Revista de Administração Contemporânea, Volume: 18, Issue: spe, Published: 2014
  • EDITORIAL Editorial

    Kimura, Herbert
  • What Does Strategic Management Have to do With Capitalism(s)? Articles

    Faria, Alexandre de Almeida; Imasato, Takeyoshi; Guedes, Ana Lucia Malheiros

    Abstract in Portuguese:

    Os debates acerca do capitalismo no contexto de sucessivas crises da globalização neoliberal, apesar de negligenciados pela literatura de gestão estratégica (GE), são de central importância para estrategistas e acadêmicos de economias emergentes. Informados pela hegemonia do capitalismo histórico ocidental e, em resposta à vinculação da literatura de GE dos EUA aos discursos do capitalismo neoliberal como opção única, a literatura europeia abraçou a teoria de variedades de capitalismo e construiu a abordagem de estratégia como prática social. Por meio de um diálogo com a área de estudos internacionais, este artigo discute que a hegemonia euro-americana contemporânea em GE ajuda a construir a autoridade legítima de estrategistas das grandes corporações, tanto a invisibilizar estrategistas euro-americanos de Estado quanto a deslegitimar estrategistas e organizações do resto do mundo que representam outros tipos de capitalismo ou alternativas ao ocidentalismo histórico. Ao final, os autores argumentam que o campo de estratégia no Brasil deve fomentar uma perspectiva de geopolítica do conhecimento em estratégia que ajude a superar algumas das restrições impostas pelo capitalismo histórico ocidentalista e a permitir a difusão de outros tipos de capitalismo e alternativas não ocidentalistas.

    Abstract in English:

    The many debates about capitalism within the context of the successive crises of neoliberal globalization, although overlooked by the field of strategic management (SM), are of central importance to strategists and academics from emerging economies. In response to the way SM in the US has been linked to discourses portraying neoliberal capitalism as the only option, European literature has embraced the perspective of varieties of capitalism and developed the strategy as practice approach. Through a dialogue with international studies, this article argues that the Euro-American contemporary hegemony in GE helps build the legitimate authority of strategists from large corporations and keep Euro-American state strategists invisible and delegitimizes strategists and organizations from the rest of the world that represent other types of capitalism or alternatives to the Occidentalist order. In the end, the authors posit that the strategy field in Brazil might foster a geopolitical perspective on GE that could overcome some of the restraints imposed by historic capitalism and enable the diffusion and legitimation of other types of capitalism and non-Occidentalist alternatives.
  • Political Strategy Formulation and Implementation in the Ethanol Industry: A Procedural Model Articles

    Silva, Antonio Thiago Benedete da; Caldeira, Carlos Afonso; Bandeira-de-Mello, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    Conquanto a importância das estratégias políticas para a sobrevivência e desempenho das organizações, parcos são os estudos que focam efetivamente os processos que as empresas utilizam no que concerne tais estratégias. Sob essa ótica que foi conduzido este estudo qualitativo com análise de conteúdo por categorização, para tanto, utilizando-se dados de entrevistas com tomadores de decisão sobre estratégias políticas em empresas de etanol, bem como dados secundários sobre o setor e a atuação política das empresas analisadas. Com base nos dados, este artigo sugere um modelo para o processo de formulação e execução de estratégias políticas, discutindo, em termos teóricos, as especificidades desse processo. Entre as peculiaridades do processo de formulação e execução de estratégias políticas estão volume de atividades realizadas no âmbito externo à firma, a prevalência de ações coletivas e a complexidade em apurar os resultados da implementação das estratégias políticas.

    Abstract in English:

    Despite the importance of political strategies for firm survival and performance, there are few studies that focus on what is effectively the process that companies use to formulate and execute these types of strategies. We have conducted a qualitative study, using content analysis through categorization to analyze data from interviews with political-strategy decision makers from Brazilian Ethanol companies, as well as secondary data on the sector. Based on the data, this article suggests a model for the process of formulating and implementing political strategy, discussing the details of this process in theoretical terms. Among the peculiarities of the political strategy process, the most important are the amount of activities conducted outside the firm, the prevalence of collective action and the complexity of evaluating political strategy results.
  • Dynamic Capabilities: What Are They and How to Identify Them? Articles

    Meirelles, Dimária Silva e; Camargo, Álvaro Antônio Bueno

    Abstract in Portuguese:

