Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • O tema da proteção ambiental incorporado nos discursos da responsabilidade social corporativa Artigos

    Carrieri, Alexandre de Pádua; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da; Pimentel, Thiago Duarte

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo é evidenciar e discutir a configuração dos discursos sobre a responsabilidade social nas organizações, assim como a sua incorporação da temática ambiental. Assume-se que várias estratégias são adotadas para disseminar determinado discurso sobre essas questões. Porém as ambigüidades inerentes à inserção desses temas nas organizações remetem a um discurso fragmentado (Fineman, 1996), revelando práticas de abertura e de dissimulação. A discussão teórica parte do tema responsabilidade social, o confronta com a temática ambiental e relaciona os discursos com as ambigüidades das práticas organizacionais oriundas dos dois temas. Por fim, um estudo de caso na Antena embasa a discussão. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de 40 entrevistas semi-estruturadas. Foi utilizado o método da Análise do Discurso (Fiorin, 1989). Como conclusão, comprovou-se que a preocupação com a responsabilidade social, já incorporando a temática ambiental, permeia a organização. Ela está na fala e em ações da alta direção, dos gerentes e de boa parte dos técnicos. Entretanto o silêncio sobre os limites dessa responsabilidade é preenchido por um grupo de técnicos que revela a dissimulação, quando a abertura ameaça seus objetivos específicos.

    Resumo em Inglês:

    This paper views and discusses discourses on social responsibility in organizations and their use of the environmental theme. We suppose that strategies are used to disseminate some discourses concerning these matters. The ambiguities of themes within organizations point to a fragmented discourse (Fineman, 1996), revealing practices of openness and dissimulation. The theoretical discussion starts with the theme of social responsibility, confronting it with an environmental theme and discusses discourses with ambiguities of organizational practice stemming from two themes. At the end, a case study of Antena completes the discussion. Data was collected with documental research and semi-structured interviews. We made use of Discourse Analysis methodology (Fiorin, 1989). In conclusion, the concern with social responsibility and its environmental thematic lie within the organization. It is found in the discourse and actions at a high administration level including managers and a high number of technical workers. The silence about the limits of this responsibility is fulfilled by a technical workers group that reveals dissimulation when openness menaces some objectives.
  • Influências sociais nas atitudes dos 'Top' executivos em face da aposentadoria: um estudo transcultural Artigos

    França, Lucia Helena de Freitas Pinho

    Resumo em Português:

    Este estudo examina a influência dos preditores sociais nas atitudes em face da aposentadoria em 517 'top' executivos do Brasil e da Nova Zelândia. Os preditores sociais foram representados por quatro medidas: a escala de percepção do trabalho (JPS), o índice da diversidade na alocação de tempo para as atividades/relacionamentos (SOD), a escala da influência da família e amigos na decisão da aposentadoria (FFIRD) e a escala de percepção da qualidade de vida nos países (PCQL). As influências desses preditores foram analisadas através de regressões múltiplas junto a duas outras escalas: a percepção dos ganhos na aposentadoria (EPGR) e a percepção das perdas (EPLR). Os resultados indicam que quanto mais positiva for a influência da família e dos amigos, maior será a importância dos ganhos atribuídos na aposentadoria para ambas as nacionalidades. Essa importância também é aumentada pela diversidade na alocação de tempo entre as atividades/relacionamentos, mas apenas para os executivos brasileiros. Os executivos brasileiros que percebem, positivamente, seus trabalhos, demonstram atitudes mais positivas nos relacionamentos, no lazer, nos hobbies e atividades culturais na aposentadoria. A percepção da qualidade de vida do país não influencia as atitudes em face da aposentadoria, mas representa a maior diferença entre os brasileiros e neozelandeses.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the influence of social predictors on the attitudes towards retirement in 517 Brazilian and New Zealand top executives. The social predictors were represented by four measures: the job perception scale (JPS), the diversity of time allocation of activities and relationships index (SOD), the influence of family and friends on retirement decision (FFIRD); and the perception of quality of life in the country (PCQL). The influence of these predictors were analysed by multiple regression on other two scales: the executive's perception of gains in retirement (EPGR) and the executive's perception of losses in retirement (EPLR). The results point out that the importance of gains is increased by the influence of family and friends on retirement decision, for both nationalities. This is also increased by the diversity of time allocation for activities and relationships, but only for Brazilians. Brazilian executives who perceive their jobs positively have more positive attitudes towards relationships, leisure, hobbies and cultural activities in retirement. The perception of the quality of life in the country does not influence retirement attitudes, but represents the main significant difference between Brazilians and New Zealanders.
  • Valores organizacionais e criação do conhecimento organizacional inovador Artigos

