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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 19, Número: 6, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Orientação Empreendedora: Um Estudo das Dimensões e sua Relação com Desempenho em Empresas Graduadas Artigos

    Lazzarotti, Fábio; Silveira, Alissane Lia Tasca da; Carvalho, Carlos Eduardo; Rossetto, Carlos Ricardo; Sychoski, Jonatha Correia

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisou a orientação empreendedora (OE) em suas dimensões – comportamento inovador, assunção de riscos, proatividade, autonomia, agressividade competitiva e redes de relações – e sua associação com o desempenho das empresas graduadas das incubadoras brasileiras. De modo específico, objetivou-se comparar os resultados desse estudo com o encontrado por A. C. M. Z. Santos e Alves (2009), a partir dos modelos de Miller (1983) e Lumpkin e Dess (1996). Utilizou-se a abordagem quantitativa e a técnica de modelagem de equações estruturais para uma amostra de 128 empresas do Brasil. Os principais resultados evidenciaram que a OE constitui-se como um modelo unidimensional, divergente do encontrado por A. C. M. Z. Santos e Alves (2009) em empresas incubadas. Verificou-se que a dimensão que contribuiu mais fortemente para a existência da OE foi a autonomia, e que as redes de relações, dimensão não mencionada até então pelos estudos anteriores, colaboraram de forma análoga às demais dimensões para a composição da OE.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzed the entrepreneurial orientation (EO) in its dimensions - innovative behavior, risk taking, proactiveness, autonomy, competitive aggressiveness and networks of relationships - and its association with the performance of firms that have graduated from Brazilian incubators. Specifically, this study aimed to compare its results with those found by A. C. M. Z. Santos and Alves (2009), from Miller's models (1983) and Lumpkin and Dess (1996). We used a quantitative approach and the technique of structural equation modeling for a sample of 128 Brazilian firms. The main results showed that EO is on a unidimensional model, which diverges from that found by A. C. M. Z. Santos and Alves (2009) in incubated firms. We found that the dimension which strongly contributed to the existence of EO was independence and that networks of relationships, a dimension heretofore unmentioned in previous studies, worked similarly to other dimensions for EO composition.
  • Teoria do Equilíbrio Pontuado nas Políticas Públicas Brasileiras: O Caso do Ceará Artigos

    Silvestre, Hugo Consciência; Araújo, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo faz uma análise do processo de decisão orçamental dos municípios do Estado do Ceará. Através deste estudo, procura-se perceber em que medida a distribuição dos orçamentos aos governos locais sofrem (ou não) variações. Já em um segundo momento, tenta-se depreender quais as receitas de cada um dos municípios (as variáveis independentes) que melhor descrevem e auxiliam a opção política de investimento local (esta será a variável dependente). Considerando o período de 2006 a 2010 e fazendo uso de um desenho de pesquisa de tipo transversal, conclui-se que nos governos locais do Ceará o investimento público apresenta períodos de estabilidade seguido por períodos de grande alteração dos orçamentos – confirmando a hipótese de pesquisa. Estas conclusões confirmam os pressupostos da teoria do equilíbrio pontuado. Conclui-se igualmente que o investimento público que vem sendo realizado é dependente das transferências que a União faz para os governos locais do Estado do Ceará e das receitas de capital. Face a estas condições, é pertinente equacionar até que nível e grau o endividamento pode ocorrer em virtude da escassez cada vez maior do financiamento público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to analyze the budget decision process in Ceará municipalities in order to understand in which way budget distributions change (or not) during the research period under consideration. This research also aims to understand which revenues (the independent variables) of each municipality better explain the political choices for local government investments (the dependent variable). Making use of data from 2006 to 2010 and using a cross-sectional research design, the study concludes a stability in local government investments periods of stress where such investments have both positive and negative significant fluctuations – confirming our working hypothesis. These results confirm punctuated Equilibrium Theory assumptions and also find that local government public investment is dependent on money transfers from the central government and also from capital revenues. Thus, it is important to question to what degree public indebtedness should be allowed, due to a scarcity of public funds.
  • Orgulho de Ser Brasileiro Impacta o Nível de Felicidade? Artigos

