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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 15, Número: 6, Publicado: 2011
  • Editorial

  • Comprometimento e entrincheiramento na carreira: um estudo de suas influências no esforço instrucional do docente do ensino superior Artigos

    Rowe, Diva Ester Okazaki; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Pinho, Ana Paula Moreno

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa os vínculos de comprometimento e de entrincheiramento com a carreira, desenvolvidos por professores universitários, inseridos em instituições públicas e privadas. Mais precisamente, busca identificar as relações desses vínculos com o esforço instrucional, definido como o empenho em qualificar a atividade de ensino e potenciar os resultados positivos dos discentes. A pesquisa, extensiva e de corte transversal, abrangeu 635 docentes de diferentes Estados e envolveu a aplicação de um questionário on line. Os dados foram submetidos a análises descritivas e multivariadas, por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 15.0. Após a análise exploratória (avaliação da normalidade, outliers, análise de linearidade e análise de multicolinearidade), foi realizada a análise da qualidade da mensuração das escalas (dimensionalidade, confiabilidade e validade das medidas) e, em seguida, houve a modelagem de equações estruturais, para identificar os impactos dos vínculos com a carreira sobre o esforço instrucional. O modelo com melhor ajuste revelou que a identidade (dimensão do comprometimento com a carreira) exerce impacto sobre o esforço instrucional em todas as suas dimensões. Foram encontradas também diferenças significativas entre IES públicas e privadas.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzes the dimensions of the links of commitment and entrenchment with the career development of higher education teachers in the private and public contexts of Brazilian universities. More specifically, an attempt is made to identify their relations with the institutional effort' construct, defined as persistent improvement of quality in their performance and the positive results of the educational process. The extensive and cross-sectional study involved a sample of 635 higher education teachers from different states through an applied questionnaire and on-line data collection. The data underwent descriptive analysis as well as multivariate analysis, using the Statistical Package Social Sciences (SPSS) version 15.0. After the exploratory analysis (evaluation of normality, outliers, analysis of linearity and analysis of multicolinearity), a quality analysis was conducted of the quality of the measurement of scales (dimensionality, trustworthiness and validity of the measures), followed by the modeling of structural equations to identify the impacts of the links with the career on the institutional effort. The model, with better adjustment, revealed that identity (dimension of commitment to career) makes an impact on the institutional effort in all its dimensions. Significant differences between public and private institutions of higher education were also found.
  • Trabalhadores afastados por transtornos mentais e de comportamento: o retorno ao ambiente de trabalho e suas consequências na vida laboral e pessoal de alguns bancários Artigos

    Olivier, Marilene; Perez, Cristiani Storch; Behr, Simone da Costa Fernandes

    Resumo em Português:

    A pesquisa foi realizada em um Banco Estatal localizado em um Estado da região sudeste que, a partir da adoção de tecnologias, instituiu mudanças em cargos e funções, exigindo de seus funcionários a consecução de objetivos e metas derivados das pressões do mercado. A partir das mudanças implementadas, começaram a surgir casos de trabalhadores com quadros de depressão e estresse que necessitaram afastar-se de suas atividades. O objetivo da pesquisa realizada foi fazer um estudo de como passou a ser o cotidiano dos trabalhadores do Banco, após gozarem licença médica, devido a transtornos mentais e comportamentais, tanto no seu aspecto laboral quanto pessoal. A discussão teórica inicia-se com as transformações do mercado de trabalho, passando para os transtornos mentais e de comportamento decorrentes do novo contexto organizacional. Foram referenciados autores que trataram dos dois tipos de transtorno mais observados no estudo, ou seja, estresse e depressão e também a Teoria da Avaliação Cognitiva e a Teoria da Justiça Organizacional. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, valendo-se da técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados, que foram coletados por meio do autorrelato dos funcionários acometidos pelos transtornos. Os resultados apontam a continuidade da presença de estressores no ambiente de trabalho, as dificuldades das relações interpessoais e a falta de um programa de reintegração dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The survey was conducted in a State Bank located in a southeastern state that adopted technologies that led to changes in positions and functions, which required employees to achieve goals and objectives derived from market pressures. The implemented changes began to produce cases of depression and stress amongst workers, who had to be removed from their activities. The survey's goal was to study how the everyday life of the bank's employees had changed following medical leave due to mental and behavioral disorders, evaluating both personal and professional aspects. The theoretical discussion begins with the transformation of the labor market and goes on to analyze mental and behavioral disorders resulting from the new organizational context. References are made to authors who dealt with both of the disorders that are most referred to in the study, i.e., stress and depression, in addition to the Theory of Cognitive Evaluation the Theory of Organizational Justice. We used a qualitative approach, through the technique of content analysis for the treatment of the data that were collected through the self-reporting of employees affected by the disorders. The results show the continued presence of stressors in the workplace, the difficulties of interpersonal relationships and lack of a reintegration program for workers in the workplace.
  • Um "Pas de Deux" da estratégia com a arte: as práticas do grupo Corpo de Balé Artigos

