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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 13, Número: 4, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Olhando além do " primeiro estruturalismo" para a pesquisa em marketing Artigos

    Souza Neto, Arcanjo Ferreira de; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    Atualmente, após décadas de um dominante encantamento com as teorias, os métodos e os resultados provenientes de pesquisas embasadas na tradição econômica ou psicológica de investigação, a disciplina do Marketing vem proclamando um espaço cada vez maior a utilização dos pressupostos teóricos e metodológicos oriundos da Antropologia, como forma de compreender de modo exato os matizes do universo simbólico atrelado às práticas de consumo de um determinado grupo ou cultura. O presente artigo procura contribuir para a aproximação das duas disciplinas em tela por meio do resgate e melhor entendimento dos fundamentos de uma via bastante cara à Antropologia, qual seja: o estruturalismo. Com a intenção de tornar mais cônscios de seus atos aqueles que, de algum modo, procuram estabelecer as estruturas daquilo que investigam, no presente artigo são discutidas algumas características gerais dos estruturalismos, as suas principais taxonomias, a significação da noção de estrutura, os princípios gerais que norteiam a realização de uma análise estrutural, o papel do pesquisador na busca das estruturas, bem como a relevância e a aplicabilidade potenciais das investigações estruturalistas na área de Marketing.

    Resumo em Inglês:

    Now, after decades of a dominant enchantment with theories, methods and research findings based in the economical or psychological traditions of research, the Marketing discipline is proclaiming an ever growing space of the use of theoretical and methodological assumptions originating from Anthropology as a form of understanding in a more acute way details of the symbolic universe harnessed to the practices of consumption of a certain group or culture. This paper helps bring together these two disciplines in question through the understanding of the foundations of a road beloved in Anthropology: structuralism. With the intention of raising awareness on the part of those who, by their actions, attempt to establish structures of what they research, this paper discusses some general characteristics of structuralisms, their main taxonomies, significance of the structure notion, general principles that guide a structural analysis, the researcher's role in the search for structures, as well as the relevance and potential applicabilities of structural investigations in Marketing.
  • Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software? Artigos

    Pereira, Rita de Cássia de Faria; Luce, Fernando Bins

    Resumo em Português:

    Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the fact that academics and practitioners pay significant attention to developing long-term ties in industry, there is little emphasis placed on the benefits stemming from such ties, particularly on value creation. Our study analyzes perceived relationship value from the perspective of dyads consisting of one customer and one supplier working together, as well as its dynamic nature in business relationships. The analytical framework was developed from relationship marketing theories with roots in economics, political science, organization sciences, sociology, social psychology and law. A qualitative study was conducted by way of in-depth interviews with representatives from 14 customer-supplier dyads in the prominent software sector established in Southern Brazil, The software sector was chosen because of its economic representativity, its viability for the application of relationship marketing phenomena to the context and because of other studies on the matter in this sector. The findings suggest that the acquisition of enterprise software brings benefits of many types to both customers and suppliers, and that, depending on the relational ties, such benefits can be further improved.
  • A rede de programas de pós-graduação em administração no Brasil: análise de relações acadêmicas e atributos de programas Artigos

    Guimarães, Tomás de Aquino; Gomes, Adalmir de Oliveira; Odelius, Catarina Cecilia; Zancan, Claudio; Corradi, Ariane Agnes