    O fenômeno das capacidades dinâmicas nas organizações constitui um ramo de grande interesse para pesquisadores na área de administração, em campos diversos do conhecimento, desde gerenciamento estratégico, empreendedorismo, marketing, gestão de recursos humanos, gestão de operações, até sistema de informação. A partir da a proposta original de Teece, Pisano e Shuen (1997), vários têm sido os esforços teóricos no sentido de desenvolver o conceito de capacidades dinâmicas. Todavia, ao realizar um levantamento desses esforços, constata-se uma miríade de definições, algumas até bastante semelhantes, e, principalmente, notam-se fortes controvérsias sobre os condicionantes e os elementos componentes das capacidades dinâmicas. Verifica-se que a evolução do entendimento do que é capacidade dinâmica está associada a dois aspectos fundamentais: elementos componentes e mecanismos pelos quais a empresa desenvolve capacidades dinâmicas. O artigo propõe um modelo integrador das várias definições apresentadas pelos autores pesquisados em que os elementos determinantes da existência de capacidades dinâmicas incluem o conjunto de comportamentos, habilidades, rotinas, processos e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento, voltados para a mudança e a inovação. Esses elementos são desenvolvidos ao longo da trajetória organizacional, num processo cumulativo de conhecimento e aprendizagem.

    Abstract in English:

    The phenomenon of dynamic capabilities in organizations is of great interest to researchers in various fields of knowledge in the area of administration, including strategic management, entrepreneurship, marketing, human resource management, operations management, and even information systems. Since Teece, Pisano and Shuen's (1997) original proposal, several theorists have made efforts at developing the dynamic capabilities concept. However, analysis of these efforts shows that there is a myriad of definitions, some quite similar, and there is definite controversy about the conditioning elements and components of dynamic capabilities. Note that the evolution of understanding of what is dynamic capability is associated with two main aspects: components and mechanisms by which a company develops dynamic capabilities. This article proposes an integrative model of the various definitions given by the authors surveyed, in which the determinants of the existence of dynamic capabilities include the set of behaviors, skills, routines, processes and governance mechanisms of learning and knowledge focused on change and innovation. These elements are developed along an organizational trajectory, through a cumulative process of knowledge and learning.
  • Stakeholder Management in Nonprofit and Religious Hospital Fundraising Articles

    Martins, Fábio Augusto; Ferreira-da-Silva, Amélia; Machado-Santos, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Os hospitais sem fins lucrativos de origem religiosa constituem uma parte vital do sistema de saúde no Brasil. Pela natureza da atividade que desenvolvem, esses hospitais têm uma enorme pluralidade de stakeholders e um complexo processo de criação de valor. Este estudo tem por objetivo compreender a potencial associação entre a gestão dos stakeholders e o sucesso na captação de contribuições financeiras voluntárias. O tema em análise situa-se na área do comportamento organizacional e está pouco explorado na literatura, por isso optou-se por uma investigação qualitativa e exploratória. Com base em fontes documentais e em entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos conselhos de administração, desenvolveu-se um estudo comparativo de dois casos (hospitais). O quadro teórico de referência cruza os fundamentos da Teoria dos Stakeholders com a Teoria da Dependência de Recursos. O estudo revelou que, em ambos os casos, a gestão dos stakeholders é ainda incipiente e pouco estruturada; consequentemente, não foi possível responder conclusivamente à questão de partida. Contudo esta pesquisa traz importantes esclarecimentos sobre a questão e abre novas possibilidades de investigação.

    Abstract in English:

    Religious and non-profit hospitals constitute a vital part of Brazil's healthcare system. Due the nature of this activity, these hospitals have a vast plurality of stakeholders and a complex process of value creation. This study explores the potential association between stakeholder management and success in voluntary donations. The theme under question is located in the area of organizational behavior and almost unexplored in the literature, so we opted for a qualitative and exploratory research. Based on documentary sources and semi-structured interviews with board chairmen, we developed a comparative study of two cases (hospitals). The theoretical framework crosses the fundamentals of Stakeholder Theory with those of Resource Dependency Theory. The study revealed that in both cases stakeholder management is still incipient and poorly structured, and consequently could not conclusively answer the research question. However, this research provides important clarification on the issue and opens new possibilities for research.
  • Banking Competition: Comparison of Public and Private Bank Behavior Articles

