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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Aplicação dos princípios da governança corporativa ao sector público Artigos

    Marques, Maria da Conceição da Costa

    Resumo em Português:

    A corporate governance na perspectiva dos Estados Unidos influenciou largamente a Europa, mas não serviu assim tão bem quanto isso. A corporate governance é para assegurar que as empresas apresentam melhor performance, melhor monitorização e protecção dos investidores. No modelo anglo-saxónico, os accionistas estão longe da empresa, mas nos Estados Unidos as administrações são dominadas pela gestão, e existe algum conflito real entre o CEO (Chief Executive Officer) e o Presidente. Sob várias perspectivas, o modelo europeu é um bom modelo porque a maioria das empresas têm um grupo de accionistas que exercem uma influência directa no controlo dos negócios das empresas, mesmo que alguns não o façam. Em Portugal, esta situação requer novas estruturas e atitudes. As empresas locais ainda não quantificaram os custos de uma fraca governação. O teste deste sucesso será o encaminhamento do capital para mercados onde os investidores têm confiança. Um caminho português deve ser encontrado. Neste estudo pretende-se apresentar como os princípios da corporate governance podem ser aplicados ao sector público.

    Resumo em Inglês:

    The corporate governance from the United States (US) perspective has been highly influential in Europe, but it does not serve us well. Portugal needs to take the best of the US model, but also the best of the UK and continental European approaches. Corporate governance is about guaranteeing that companies perform well - monitoring, and protecting investors. In the Anglo-Saxon model, shareholders are remote from the company, but in the US, boards are dominated by management and there is a real confusion between the CEO and the Chairman. In many ways, the continental European model is good because the majority of companies have group shareholders who exercise direct influence and control over their affairs, so most of this does not apply. In Portugal, the situation requires new structures and attitudes, to emerge particularly in relation to minority shareholders. Local companies still do not always appreciate the costs of having poor governance. The test of its success will be that capital flows to its markets and investors have confidence. A Portuguese way must be found. In this paper we aim to present as the principles of corporate governance can be applied to public sector.
  • Compreendendo os valores das marcas: aplicação da lista de valores em diferentes indústrias Artigos

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Souza Neto, Arcanjo Ferreira de; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    O que faz uma marca ser desejada? Várias são as evidências de que os consumidores escolhem marcas que tenham valores congruentes com os seus. Baseado nesta perspectiva, este trabalho objetiva verificar e avaliar os valores percebidos nas marcas, tomando como referência o conceito de personalidade de marca. Para isto, foi utilizada a lista de valores (LOV) na avaliação de marcas atuantes em três diferentes indústrias (moda, aviação civil e supermercados). Uma amostra de 296 respondentes foi consultada. Os dados indicaram uma tendência na percepção dos valores das marcas por indústria, sendo que um mesmo valor foi o mais importante para as marcas de cada um deles. Além disto, foram descobertas novas dimensões de agrupamento dos valores apresentados na LOV. Pode-se concluir que os valores das marcas investigadas têm como base características de personalidade orientadas para os sistemas mentais relativos ao id e ao superego. Implicações gerenciais sobre a construção de identidades de marcas são discutidas no final do artigo.

    Resumo em Inglês:

    What makes a brand desirable? There are plenty of evidence indicating that consumers make brand decisions based on the congruence between brand value and customer value. This study aims to verify and analyze perceived brands values, having as a reference the brand personality concept. For that, the list of values (LOV) has been used to measure brands acting in three different industries (fashion, civil aviation and grocery stores). A sample of 296 respondents was consulted. Data indicates a tendency on brand value perception by industry. A same value was considered the most important for all brands analyzed by industry. Besides, new LOV clustering dimensions were identified. Conclusions are drawn and indicate that investigated brand values are based on personality characteristics driven by the id and the superego mental systems. Managerial implications related to brand identity construction are discussed at the end of the paper.
  • A orientação para o mercado sob a ótica da empresa e dos clientes na indústria hoteleira gaúcha Artigos

    Gava, Rogério; Silveira, Teniza da

    Resumo em Português:

    A despeito do notório desenvolvimento da pesquisa no âmbito da orientação para o mercado nos últimos quinze anos, verifica-se a visão unilateral que os estudos têm imputado ao tema, baseada somente na percepção dos executivos da própria organização. Raros são os trabalhos que contemplam a perspectiva do cliente, além daquela das empresas, comparando-as. O objetivo deste artigo foi o de investigar as diferenças entre as auto-avaliações das empresas e as avaliações dos respectivos clientes, relativas ao grau de Orientação Para o Mercado, em pesquisa realizada em dois pólos turísticos do Rio Grande do Sul. Como forma de mensuração da lacuna de orientação para o mercado, empregou-se a escala desenvolvida por Deshpandé, Farley e Webster (1993). Os resultados evidenciaram a existência da Lacuna de Orientação para o Mercado na indústria estudada. Além disso, observou-se relação do grau de orientação com o desempenho apenas na dimensão empresa, não sendo detectada associação positiva e direta entre as percepções dos clientes e o desempenho das organizações investigadas. Os resultados relativos ao desempenho reforçam a necessidade de mais estudos na área, que possam trazer subsídios ao aprimoramento da questão.

    Resumo em Inglês:

    Despite the notorious development of research in the market orientation field on the last fifteen years, there is a unilateral approach in these studies, based only in the perceptions of the organizations managers. Researches that deal with the perspective of the costumers - comparing with the company perception - are unusual. The aim of this article is to investigate the Market Orientation Gap in a research carried out with two tourism regions on the Rio Grande do Sul, Brazil. The scale developed by Deshpandé, Farley and Webster (1993) was employed here. The results show the existence of the market orientation gap in the industry analyzed. Moreover, the relation between market orientation and performance was observed, only at the company perspective, but no link was observed between customers' perception and the performance of the firms. Future research is needed to shade more light in this field of study.
  • Análise dos relatórios de administração das companhias abertas brasileiras: um estudo do exercício social de 2002 Artigos

    Silva, César Augusto Tibúrcio; Rodrigues, Fernanda Fernandes; Abreu, Robson Lopes

    Resumo em Português:

    O Relatório da Administração (RA) é um relatório narrativo, no qual a empresa tem certa liberdade de apresentar notícias da empresa. Pesquisas empíricas realizadas com o intuito de verificar o grau de utilidade, transparência e confiabilidade destes relatórios demonstraram que eles são utilizados para decisões de investimento; entretanto, verificou-se também que estes relatórios são influenciados pelo viés da administração, na medida em que esta apresenta as informações segundo os seus interesses. O estudo analisa os Relatórios da Administração extraídos da base de dados da CVM do ano de 2002 e verifica se existe relação entre estes e o resultado financeiro das companhias. Os resultados encontrados mostram que o Relatório da Administração possui informação relevante sobre as companhias analisadas. As principais conclusões verificadas no estudo revelam que os relatórios otimistas apresentam maior volume de frases sobre reforma administrativa; já os relatórios pessimistas centram sua atenção na conjuntura econômica. Contatou-se que empresas que apresentam crescimento no ativo possuem relatórios mais extensos. Por outro lado, o aumento no lucro provoca uma redução no relatório. Foi observado ainda que o pessimismo do relatório se refere a uma entidade que possui um ativo e um patrimônio líquido menor que do passado.

    Resumo em Inglês:

    Management Report (MR) is one of the component of the set of documents that a company discloses to the public. Empirical researches made with the intention to verify the utility grade, transparence and confidence of these reports, demonstrated that they are used on investments decisions; furthermore, it was also observed that reports are influenced by manager's biases as they present information according to their interests. The study analyses management's reports extracted from CVM's 2002 database and checks the existence of relationship between these reports and the financial results of the companies. The results show that management's reports have important information about the analyzed companies. The most important results are that optimist reports present a higher volume of phrases about administrative restructuring; otherwise, pessimist reports focus on the economic situation. Companies with an increasing assets present longer reports. On the other hand, increasing profits result in reduced reports. Reports with a pessimist tone match with entities that have liabilities bigger than the assets and the equity.
  • Gestão Adaptativa: uma proposta para o gerenciamento de redes de inovação Artigos