    Onusic, Luciana Massaro; Mendes-da-Silva, Wesley

    Resumo em Português:

    Resumo Na última década tem-se verificado um expressivo crescimento do número de trabalhos dedicados à identificação de determinantes do bem-estar subjetivo dos indivíduos. Contudo, um importante preditor do bem-estar tem sido pouco estudado, o orgulho nacional, em especial nos países latino-americanos. A partir de uma abordagem comparada entre o Brasil e demais países latino-americanos, este artigo verifica a existência de associações entre o sentimento de orgulho nacional e o nível de bem-estar dos indivíduos. Para tanto, foram empregados modelos de resposta binária e dados pertencentes a umsurvey realizado anualmente pelo Latinobarómetro, relativos aos anos 2000 e 2009. Os principais resultados sugerem que no Brasil, em 2009, quanto maior o orgulho de ser brasileiro, maior a probabilidade do indivíduo se declarar muito feliz, o que não ocorria em 2000, enquanto nos demais países latino-americanos isso já era contemplado. Esses resultados sugerem o aumento da relevância do orgulho nacional para o nível de bem-estar da população brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Using a comparative approach between Brazil and other Latin American countries, this article aims to analyze the association of the national pride with individuals' well-being. For this end, we used the Latinobarómetro database for the years 2000 and 2009. The Latinobarómetro is a public opinion survey conducted by a non-governmental organization based in Santiago, Chile, that applies a questionnaire in 18 Latin American countries with about 20,000 respondents representing about 600 million residents. From simulations using binary response (logit) models, the main results suggest that in 2009 in Brazil, pride in being Brazilian started to have an effect on the probability a person reports being very happy, which did not occur in 2000. This was different from other Latin American countries in 2000, where people did report being very happy.
  • Pague e Peque: Uma Arqueologia do Discurso do Adultério Mercadorizado Artigos

    Camargo, Thiago Ianatoni; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos, serviços de encontros extraconjugais começaram a ser ofertados na Internet. Inserido em um conjunto de representação cultural, o adultério, que, há muito, é tomado como elemento de diferentes discursos como ponto de articulação e controle social, é agora apresentado sob a lógica do consumo. Com base nisto, o presente estudo busca compreender como o discurso da mercadorização do adultério se alicerça nas práticas discursivas dos ofertantes de serviços de encontros extraconjugais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, realizada por meio do método arqueológico foucaultiano e interpretada à luz de sua teoria social, com dados coletados via Internet. Nossos achados apontam uma ordem do discurso que expõe uma estilística do adultério mercadorizado baseada numa estética moral que possibilita seu alinhamento à ética do consumo contemporâneo. A relevância do estudo para a academia e para a sociedade está no debate sobre o direcionamento de nossa cultura e vida orientada por uma estrutura econômica guiada pelo consumo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In recent years, extramarital dating services began to be offered on the Internet. Inserted into a set of cultural representations, adultery, taken for so long in different discourses as a point of articulation and social control, is now introduced under a logic of consumption. On this basis, this present study aims to understand how adultery commodification discourse is grounded in extramarital dating-service suppliers discursive practices. This is a qualitative documental research, conducted through Foucauldian archaeological method and interpreted in the light of his social theory, with data collected via the Internet. Our findings indicate an order of discourse that exposes a commodified adultery stylistic based on a moral aesthetic that allows its alignment with the ethics of contemporary consumption. The relevance of the study to both academia and society refers to the debate about our culture and life direction as guided by an economic structure driven by consumption.
  • Análise da Competitividade da Cadeia Produtiva do Leite em Pó Integral Artigos