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga, apoiado na abordagem de redes sociais, a influência de relações acadêmicas e de atributos de programas de pós-graduação em administração na estrutura da rede desses programas. Os dados foram coletados entre fevereiro e julho de 2007. Um questionário eletrônico foi enviado aos coordenadores de 58 programas em funcionamento nesse período. Destes, 32 (55%) responderam à pesquisa, e informaram as relações do próprio programa com os demais 57 programas, em sete atividades: pesquisas conjuntas, produção intelectual compartilhada, realização de eventos científicos, disciplinas compartilhadas, intercâmbio de professores, intercâmbio de estudantes, e participação em comissões examinadoras de dissertações e teses. Os atributos dos programas foram identificados nas páginas eletrônicas da CAPES e de cada programa. Os resultados mostram que: (1) a rede pesquisada é pouco densa, com relações esparsas e, na maioria das vezes, fracas entre programas; (2) a localização geográfica e as linhas de pesquisa dos programas são importantes na definição da estrutura da rede; as linhas de pesquisa mais compartilhadas são: Organizações & Comportamento Organizacional, e Estratégia; e, (3) o programa da UFRGS é o mais central da rede e os programas da FGV/SP, USP/SP, UFRGS e FGV/RJ são os mais prestigiados.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the influence exerted by relationships between academic institutions and attributes of graduate management programs in shaping the structure of the Brazilian Graduate Management Program network. The research was designed according to a social network approach and the data collection was undertaken between February and July of 2007 and included the coordinators of the 58 programs that were operating at that time, to whom a link to an electronic questionnaire was e-mailed. Thirty two (55%) of these coordinators completed the questionnaire, providing information on the relationships between their programs and the other 57 programs in the following activities: joint research, shared scientific production, promotion of scientific events, shared courses, academic staff exchanges, graduate student exchanges and participation in examination boards for dissertations and theses. The programs' attributes were obtained from the websites of each program and CAPES. The main results showed: (1) a low density network with mostly weak relationships between programs, (2) a network structure defined by geographical location and research area, with the better connected networks in the areas of Organization and Organizational Behaviour and Strategy; and (3) a network in which UFRGS is the most central program and the FGV/SP, USP/SP, UFRGS and FGV/RJ are the most prestigious.
  • Vantagens proporcionadas às pequenas e médias empresas por meio da união em redes de cooperação no contexto do venture capital Artigos

    Magalhães, Juliano Machado de; Daudt, Cláudio Gustavo; Phonlor, Patrícia Ross

    Resumo em Português:

    A união de empresas em redes de cooperação surge como estratégia alternativa para enfrentar o aumento da competição proporcionada pela globalização. Diversos autores (Casarotto & Pires, 1999; Fayard, 2000; Jarillo, 1988; Marcon & Moinet, 2001) apontam vantagens obtidas por Pequenas e Médias Empresas [PMEs] com o agrupamento em redes. O modelo de investimento de capital de risco aparece como alternativa de união em rede. No Brasil, o venture capital [VC] data dos anos 80; este artigo se propõe a identificar as motivações e vantagens que PMEs obtêm ao se agruparem em rede. Nesse contexto, redes seriam uniões visando à obtenção de vantagens estratégicas. Foram realizadas entrevistas estruturadas com gestores de VC e de empresas aportadas. Os resultados demonstram que a adesão de empresas a este tipo de rede dá-se, inicialmente, em função do custo de capital. Posteriormente, há o reconhecimento de outras vantagens, como trocas de informações, melhoria em processos, expertise para obtenção de financiamento e maior aprendizagem do processo de governança. Conclui-se que a literatura sobre as vantagens da união em rede aplica-se as VC, apesar de poucos estudos no Brasil abordarem esta relação. Sugere-se, assim, o aprimoramento dos conceitos e vantagens deste tipo de rede para o aprofundamento do tema na academia.

    Resumo em Inglês:

    The association of companies in cooperation networks arises as an alternative strategy to cope with the increase of competition brought by globalization. Several authors (Casarotto & Pires, 1999; Fayard, 2000; Jarillo, 1988; Marcon & Moinet, 2001) point out the advantages Small and Medium-sized Enterprises [SME] obtain from networking. The venture capital investment model [VC] appears as a networking alternative. In Brazil, VC began in the 80's. Therefore, this article aims to identify the motivations and advantages that SMEs obtain when they join a network. In this context, networking would be aiming at attaining strategic advantages. Structured interviews with VC and appointed companies' managers were conducted. The results have shown that companies' acceptance of this type of networking usually takes place due to capital costs. Later, the advantages are recognized, such as the exchange of information, improved processes, expertise in obtaining financing and the governance process. We conclude that literature on networking advantages applies to VC, although there are only a few studies in Brazil concerning this relationship. Thus, we propose the development of a better understanding of the concepts and advantages of this kind of networking so that this theme can be further studied academically.
  • Alianças estratégicas como condicionantes do desenvolvimento da capacidade tecnológica: o caso de cinco empresas do setor eletro-eletrônico brasileiro Artigos

    Balbinot, Zandra; Marques, Rosane Argou

    Resumo em Português:

    Mundialmente, as empresas são impelidas a construírem capacidades para fazer face ao momento de intensa competição. No caso do Brasil, a pressão pela abertura dos mercados e a internacionalização da concorrência têm impulsionado as empresas a buscarem formas alternativas para acelerar o desenvolvimento tecnológico. Propõe-se no presente trabalho examinar a questão de como as empresas brasileiras conseguem aumentar a sua capacidade tecnológica e tornarem-se internacionalmente competitivas. Para tal, três tipos de fatores foram analisados: (1) os fatores intrafirma; (2) os fatores interfirmas pelas alianças estratégicas; e (3) os fatores exógenos à firma em cinco empresas do setor eletro-eletrônico brasileiro. Conclui-se que as alianças estratégicas podem acelerar o desenvolvimento da capacidade tecnológica das empresas que já possuem capacidade de absorção para tanto. A influência dos fatores exógenos, tais como as características do mercado e as políticas públicas, são percebidos pelos entrevistados de maneira desigual, impossibilitando uma conclusão específica sobre o impacto no desenvolvimento da capacidade tecnológica e possível associação com os outros dois fatores. Futuras pesquisas deverão ter como objeto o impacto dos fatores exógenos para seu melhor entendimento.

    Resumo em Inglês:

    Intense competition has influenced firms to strength investments in strategic alliances worldwide in order to build up technological capability. In the case of Brazil, pressure to open markets and the internationalization of the competition has led companies to seek alternative forms of accelerating technological development. The aim of this paper is to look into how Brazilian companies manage to increase their technological capabilities by examining the factors that make them internationally competitive. In order to achieve this, three types of factors are analyzed: (1) intra-firm factors; (2) inter-firm strategic alliances; (3) factors that are external to the firm at five companies operating in the Brazilian electronics industry. We conclude that strategic alliances can speed up the technological capability development of firms possessing an initial absorptive capacity. Not all the people interviewed are of the same opinion as to how external factors, such as market characteristics and public policies, influence the development of technological capacity, and it is therefore not possible to reach a definite conclusion concerning a possible association with the other two factors. Future research should take a closer look at external factors in order to understand them better
  • Práticas organizacionais e estrutura de relações no campo do desenvolvimento metropolitano Artigos

