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  • A dimensão histórica dos discursos acerca do empreendedor e do empreendedorismo Artigos

    Costa, Alessandra Mello da; Barros, Denise Franca; Carvalho, José Luis Felicio

    Abstract in Portuguese:

    Este ensaio teórico busca identificar e discutir diferentes apropriações da ideia de empreendedorismo ao longo da história por meio dos discursos acerca do empreendedor e de seu papel na sociedade capitalista ocidental. Os contextos selecionados para reflexão são: (a) o período clássico de formação do capitalismo; (b) o advento do capitalismo monopolista; e (c) o capitalismo em sua atual configuração. Como os discursos não são neutros, a identificação de tais descontinuidades permite desvelar argumentos ideológicos que muitas vezes naturalizam os fenômenos históricos que permeiam os discursos e corroboram o atual resgate de um modelo específico de empreendedor, elegendo a empresa capitalista contemporânea como centro do processo socioeconômico de geração de riqueza, de renda e de trabalho. Como resultado da pesquisa, sugere-se que a (re)produção de discursos sob a lógica do sistema de mercado permite que, nos dias de hoje, a ideia de empreendedorismo desempenhe papel primordial na sociedade: assegurar que cada indivíduo assuma, como suas, as metas de reprodução do sistema capitalista. Por essa mesma razão, tal processo se distancia da busca pela emancipação e, ao contrário, promove modelos opressivos de comportamentos individuais destinados, em conjunto, a trabalhar ideologicamente para o alcance dos objetivos do capital.

    Abstract in English:

    This theoretical essay, through a historical perspective in organizational studies, seeks to identify and discuss the discursive appropriation of the idea of entrepreneurship at three different times: (a) in the classical period of the formation of capitalism; (b) in monopolistic capitalism; and (c) in current capitalism. As the discourses are not neutral, the identification of these discontinuities enable the unveiling of ideological arguments that often naturalize historical phenomena that permeate the discourses, corroborate the current resuscitation of a specific entrepreneur model and opt for the contemporary capitalist company as the central point of the process of the generation of wealth, income and employment in society. The results suggest that the (re)production of discourses in the logic of the market system nowadays allows the idea of entrepreneurship to have an important role in society: to ensure that every individual accepts as his own the goals of reproduction of the capitalist system. For this reason, this process moves away from the quest for emancipation and, instead, promotes oppressive models of individual behavior through appropriate expectations and specific forms of conduct.
  • A representação das múltiplas dimensões paradigmáticas no estudo da administração: um ensaio sobre os limites contidos nas defesas paradigmáticas excludentes Artigos

    Lima, Luiz Antonio de

    Abstract in Portuguese:

    A discussão dos paradigmas que regem a produção de conhecimento na administração, cuja característica é lidar com objetos e conceitos de elevada complexidade, mostra evidências de que muitos de seus debatedores perdem partes significativas da questão, por se dedicarem à defesa de um paradigma em particular. Tendo por base a seguinte questão-problema: As limitações epistemológicas intrínsecas dos paradigmas empregados na pesquisa em Administração admitem discussões polarizadas, ou o problema possui complexidade maior do que a sustentada pelas visões isoladas de cada paradigma? O objetivo deste ensaio teórico é ressaltar que os paradigmas se complementam e que nenhum pode ser abandonado em função de sua incompletude. O foco difere das apologias ao paradigma positivista, como se observa em Donaldson (1997) e Alvesson (1995), ou nas contraposições dicotômicas e excludentes, como no trabalho de Tadajewski (2009). Os paradigmas positivista, interpretativo e crítico são expostos e contrastados com analogias da Física, nas limitações impostas ao conhecimento pelos estudos recentes da Linguística, dos Hipercubos de Data Mining, e dos estudos de fenômenos emergentes em Sistemas Complexos. O enfoque geral é a exploração de um vazio ontológico, materializado pelas discussões excludentes sobre os paradigmas.

