Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 15, Número: 5, Publicado: 2011
  • Editorial

  • Implicações da aprendizagem experiencial e da reflexão pública para o ensino de pesquisa qualitativa e a formação de mestres em administração Artigos

    Villardi, Beatriz Quiroz; Vergara, Sylvia Constant

    Resumo em Português:

    Na pós-graduação stricto sensu em Administração se formam professores e pesquisadores. Esperamos que os mestrandos desenvolvam sua capacidade de aprendizagem para realizar pesquisas. A procrastinação acadêmica e o choque de aprendizagem dos mestrandos, no entanto, dificultam esse processo. O estudo exploratório aqui apresentado se propôs a examinar a prática de ensino-aprendizagem durante e após o processo de aprender a pesquisar, buscando resposta para a seguinte questão: como mestrandos aprendem, por meio de prática experiencial, a realizar pesquisa qualitativa em administração? Apoiado em referencial teórico que trata de processos de ensino-aprendizagem, reflexão e pesquisa qualitativa, o estudo realizou percurso metodológico inspirado na fenomenologia e na abordagem socioconstrutivista, privilegiando a experiência vivida de professores e alunos. Chegamos à conclusão de que a vivência de pesquisa de campo e a prática de reflexão pública no e sobre o campo: (a) ampliou a consciência dos participantes sobre a sua importância no processo de ensino-aprendizagem; e (b) revelou duas implicações, quais sejam: pode auxiliar docentes de cursos de mestrado em administração na reflexão de suas próprias práticas, e gestores de IES na formulação de políticas para capacitação de docentes e de políticas didático-pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Stricto sensu postgraduate management education prepares researchers and teachers. We hope that Master's Degree students develop their learning capacity in order to conduct research. Academic procrastination and learning shock on the part of the Master's Degree students hinder this process. The purpose of this exploratory study is to examine the teaching-learning practice during and after the learning-to-research process, seeking to answer the following question: How do Master's Degree students learn through actual experience while conducting qualitative research on management related issues? Based on a theoretical reference related to teaching-learning, reflection and qualitative research, the study traced a methodological trajectory inspired by phenomenology and the socio-constructivist approach that favor a better experience for professors and students. We reached the conclusion that the experience of field research and the practice of public reflection in an on the field (a) increased the awareness of the participants concerning their importance in the teaching-learning process and (b) revealed two implications: it can help teaching staff in Master's Degree courses in management to reflect on their own practices and it can help Master's Degree managers to formulate policies for preparing staff and didactic-pedagogical policies.
  • Resiliência e socialização organizacional entre servidores públicos brasileiros e noruegueses Artigos

    Carvalho, Virgínia Donizete de; Borges, Livia de Oliveira; Vikan, Arne; Hjemdal, Odin

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou analisar a relação entre a resiliência e a socialização organizacional junto a novos servidores de duas universidades públicas, em contextos culturais distintos, quais sejam Brasil e Noruega. As pesquisas em socialização organizacional apontam que a adaptação do indivíduo a um novo cargo e a uma nova organização tende a ser um evento estressor e a resiliência, que descreve os processos de superação do estresse e adversidades, poderia auxiliar a compreensão das diferenças nos resultados de socialização entre indivíduos numa mesma organização. Com base nesse presssuposto, a pesquisa foi desenvolvida junto a uma amostra de servidores docentes e técnico-adiministrativos brasileiros e noruegueses. Análises de regressão hierárquica foram desenvolvidas com o intuito de observar e comparar a capacidade preditiva da resiliência em relação à socialização organizacional. Os resultados demonstraram, de modo geral, que a resiliência contribuiu significativamente para explicar os resultados de socialização organizacional, independentemente da nacionalidade e da ocupação. A capacidade preditiva da resiliência em relação à socialização organizacional foi maior entre os novos servidores brasileiros. As implicações práticas, limitações e principais contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to analyze the relationship between resilience and organizational socialization among civil servants at two public universities in two different cultures, namely Brazil and Norway. Organizational socialization research has shown that an individual's adjustment to a new job and organization tends to be a stressful event and resilience, defined as the ability to overcome stress or adversity, could be of importance when it comes to explaining the differences in socialization outcomes among individuals at the same organization. Based on this assumption, research was conducted with a sample of Brazilian and Norwegian professors and technical-administrative employees. Hierarchical regression analyses were carried out to observe and compare the predictive power of resilience in relation to organizational socialization. The results showed that overall resilience added a significant incremental prediction to organizational socialization, beyond nationality and occupation. The predictive power of resilience in relation to organizational socialization was higher among the Brazilians than the Norwegians. The practical implications, limitations and main contributions of the study are discussed, with suggestions for future research.
  • Carreiras sem fronteiras na gestão pessoal da transição profissional: um estudo com ex-funcionários de uma instituição privatizada Artigos

