• Editorial Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • O desenvolvimento de competências organizacionais em diferentes modelos gerenciais de subsidiárias de empresas multinacionais Brasileiras Artigos

    Borini, Felipe Mendes; Fleury, Maria Tereza Leme

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é entender quais são os modelos gerenciais para desenvolver diferentes tipos de competências em empresas multinacionais brasileiras. A premissa principal que sustenta o artigo é que as multinacionais brasileiras necessitam desenvolver competências não locais em suas subsidiárias, como forma de competir em igualdade de condições com multinacionais já estabelecidas no mercado global. O artigo se baseia em pesquisa survey, realizada com sessenta e seis subsidiárias estrangeiras de trinta multinacionais de origem brasileira. Os resultados mostram que o desenvolvimento de competências não locais está associado a quatro fatores essenciais para distinguir esse tipo de competência das demais. As subsidiárias com competências não locais mostram maior inserção da subsidiária em redes de negócios no exterior, localização em contextos competitivos dinâmicos, maior intensidade de iniciativas próprias e forte integração entre matriz e subsidiárias. A falta de iniciativas e a localização em contextos adversos caracterizam o desenvolvimento de competências específicas, enquanto a menor inserção da subsidiária em redes no exterior e a menor integração com a rede interna caracterizam a formação de competências locais.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to understand the models for developing managerial competences in different types of Brazilian multinationals. The main premise is that Brazilian multinationals need to develop non local competences in their subsidiaries in order to compete on equal terms with established multinationals in the global market. The article is based on a research survey conducted with sixty-six foreign subsidiaries of thirty multinationals of Brazilian origin. The results show that the development of non local competences is associated with four essential factors. Subsidiaries with non local competence show greater insertion of the subsidiary in foreign business networks, location in dynamic competitive contexts, greater intensity of initiatives and a strong integration between headquarters and subsidiaries. The lack of initiatives and location in adverse contexts characterize the development of specific competences. Lower insertion of the subsidiary in foreign business networks and less integration with the internal network characterize the development of local competences.
  • As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de Recursos Humanos em empresas no Brasil Artigos

    Tanure, Betania; Evans, Paul; Cançado, Vera L.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho do RH em empresas brasileiras, a partir do modelo das Quatro Faces da GRH, proposto por Tanure, Evans e Pucik (2007): o executor, o construtor, o parceiro de mudança e o navegador. Para tal, foram utilizados dados secundários de uma survey com 172 presidentes das 500 maiores empresas no Brasil; e se analisaram os resultados de um estudo de caso, realizado em uma empresa financeira - Brasilprev. Os dados do estudo de caso foram coletados por meio de 14 entrevistas individuais, de três grupos focais com 15 colaboradores de diversos níveis hierárquicos, e de 68 questionários. Os resultados da survey com os presidentes indicaram que o RH é considerado predominantemente executor em empresas de capital nacional; para as de capital multinacional, predomina o RH construtor e o parceiro de mudança. Os resultados do estudo de caso indicam que, na percepção dos colaboradores da Brasilprev, o RH está caminhando para a face de parceiro de mudança. Entretanto as práticas de RH adotadas pela empresa, apesar de serem de última geração e modernas, não estão articuladas entre si e não apresentam consistência interna e externa. Pode-se concluir que, para empresas brasileiras, o RH executor ainda prevalece, apesar da utilização de modernas práticas de gestão de recursos humanos.

    Abstract in English:

    This paper aims to analyze Brazilian companies' Human Resource Management [HRM] performance. We used the Four Faces of the HRM model developed by Tanure, Evans and Pucik (2007) as a framework. The four faces are: executor, constructor, change partner and navigator. To achieve our goal, we discussed the result of a survey with 172 presidents of the 500 biggest companies in Brazil. We also analyzed a case study of a finance company - Brasilprev. The data was collected during 14 interviews, from three focal groups with 15 collaborators from all the hierarchical levels and 68 questionnaires. The results of the presidents' survey showed that the HRM is mainly considered as an executor in Brazilian capital companies. The constructor and the change partner faces prevail in multinational capital companies. According to the case study results, the HRM of Brasilprev is moving to the change partner face. Nevertheless, even if a company's HR practices are modern and sophisticated, they do not present internal or external consistency. Therefore, we can conclude that the executor face still prevails in Brazilian companies, although modern HRM practices are utilized.
  • A relação entre aglomeração produtiva e crescimento: a aplicação de um modelo multinível ao setor industrial paulista Artigos