    Melo, Maria Angela Campelo de; Agostinho, Marcia Cristina Esteves

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a 'Gestão Adaptativa' como abordagem para o gerenciamento de redes de inovação. Construída sobre duas perspectivas conceituais relacionadas - a Abordagem Sociotécnica e a Teoria da Complexidade - e integrando questões de planejamento e de gestão, a Gestão Adaptativa é proposta de forma a conferir maior adaptabilidade às organizações. Inicialmente, é apresentada a estrutura dessa metodologia em termos de seus princípios básicos e de um conjunto de ações de planejamento e gestão, que a compõem. Em seguida, desenvolve-se uma aplicação da metodologia como instrumento de análise de dois casos de redes de inovação e é discutida sua utilidade para o gerenciamento em tais ambientes organizacionais. Finalmente, apresentam-se os elementos que indicam vantagens da 'Gestão Adaptativa' em comparação às abordagens tradicionais, por contribuírem para acelerar o processo de aprendizado coletivo e estimular a geração de vínculos comunitários em redes de inovação.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes 'Adaptive Management' as an approach to manage innovation networks. Built upon two related conceptual perspectives - the Sociotechnical Approach and the Theory of Complexity - , Adaptive Management confers greater adaptability to organizations by integrating planning and managing issues. Initially, the structure of this methodology is presented, in terms of basic principles and a set of planning and managing actions. Then, the methodology is used as a framework for analysis of two innovative networks cases, and its usefulness to the management of such organizational sets is discussed. Finally, elements that suggest advantages of 'Adaptive Management' in comparison to conventional managerial approaches are presented. Such elements contribute for speeding the collective learning process and stimulating the generation of community ties in innovation networks.
  • Pobres no ter, ricos no ser: trabalho voluntário e motivação na Pastoral da Criança Artigos

    Carvalho, Virgínia Donizete de; Souza, Washington José de

    Resumo em Português:

    É objetivo deste estudo descrever os componentes da motivação no trabalho voluntário de lideres comunitários da Pastoral da Criança atuantes em Natal, RN, tomando como referência a Teoria da Expectância de Vroom (1964). Foi realizado, inicialmente, um mapeamento do perfil sociodemográfico dos voluntários e, a partir das informações obtidas, selecionaram-se nove respondentes para entrevistas concernentes aos conteúdos de valências, expectativas e instrumentalidades atribuídas aos resultados do trabalho. A força motivacional pode ser considerada mediana, porque, embora as valências e expectativas identificadas tenham sido expressivas, a instrumentalidade foi baixa em alguns aspectos. Importa registrar o desafio epistemológico enfrentado, por se tratar de estudo do comportamento humano em uma organização voluntária, tendo como referência literatura fundamentada na compreensão do trabalho com fins econômicos, o que exigiu a transposição dos conceitos para uma realidade em que o trabalho apresenta outra conotação. Por fim, sendo o Modelo da Expectância uma teoria de processo, os resultados indicados retratam uma configuração momentânea, o que exige acompanhamento contínuo com vistas a incorporar possíveis (re)arranjos circunstanciais.

    Resumo em Inglês:

    The general purpose of this study was to describe, through the Vroom's (1964) Expectancy Theory, the motivational components of voluntary work developed by Pastoral da Criança volunteers in Natal, Brazil. Based on the model mentioned, an interview draft was applied to a group of 9 volunteers. Previously, all leaders in Natal response a questionary regarding their social-demographic profile. The analysis of the results indicated that the volunteers' motivational force can be considered medium, because although the described valences and identified expectations have been, in a general, high, the verified instrumentality was less expressive. It is important to state the epistemological challenge regarding this research because studies of human behavior in voluntary organizations are scarce. In the other hand, there is a large literature take into account work as a synonym of employ and income. Finally, it is important to point out that, considering the Expectancy Model as a motivational process theory, the results must be taken as effects of a specified moment and context.
  • Um estudo exploratório sobre a homogeneidade do crescimento das empresas brasileiras no período 1995 - 2003 Artigos

    Oliveira, Edson Ferreira de

    Resumo em Português:

    O ponto central do trabalho é a mensuração do grau de homogeneidade do crescimento das empresas brasileiras na última década, correspondente ao período de janeiro/1995 a dezembro/2003. A mensuração é realizada com base em modelo matemático-estatístico que liga a teoria dos agrupamentos às correlações entre as rentabilidades operacionais das empresas brasileiras componentes de diversos setores de atividade econômica. As empresas não-financeiras escolhidas para a análise procuram representar, por sua diversidade, a economia brasileira no período, apesar das restrições naturais de coleta de dados apresentadas por sistemas de informação consolidada. Do ponto de vista do modelo adotado, os resultados obtidos revelaram baixa homogeneidade do crescimento das empresas brasileiras no período utilizado como referência, sugerindo que o crescimento da economia brasileira é um fenômeno que se vem manifestando nos últimos anos de forma heterogênea, possivelmente associado aos desequilíbrios regionais de um país de dimensões continentais.

