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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 3, Número: 1, Publicado: 1999
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores Artigos

    Arkader, Rebecca

    Resumo em Português:

    Este trabalho, a partir de abrangente pesquisa de estudo de casos, conduzida na indústria automobilística brasileira, trata da perspectiva das empresas fornecedoras de autopeças no contexto dos novos relacionamentos entre compradores e fornecedores industriais decorrentes das práticas da produção enxuta. Por um lado, os fornecedores identificaram a existência de avanços nas relações de fornecimento, no que diz respeito a questões operacionais. Por outro, perceberam menor avanço quanto a questões estratégicas. Os fornecedores observaram ainda a existência de barreiras aos avanços, tanto de natureza organizacional quanto de natureza ambiental, estas originando-se nas peculiaridades do ambiente econômico e de negócios local. Tais resultados são discutidos à luz da perspectiva dos compradores (as montadoras), também levantada na pesquisa, levando à identificação de elementos para a formulação de uma explicação para a trajetória das relações entre compradores e fornecedores na indústria automobilística brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the perspective of autoparts suppliers in Brazilian automotive industry in the context of the renewed buyer-supplier relationships under lean production practices, based on a comprehensive case study research. The suppliers perceived advances in relationships as far as operational issues were concerned. On the other hand, they saw less advances in terms of strategic issues. The suppliers also identified both organizational, firm-specific barriers and environmental barriers originated in the peculiarities of local economic and business environment. These results are discussed in view of the perspective of buyers (the assemblers) uncovered in the same research, leading to the identification of elements to formulate an explanation for the path of buyer-supplier relations in Brazilian automotive industry.
  • A produção mais limpa como geradora de inovação e competitividade Artigos

    Lemos, Ângela Denise; Nascimento, Luis Felipe

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por origem uma dissertação de mestrado em administração. Seu objetivo é divulgar resultados referentes à adoção de estratégias de Produção Mais Limpa (PML), como forma de começar a adequar-se aos novos padrões de produtos saudáveis e limpos, exigidos pelo mercado consumidor, e que culminaram com a geração de inovações e de competitividade para a empresa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. A empresa pesquisada foi a Fazenda Cerro do Tigre (FCT), de Alegrete, RS, Brasil, produtora de arroz irrigado. Os resultados indicam que a empresa, quando começa a preocupar-se com as questões ambientais e adota estratégias de Produção Mais Limpa, começa a usufruir de um processo de melhoria contínua, que propicia o surgimento de inovações em todos os sentidos (processo, produto e gerência). A principal conclusão é que a PML facilita o surgimento de inovações e que estas inovações facilitam o alcance da competitividade.

    Resumo em Inglês:

    This paper results from a research for a Master in Business Administration dissertation. Its objective is to disclose results related with the adoption of strategies of Cleaner Production (CP), as a manner of beginning to adapt agronomical activity to new patterns of healthy and cleaner products, demanded by the consuming market, and that culminated with the generation of innovations and competitiveness for the firm. The research method was the case study. The research was made in a farm called Fazenda Cerro do Tigre (FCT), located in Alegrete, RS, Brazil, which deals with the irrigated rice cropping. The results indicate that when the firm begins to concern about the environmental issues and adopts strategies of Cleaner Production, it begins to make good use of a continuous improvement process, which propitiates the appearance of innovations in all segments (process, product and management). As an import conclusion, it is possible to say that the CP adoption facilitates the generation of innovations. The innovations, by their turn, facilitate the attainment of the competitiveness.
  • Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário Artigos

    Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Esta relação engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para atender as necessidade do novo ambiente, até o aparecimento de novas oportunidades empresariais criadas pelas novas tecnologias ou novas formas de sua aplicação. Neste novo ambiente, o comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão significativa, devido às suas características e as dos seus produtos e clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar um novo modelo integrado de comércio eletrônico e os principais resultados da pesquisa realizada no setor bancário, por meio de estudo de múltiplos casos, enfatizando as tendências desta aplicação de tecnologia de informação e o relacionamento com algumas das principais características do ambiente empresarial.