    Abstract in English:

    Discussion of paradigms governing the production of knowledge in administration, whose characteristics deal with objects and concepts of high complexity, shows evidence that many of its panelists lose significant parts of the question by engaging in the defense of one particular paradigm. Taking the question - Do the limitations inherent to the epistemological paradigm employed in Administration research issues permit polarized discussions, or is the problem more complex than what is sustained by isolated visions of each paradigm? - as a basis, the aim of this essay is to show that the theoretical paradigms complement each other and that none of these can be abandoned because of their incompleteness. The focus differs from the positivist paradigm superiority, as noted in Donaldson (1997) and Alvesson (1995), or from dichotomous contrasts and exclusive oppositions, as in the work of Tadajewski (2009). The positivist, interpretative, and critical paradigms are explained and contrasted with analogies with Physics, the limitations imposed by the knowledge provided by the latest Linguistics studies, Hypercubes that mark the Data Mining technique, and studies of emerging phenomena in complex systems. The general approach is the exploration of an ontological gap created by exclusionary debates concerning paradigms.
  • Entre o observador e o integrante da escola de samba: os não-humanos e as transformações durante uma pesquisa de campo Artigos

    Tureta, César; Alcadipani, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    Nosso objetivo neste artigo é problematizar a fronteira entre a observação participante e a não participante nas pesquisas organizacionais etnográficas, considerando que além de fluida ela nem sempre é controlável na prática de pesquisa. Nesse sentido, a participação direta do pesquisador pode ser algo inevitável e ele pode passar de mero observador, com pequeno grau de participação, a participante diligente das atividades exercidas pelos pesquisados. Utilizaremos como exemplificação a experiência de campo de um dos autores em pesquisa de cunho etnográfico realizada em uma escola de samba do grupo especial da cidade de São Paulo. Partindo das ideias pós-humanistas, que assumem que o mundo social não se limita a interações humanas, mas coexiste com elementos não-humanos, discutimos como o pesquisador, inicialmente observador não-participante, acabou transformando-se em observador participante e membro ativo da organização estudada, por meio da mediação de tais elementos. Concluímos que os não-humanos possuem influência significativa na prática da pesquisa de campo e podem gerar transformações em: (a) mecanismo de observação; (b) coleta de dados e (c) figura do pesquisador. Essas transformações indicam que os pesquisadores da área de administração deveriam considerar com mais atenção a participação desses elementos na prática da pesquisa.

    Abstract in English:

    This paper aims to discuss the boundaries between participant and non-participant observation in organizational ethnographic research. We argue that it is difficult to control such a distinction during an ongoing research process. To demonstrate this, we show how the researcher's participation in activities while gathering data may be inevitable and s/he can change from a mere observer to an active participant while in the field. To argue this, we take as an example one of the authors' fieldwork experience in an ethnographic study at a samba school in the city of Sao Paulo. Starting from a post-humanist perspective, which assumes that the social world is not limited to human interactions but coexists with the material elements, we also argue that the researcher, initially a non-participant observer, became a participant observer and an active member of the organization under study through the mediation of non-humans. We conclude that material elements have significant influence during fieldwork and can generate changes in: (a) research procedure, (b) data collection, and (c) how the researcher is perceived by research subjects. This conclusion indicates that management researchers should take the influence of these elements in the research into consideration.
  • Estrutura de maturidade das dívidas das empresas brasileiras: um estudo empírico Artigos

    Nakamura, Wilson Toshiro; Jucá, Michele Nascimento; Bastos, Douglas Dias

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar os principais determinantes da estrutura de maturidade das dívidas, à luz das teorias baseadas nas imperfeições do mercado, bem como compreender o perfil do endividamento das empresas brasileiras de grande porte, detentoras de dívidas bancárias e emissoras de debêntures. A amostra consiste em 38 empresas brasileiras de grande porte emissoras de dívidas, analisadas no período entre 2002 e 2007, sendo utilizadas as técnicas econométricas de regressão cross-section e dados em painel, a fim de testar as hipóteses sobre a estrutura de maturidade das dívidas das empresas brasileiras. As variáveis Oportunidades de crescimento (OPOCR), Receita operacional líquida (LNROL), Alavancagem (ALAV), Maturidade dos ativos (MATA) e Rating Alto (RATA) apresentaram resultados estatisticamente significantes. Todavia, o sinal apresentado foi o contrário, divergindo do proposto pela teoria. Foi observado que, analisando à luz do referencial teórico levantado, apenas a variável Alíquota efetiva de tributos (TAXE) influencia o comportamento da maturidade das dívidas.