    Brito, Eliane Pereira Zamith; Brito, Luiz Artur Ledur; Porto, Elvio Corrêa; Szilagyi, Marcelo Erdei

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo identificou a relação da aglomeração de firmas de uma mesma atividade econômica na taxa de crescimento do emprego local. Dados das firmas industriais do Estado de São Paulo constantes da Relação Anual de Informações Sociais [RAIS] nos anos de 1996 a 2005 foram coletados. Foram analisadas 263.020 observações de nível de emprego de 26.231 combinações de município-CNAE e 296 diferentes atividades. Os critérios de Puga (2003) e Suzigan, Furtado, Garcia, Sampaio (2003) foram usados para identificar as aglomerações. Uma análise de curva de crescimento, usando-se um modelo multinível, foi desenvolvida no software Hierarchical Linear Models [HLM]. Os resultados evidenciam que existe uma relação positiva entre aglomeração de firmas de uma mesma atividade econômica e o crescimento de emprego. Considerando as externalidades previstas pelo fato de as empresas estarem localizadas em uma mesma região, pode-se sugerir que, em termos comparativos, firmas de uma mesma atividade econômica, localizadas em aglomeração, podem, perceber crescimento maior que suas concorrentes localizadas fora de um aglomerado. Este resultado é relevante, tanto para a empresa individual, como para o estabelecimento de políticas públicas que apóiam o desenvolvimento regional, no nível do município. As evidências confirmam estudos anteriores de caso, permitindo dar mais robustez à teoria.

    Abstract in English:

    This study identified the agglomeration effect of firms classified in the same economic activity on the rate of growth of local employment. Data on all industrial firms located in State of São Paulo and included in the Government's Annual List of Social Information over a ten-year period (1996-2005) were collected. Some 263,020 observations on the number of jobs corresponding to 26,231 combinations of municipalities and 296 economic activities were analyzed. To identify the local economic agglomerations, two sets of criteria (Puga, 2003; Suzigan, Furtado, Garcia, & Sampaio, 2003) were used. A growth curve model, using a multilevel model was developed with the Hierarchical Linear Models [HLM] software. The results showed a positive relationship between agglomeration of firms in the same economic activity and employment growth. Considering the expected positive externalities due to agglomeration of similar firms in the same municipality, the results suggest that firms located in an agglomeration can have higher growth rates than their counterparts located outside the agglomeration. The results are interesting and relevant to the individual firm but also to the support of public policy regarding regional development at the municipal level. The findings support previous case studies, giving robustness to theory.
  • Identificação ou resistência? uma análise da constituição subjetiva do policial Artigos

    Morais, Lucilio Linhares Perdigão de; Paula, Ana Paula Paes de

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho objetiva discutir aspectos da construção da subjetividade de policiais. Para tanto investigam-se as temáticas da ideologia nas organizações e da formação da identidade profissional. Pretende-se compreender como estes elementos se relacionam na esfera da subjetividade do indivíduo, ocasionando a sua socialização e a consequente adesão ao discurso organizacional. Dessa forma, lançam-se os olhares sobre as questões referentes aos impactos na interioridade do trabalhador das estratégias de controle da subjetividade implícitas na gestão das organizações. Trata-se de uma proposta de pesquisa de natureza qualitativa, na qual, a partir da análise de conteúdo das histórias de vida narradas pelos policiais entrevistados, se procurou compreender a contribuição que os contatos estabelecidos na organização exercem sobre a construção identitária destes. Evidenciam-se algumas das perspectivas que circundam as práticas organizacionais, à procura da conquista do imaginário do trabalhador, bem como as táticas dos trabalhadores à procura da sobrevivência na organização. Em meio a esta relação em busca da dominação, encontra-se a visão de mundo compartilhada pela organização, ora incorporada, ora rejeitada, ora subvertida, em conformidade com a efetiva e particular submersão do indivíduo na organização.

