvidos (médicos, enfermeiros, administradores, professores, pesquisadores e assessoria jurídica). Esta definição e a participação dos usuários são fundamentais para que o processo de informatização do PP seja concebido e implantado com sucesso. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório e se orienta por métodos qualitativos de estudo de caso e de focus group (Morgan, 1988), envolvendo os diversos grupos de atores envolvidos no processo de registro, armazenamento e recuperação de informações do prontuário de pacientes. As conclusões dos grupos de discussão (focus group) permitiram definir os requisitos de informações do Patient Core Record, atendendo às necessidades dos diferentes usuários. A validação deste protótipo nos dará a definição do conteúdo das informações do futuro Prontuário Eletrônico do HCPA. A participação ativa das diferentes categorias de usuários envolvidos com o uso dos PP, será fundamental para garantir o acerto das modificações que estão sendo propostas.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a research project that it is being developped inside Hospital de Clinicas de Porto Alegre, the UFRGS university hospital, as a master degree dissertation on Information Systems. The main goal is to define the information requirements of the Patient Record, through the users active participation. The definition of the Patient Core Record by different kinds of users (physicians, nurses, researchers, teachers and managers) will allow the Hospital to move from the paper-based record to a successful computer-based one.
  • Um procedimento para a decisão de crédito pelos bancos Artigos

    Securato, José Roberto; Famá, Rubens

    Resumo em Português:

    Analisando o procedimento da concessão de crédito pelos bancos, procuramos estabelecer de forma mais clara a avaliação do risco de crédito, captando os aspectos subjetivos existentes. Para tanto, estabelecemos uma distribuição de probabilidades em que consideramos como eventos os possíveis resultados da operação de crédito em análise na data de seu vencimento. A partir dessa distribuição obtém-se os elementos de risco da operação. Em seguida, apresentamos um critério para a decisão de crédito e formação do spread bancário, levando-se em conta a incidência do risco avaliado.

    Resumo em Inglês:

    Analyzing banks credit allowance procedures, we try to establish formally the evaluation of the credit risk taking into consideration existing subjective aspects. In order to establish a distribution of probabilities where the considered events are the possible results from the analysed credit operations at its maturity. The operational risk factors are obtained from this distribution of probability. Further we present a credit concession criteria and the creation of a banking spread, considering the risk incidence.
  • Assimetria de informação e avaliação da performance de gestores de investimentos Artigos

    Machado-Santos, Carlos; Armada, Manuel José da Rocha

    Resumo em Português:

    A maioria dos estudos sobre a avaliação da performance das carteiras de investimentos surgidos desde a década de sessenta, quer os que abordam apenas a performance global, quer os que isolam, pelo menos teoricamente, as suas componentes de timing e selectividade, baseiam-se apenas em séries temporais de retornos. Em alternativa, recentemente, alguns (poucos) autores propuseram novas abordagens no sentido de se obterem medidas isoladas de performance global, timing e selectividade, recorrendo a informação contida na composição das carteiras de investimento. Neste contexto, e com base numa amostra de seis fundos de investimento mobiliário para o mercado português, procedemos a um estudo onde testamos a metodologia de Elton e Gruber [1991] no sentido de avaliar a performance dos gestores destes fundos, através da obtenção de medidas de retorno global, timing e selectividade. Os resultados indicam que os fundos obtiveram retornos globais positivos. Por outro lado, as estimativas de timing e selectividade evidenciam que estes gestores parecem ter, predominantemente, capacidade de prever os movimentos do mercado, mas não de identificar correctamente títulos subavaliados. Para os subperíodos estudados, a evidência empírica parece indicar que os gestores têm uma melhor performance em épocas de baixa do mercado, o mesmo não se verificando para épocas de alta, em que as capacidades de timing se mostram, na generalidade, significativamente negativas, ajudando a explicar a fraca performance obtida.

    Resumo em Inglês:

    Most of the research concerned with portfolio evaluation that has been made since the sixties, either by using measures of overall return or with those that can identify separately (at least theoretically) activities of timing and selectivity, were based only upon time series of returns. As an alternative, recently, some (very few) authors proposed new approaches in order to isolate those components, using information included in the composition of the portfolios. In such a context, and with a database consisting of six professionally managed portfolios (mutual funds) of the Portuguese market, we carried out a study based upon the methodology of Elton and Gruber [1991] in order to evaluate the performance of the managers of those portfolios, by estimating separate measures of overall return, timing and selectivity. The results show that those portfolios had positive overall returns. On the other hand, the estimates of timing and selectivity show that the managers of such portfolios seemed to be able to predict market's movements (timing ability), but were not capable of identifying underpriced securities (no selection ability). As an extension, and for the subperiods studied, the empirical evidence seems to indicate that the managers had a better performance in bear markets. However, this does not apply for bull markets, when the capacities of timing were, generally, significantly negative which, in part, helps to explain the low performance obtained.
  • A associação nacional dos programas de pós-graduação em administração nas palavras de seus presidentes Documentos E Debates

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