    Saraiva, Ernani Viana; Carrieri, Alexandre de Pádua; Aguiar, Ana Rosa Camillo; Brito, Valéria da Glória Pereira

    Resumo em Português:

    Este trabalho volta-se a apreender as estratégias organizacionais do Grupo Corpo, companhia de balé, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Partiu-se da premissa de que as estratégias estão configuradas nas práticas cotidianas de gestão da organização. A fim de atender ao objetivo proposto, utilizaram-se, como perguntas orientadoras, questões que são consideradas recursivas nesse campo: (a) Que é estratégia? (b) Quem é o estrategista? (c) Que fazem os estrategistas? (d) Que é que pode explicar uma análise dos estrategistas e suas ações? Como suporte metodológico à consecução do objetivo da pesquisa, foi realizada uma etnografia. Combinado a esta, adotou-se o procedimento de Grounded Theory, para desenvolver a proposta de conceituar estratégia de forma substantiva. Foi também realizada a análise situacional (Clarke, 2005). No final do trabalho, foi observada a construção de três mundos organizacionais identificados no Grupo Corpo: o mundo do Grupo de Balé, o mundo do Corpo Cidadão e o mundo da Escola de Dança. Foram também identificadas as práticas e as relações construídas entre estas e os sujeitos que efetivamente as implantam na organização estudada. Assim, foi montado um esquema relacional entre as práticas encontradas e os atores individuais e coletivos. Com base na análise do esquema relacional foi construído um conceito de estratégia para o Grupo Corpo.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to understand the organizational strategies used by the ballet company Grupo Corpo, based in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. It is based upon the premise that such practices are configured (in) this organization's daily management practices. In order to achieve the proposed objective, four questions considered to be recursive in this field were used as guidelines: (a) What is strategy? (b) Who is the strategist? (c) What do strategists do? (d) What can explain an analysis of strategists and their actions? As methodological support, an ethnography was conducted. In addition, the Grounded Theory procedure was used to develop the proposal of bringing about a substantial concept of strategy. A situational analysis was also done (Clarke, 2005) and at the end of the study, three organizational spheres within the Corpo de Balé group: its Ballet Group sphere, its Citizen sphere, and its Dance School sphere. The practices and relationships constructed between these and the subjects that actually included them in the organization under study were also identified. Thus, a relational scheme was established, involving the observed practices and the individual and collective actors. Based on the analysis of the relational scheme a strategy concept was elaborated for the Corpo de Balé group.
  • Administração pública de Québec: um caso de mudança cultural Artigos

    Silva, Lindomar Pinto da; Fadul, Élvia

    Resumo em Português:

    Neste artigo procurou-se identificar os traços culturais da administração pública de Québec, além de verificar mudanças culturais ocorridas a partir da reforma administrativa levada a efeito nessa província canadense a partir dos anos 1990. Utilizou-se como conceito de cultura um conjunto de valores e artefatos, cujos significados orientam o comportamento dos indivíduos, e de que ela é passível de mudança por processos de aprendizagem cultural (Davel, Dupuis, & Chanlat, 2008; Sainsaulieu, 1977). A metodologia de pesquisa foi a análise de discurso baseada nas dimensões das figuras e temas presentes nos discursos (Fiorin, 2008). Os dados foram coletados em livros e artigos publicados nos principais periódicos canadenses, com destaque para as publicações da École Nationale d'Administration Publique (ENAP, Québec). Foram utilizados também documentos do governo de Québec disponíveis no site web, além de entrevistas com 3 (três) pesquisadores da ENAP. Verificou-se que a cultura organizacional ocupou espaço importante nos objetivos de mudanças na reforma administrativa e que há um processo de mudança cultural em curso. Temas como profissionalização, igualdade e flexibilidade começam a integrar as representações coletivas dos indivíduos nas organizações públicas desta província.

    Resumo em Inglês:

    In this article we attempted to identify the cultural traits of the public administration of Quebec, in addition to reviewing the cultural changes that occurred following the administrative reform that came into effect in this Canadian province in the 1990s. As a concept of culture we used a set of values and artifacts whose meanings guide the behavior of individuals and is subject to changes through cultural learning processes (Davel, Dupuis, & Chanlat, 2008; Sainsaulieu, 1977). The research methodology used was the discourse analysis based on the dimensions of figures and themes that are present in the discourses (Fiorin, 2008). The data were collected from books and articles published in the main Canadian journals, with emphasis on the publications of the École Nationale d´Administration Publique (ENAP, Quebec). Documents of the Quebec government that were available on the website were also used, in addition to interviews given by 3 (three) ENAP researchers. It was shown that organizational culture occupied an important space in the objectives of changes in the administrative reform and that there is an ongoing process of cultural change. Topics such as professionalization, equality and flexibility have begun to become part of the collective representations of the individuals in the public organizations of this province.
  • Relações quantitativas entre orientação para o mercado, desempenho organizacional e a percepção externa de sucesso em instituições de pesquisas tecnológicas afiliadas à ABIPTI Artigos

    Paim, Newton Amaral; Lara, José Edson; Christino, Juliana Maria Magalhães

    Resumo em Português:

    O tema orientação para o mercado vem ocupando posição central na teoria do marketing nas últimas décadas. A maioria dos estudos empíricos nessa área baseia-se na realidade de países industrializados e no setor empresarial. A pesquisa empírica sobre o tema voltada para as organizações que não visam necessariamente ao lucro continua limitada. Este estudo investigou a relação da orientação para o mercado com o desempenho organizacional e com a percepção externa de sucesso ou insucesso nas atividades-fim em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil, afiliadas à Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI). Usando técnicas estatísticas uni e multivariadas, validaram-se os construtos em relação às formas de aferição utilizadas, a saber: indicadores de desempenho organizacional do prêmio de gestão ABIPTI; Escala MARKOR adaptada e validada para os propósitos do estudo e Painel de Especialistas, enquete aplicada em um conjunto de conhecedores do setor de ciência e tecnologia brasileiro. Como resultado, obtiveram-se bons índices de ajustamento para a estrutura teórica proposta e confirmaram-se todas as quatro hipóteses e três hipóteses derivadas de pesquisa testadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que a orientação para o mercado das instituições de pesquisas tecnológicas estudadas mantém uma relação positiva e significativa com o desempenho organizacional das mesmas instituições; tal associação é nitidamente perceptível por um conjunto de especialistas no setor de Ciência & Tecnologia brasileiro e externo àquelas instituições, ao avaliarem quão bem-sucedidas, ou não tão bem-sucedidas, são as mesmas instituições no desempenho de suas atividades-fim.