    Martins, Tiago Sammarco; Bortoluzzo, Adriana Bruscato; Lazzarini, Sérgio Giovanetti

    Abstract in Portuguese:

    Os bancos públicos representam uma parcela importante do mercado bancário no Brasil e no mundo, e têm sido utilizados como instrumentos dos governos para buscar objetivos sociais e políticos. Apesar de um dos principais argumentos para a existência de bancos públicos ser o incentivo à competição, esse papel ainda é controverso na literatura. Este artigo analisa o mercado bancário brasileiro no período de 2000 a 2011, calculando o nível de competição entre bancos públicos e privados, e suas reações às medidas adotadas pelo governo brasileiro durante a crise mundial de 2008, período em que este adotou publicamente a postura de exercer pressão política sobre os bancos públicos para aumento de concessões de crédito e redução de taxas de juros. Com base nos resultados de um modelo de regressão em três estágios, visando estimar o índice de Lerner dos bancos, foi constatado que os bancos públicos apresentam comportamento mais próximo à competição perfeita do que os privados, ainda que aqueles tenham algum poder de mercado. Também foi observada mudança de comportamento dos bancos após a crise de 2008, tanto para os públicos como para os privados, sendo que ambos apresentaram aumento em seus níveis de competição.

    Abstract in English:

    Public banks are an important part of the banking market in Brazil and abroad, and they have been used to implement strategies furthering political and social goals. Although one of the main arguments for the existence of public banks is to encourage competition, this role remains controversial in literature. This paper analyzes the Brazilian banking market during the period from 2000 to 2011, calculating the level of competition between private and public banks, and their reactions to the measures adopted by the Brazilian government during the world crisis of 2008, when the government adopted a policy of publicly influencing public banks to increase loan approvals and reduce interest rates. From results obtained through three stage least squares estimation of the Lerner index, we found that public banks exhibit behavior closer to perfect competition than private banks, even though they can exert some market power. We also observed a change in competitive behavior after the 2008 crisis for both public and private banks, which displayed an increased in pro-competitive behavior.
  • Two Decades of Research on Strategic Alliances: Analysis of Citations, Co-citations and Themes Researched Articles

    Ferreira, Manuel Portugal; Storopoli, José Eduardo; Serra, Fernando Ribeiro

    Abstract in Portuguese:

    A pesquisa em alianças estratégicas apresenta longa tradição nos estudos de Administração. As alianças estratégicas têm sido pesquisadas usando múltiplas lentes teóricas, da VBR à Teoria de Agência e à Teoria dos Custos de Transação, e em diversos contextos, da indústria de semicondutores à de aviação civil. Neste estudo, escrutinamos a pesquisa em alianças estratégicas em 31 periódicos de topo em Administração, num período de 20 anos, entre 1993 e 2012. Numa amostra de 866 artigos, realizamos análises de citações e cocitações empregando técnicas de redes sociais, bem como análise fatorial para identificar os principais temas de pesquisa, entender o estoque de conhecimento acumulado e as tendências teóricas. Identificamos algumas mutações da pesquisa ao longo do período - incluindo o foco no desempenho e a ênfase na teoria dos custos de transação e em preocupações de governança para o foco em perspectivas baseadas no aprendizado e transferência de conhecimento, redes sociais e colaboração. Este estudo oferece as fundações sobre as quais pesquisas futuras possam se desenvolver para colmatar lacunas conceituais e empíricas.

    Abstract in English:

    Research on strategic alliances has a long tradition in management studies. Strategic alliances have been investigated using multiple theoretical lenses from RBV to agency and transaction cost, and diverse contexts, from the semiconductor to airline industries. In this study we scrutinize the extant strategic alliance research in thirty-one top-ranked business/management journals, over a twenty-year period, from 1993 to 2012. In a sample of 866 articles we conducted citation and co-citation analyses employing social network techniques and factor analysis to identify research themes and make sense of the stock of accumulated knowledge and theoretical trends. We were able to identify some shifts in research over time, namely from a focus on performance and theoretical emphasis on transaction cost theory and governance concerns, moving to a learning and knowledge transfer approach, social networks and collaboration. This study provides the foundations over which future research may develop to fill conceptual and empirical gaps.
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