    Miguel, Lilian Aparecida Pasquini; Teixeira, Maria Luisa Mendes

    Resumo em Português:

    A inovação, fonte de vantagem competitiva, baseia-se na criação de conhecimento organizacional, para a qual contribui o aprendizado individual. A aprendizagem individual tradicional/comportamentalista e construtivista pode ser entendida, por extensão, como aprendizagem organizacional. O conhecimento inovador necessita que, em conjunto com as condições capacitadoras -intenção, flutuação ou caos, autonomia, redundância e variedade de requisitos - o processo de aprendizagem seja de natureza construtivista, por ser este o único capaz de gerar aprendizado de soluções novas. Os valores organizacionais são crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar a relação entre valores organizacionais e a criação do conhecimento. A pesquisa exploratória descritiva empregou o método quantitativo. Os valores organizacionais apresentaram-se associados principalmente a aspectos de criação do conhecimento no âmbito interno das organizações. A orientação para o ambiente externo surgiu como menos relacionada aos valores organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Innovation is a source of competitive advantage and is based on the continuous creation of organizational knowledge, which is supported by the individual learning. The individual learning of traditional / comportamentalist and constructivist nature can be understood, by extension, as organizational learning. The knowledge can be innovative if, along with the enabling conditions that characterize it -intention, fluctuation or chaos, autonomy, redundancy and variety of requirements - the process of learning is based on a constructivist nature, the only one capable to generate new learning solutions. The organizational values are beliefs that guide the organizations behavior and constitute motivational goals. This work had as aim to identify the relationship between organizational values and the creation of knowledge. The descriptive exploratory research used the quantitative method. The organizational values appeared in this study mainly associated to the knowledge creation aspects in the internal sphere of the organizations. The orientation towards the external environment appeared less related to the organizational values.
  • Cultura e orientação empreendedora: uma pesquisa comparativa entre empreendedores em incubadoras no Brasil e em Portugal Artigos

    Silva, Marco Antonio Oliveira Monteiro da; Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro; Correia, Manuela Faia

    Resumo em Português:

    O presente artigo descreve pesquisa que teve como objetivo identificar semelhanças e diferenças de características entre empreendedores em incubadoras de empresas no Brasil e em Portugal. Os fundamentos analíticos utilizados para as comparações foram os modelos de dimensões culturais de Hofstede e de orientação empreendedora de Lumpkim e Dess (1996). No emprego destes dois modelos se fez uso de um questionário, que foi aplicado aos empreendedores desses dois países e que se constituiu em um expressivo trabalho de campo, imprescindível para se alcançar os objetivos propostos. Os resultados da pesquisa mostraram que existem diferenças especialmente nas dimensões de distância do poder e aversão à incerteza, ambas superiores no Brasil. A orientação empreendedora também se revelou mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a para a competitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam maior rejeição a incertezas futuras; mas, concomitantemente, demonstram maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas, desde que remunerados como forma de compensação por essa exposição.