    Abstract in English:

    The main objective of this study is to analyze the main factors for the maturity structure of debt based on theories relating to market imperfections, and also to understand the debt profile of large Brazilian companies, owners of bank debt and issuers of debentures. The sample consists of 38 large Brazilian companies, issuers of debt, analyzed between 2002 and 2007, using econometric cross-section techniques and panel data to test the hypotheses concerning the maturity structure of Brazilian company debt. The Growth opportunity (OPOCR), Net operating revenue (LNROL), Leverage (ALAV), Asset maturity (MATA) and High Rating (RATA) variables provided statistically significant results. However, the opposite sign was presented, diverging from the theory's hypotheses. Analyzing this based on the theoretical reference raised, it was observed that only the Effective tax rate (TAXE) variable influences debt maturity behavior.
  • Intellectual capital: perceptions of productivity a and investment Articles

    Ferreira, Aristides Isidoro; Martinez, Luís Fructuoso

    Abstract in Portuguese:

    Pretende-se estudar a influência do capital intelectual nas percepções dos colaboradores, quer ao nível dos investimentos realizados pela empresa, como ao nível da produtividade. Os dados foram obtidos junto de uma amostra de 440 colaboradores de 13 empresas portuguesas. Com recurso à ANOVA e Análises de Regressão, procurou-se compreender o impacto das três dimensões da Escala de Capital Intelectual ao nível das percepções de investimento e de produtividade organizacional. Os resultados mostram que as empresas com maiores valores de Capital Estrutural resultam numa percepção reduzida de investimento em recursos humanos e investigação, bem como numa elevada percepção de investimento em áreas de mercado e vendas. Foi ainda possível identificar que os colaboradores das empresas com maiores valores de Capital Estrutural as percepcionam como sendo as mais produtivas. Pelo contrário, organizações com maior investimento em Capital de Clientes tendem a associar-se a uma menor percepção de produtividade organizacional.

    Abstract in English:

    This study focuses on the influence intellectual capital has on employees' perceptions as related to both company investments and productivity levels. The data was obtained from 440 employees at 13 Portuguese companies. Both ANOVA and Regression Analysis were conducted in order to understand the impact three Intellectual Capital Scale components have on perceptions of investment and organizational productivity. Results show that companies with higher scores of Structural Capital have a lower perception of investment in human resources and research, as well as a higher perception of investment in marketing and sales. Moreover, employees of companies with higher Structural Capital scores also have higher perceptions of productivity. On the other hand, organizations with higher investment in Customer Capital tend to be associated with a lower perception of organizational productivity.
  • Barriers to the accomplishment of a subsidiary's strategic role: how location and corporate networks influence subsidiary performance Articles

    Salgado, Omar

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho apresenta a evolução da filial de uma multinacional localizada em um país emergente, e tem como objetivo descobrir os obstáculos enfrentados durante evolução da realização da função estratégica. Ao longo de um estudo histórico, voltando 40 anos atrás, o jornal descreve marcos na evolução e destaca os obstáculos enfrentados para o desenvolvimento e aplicação de recursos, sejam eles vindos dos HQ´s ou do processo de incorporação da filial. O resultado da pesquisa aponta os obstáculos encontrados pelas filiais ao cumprir o seu papel e mandatos a fim de alcançar internacionalização e as tipologias de evolução que emergem da interação entre as barreiras locais e empresariais.