    Abstract in English:

    This paper aims to discuss aspects of the construction of policemen's subjectivity. In order to do this we investigated themes such as ideology in organizations and the formation of professional identity. We intend to comprehend how these elements relate to each other in the field of the individual's subjectivity, causing the individual's socialization and his/her consequent adherence to the organizational discourse. In this way we looked into issues related to the impact on the worker's interiority of strategies to control subjectivity, which are implicit in the management of organizations. It is a research proposal of a qualitative nature in which, from the analysis of the content of the life stories narrated by the policemen interviewed, we sought to understand the contribution of the contacts established in the organization to their identitary construction. We highlight some of the perspectives that surround organizational practices, which intend to conquer the worker's imaginary, as well as some tactics used by the workers in order to survive in the organizations. Amid this relation that seeks domination, we find the world view shared by the organization, sometimes incorporated, sometimes rejected, sometimes subverted, in accordance with the effective and particular submersion of the individual within the organization.
  • A produção científica sobre cultura organizacional em organizações públicas no período de 1997 a 2007: um convite à reflexão Artigos

    Silva, Lindomar Pinto da; Fadul, Élvia

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho analisa a produção científica sobre cultura organizacional em organizações públicas no Brasil, no período de 1997 a 2007. A pesquisa privilegiou os periódicos brasileiros mais conhecidos na comunidade acadêmica e os encontros promovidos pela ANPAD neste período. A produção foi analisada a partir dos aspectos relativos à continuidade da pesquisa em cultura organizacional em organizações públicas, características das pesquisas, métodos de pesquisa, instrumentos de medida, modelo de tratamento dos dados, teorias de base, vertente teórica e o alinhamento dos pesquisadores com o tema analisado. Os resultados mostram que a produção nesta temática é baixa, considerando que foram encontrados apenas 47 trabalhos publicados no período estudado. Indicam, ainda, que não há continuidade na produção de pesquisa voltada especificamente para os estudos culturais em organizações públicas, pois os autores, na sua maioria, publicaram apenas um trabalho neste período sobre este tema.

    Abstract in English:

    This work analyses the scientific production on Organizational Culture in public organizations in Brazil form 1997 to 2007. The research was based on Brazilian publications, such as well-known scientific magazines, and congresses promoted by ANPAD (Brazilian Association of Graduate Programs in Administration) during this period. The scientific production was analyzed regarding the continuation of the research in organizational culture in the Public Sector, measurement methods, data treatment models, the kind of theories used, the directions of such theories and the alignment of the researchers with the proposed theme. The results show that the production in the period studied was small, considering that we found only 47 studies published in the period mentioned. They also indicate that there is no continuity of production in the field and that the authors, in their majority, published just one work in 10 years on this theme.
  • Ser ou não ser favorável às práticas de diversidade? eis a questão Artigos

    Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti; Hanashiro, Darcy Mitiko Mori

    Abstract in Portuguese:

    Práticas de diversidade vêm ganhando relevância crescente nas organizações brasileiras. No entanto, o campo teórico no Brasil não tem acompanhado esse desenvolvimento. A literatura corrente expressa a prevalência na identificação e discussão dessas práticas, baseando-se no princípio de que elas trazem resultados positivos às organizações. Contudo, essa concepção de natureza utilitarista omite subjetividades inerentes aos atores sociais, pertencentes aos grupos de identidade, considerados não dominantes no ambiente organizacional - os diversos - e aqueles que, tradicionalmente, constituem os dominantes. Esse ensaio visa discutir as atitudes desses dois grupos diante das práticas de diversidade, propondo um modelo teórico composto por quatro dimensões teóricas: atitudes de aceitação com base na justiça social, atitudes de aceitação com base na obtenção de ganhos, atitudes de rejeição com base na discriminação reversa e as atitudes de rejeição com base no receio ao estigma. Acredita-se que o entendimento dessas atitudes venha a contribuir para o avanço em direção a uma teoria de diversidade, além de trazer uma visão de que a prática eficaz de diversidade nas organizações implica compreender a visão dos diferentes stakeholders envolvidos por elas.

    Abstract in English:

    The relevance of diversity practices has been growing in Brazilian organizations. Nevertheless, the theoretical field in Brazil has not followed this practical development. The current literature expresses the prevalence in the identification and discussion of these practices, based on the belief that diversity always brings about positive results for the organization. However, this utilitarian approach neglects intrinsic subjectivity inherent to different social actors: someone who belongs to an identity group which is not considered dominant in the organizational setting (minority) and those who are traditionally considered the dominant group (majority). This essay aims to discuss the attitudes of these two groups towards diversity practices, proposing a theoretical model made up of four theoretical dimensions: acceptance attitudes based on social justice, acceptance attitudes based on obtaining gains, rejection attitudes based on beliefs in reverse discrimination, and rejection attitudes due to concerns about stigma. The understanding of these attitudes can contribute to the development of new approaches in diversity studies, in addition to brining a vision that an effective diversity practice in organizations means understanding the vision of the different stakeholders involved in them.
  • Relações de poder e mudanças pós-aquisição internacional na rede de relacionamentos da adquirida Artigos