    Resumo em Inglês:

    The theme of Market Orientation has occupied a central position in the theory of marketing in recent decades. The main empirical studies in this field have focused on industrialized countries and the managerial sector. Empirical research in the market orientation field focusing on the type of organization that does not necessarily pursue profit remains limited. In an attempt to examine the importance of market orientation, this study investigates its relationship with organizational performance and external perceptions of success or failure in the core activities of Brazilian technological research institutions affiliated with the Brazilian Association of Technological Research Institutions (ABIPTI). Univariate and multivariate statistical techniques were used to validate constructs concerning the measurement methods employed, namely: indicators of organizational performance of the ABIPTI management prize; the MARKOR scale adapted and validated for the purposes of the study and Panel of Experts, applied to a set of experts in the sector of science and technology in Brazil. The results show high levels of adjustment to the proposed theoretical structure, and confirm all four hypotheses and the three research-derived hypotheses that were testedtested. The results of the study show that market orientation in the technological research institutions under study has a positive and significant relationship with the organizational performance of these institutions, and this association is clearly visible to a group of experts in the Brazilian science and technology field who are external to these institutions, in assessing how successful or unsuccessful these institutions are in carrying out their core activities.
  • Análise de decisões sobre uso de tecnologia: um estudo no setor de telefonia móvel fundamentado nos axiomas da economia comportamental Artigos

    Cappellozza, Alexandre; Sanchez, Otavio Prospero

    Resumo em Português:

    A Economia Comportamental, campo que recebeu grandes contribuições de Kahneman e Tversky e que rendeu um prêmio Nobel ao primeiro, é uma abordagem que se tem ocupado em caracterizar e analisar variados aspectos do comportamento decisório humano, descrevendo-o como não plenamente racional. Sua importância está em questionar a racionalidade da Teoria da Utilidade Esperada, TUE, aceito por décadas como modelo fundamental na economia. O objetivo deste artigo é verificar como as decisões sobre a adoção e uso de equipamentos e serviços apoiados por tecnologia são afetadas pelos aspectos influenciadores da decisão, preconizados por Kahneman e Tversky. Para tanto, o trabalho foi conduzido por meio de experimento adaptado ao contexto do segmento de telefonia móvel, setor esse escolhido pela sua relevância nos últimos anos na economia brasileira. Os dados foram analisados por técnicas de comparação de grupos com variáveis categóricas. Os resultados permitiram evidenciar vários aspectos da não-racionalidade dos decisores conforme apregoado pelos autores originais, especialmente em relação a aspectos contidos na chamada Teoria dos Prospectos (Prospect Theory). A partir das descobertas, pode-se questionar decisões sobre a utilização de tecnologia no nível do indivíduo e organizações, com importantes conseqüências no nível gerencial.

    Resumo em Inglês:

    Behavioral economics, a field that has received major contributions from Kahneman and Tversky, the former also having received a Nobel prize, is an approach that has focused on a number of aspects of behavior in human decisions, defining their outcomes as not being fully rational. Its main contribution was conquered by questioning the so far very well established Utility Theory, a very important basis in economics. This article aims to verify how decisions concerning the adoption and use of information technology are potentially affected by the factors described in Kahneman and Tversky's theory. This was done by means of an experiment adapted to the context of the mobile communications sector, which was chosen due to its economic and social relevance in recent years in Brazil. The data were analyzed by means of categorical group comparison techniques. The results provided evidence of non-rational behavior amongst decision makers as proposed by original authors, mainly those regarding aspects of the Prospect Theory. With this evidence, it is possible to question a number of aspects of individual and organizational decisions involving the use of information technology use, with important implications at the managerial levels.
  • Gestão do transporte orientada para os clientes: nível de serviço desejado e percebido Artigos

    Martins, Ricardo Silveira; Xavier, Wescley Silva; Souza Filho, Osmar Vieira de; Martins, Guilherme Silveira

    Resumo em Português:

    A gestão do transporte é tradicionalmente abordada na literatura como processo e seu fluxo, contextualizada em sua performance operacional e custos. Neste artigo, o transporte é analisado enquanto gestão de serviços, procurando entender aspectos comportamentais da demanda dos embarcadores. Foi realizado um survey com 400 embarcadores industriais brasileiros de pequeno e médio portes. A diferenciação das características dos serviços, segundo os clientes, foi obtida por Análise Fatorial. Os resultados indicaram que os construtos dos serviços de transporte mais valorizados pelas empresas embarcadoras foram, na ordem, Segurança, Confiabilidade, Tempo, Preço, Atendimento às necessidades especiais dos clientes e Relação com o cliente, ou seja, os embarcadores manifestaram maior interesse na eficácia do serviço. Desta forma, os embarcadores esperam que o desempenho do transporte por si reforce o relacionamento com seus clientes. Adicionalmente, foram detectadas diferenças nas prioridades, conforme os agrupamentos orientados pelas características dos clientes. A importância atribuída aos construtos Segurança e Confiabilidade pode também ajudar a compreender a razão de muitas empresas manterem frota própria ou instituírem contratos para a movimentação de seus produtos.

    Resumo em Inglês:

    Transport management is traditionally addressed in the literature as a process with its flow contextualized in its operating performance and costs. In this paper, transport is considered as service management, seeking to understand the behavioral aspects of the demand of shippers. We conducted a survey of 400 small and medium-sized Brazilian industrial shippers. The differentiation of services, according to the customers, was obtained by Factor Analysis. The results indicated that the constructs of transport services most valued by shippers were, in order, Security, Reliability, Time, Price, Service for the special needs of customers and Customer Relations, i.e., the shippers showed greater interest in the effectiveness of service. Thus, shippers expect the performance of transport in itself to strengthen the relationship with their customers. Additionally, we detected differences in priorities, according to the groups targeted by the characteristics of customers. The importance attached to the constructs of Security and Reliability can also help understand why many companies maintain their own fleet or establish contracts for the transport of their products.
  • Por que os gestores postergam investimentos em tecnologia da informação?um estudo de caso Artigos

    Malaquias, Rodrigo Fernandes; Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    A pesquisa de Moraes, Bobsin e Lana (2006), envolvendo os sete periódicos internacionais mais específicos e relevantes da área de Tecnologia da Informação (TI), durante o período de janeiro de 2000 a dezembro de 2005, mostrou que existe um fato unânime para os pesquisadores: os investimentos realizados em TI apresentam um efeito positivo e significante no desempenho das empresas. Diante de resultados como este, e conhecendo os benefícios que a TI pode gerar para as organizações, apresentou-se a seguinte questão de pesquisa: por que os gestores postergam investimentos em TI? Foi esta a questão norteadora deste trabalho, acompanhada da análise das potenciais causas e consequências decorrentes da decisão de postergação. A questão foi respondida por meio da realização de um estudo de caso e os principais resultados indicaram que a existência de funcionários que contam com alto nível de confiança dos gestores, por serem membros da mesma família por exemplo, pode ser um dos fatores que levam à postergação de investimentos em TI. Essa postergação ocorreria em razão do não surgimento de conflitos gerenciais que aparentemente comprometessem o desempenho da empresa, não sendo percebida a necessidade de ferramentas adicionais para a gestão.

    Resumo em Inglês:

    The study conducted by Moraes, Bobsin and Lana (2006), involving the seven most specific and relevant journals in the field of Information Technology (IT)from January 2000 to December 2005 showed that there is a unanimous fact for researchers: the investments in IT have a positive and significant effect on company performance. Faced with results like this, and knowing the benefits that IT can bring to organizations, the following research question is posed: why do managers postpone investments in IT? This was the guiding question of this work, together with the analysis of the potential causes and consequences of decision postponement. The question was answered by a case study and the main results indicate that the existence of employees who are highly trusted by and in the confidence of managers, such as members of the same family, may be one of the factors that lead to the postponement of IT investments. This postponement may occur because of the absence of management conflicts; therefore, the need for additional management tools is not perceived.
  • Estágio docência: um estudo no programa de Pós-Graduação em administração da Universidade Federal de Lavras Documentos E Debates