    Abstract in English:

    This paper presents the evolution of a multinational's subsidiary, which is located in an emerging country, and aims to uncover barriers encountered during the evolution of the accomplishment of its intended strategic role. Throughout a historical study that goes back 40 years, the paper depicts milestones in the subsidiary's evolution and highlights barriers encountered to developing and deploying capabilities, whether they are transferred from HQ's or emerge from the subsidiary's embedding process. The results of this research point out the barriers a subsidiary faces while accomplishing its role and duties towards the ends of internationalization and evolution typologies that emerge from the interaction between local and corporate barriers.
  • O uso de derivativos da taxa de câmbio e o valor de mercado das empresas brasileiras listadas na Bovespa Artigos

    Serafini, Danilo Guedine; Sheng, Hsia Hua

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho examina o impacto da utilização de derivativos de moedas no valor de mercado da firma, a partir de amostra das 48 empresas não-financeiras mais líquidas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, abrangendo o período de 1999 a 2007. Com base no trabalho de Allayannis e Weston (2001) e Rossi (2008), foram utilizadas três medidas do índice Q de Tobin como aproximação do valor da firma. Na regressão do modelo, utilizaram-se três métodos: pooled OLS, modelo de efeito fixo e modelo de efeito aleatório. Em seguida, é testada a causalidade reversa e a causalidade direta entre o uso de derivativos cambiais e o valor de mercado da firma. Os resultados empíricos encontrados demonstram que não há evidência de que o uso de derivativos de moedas está associado ao valor de mercado da firma. Nas regressões em pooled OLS, a hipótese de que o uso de derivativos cambiais aumenta o valor de mercado da firma foi aceita, porém estatisticamente não-significante. Já nas regressões de efeito fixo e efeito aleatório, a mesma hipótese não foi aceita e os resultados são estatisticamente significantes. Por fim, encontraram-se evidências de que tanto as empresas que iniciam o uso de derivativos de moeda quanto aquelas que deixaram de usar esses instrumentos, experimentam aumento de valor ao longo do tempo.

    Abstract in English:

    This paper examines the impact of using foreign currency derivatives on the market value of firms in a sample of the 48 most liquid non-financial companies listed at the "Bolsa de Valores de São Paulo" (São Paulo Stock Exchange) from 1999 to 2007. Based on the work of Allayanis and Weston (2001) and Rossi (2008), three measures of the Tobins' Q ratio were used as an approximation of a firm's value. The model is regressed using three methodologies: pooled OLS, fixed effect model and random walk model. Furthermore, the reverse causality and the direct causality between the use of foreign currency derivatives and the market value of firms are tested. The empirical results suggest that there is no clear evidence that the use of foreign currency derivatives is associated with a firm's market value. Concerning the pooled OLS regressions, the hypothesis that the use of foreign currency derivatives increases the market value of firms was accepted, but was statistically not significant. However, in the fixed effects and random walk regressions, we found negative but statistically significant results. Finally, evidence was found that the companies that start using foreign currency derivatives as well as those that stop using it, experience a higher market value.
  • Construção e validação de uma taxonomia de eventos de TD&E Artigos

    Pilati, Ronaldo; Vasconcelos, Lísian Camila; Borges-Andrade, Jairo E

    Abstract in Portuguese:

    A classificação de fenômenos, por meio de taxonomias, é importante atividade científica. O presente trabalho descreve o processo de construção e validação de uma taxonomia de eventos de treinamento, desenvolvimento educação (TD&E) nas organizações. Esta taxonomia pode facilitar a gestão e avaliação de TD&E nas organizações. Foi elaborada com cinco dimensões de classificação: domínio instrucional do objetivo do evento de TD&E, nível de complexidade deste objetivo, estratégias de ensino e funções organizacionais e individuais do evento. Ela foi utilizada para elaborar um protocolo de classificação e para classificar 68 eventos de TD&E em três organizações. Cinco juízes preencheram esse protocolo, com base em documentos organizacionais existentes. A análise de conglomerados indicou que os eventos poderiam agregar-se em quatro categorias dimensionais. Elas vão desde a aquisição de regras para a melhoria do desempenho atual até o desenvolvimento de estratégias cognitivas a serem utilizadas em qualquer tipo de atividade ocupacional. Os resultados encorajam a aplicação da taxonomia em diferentes contextos e sugerem aprimoramentos no sistema de classificação elaborado.