    Veloso, Elza Fátima Rosa; Dutra, Joel Souza

    Resumo em Português:

    As atuais opções profissionais são diferentes das vislumbradas no planejamento original da carreira de certas pessoas, como, por exemplo, os ex-funcionários do Banespa, privatizado no ano 2000. A pesquisa apresentada neste artigo teve como objetivo identificar se e como as carreiras sem fronteiras se manifestam na gestão pessoal da transição profissional desses trabalhadores. O procedimento metodológico foi o quantitativo, aplicando-se um questionário fechado a uma amostra aleatória proporcional, estratificada em dois grupos: os que permaneceram trabalhando na instituição após a privatização, e os que foram desligados voluntariamente em 2001. A suposição, levantada na hipótese 3, de que as respostas desses dois grupos apresentariam diferenças, foi negada. Os resultados, que levaram à aceitação da hipótese 2, apontaram que a maneira como a pessoa gerencia sua carreira enquanto trabalha na empresa estável influencia a gestão pessoal da sua transição profissional, influenciando também a manifestação das carreiras sem fronteiras. Não foi possível estabelecer um padrão para essa manifestação durante a transição profissional; dessa forma, aceitou-se a hipótese 1. Foi possível concluir que as carreiras sem fronteiras podem não corresponder à realidade absoluta das carreiras atuais, mas certamente ajudam na compreensão dessa realidade.

    Resumo em Inglês:

    Current professional options are different from those that were envisioned in the early career plans of certain people, such as former employees of Banespa, privatized in 2000. The research presented in this article aimed to identify whether and how boundaryless careers are manifested in the management of the professional transition of these workers. The methodological approach was quantitative, submitting a closed questionnaire to a random proportionate sample, stratified into two groups: those who remained in the institution following privatization and those who accepted voluntary redundancy in 2001. The assumption raised by hypothesis 3 that the two groups' responses would differ, was rejected. The results, which led to the acceptance of hypothesis 2, indicated that the way in which one manages one's career while employed by a stable organization influences the personal management of one's professional transition, and also influences the manifestation of boundaryless careers. It was impossible to establish a pattern for this manifestation during the professional transition; thus, hypothesis 1 was accepted. We concluded that boundaryless careers may not correspond to the absolute reality of current careers, but is certainly helpful when attempting to understand them.
  • Entre o planejamento estratégico formal e informal: um estudo de caso exploratório sobre a prática de estratégia nas organizações Artigos

    Souza, Caio Motta Luiz de

    Resumo em Português:

    Grande parte dos estudos sobre formação estratégica possui um elemento contingencial constitutivo que estabelece variáveis por meio das quais é possível ordenar as organizações de forma a indicar qual o tipo de formação estratégica é adequada a cada uma delas (e.g. Mintzberg & McHugh, 1985). Esta ordenação quase prescritiva sobre o conteúdo, o processo e a prática de estratégia nas organizações pode causar a percepção de que é possível determinar o padrão de formação estratégica de uma organização pela simples análise de algumas variáveis pré-determinadas. Guiado pela abordagem de estratégia como prática (Jarzabkowski, 2005, 2008; Whittington, 1996, 2006), este trabalho explora a prática de planejamento estratégico com base num estudo de caso exploratório em uma empresa organizada por projetos, por meio do qual foi possível identificar processos de mudança que configuraram diferentes fases de aplicação dessa prática ao longo dos anos com características distintas de (in)formalidade. Analisando o caso por meio uma abordagem baseada na teoria da estruturação (Giddens, 1984), indica-se que, se há um nível adequado de formalização da prática de planejamento estratégico nas organizações, este nível deve ser definido pela estruturação da prática na sua dinâmica social.