    Albuquerque Filho, José Bonfim; Machado-da-Silva, Clóvis L.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo consistiu em verificar as relações existentes entre as organizações responsáveis pelo planejamento urbanístico dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba [RMC], Brasil, e como essas relações influenciam as práticas de desenvolvimento urbano. No artigo estabelecemos uma definição de práticas organizacionais em consonância com as práticas sociais e, empiricamente, indagamos sobre os reflexos do modelo de urbanismo da capital paranaense nos municípios daquela região. O quadro teórico de referência é caracterizado pela teoria institucional em sua vertente estruturacionista. Na estratégia de condução da pesquisa, descrevemos as relações entre as organizações dos municípios da RMC por meio da análise de redes sociais. Já as práticas de desenvolvimento urbano foram identificadas com base em dados secundários e depoimentos de 62 gestores públicos. Os resultados demonstram uma baixa densidade nas relações diretas entre as prefeituras, com a rede tornando-se mais densa na presença de órgãos do Governo Estadual. Apesar da pequena influência direta do urbanismo de Curitiba nos outros municípios da região metropolitana, características de dominação, significação e legitimação revelam algumas práticas isomórficas, bem como a presença de fatores culturais brasileiros influenciando a maneira de atuar das organizações públicas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to examine the relationships between the organizations responsible for urban planning in the towns of the Metropolitan Region of Curitiba, Brazil, and how these relationships influence urban development practices. In the article we establish a definition of organizational practices in accordance with social practices and, empirically, we enquire how the urbanism model of the capital city of Paraná State impacts on the towns in the region. The theoretical frame of reference is characterized by the institutional theory in its structurationist approach. When describing the research strategy, we outline the relationships between the organizations of the towns of the Metropolitan Region of Curitiba through a social network analysis. Meanwhile, the urban development practices were identified based on secondary data and statements by 62 public managers. The results show a low density in direct relationships between town halls, with the network becoming more dense when State Government departments are involved. Despite the low level of direct influence of Curitiba's urbanism on the other towns of the metropolitan region, characteristics of domination, signification and legitimization reveal some isomorphic practices and the presence of Brazilian cultural factors influencing the way public organizations act.
  • Seis sigma: fatores críticos de sucesso para sua implantação Artigos

    Trad, Samir; Maximiano, Antonio Cesar Amaru

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve uma investigação dos fatores críticos de sucesso para a implantação do programa Seis Sigma em empresas que atuam no ambiente empresarial brasileiro. Além disso, este estudo teve por objetivo secundário investigar relações entre fatores como os seguintes: a percepção de sucesso alcançado pelas empresas que implantaram o Seis Sigma; tamanho e nacionalidade das empresas; tempo de implantação do Seis Sigma e de treinamento continuado; nível de comunicação entre os profissionais; regime de dedicação de tempo dos Black Belts; taxa de conclusão de projetos, sua duração e economia gerada. Os dados foram coletados por meio de questionário postado na Internet e distribuído por correio eletrônico e em fóruns de discussão que envolveram profissionais do Seis Sigma. O desenvolvimento do questionário abrangeu pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais experientes em Seis Sigma. Os resultados indicaram oito fatores considerados críticos para o sucesso na implantação do Seis Sigma: (a) Liderança, (b) Projetos, (c) Treinamento, (d) Comunicação e Revisão, (e) Processo Gerencial, (f) Perfil dos Black Belts, (g) Equipe de Projetos e (h) Iniciativas Prévias de Qualidade.

    Resumo em Inglês:

    This article describes an investigation of critical success factors to implement Six Sigma in organizations operating in the Brazilian market place. Besides that, a secondary objective was to investigate the relationship between aspects like success perception among those companies which implemented Six Sigma, company size, company nationality, time of Six Sigma of implementation, continuous training, communication level between professionals, full-time and part-time Black Belts, project completion, project duration and project savings. Data were collected through an Internet questionnaire, distributed by email and sent to discussion groups involving Six Sigma professionals. Questionnaire development included a literature review and interviews with experienced Six Sigma professionals. The results indicated eight critical success factors for Six Sigma implementation: (a) Leadership, (b) Projects, (c) Training, (d) Communication and Review, (e) Managerial Process, (f) Black Belts Profile, (g) Project Teams and (h) Previous Quality Initiatives.
  • Modelo conceitual de decisões no estágio de criação de um negócio: base para construção de um simulador para jogos de empresas Artigos