    Resumo em Inglês:

    This article describes research concerning with identifying and explaining similarities and differences in characteristics of entrepreneurs in incubators in Brazil and Portugal. The analytical fundamentals for the comparisons were Hofstede's cultural dimension model and entrepreneurial orientation (Lumpkim & Dess, 1996). The use of these two models relied on the application of a questionnaire to entrepreneurs in these two countries, and the research was therefore based on intensive field work, which was crucial to achieving the desired goals. Results from the research revealed that there were differences in cultural dimensions - power distance and uncertainty avoidance, both higher in Brazil. The entrepreneurial orientation was also higher in Brazil, especially risk-taking and competitive aggressiveness. The Brazilian entrepreneurs were more likely to reject future uncertainties and showed a greater propensity to take risks and expose themselves to uncertainty, as long as they were paid for this exposure.
  • Confiança dentro das organizações da Nova Economia: uma análise empírica sobre as conseqüências da incerteza institucional Artigos

    Zanini, Marco Tulio F.; Lusk, Edward J.; Wolff, Birgitta

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga os efeitos de diferentes arcabouços institucionais sobre os níveis de confiança interpessoal dentro de hierarquias. Seguindo as tendências apresentadas por estudiosos da Nova Economia e por relatórios da Organização Internacional do Trabalho [OIT] que apontam significativas mudanças no modelo de contrato de trabalho, este estudo investiga possíveis diferenças nos níveis de confiança entre dois paradigmas: a Velha Economia ea Nova Economia. Mudanças institucionais ocorridas na Nova Economia, que resultaram em alta incerteza institucional, influenciam consideravelmente o desenvolvimento da confiança interpessoal dentro das empresas. Utilizando um questionário manual, aplicado dentro de sete empresas privadas brasileiras, o estudo buscou mensurar a confiança como uma variável dependente. Da revisão da literatura especializada e observação empírica da realidade destas organizações, as empresas foram identificadas e classificadas dentro de diferentes grupos. O estudo conclui que a relativa alta incerteza ambiental limita consideravelmente o desenvolvimento de níveis de confiança dentro das empresas que operam na Nova Economia.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the effects of different institutional frameworks on the levels of trust within hierarchies. Following the insight into the changing of labour contracts provided by New Economy theorists and International Labour Organization [ILO] reports, this study investigates the possible differences in the levels of trust between two paradigms: the Old Economy and the New Economy. We argue that singular institutional changes which better characterize the New Economy in the form of environmental uncertainty set considerable constrains on trust development. By approaching trust as a dependent variable in a cross-industrial comparison, a questionnaire survey was carried out in Brazil accessing the levels of trust within seven Brazilian private companies. From the literature review and empirical observation of the reality of these organizations, companies were identified and classified into different groups. The study concludes that relative high institutional uncertainty considerably limits the development of trust levels within those companies operating in the New Economy.
  • Atividades marcárias na vida cotidiana dos consumidores: descoberta de uma nova forma de se pensar as marcas? Artigos