    Resumo em Inglês:

    The central point of the study is the measurement of brazilian firms' growth homogeneity level in the last decade, from january/1995 to december/2003. The measure is carried out based on mathematical model which adapts the cluster theory to the correlations between operational returns of brazilian firms belonging to various economics activity branches. Non-financial firms, chosen for the study, try to represent, by their diversity, the brazilian economy in spite of the data collection natural restrictions presented by consolidated information systems. As far as the model is concerned, the results obtained show that the brazilian firms reached a low level of growth homogeneity in the analyzed period, suggesting that brazilian economy growth is a heterogeneous process, possibly associated to regional disequilibrium of a continental size country.
  • A distribuição de quase-renda e a estratégia de diferenciação no café Artigos

    Saes, Maria Sylvia Macchione

    Resumo em Português:

    A estratégia de diferenciação por parte dos produtores rurais visa evitar a concorrência preço e o declínio de sua participação no valor total gerado pela cadeia produtiva. A diferenciação leva à criação de quase- renda positiva, mas não garante que, na relação com os compradores, a renda extra seja distribuída favoravelmente para o segmento rural. O trabalho tem como objetivo discutir teoricamente como será distribuída a quase-renda ao longo tempo, considerando a relação entre produtores rurais e indústria processadora, que tem como principal elemento a diferenciação do produto. A fundamentação teórica é a da Economia dos Custos de Transação. Para a análise, foram escolhidos três critérios de diferenciação na cadeia café: i) certificado de orgânico; ii) qualidade excepcional; e iii) territoriedade (origem). Conclui-se que a diferenciação não garante a apropriação da quase-renda pelos produtores rurais. É a percepção do consumidor sobre qual é o atributo essencial na composição do produto final que determinará a distribuição da quase-renda.

    Resumo em Inglês:

    The differentiation strategy of rural producers aims to avoid both price competition and the market share decrease in the production chain total value. The differentiation creates positive quasi-rent, but it does not guarantee that the extra revenue would be distributed in favor of the rural producers. This paper aims to present a theoretical discussion on how the quasi-rent of rural producers and processing firms would be divided over time, when the main element is investment in differentiation. The basis theoretical is the Transaction Cost Economics. For this analysis, three criteria of coffee differentiation were chosen: i) organic certification ii) high quality; iii) territory (origin). It concludes that the differentiation doesn't guarantee the producers quasi-rent appropriation. It is assumed that the consumer perception on which is the essential attribute in the final product composition.
  • Estrutura a termo da taxa de juros e imunização: novas perspectivas na gestão do risco de taxa de juros em fundo de pensão Artigos

    Machado, Sérgio Jurandyr; Motta, Luis Felipe Jacques da

    Resumo em Português:

    O termo imunização denota a construção de uma carteira de títulos de forma a torná-la imune a variações nas taxas de juros. No caso dos fundos de pensão, o objetivo da imunização é distribuir os recebimentos intermediários e finais dos ativos de acordo com a previsão para o fluxo de pagamentos dos benefícios. Nesse sentido, o artigo busca comparar o desempenho de duas alternativas de imunização ao método tradicional que restringe o gerenciamento do risco de taxa de juros à compatibilização da duration de ativos e passivos. As carteiras de títulos foram obtidas a partir de métodos de programação linear, nos quais as restrições são decorrentes da alternativa de imunização escolhida. O indicador de desempenho utilizado foi o valor em risco (VaR), aqui definido como o menor valor presente da diferença entre ativos e passivos do fundo de pensão, para um dado nível de confiança. O VaR foi calculado a partir da descrição probabilística da evolução das taxas de juros, obtida por meio de uma simulação. Os resultados permitem não apenas avalizar a estratégia mais eficiente, como também explicitar a superioridade do desempenho das duas alternativas em relação ao método tradicional, auxiliando a criação de valor na indústria de previdência complementar.