    Esper, Luciedi Temporal Gomes; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Versiani, Ângela França; Lopes, Humberto Elias Garcia; Guimarães, Liliane de Oliveira; Duarte, Roberto Gonzalez

    Abstract in Portuguese:

    Embasados na perspectiva de redes industriais e na literatura de canais de distribuição, neste artigo analisamos poder e mudanças pós-aquisição internacional, ocorridas nos relacionamentos da adquirida com fornecedores e compradores. Especificamente, investigamos se e como a variável poder influencia mudanças pós-aquisição internacional na rede de relacionamentos da adquirida. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso, com base em entrevistas semiestruturadas com representantes da adquirente, adquirida, fornecedores e compradores. Os principais resultados apontam que a aquisição ocasionou mudanças em práticas organizacionais de caráter econômico e não econômico, nos relacionamentos da adquirida com fornecedores e compradores. Além disso, revelam que a adquirente utilizou fontes de poder coercitivas e/ou não coercitivas para introduzir tais mudanças. A utilização dessas fontes, por sua vez, esteve atrelada ao grau de dependência dos fornecedores e compradores em relação à adquirente. Baeados nesses resultados, desenvolvemos novo modelo de pesquisa, com cinco novas hipóteses de pesquisa para testes empíricos futuros.

    Abstract in English:

    Based on the industrial network perspective and the distribution channel literature, this article deals with power and international post-acquisition changes that occurred in the relationships of the acquired firm with suppliers and buyers. Specifically, we investigate if and how the power variable affects international post-acquisition changes at the network level of the acquired firm. To do so, we developed a case study based on semi-structured interviews with a number of individuals from the acquirer, the acquired firm, suppliers and buyers. The main results point out that the acquisition triggered economic and non economic organizational practice changes at the supplier and buyer levels. Furthermore, they indicate that the acquirer used coercive and non coercive sources of power in order to introduce these changes. The use of these sources of power, in turn, was associated with the degree of dependence of suppliers and buyers in relation to the acquirer. Based on these results, we have developed a model with five new hypotheses that can be tested in future empirical studies.
  • O impacto da conexidade no comportamento do consumidor em relação aos programas de televisão Artigos

    Vieira, Valter Afonso; Appio, Jucelia

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo buscou verificar as propriedades psicométricas da escala de conexidade com programas de TV no comportamento do consumidor. Consumidores responderam às questões do instrumento com relação a programas de televisão. Utilizando análises exploratória, confirmatória, discriminante e nomológica, foi possível confirmar cinco das seis dimensões inicialmente propostas pela escala. Os resultados do trabalho também confirmaram a relação significativa e positiva entre conexidade e envolvimento com programas de TV, entre conexidade e assistir TV no geral, e entre conexidade e comunidade de marca. Conexidade e interação social com envolvimento tiveram uma relação negativa.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the psychometric proprieties of the connectedness scale on consumer behavior. Consumers answered questions relating to television shows. Using exploratory, confirmatory, discriminant, convergent and nomological analyses, we found support for five dimensions out of the six initially proposed to reflect the scale. Furthermore, the results supported a positive relationship between connectedness and involvement, connectedness and hours watching TV and connectedness and brand community. Connectedness and social interaction were found to have a negative relationship.
  • Cooperação e alianças: perspectivas teóricas e suas articulações no contexto do pensamento estratégico Documentos e Debates

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos; Lopes, Humberto Elias Garcia

    Abstract in Portuguese:

    Prevalece, no campo de estudo das alianças e estratégias colaborativas, um desconhecimento sobre quais são as diferentes perspectivas teóricas aí presentes e como elas podem articular-se entre si, envolvendo questões fundamentais do processo estratégico: a cooperação e o ambiente. O presente artigo, de cunho eminentemente teórico, propõe-se a preencher parte dessa lacuna. Utiliza, como método básico de investigação, uma revisão e análise crítica da literatura internacional e nacional do tema. Emergem sete grandes classes ou perspectivas de abordagens: teorias militares; teoria dos jogos; teoria dos custos de transação; escola do posicionamento e poder de mercado; abordagem das redes sociais; teoria baseada em recursos; abordagem do aprendizado. Observa-se que cada uma delas é detentora de diferentes pressupostos e fundamentos, alguns compatíveis outros incompatíveis entre si. Os resultados, aqui apresentados, permitem, ao pesquisador, uma visão mais integrada e coerente do todo, das interações e convergências aí presentes e de suas possíveis repercussões em termos de pesquisas empíricas.