    Resumo em Inglês:

    Most studies on strategy formation have a constitutive contingency element that defines variables through which one could sort organizations into a certain order to indicate what type of strategy formation is more suitable for each (e.g. Mintzberg & McHugh, 1985). This almost prescriptive ordinance concerning the content, process and practice of strategy in organizations can lead one to the perception that it is possible to determine the pattern of strategy of formation in organizations through the simple analysis of some predetermined variables. Guided by the strategy-as-practice approach (Jarzabkowski, 2005, 2008; Whittington, 1996, 2006), this paper explores the practice of strategic planning based on an exploratory single case study in a project-based organization, through which it was possible to identify change processes that shaped different stages of the strategic planning practice over the years with distinct characteristics regarding its (in)formality. These processes were analyzed using an approach inspired on the structuration theory (Giddens, 1984), indicating that the adequate level of strategic planning formalization should be defined by the structuration of practice in its social dynamic.
  • Uma generalização empírica sobre comunicação boca a boca usando metanálise Artigos

    Matos, Celso Augusto de

    Resumo em Português:

    Com base em uma revisão da literatura nacional e estrangeira sobre comunicação boca a boca, propõe-se um modelo teórico no qual o constructo boca a boca (BAB) é considerado como foco; a satisfação e a lealdade são os antecedentes; e a valência de BAB (positivo, neutro ou negativo) é a moderadora. Esse modelo teórico é testado usando dados obtidos de uma metanálise. Após revisar 664 estudos, um subconjunto de 90 é submetido às análises, por conter as relações de interesse e trazer as estatísticas essenciais para a metanálise: a correlação entre os constructos e/ou estatísticas de diferenças de grupos. O subconjunto analisado produziu 119 amostras independentes e 36.673 respondentes. Os resultados mostraram uma associação significativa da satisfação e da lealdade com BAB. Além disso, a valência de BAB apresentou um efeito moderador significativo. Esse efeito moderador é proposto por esse trabalho como a seguinte generalização empírica: considerando a satisfação e a lealdade como variáveis associadas ao boca a boca, é a satisfação que possui relação mais forte com o boca a boca positivo, enquanto a lealdade é a que possui relação mais forte com o boca a boca negativo. Essa generalização pode ser simplificada pela expressão SAT→BAB(+), LEA→BAB(-).

    Resumo em Inglês:

    Based on a literature review of word-of-mouth communication, a theoretical framework is proposed and tested, in which word-of-mouth (WOM) is considered the main construct, satisfaction and loyalty are the antecedents and WOM valence (i.e., positive, negative and mixed) is the moderator. This theoretical model is tested using data obtained from a meta-analysis. After reviewing 664 studies, a total of 90 are submitted to the analyses, since they have the relationships of interest and the required statistics (i.e., correlations between constructs or statistics for group differences). The analyzed subset of studies produced 119 independent samples and 36,673 respondents. The results showed a significant association of satisfaction and loyalty with WOM. More specifically, WOM valence introduced a significant moderating effect. This moderating effect is proposed in this paper as the following empirical generalization: considering satisfaction and loyalty as correlates of WOM, satisfaction is the variable that has a stronger relationship with positive WOM, while loyalty is the one that is more closely associated with negative WOM, which might be expressed as SAT→WOM(+), LEA→WOM(-).
  • Trabalho imaterial bancário, lazer e a vivência de dilemas pessoais contemporâneos Artigos