    Joaquim, Nathália de Fátima; Nascimento, João Paulo de Brito; Boas, Ana Alice Vilas; Silva, Fernanda Tavares
  • Réplica 1 - formar docentes: em que medida a Pós-Graduação cumpre esta missão? Documentos E Debates

    Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Tourinho, Emmanuel Zaguri; Yamamoto, Oswaldo Hajime; Menandro, Paulo Rogério Meira
  • Réplica 2 - produção de conhecimento de aprendizagem e de tecnologia são papéis dos programas de Pós-Graduação na capacitação de cientistas para o país? Documentos E Debates

    Botomé, Silvio Paulo; Zanelli, José Carlos
  • Tréplica - formação docente ou científica: o que está em destaque nos Programas de Pós-Graduação? Documentos E Debates

    Joaquim, Nathália de Fátima; Boas, Ana Alice Vilas
  • Casos de ensino em administração: Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus: estratégias de crescimento Casos De Ensino Em Administração

    Ritossa, Claudia Monica; Bulgacov, Sergio; Ferreira, Jane Mendes

    Resumo em Português:

    O presente caso de ensino em Administração tem o objetivo de colocar o estudante no papel de decisor à frente de uma organização cooperativa agropecuária que busca alternativas estratégicas de crescimento, por meio do acesso a mercados internacionais visando incrementar a eficiência empresarial, melhorar a oferta de serviços aos seus associados e maximizar os benefícios proporcionados. O caso da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, baseado, sobretudo na coleta de dados primários, ilustra a situação experimentada pela organização em 2007, quando percebeu a necessidade de repensar suas atividades produtivas em face das oscilações verificadas no faturamento da organização em anos anteriores. A intensificação das exportações e a diversificação das atividades surgiram como alternativas estratégicas para alcançar os objetivos pretendidos. Nesse sentido, os fatos que descrevem a circunstância experimentada pelos dirigentes da Bom Jesus, complementados pelas teorias correlatas, amparam a análise e debates que possibilitarão aos estudantes identificarem e selecionarem a resposta estratégica mais adequada que definirá o quê, como e onde poderá ser comercializada sua produção, sem perder de vista os princípios do cooperativismo e a visão de crescimento da organização. O caso pode ser aplicado às disciplinas de Estratégia, Negócios Internacionais e Gestão do Agronegócio nos cursos de graduação e pós-graduação.

    Resumo em Inglês:

    The present teaching case study in Management aims to place the student in the role of the decision-maker at the head of an agricultural cooperative organization that seeks strategic alternatives for growth through access to international markets in order to increase business efficiency, improve the delivery of services to its members and maximize the benefits it offers. The case of Bom Jesus Agroindustrial Cooperative, based mostly on the collection of primary data, illustrates the situation experienced by the organization in 2007 when the board of directors realized the need to rethink their production activities in view of the changes in total sales in previous years. An increase in exports and the diversification of activities emerged as strategic alternatives to achieve the desired goals. Accordingly, the facts that outline the circumstances that the directors of Bom Jesus were experiencing, supplemented by related theories, sustain the analysis and discussions that will enable students to identify and select the most appropriate strategic response to define what, how and where their products can be traded without losing sight of the principles of being a cooperative and the vision of growth of the organization. The case can be applied to the disciplines of Strategy, International Business and Agribusiness Management in undergraduate and post-graduate courses.
  • Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa Resenhas Bibliográficas

    Machado, Marta Correa
  • Organizational and technological implications of cognitive machines: designing future information management systems

    Abib, Gustavo; Gomel, Marcia May
  • Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos Notas Bibliográficas

  • Dano moral e sua valoração Notas Bibliográficas

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