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    Apesar da crescente importância dada às marcas no marketing contemporâneo, sabemos pouco sobre como os consumidores as entendem e definem. Com isto em mente, desenvolvemos o presente estudo exploratório, com o objetivo de identificar o que os consumidores dizem sobre as marcas quando interagem entre si. Para tal assumimos que nas interações sociais as impressões de uns interferem nos juízos dos outros, tornando possível aos consumidores definirem certos aspectos das marcas e expressarem o que pensam a respeito delas. Para acessar o pensamento dos consumidores sobre as marcas, uma etnografia da comunicação foi realizada por meio da observação participante da interação cotidiana de pessoas de diferentes grupos sociais (Hymes, 1986). Tal procedimento nos levou à identificação de 38 aspectos das marcas, os quais nomeamos de atividades marcárias, com base na noção de atividades de fala, que assume que o que falamos são ações (Austin, 1990; Wittgenstein, 2005). A teoria social de Max Weber e sua tipologia da ação social nos ajudou a compreender nossos achados de pesquisa. Uma abordagem reflexiva nesta direção nos propiciou sugerir a descoberta de uma nova forma de se pensar as marcas, no que propomos um arcabouço preliminar. Por fim, discutimos contribuições do nosso estudo, tanto para a academia quanto para a gestão de marcas.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the growing importance placed on brands in contemporary marketing, we know little about the way consumers understand and define them. With this in mind, we carried out this exploratory study, with the objective of identifying what consumers say about brands when they interact with one another. To this end, we assume that, in social interactions, the impressions of some interfere with the judgment of others, enabling consumers to define certain brand aspects and express what they think about them. To access consumer brand thought, a communication ethnography was undertaken through participant observation of the interaction of individuals from different social groups in everyday life (Hymes, 1986). This procedure led us to identify 38 brand aspects that we named as brand activities, based on the notion of speech activities, which assumes that what we say are actions (Austin, 1990; Wittgenstein, 2005). Max Weber's social theory and his typology of social action helped us to understand our research findings. A reflexive approach towards them prompted us to suggest the discovery of a new way of thinking brands, and in order to do this we propose a preliminary framework. Finally, we discuss possible contributions both to academia and brand management.
  • Similaridade e dissimilaridade entre superiores e subordinados e suas as implicações para a qualidade da relação diádica Artigos

    Silveira, Nereida Salette Paulo da; Hanashiro, Darcy Mitiko Mori

    Resumo em Português:

    Embora a literatura advogue as vantagens da diversidade da força de trabalho, estudos baseados no Paradigma da Similaridade-Atração indicam uma predisposição das pessoas por sentirem atração por seus semelhantes. Um estudo de campo com dados comparativos de 89 díades buscou investigar os efeitos da similaridade real e percebida na qualidade da relação entre superiores e subordinados sob a ótica da Leader-Member Exchange [LMX]. As características investigadas foram gênero, idade e conflito família-trabalho. Os dados indicam a influência apenas da similaridade percebida na qualidade da relação entre superiores e subordinados. Constatouse também que a satisfação da qualidade e freqüência do contato com o superior (variável moderadora) exerce um efeito de interação com a similaridade percebida na explicação da qualidade da relação diádica. Os procedimentos metodológicos incluíram a análise e validação fatorial de duas escala (EIFT e LMX-7), análise das correlações das variáveis e regressão hierárquica. No final, são discutidas algumas implicações desses resultados e orientações para futuras pesquisas em diversidade.

    Resumo em Inglês:

    Although literature advocates the advantages of work force diversification, studies based on the Similarity- Attraction Paradigm indicate that people are more disposed to feel attraction to those who are similar to them. A field study with the comparative data of 89 dyads investigated the effect of the actual and perceived similarity in the quality of the relationship between superiors and subordinates within the Leader-Member Exchange [LMX] perspective. The investigated characteristics were: gender, age and work-family conflict. The data indicate the influence only of perceived similarity in the quality of the relationship between superiors and subordinates. This effect broadens when the subordinate feels satisfied with the quality and frequency of contact with his/her superior. The methodological procedures included factorial analysis and validation of two scales (EIFT and LMX-7), the correlations analysis and hierarchic regressions. Finally, the implications of some results and directions for future research in diversity are discussed.
  • Oportunidades de qualificação profissional no Brasil: reflexões a partir de um panorama quantitativo Artigos

    Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento nacional das oportunidades de qualificação profissional e das organizações que mais investem nesse tipo de ação. Para tanto foi realizado survey com 1.150 instituições (públicas, privadas e do terceiro setor), em 115 municípios e 23 unidades federadas. A amostra foi probabilística, por conglomerado, com 50 questionários por UF, abrangendo a capital e municípios de médio e de pequeno porte (classificação IBGE/2004). Os resultados mostram que mais de um quarto das organizações não realiza ações de qualificação dos seus funcionários. O Índice de Oportunidades de Qualificação Profissional, criado neste estudo, apresentou correlação positiva com número de empregados, porte da organização e tempo de atuação no mercado. A análise de variância (ANOVA) apontou diferenças significativas entre as regiões brasileiras e entre as organizações públicas e privadas. As organizações de grande porte, com mais de 100 funcionários, mais de 22 anos no mercado e localizadas nas regiões Sul e Sudeste correspondem ao perfil que mais oferece oportunidades de qualificação. Esse panorama chama a atenção para a importância de políticas públicas, que facilitem o processo de capacitação das pessoas que atuam em organizações menores, que oferecem poucas oportunidades de qualificação.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to make a national mapping of opportunities in professional qualification, identifying the characteristics of organizations that invest more in this type of action. The research design was a survey with 1,150 questionnaires sent to public, private and third sector institutions in 115 cities in 23 Brazilian states. The sample was probabilistic, due to conglomeration, with 50 questionnaires per state, including the capital city, medium size and small towns. The results show that 25% of the organizations do not provide any qualification opportunities to their employees. An Index of Professional Qualification Opportunities was created for this study, and this index showed a positive correlation with the number of employees, organization size and time established in the market. The variance analysis (ANOVA) indicated significant differences of the indices comparing different Brazilian regions and public or private organizations. The characteristics of the organizations that most offer more qualification chances are: big organizations, with more than 100 employees, more than 22 years in the market and located in the South and Southeastern Brazilian regions. In this scenario, there would be important actions, especially public policies, which facilitate the qualification of the people who work in smaller organizations.
  • Restaurante Sabor de Casa Caso De Ensino

    Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Leone, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra; Souza, Tereza de

    Resumo em Português:

    As empresas familiares de pequeno porte apresentam uma série de peculiaridades e desafios, em especial na administração de recursos humanos. Este caso descreve uma situação real de uma empresa, Restaurante Sabor de Casa, que retrata as relações entre fundador e sucessor e suas conseqüências nas políticas e práticas de recursos humanos. O relato é narrado sob o ponto de vista do sucessor, que pensa sobre a situação da empresa e vivencia a dinâmica e complexa etapa de atuar com sua mãe, fundadora da empresa, cuja atuação tem caráter empreendedor, embora tradicional. Mostra as suas reflexões sobre os rumos da empresa, a opinião dos funcionários, com base numa pesquisa realizada em 2006 por estudantes universitários e seus questionamentos sobre a forma de gerenciar a contribuição de seus funcionários, principalmente por reconhecer sua importância para o presente e futuro da empresa. Este caso trata da complexidade da administração de recursos humanos em ambiente organizacional familiar.

    Resumo em Inglês:

    Small family businesses present a series of peculiarities and challenges, especially when it comes to the management of human resources. This case describes the true situation of an enterprise, Restaurante Sabor de Casa, and portrays the relationship between the founder and successor and its consequences on the practice and policy of human resources. The story is told from the point of view of the successor, who thinks about the situation of the company and his deep involvement in the dynamic and complex stage of working with his mother, the founder of the company, whose performance is that of an entrepreneur, albeit a traditional one. It shows his reflections on the directions the company has taken, the opinions of employees, based on research conducted in 2006 by university students and their questions about the way the contributions of the employees are managed, mainly by recognizing their importance for both the present and the future of the company. This case deals with the complexity of the management of human resources in a family organizational environment.
  • Competências e desempenho organizacional: o que há além do balanced scorcard Resenhas Bibliográficas

    Paulin, Rosemeri Rosalin; Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti
  • Liderança radical: como renovar seu entusiasmo pelo trabalho e dar um salto em sua carreira Resenhas Bibliográficas

    Alves, Priscila de Andrade
  • Gestão da Empresa Familiar: conceitos, casos e soluções Notas Bibliográficas

    Emmendoerfer, Magnus Luiz
  • Organizações familiares: um mosaico brasileiro Notas Bibliográficas

    Fonseca, Poty Colaço
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br