    Resumo em Inglês:

    Immunization is defined as the investment in assets in such a way that the fixed income portfolio is immune to a change in interest rates. In the special case of pension funds, immunization seeks the distribution of the cash inflows in accordance with the outflows represented by the fund's liabilities. The article compares two alternative methods of immunization against the traditional duration-matching strategy. Both portfolios were obtained as a result of linear programming problems, where the choice of the immunization strategy led to the restrictions imposed. The measure used to assess the performance of each portfolio was the value at risk (VaR), here defined as the difference of the assets and liabilities present values. A simulation for the Brazilian term structure of interest rates was conducted in order to provide the possible outcomes for future rates, making it possible to compute the value at risk of the actual assets against the long-term liabilities. The article provides the basis for selecting the most appropriate method for immunization and also demonstrates the superiority of both alternatives against the traditional duration-matching strategy, helping to devise a consistent investment policy for pension funds.
  • Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas Artigos

    Corrêa, Alessandra Morgado Horta; Gontijo, Maria Cecília Lemos; Assis, Lílian Bambirra de; Carrieri, Alexandre de Pádua; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    Por meio deste trabalho, buscou-se retratar aspectos das representações de gênero socialmente construídas nos jornais de circulação interna de duas empresas localizadas em Minas Gerais, sendo uma com o setor operacional predominantemente masculino e a outra, com maioria feminina. Para tanto, (re)visitaram-se os conceitos teóricos das representações sociais, da mídia nas representações sociais e da reprodução dos papéis sociais e culturais do homem e da mulher. Compreende-se que as representações sociais são um complemento importante para os estudos organizacionais, ao possibilitar uma análise das interações dos atores, que influenciam a dinâmica e os resultados da organização. Essas relações foram entendidas por meio da linha editorial, diagramação e linguagem dos jornais internos, que, juntamente com a utilização de elementos da Análise do Discurso, permitiram levantar os seguintes temas: 'assuntos femininos', 'assuntos masculinos', 'relações de poder' e 'competitividade', que se relacionam às representações sociais de gêneros. Verificou-se que os jornais internos analisados auxiliaram na disseminação do discurso da alta gerência.

    Resumo em Inglês:

    This article presents aspects of the genders social representations in the newsletters of two factories located in the state of Minas Gerais, Brazil, one of which being predominantly male and the other female shopfloor. In order to proved with the investigation, the theoretical concepts of both social and media representations as well as reproduction of social and cultural roles of woman and man were revisited. It has been understood that the social representations are important to the organizational studies once they permit an analysis of the actors who influence both the dynamic and the results of the organization. These relations were observed in the newsletters' editorial line, lay out and in the language used on its publication which with some elements of discourse analysis allowed the finding of these subjects in the newsletters: female subjects, male subjects, power relations and competitiveness which related to the genders social representations. In the end, it was possible to verify that these analyzed company newsletters helped the upper management to disseminate its discourse.
  • Notas sobre a construção de casos para ensino Casos Em Administração

    Roesch, Sylvia Maria Azevedo

    Resumo em Português:

    Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros.

    Resumo em Inglês:

    Management teaching cases are reports of organizational life's situations constructed with specific educational purposes. They have been in use in management education for nearly a hundred years in North-American universities and more recently in Europe and Asia. In Brazil, teaching cases are seldom used, although interest in this learning method in management schools is now resurfacing, perhaps given the proliferation of both MBAs and Professional M.Sc. programmes. Bibliography on this topic in Portuguese is scarce, many teachers confound teaching cases with case studies and the production of local cases is insignificant when compared to foreign case collections. In this article, both the teaching cases structure and writing process are emphasized. The article is based on foreign bibliography on the problem-case and on the literary and non literary narrative techniques. It is illustrated with both national cases written or supervised by the author and foreign cases.
  • Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática Resenhas Bibliográficas

    Souza, André S. de
  • Esboço de auto-análise Resenhas Bibliográficas

    Rosa, Alexandre Reis
  • Fronteiras da administração II: teorias, aplicações e tendências Notas Bibliográficas

    Castro, Marcos de
  • Blunders in international business Notas Bibliográficas

    Sauaia, Antonio Carlos Aidar
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