    Rosas, André Rosenfeld; Sauaia, Antonio Carlos Aidar

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para jogo de empresas que reúne as principais decisões de um empreendedor no estágio de criação de um negócio. As decisões, identificadas na literatura de empreendedorismo que foca o processo de criação de negócios, foram modeladas pelo método do diagrama de influências e confirmadas com especialistas norte-americanos e brasileiros no tema. O modelo conceitual resultante, aqui proposto para a criação de um simulador, foi comparado a dois simuladores acadêmicos identificados na literatura. As contribuições deste estudo foram: elaborar um modelo para simulador de empreendedorismo com coerência conceitual, identificar decisões não presentes ou parcialmente presentes nos demais simuladores e contextualizá-lo ao ambiente brasileiro. O modelo proposto visa estimular a prática de decisões e de conceitos de gestão em cursos de Empreendedorismo. A pesquisa prossegue rumo à modelagem matemática com aplicações-teste.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to build a conceptual model for business games focusing on the main decisions an entrepreneur faces during the new venture creation stage. The decisions were captured from the literature focused on the process of creating a new business. They were modeled using the influence diagram method and confirmed by American and Brazilian specialists. The resulting conceptual model proposed for building a simulator was compared to two other academic simulators. This research has three contributions: a model for an entrepreneurship simulator with conceptual validity, identification of decisions not present or partially present in academic simulators, and an adjustment of the game for the Brazilian context. The proposed model aims to stimulate the practice of decisions and management concepts in Entrepreneurship courses. This research is being further developed through mathematical modeling and testing in classrooms.
  • O chocolate importado Casos De Ensino Em Administração

    Schreiber, Dusan; Flach, Leonardo; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    O comércio internacional ocupa o papel de destaque em todos os países, devido à influência exercida no campo econômico e social. Ao mesmo tempo, temas como planejar e implementar a operação de exportação e importação vem assumindo dimensão de relevância no ambiente empresarial e no meio acadêmico. Assim, o presente caso de ensino tem como objetivo proporcionar discussões relacionadas aos temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas. Descreve-se a experiência da empresa SK, inaugurada em julho de 1997, que iniciou seus negócios realizando exportação e importação de couros e seus artefatos. Posteriormente, a empresa redireciona seu foco e passa a importar chocolates para o mercado brasileiro. Os empreendedores da SK se defrontam, durante o processo de construção de um negócio, com uma série de desafios, dificuldades e oportunidades, forçando-os a tomar decisões e fazer escolhas. De posse de um montante de capital e vontade de empreender, qual caminho eles devem seguir? Existem decisões certas e erradas? Como planejar e operacionalizar um negócio novo? Como avaliar oportunidades e estimar os riscos de um empreendimento? Por que e quando redirecionar o negócio? Que é possível aprender neste processo? Estas são algumas das questões que o leitor será desafiado a responder após a apreciação deste caso.

    Resumo em Inglês:

    International trade plays a special role in all countries due the influence exerted in the economic and social field. At the same time, subjects such as planning and implementing the operation of export and import becomes very important, with particular relevance among entrepreneurs and academics. When it comes to this issue, the aim of this teaching case is to provide discussions about the subjects of entrepreneurship, business planning and the learning of strategists. It describes the experience of company SK, started in July of 1997, which began its businesses through exporting and importing leather and its artifacts. Later, the enterprise redirected its focus and began importing chocolates for the Brazilian market. The entrepreneur found, during the process of the business construction, a series of challenges that obliged him to make decisions and make choices. Having an amount of capital and willingness to undertake, he had to decide which path to follow and how to decide. Were there right and wrong choices? How would he plan and operationalize a start-up business? How would he evaluate opportunities and estimate the risk of an enterprise? These are some of many questions that the reader will be challenged to answer after analyzing this case.
  • Administração com arte Resenhas Bibliográficas

    Paço-Cunha, Elcemir
  • Empreendedorismo além do Plano de Negócio Resenhas Bibliográficas

    Carvalho, Athos Oliveira
  • Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática Notas Bibliográficas

    Alves, Marcelo Esteves
  • Mudança Organizacional: liderança, competitividade, teoria do caos, recursos humanos, logística integrada, inovações gerenciais, cultura organizacional, arquitetura organizacional Notas Bibliográficas

    Pereira, Fábio Carvalho
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
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