    Abstract in English:

    As one surveys the field of cooperative strategies and alliances, some misconceptions are discernible concerning which are the main theoretical frameworks and how they can be articulated among themselves when they focus upon issues such as the strategic process, cooperation and the environment. This article offers a theoretical contribution to this subject. It uses, as a methodological approach, an extensive study and review of the contextual literature. Seven main theoretical outlooks are advanced: military theories; the game theory; the transaction cost theory; the positioning approach; the social networks theory; the resource-based theory; and learning theories. Each one holds a particular set of premises and is derived from specific foundations. Some are compatible with one another, while others are not. The results allow both a more comprehensive view of the whole and an outlook on the possibilities for articulations among the different perspectives and their repercussions on empirical research.
  • Réplica 1 - Por uma maior (e melhor) integração das perspectivas teóricas do pensamento estratégico Documentos e Debates

    Cabral, Sandro; Lazzarini, Sérgio G.
  • Réplica 2 - a estrutura intelectual da produção científica de alianças estratégicas: impressionismo ou realismo? Documentos e Debates

    Silva, Jorge Ferreira da; Rocha, Ângela da
  • Tréplica - riscos e desafios do pesquisador no país das maravilhas: reflexões sobre trajetórias de investigações em alianças estratégicas Documentos e Debates

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos; Lopes, Humberto Elias Garcia
  • Os formadores de opinião na alimentação infantil Caso de Ensino

    Almeida, Luciene Nascimento de; Ribas, José Roberto; Leandro, Adilson dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho aborda a estratégia de posicionamento do produto e se baseia na influência que os formadores de opinião exercem no comportamento do consumidor. O caso descreve a maneira como a Biogood vem desenvolvendo sua comunicação integrada de marketing para a alimentação infantil, associando sua imagem à ciência por meio de investimentos em P&D, da divulgação das suas pesquisas por meio dos canais de pediatria e nutrologia, do estabelecimento de parcerias, do patrocínio e da promoção de eventos direcionados aos profissionais destas especialidades. O caso investiga a adaptação estratégica da Biogood com o objetivo de neutralizar os atos regulatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional da Saúde, a partir de 1988. O caso apresenta como situação-problema o esforço empreendido por esta empresa na tentativa de influenciar a classe médica, importante formadora de opinião sobre produtos infantis e, assim, posicionar suas marcas como associadas à segurança, cuidado e qualidade. É estruturado conforme a recomendação de Roesch (2007), a qual sugeriu que os objetivos de aprendizagem devem desenvolver habilidades e atitudes relevantes para a prática gerencial e possibilitar o entendimento da organização e do seu ambiente de atuação, apoiando o professor com material para suas aulas expositivas.

    Abstract in English:

    This paper deals with product positioning strategy and is based on the influence made by opinion makers on consumer behavior. The case study describes how Biogood has developed its marketing integrated communication regarding child nourishment, by matching its image with science through R&D investments; divulging its research through pediatrics and nutrition channels; venturing and sponsoring and promoting events directed at professionals in these specialties. The case investigates the strategic adjustment made by Biogood, aiming to neutralize the regulatory acts as established by the National Health Council since 1988. The problem, as shown by this case, is the effort made by this company in its attempt to influence physicians, who are considered as relevant opinion makers for children's products. In this way, the company positioned its brands as associated with safety, care and quality. The case is structured in accordance with the recommendations of Roesch (2007), who suggested that learning objectives may attempt to develop skills and relevant attitudes related to managerial practice and make it feasible to understand the organization and its environment, supporting the teacher with input for his lectures.
  • Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos Resenhas Bibliográficas

    Galinari, Karinne Nogueira; Emmendoerfer, Magnus Luiz
  • Untitled document Resenhas Bibliográficas

    Amato, Rita de Cássia Fucci; Escrivão Filho, Edmundo
  • Gestão de idéias para inovação contínua Notas Bibliográficas

    Fiedler, Ligia
  • Inovação: estratégias e comunidades de conhecimento Notas Bibliográficas

    Frá, Edimeri
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