    Abstract in English:

    Taxonomies are an important scientific activity for classifying phenomena. This paper describes the construction and validation of a taxonomy for training, development and education (TD&E) events in organizations. It may facilitate management and evaluation of TD&E in organizations. The taxonomy was developed with five classification dimensions: instructional domain of the TD&E event objective, the complexity level of this objective, teaching strategies and organizational and individual functions of the event. The taxonomy was used for formulating a classification protocol and for classifying 68 TD&E events in three organizations. Five independent judges filled outhis protocol, based on existing organizational documents. A cluster analysis has shown that the events may be grouped into four dimensional categories. These categories range from rule acquisition for improving current performance to the development of cognitive strategies for use in any kind of job. The results encourage the application of the taxonomy in different contexts and suggest improvements to it.
  • O que é um ensaio-teórico? Documentos e Debates

    Meneghetti, Francis Kanashiro
  • Réplica 1 - o que é um ensaio? Documentos e Debates

    Barros, Kazue Saito Monteiro de
  • Réplica 2 - o que é um ensaio teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti Documentos e Debates

    Bertero, Carlos Osmar
  • Tréplica - o que é um ensaio-teórico? Tréplica à professora Kazue Saito Monteiro de Barros e ao professor Carlos Osmar Bertero Documentos e Debates

    Meneghetti, Francis Kanashiro
  • Olhe bem as montanhas...: a expansão geográfica do comércio de móveis na encruzilhada Casos de Ensino em Administração

    Guimarães, Liliane de Oliveira; Oliveira, Dilson Campos de; Pereira, Camila Cristina de Paula; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro

    Abstract in Portuguese:

    O caso de ensino 'Olhe bem as montanhas...: a expansão geográfica do comércio de móveis na encruzilhada' descreve o processo de formação e desenvolvimento de uma rede de empresas, bem como os mecanismos criados para coordenação e controle da rede. Ressalta também o dilema suscitado a partir da oportunidade de expansão para novos mercados. Isso em virtude do caso relatar a história de uma rede de empresas que cresceu a partir de um formato de negócio sustentado por contratos formais desenvolvidos pelos associados ao longo de sua trajetória. Tais mecanismos reforçaram a confiança desenvolvida entre os associados. Como a possibilidade de expansão para novos mercados implica alterações substanciais na forma de operar, inserção de novos membros na rede e repactuação das cláusulas contratuais, deu-se o impasse na decisão de expansão do comércio de móveis. Nesse contexto, o caso inicia-se descrevendo o processo de formação da rede, as primeiras ações conjuntas e alguns dos benefícios auferidos decorrentes das ações cooperativas. Na segunda seção, descreve-se a estrutura de funcionamento do Grupo Móbile, que dá especial ênfase aos contratos formalizados entre os associados. Na terceira e última seção, coloca-se o dilema enfrentado pelo protagonista e presidente do Grupo, o que ressalta os prós e contras da expansão da rede.

    Abstract in English:

    The teaching case "Look at the mountains carefully...: the geographical expansion of the furniture business at a crossroads" describes the process of a network's set up and development as well as the mechanisms used to coordinate and control it. It also highlights the dilemma faced by the Móbile Group concerning expansion to new geographical markets. This dilemma emerged because the original network was supported by a business format underpinned by formal contracts developed by its associates during its lifetime. These mechanisms, in turn, reinforced the trust developed among them. As the possibility of the geographical expansion implies substantial changes in how the network operates, admission of new associates and new contracts, the dilemma of geographical expansion emerged. In this sense, the case begins by describing the process of the formation of the network, the first conjoint strategies and the benefits derived by its members. In the second section, one describes how the Móbile Group works by placing some emphasis on the formal contracts developed by the participants of the network. In the third and final section, the dilemma faced by the Móbile Group is highlighted by pointing out the pros and cons of geographical expansion.
  • Os Irmãos Karamabloch: ascensão e queda de um império familiar Resenhas Bibliográficas

    Duarte, Roberto Gonzalez
  • Experimental Designs Using ANOVA Resenhas Bibliográficas

    Vieira, Valter Afonso
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
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