    Weber, Letícia; Grisci, Carmem Ligia Iochins

    Resumo em Português:

    Este artigo busca compreender a interação do trabalho imaterial com o lazer nos modos de trabalhar e de viver de bancários inseridos em um Banco Múltiplo Privado; pondera-se também se tal interação se configura em dilemas pessoais contemporâneos. O estudo, de caráter exploratório, contou com a participação de 15 sujeitos que foram entrevistados em seus locais de trabalho. A análise de conteúdo se deu à luz do referencial teórico sobre trabalho imaterial bancário, lazer e dilemas pessoais contemporâneos, tendo como suporte autores como Bauman (2007), Castells (2000), Dumazedier (2008), Dejours (2008) e Gaulejac (2007). Os resultados indicam que o trabalho imaterial bancário interfere no lazer dos bancários; pode até mesmo impedi-lo, desencadeando vivências de dilemas pessoais, uma vez que constantemente suas escolhas relativas ao dever e ao lazer não encontram alternativas satisfatórias. Se optam pelo lazer, preservam as relações familiares, mas sofrem o desprezo dos colegas; se optam pelo trabalho, preservam as relações de coleguismo, mas sofrem as reclamações da família, por exemplo.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to understand the interaction between immaterial work and leisure in the ways that workers from a private commercial bank live and work, and whether this interaction could be considered as personal contemporary quandaries. The study, which is of an exploratory nature, involved 15 individuals who were interviewed at their work stations. The content analysis gave birth to the theoretical framework on immaterial banking work, leisure and personal contemporary quandaries, being supported by authors such as Bauman (2007), Castells (2000), Dumazedier (2008), Dejours (2008) and Gaulejac (2007). The results show that immaterial banking work interferes with and even impedes leisure for bank workers and can result in personal quandaries, since their choices concerning duty and leisure do not result in satisfactory alternatives. If they opt for leisure, they preserve their family relationships but are scorned by their colleagues; if they choose work, they preserve their relationships with their colleagues but receive complaints from their families, for example.
  • É possível bater o Ibovespa com operações de análise técnica no mercado futuro? Artigos

    Guimarães, Diego Paraiso Garcia; Araújo, Gustavo Silva; Barbedo, Claudio Henrique da Silveira

    Resumo em Português:

    O processo de seleção de ativos tem sido um dos principais desafios enfrentados por analistas do mercado financeiro. A partir da teoria formulada por Charles Dow, em 1884, diversos estudos se preocuparam com a questão da previsão de preços. Entretanto a teoria de eficiência de mercado desenvolve a ideia de que essa previsão é improfícua. O objetivo deste trabalho é verificar se padrões das séries históricas são capazes de proporcionar bons resultados para a realização de ganhos com o minicontrato de Ibovespa futuro. Utilizando os anos de 2006 e 2007 para calibragem da estratégia, e o período de janeiro de 2008 a fevereiro de 2010 para a sua aplicação, obtemos resultados muito superiores ao Ibovespa, mesmo quando o retorno é controlado pelo risco. Estes resultados sugerem que a forma fraca de eficiência de mercado é contrariada para o ativo no período estudado.

    Resumo em Inglês:

    The asset selection decision has been one of the main challenges faced by financial market analysts. The theory of Charles Dow formulated in 1884 attempts to shed some light on this issue by forecasting stock market prices based on patterns. However the efficient market hypothesis has developed the hypothesis that this idea as useless. The aim of this work is to verify whether it is possible to profit from patterns in stock prices using the Ibovespa futures mini-contracts. Using the years 2006 and 2007 to calibrate the strategy and the period ranging from January 2008 to February 2010 to apply it, we obtained results higher than those of Ibovespa, even in terms of risk-return. The results suggest the weak form efficiency is not confirmed for the period under analysis.
  • Estimando o prêmio de mercado brasileiro Artigos

    Gonçalves Junior, Walter; Rochman, Ricardo Ratner; Eid Junior, William; Chalela, Luciana Ribeiro