    Resumo em Inglês:

    The new business environment, as national as international, has deeply changed, and the information technology has a special value on the changes. This situation includes since new technologies, or new applications, to attend the requirements of the new environment, up to the new organizational opportunities created by new technologies or their new applications. At this new environment, the electronic commerce, with its new and revolutionary applications, is considered as a powerful emergent trend for business process innovation. The electronic commerce applications signifies an important impact for the banking sector, giving the characteristics of the sector and its products, services and clients. This article has the objective to present the electronic commerce integrated model and the main results of the research done at banking sector, which utilized multiple case study methodology, stressing the trends of this information technology application and the relationship with some of the most important issues of the business environment.
  • Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet Artigos

    Diniz, Eduardo Henrique

    Resumo em Português:

    O comércio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos negócios, interferindo na cadeia de valor adicionado a produtos e serviços dirigidos ao consumidor ou em transações entre empresas. Sendo global em sua essência, o comércio eletrônico está expandindo-se rapidamente em todo o mundo; no entanto essa velocidade e o alcance do comércio eletrônico enfrentam obstáculos de vários tipos. Existem obstáculos tecnológicos, culturais, organizacionais e estruturais para o pleno desenvolvimento do comércio eletrônico. Estas barreiras para o pleno desenvolvimento do comércio on-line devem ser também analisadas, para se entenderem mais claramente os possíveis efeitos no ambiente de negócios.

    Resumo em Inglês:

    Electronic commerce has potential for levering business activities to add value to products and services, either in business-to-business or in business-to-customer transactions. Based on the Internet, which supports the global on-line business infrastructure, electronic commerce is growing fast all over the world. However, this speed and reach confront many obstacles. There are technological, cultural, organizational and structural barriers braking electronic commerce development. These barriers to develop the on-line commerce must be considered for a better understanding of the potential effects on business environment.
  • Terceirização e reestruturação agroindustrial: avaliando o caso citrícola brasileiro Artigos

    Paulillo, Luiz Fernando

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa a forma de inserção do processo de terceirização nos complexos agroindustriais brasileiros. Como na economia mundial do final de século, o avanço do setor prestador de serviços representa significativa mudança nas formas da organização da produção e do trabalho, acarretando modificações estruturais importantes na agricultura, na agroindústria processadora e na conformação dos respectivos mercados nacionais e internacionais. Nesse sentido, as estratégias de flexibilização e diversificação representam o desencadear da orientação de racionalização empresarial, iniciado em escala mundial no final dos anos 80. O contexto remete à análise estrutural do complexo citrícola sob um ângulo mais amplo, em que as ações do Estado perdem peso, à medida que as estratégias empresariais determinam uma nova conformação do setor citrícola do país.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the insetion of the outsourcing process in the Brazilian agro-industrial complexes. Similarly to the world economy in the end of the century, the advancement in the service sector represents a meaningful change in the organisational forms of work and production. This implies structural changes in agriculture, in the processing agro-industry and in the conformation of their respective national or international markets. In this sense, the strategies of flexibility and diversification represent the unchaining of the orientation towards entrepeneurial rationalisation that complex under a wider angle, in wich the State actions lose weight as the entrepeneurial strategies determine a new conformation of the countrys citrus sector.
  • Descentralização organizacional, acesso aos meios e adequação ao ambiente externo Artigos

    Quirino, Tarcízio Rego

    Resumo em Português:

    As decorrências da descentralização e suas ligações com o atendimento da demanda, são estudadas em uma organização de pesquisa agropecuária, usando dados de 3 questionários referentes a 2011 projetos de pesquisa em andamento, preenchidos por pesquisadores, coordenadores de projetos e chefes adjuntos técnicos. Desempenho, insumos, processamento e ambiente externo estão empiricamente relacionados com descentralização, como prediz a teoria contingencial. Pesquisas executadas centralizadamente se beneficiam da qualidade dos recursos humanos e do acesso à informação. Pesquisas descentralizadas se beneficiam da proximidade com os usuários. Como conseqüência, centralização sugere maior qualidade acadêmica; descentralização, maior impacto na prática agrícola. Uma agenda de descentralização é benéfica às demandas dos produtores, mas exige que se garanta acesso aos meios (recursos físicos, humanos, econômicos e organizacionais), pois estes tendem a ser insatisfatórios nas condições usuais de descentralização.