    Freitas, João Batista de; Revillion, Jean Philippe Palma; Belarmino, Luiz Clovis

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo teve como objetivo analisar a competitividade de três cadeias produtivas do leite em pó integral no Rio Grande do Sul (Brasil), com três diferentes níveis tecnológicos (baixo, médio e alto) no elo de produção de matéria-prima. O método utilizado foi o instrumento Policy Analysis Matrix (PAM), desenvolvido porMonke e Pearson (1989). Os resultados evidenciaram que todas as cadeias produtivas estudadas apresentaram ganhos na forma de lucros privados (ou seja, há remuneração dos agentes acima dos custos de oportunidade e da depreciação dos investimentos) e ganhos nos lucros sociais (ou seja, há eficiência econômica e vantagens comparativas). Por fim, concluiu-se que a cadeia produtiva com o elo de produção de médio nível tecnológico, intensiva em uso de insumos de produção, apresentou mais efeitos penalizadores de políticas tributárias do que aquelas com menores índices de adoção de insumos modernos, conforme valores das Razões dos Custos Privados (RCPs), que foram 0,72, 0,46 e 0,26, respectivamente, para as cadeias produtivas com médio, baixo e alto nível tecnológico no elo de produção de matéria-prima.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed at analyzing competitiveness of three whole milk powder production chains in Rio Grande do Sul (Brazil) with three different technological levels (low, medium and high) of raw material production using Policy Analysis Matrix (PAM) methodology, developed by Monke and Pearson (1989). The results showed that all of the production chains studied generated earnings in the form of both private profits (i.e. the remuneration of the agents is higher than the opportunity costs and investment depreciation) and social profits (i.e. there are economic effectiveness and comparative advantages). The production chain with the medium technological production level, in which the use of production inputs was intensive, suffered more penalizing effects of taxation policies than the chains showing lower indices of modern input adoption, according to the values of Private Cost Ratios (PCRs), which were the following: 0.72, 0.46, and 0.26, for medium, low and high technological raw material production levels, respectively.
  • Estilo de Liderança, Controle Gerencial e Inovação: Papel das Alavancas de Controle Artigos

    Cruz, Ana Paula Capuano da; Frezatti, Fábio; Bido, Diógenes de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Fundamentado nas lideranças transformacional e transacional (Bass, 2008) e no modelo de alavancas de controle de Simons (1995), este estudo explora o estilo de liderança como um antecedente da definição de uso do sistema de controle gerencial (SCG) e o papel de seus diferentes tipos de uso na inovação tecnológica. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um levantamento com 164 empresas, e os dados foram tratados com emprego da técnica de modelagem de equações estruturais. A liderança transformacional foi comprovada como um antecedente do uso interativo do SCG e do sistema de crenças. Os sistemas de crenças, interativo e de restrições, influencia positivamente a inovação tecnológica. Significa que as empresas que buscam inovar em seus produtos e processos devem investir: (a) na comunicação de valores e nos objetivos relacionados à inovação; (b) em discussões que envolvam diferentes áreas e membros do negócio, considerando inclusive a possibilidade de interagir com agentes externos à empresa; e, ainda, (c) no estabelecimento de limites que especifiquem um campo de ação para os colaboradores, fornecendo foco e gerando condições para que as ações pretendidas sejam desenvolvidas. Esta pesquisa expande o conhecimento sobre SCG indicando suas formas de uso para promover a inovação e obter renovação estratégica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on transformational and transactional leadership (Bass, 2008) and on the Simons' (1995) levers of control model, this study explores leadership style as an antecedent of the definition of management control system (MCS) use and the role of its different usage types in technological innovation. The research was operationalized by a survey of 164 companies and data were analyzed using structural equation modeling. Transformational leadership was confirmed as an antecedent of the interactive use of MCS and beliefs systems. Belief, interactive and boundary systems positively influence technological innovation. This means that organizations seeking to innovate in products and processes should invest in: (a) the communication of values and goals related to innovation, (b) discussions involving different areas and members of the business, including considering the possibility of interaction with external agents, and also (c) the establishment of boundaries that specify a field of action for employees, providing focus and creating conditions for development of intended actions. This research expands the knowledge about management control, indicating the ways in which organizations use their MCS to promote innovation and obtain strategic renewal.
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