    Resumo em Português:

    Investimentos de risco pressupõem que, em média, os ganhos sejam superiores aos obtidos por ativos livres de risco, diferencial este tradicionalmente denominado prêmio de mercado; sua importância é indiscutível para investidores nas decisões quanto à exposição aos riscos da Bolsa, para gestores de empresa, ao selecionar projetos, ou ainda para órgãos governamentais na regulação de concessionárias e na supervisão dos fundos de pensão; tal aplicabilidade demanda, entretanto, valores confiáveis para uso nos modelos. No presente trabalho são analisadas estimativas segundo três abordagens distintas, compreendendo o período de janeiro de 1996 a dezembro de 2008: na histórica, os valores encontrados variaram de 5% a 7% para os índices IBrX e FGV-100; na prospectiva (que reflete prêmios esperados) obteve-se 3,35%; por fim, na indireta (ou por modelos de mercado), encontraram-se prêmios negativos, algo inesperado porém significativo.

    Resumo em Inglês:

    Risky investments assume that profits are on average higher than those obtained from risk-free assets; this difference is traditionally called an equity risk premium. Its importance is unequivocal: for investors, when deciding on being exposed to the stock market's risks; for corporation managers, in project selection and even for government agencies when regulating utility company returns and supervising pension funds. However, this applicability requires trustworthy values to be used in the models. This paper analyses estimates obtained by three different approaches covering the period of January of 1996 to December of 2008. In the historical approach, the results vary from 5% to 7% for the IBrX and FGV-100 indexes; in the prospective approach (which reflects the expected premium) the result was 3.35%; finally, in the indirect approach (by market models), negative equity premiums were found, an unexpected but significant result.
  • Estratégia de crescimento no mercado brasileiro de cursos pré-vestibular: caso Sistema Elite de Ensino Casos De Ensino Em Administração

    Evangelista, Oscar Camilo Silva; Santos, Cristiane Pizzutti dos

    Resumo em Português:

    O Sistema Elite de Ensino atua no mercado brasileiro de cursos pré-vestibular, com foco na preparação para os exames mais concorridos do país. Fundado em 1998 por quatro sócios, está presente em dez cidades pelo Brasil. Após um período de expansão desorganizada, onde o desenvolvimento individual das unidades foi privilegiado em detrimento da padronização e integração entre elas, a empresa teve o seu crescimento refreado por conta da falta de concordância entre os proprietários em relação aos caminhos que deveriam ser adotados para tal crescimento. O presente caso de ensino tem como objetivo colocar o aluno no papel de um dos sócios do Sistema Elite de Ensino, que precisa atingir um consenso com os demais proprietários para desenvolver a estratégia de expansão da organização para os próximos anos. Espera-se que o aluno pondere qual a direção mais apropriada para o desenvolvimento de uma empresa de serviços. Pode ser utilizado em aulas sobre marketing de serviços, estratégia de marketing ou empreendedorismo, em cursos de extensão ou pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

    Resumo em Inglês:

    The Sistema Elite de Ensino operates in the Brazilian college preparation courses market, focusing on preparation to the most disputed examinations in the country. Founded in 1998 by four partners, Elite operates in ten Brazilian cities. After a period of disorganized expansion, when the individual development of the units was given priority in detriment of standardization and integration among them, the organization's growth was restricted due to a lack of agreement among its owners concerning the paths that should be followed to pursue this growth. The objective of this teaching case is to put the student in the role of one of the owners of Sistema Elite de Ensino in order to reach a consensus with the other owners to develop the firm's growth strategy for the following years. The student is expected to think about the most appropriate way for a service company to develop. This teaching case can be used in Services Marketing, Marketing Strategy or Entrepreneurship classes, in lato sensu and stricto sensu graduation courses.
  • A Linguagem das Coisas Resenhas Bibliográficas

    Blanck, Mery
  • Casos para Ensino em Administração Notas Bibliográficas

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br