    Resumo em Inglês:

    Results of decentralization and its relationships to demand satisfaction are studied in an organization of agricultural research. Three questionnaires relative to 2011 research projects in progress, filled by researchers, project coordinators and technical directors generated the data. Performance, inputs, process and external organizational environment are found to be empirically related to decentralization as predicted by contingencial theory. Centralized research benefits from human resource quality and access to information. Decentralized research benefits from users' proximity. As a consequence, centralization suggests academic quality and decentralization suggests stronger impact in agricultural practice. A decentralization agenda should be beneficial to the producers' demands as far as access to the means (physical, human, economic and organizational resources) is provided as they use to be unsatisfactory in typical decentralized conditions.
  • Descentralização em unidades de negócio: o caso de uma empresa do setor financeiro Artigos

    Oliveira, Lúcia Barbosa de; Ávila, Marcos Gonçalves

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o caso de uma empresa privada nacional que, recentemente, se reestruturou em unidades de negócio. Como perguntas básicas de pesquisa, buscamos entender os fatores motivadores da decisão de reestruturação, os desafios e dificuldades que a empresa vem encontrando na implementação do modelo e as características básicas do sistema de controle gerencial que vem sendo aplicado para monitorar e avaliar o desempenho das unidades de negócio. Os resultados indicam que o impacto da descentralização em unidades de negócio parece ter sido positivo para a empresa, no sentido de atender aos objetivos estratégicos de aumento da base de clientes e de melhor atendimento de suas necessidades, além da manutenção da rentabilidade da empresa a curto prazo. A alta administração da empresa sabe que ainda tem muitos desafios que superar, mas acredita que conta com a estrutura certa para consolidar suas estratégias e concorrer satisfatoriamente num mercado mais competitivo, complexo e dinâmico.

    Resumo em Inglês:

    This study reports and discusses the case of a private company of the financial sector, located in Brazil, which, a few years ago, was decentralized in business units. The authors tried to understand the motivations for the decision, the challenges that followed its implementation, and the structure of the management control system adopted to monitor the performance of each division. The results indicate that the decision to decentralize helped the company to implement its strategies of increasing market share. Top management is aware that many challenges still persist but believes that the company has adopted the appropriate organizational structure to deal with the competitive and complex market of the early nineties in Brazil.
  • Produção científica em administração de empresas: provocações, insinuações e contribuições para um debate local Documentos E Debates

    Bertero, Carlos Osmar; Caldas, Miguel Pinto; Wood Jr., Thomaz

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda a questão da qualidade da pesquisa científica em administração no Brasil. Trata, especificamente, dos critérios utilizados na avaliação de trabalhos apresentados em congressos ou publicados em periódicos. Discutimos inicialmente o crescimento quantitativo da pesquisa em administração e as limitações desta mesma produção em termos de qualidade. Descrevemos em seguida uma pesquisa empírica, realizada a partir de publicações científicas, notáveis e avaliadores do campo no Brasil. Tal pesquisa teve como objeto a utilização de critérios de avaliação e revelou um quadro de grande diversidade quanto aos critérios aplicados e aos significados a eles atribuídos. Como resposta a esta situação, propomos um modelo de critérios, a ser utilizado na avaliação de trabalhos científicos em administração no Brasil. Tal modelo é genérico e adaptável a diferentes contextos e finalidades. Postulamos que o fortalecimento do campo da administração no Brasil requer critérios de avaliação mais claros e bem definidos, e que é chegado o momento, após o recente crescimento quantitativo, de uma reflexão em prol da qualidade da produção científica.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the issue of quality in scientific research within the management field in Brazil. More specifically, it deals with the criteria used in the country to review research presented in scientific conferences or published in journals. At first we discuss the recent quantitative growth of research in the Brazilian management realm, as well as the limitations of such research in terms of quality. Afterwards, we report an empirical investigation, conducted among Brazilian scientific outlets, senior scholars and referees in the field. Such investigation was focused on the utilization of research assessment criteria, and revealed significant diversity in terms of which criteria were used and in terms of the meaning they were given. As a response to such situation, we suggest an Assessment Criteria Model, which could be used to review scientific management research in Brazil. Such model is designed to be generic and adaptable to different contexts and objectives. It is our belief that, to strengthen the field of management research in Brazil, clear and well defined criteria need to be better established. We also believe that the moment has come - after the recent quantitative growth - for us to deeply examine the quality of Brazilian scientific research within the management domain.
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