Revista de Administração Contemporânea, Volume: 21, Issue: 5, Published: 2017
  • Editorial Editoriais

    Kimura, Herbert
  • Como Escrever um Bom Artigo Tecnológico? Editoriais

    Motta, Gustavo da Silva
  • Uso Pessoal das Tecnologias no Trabalho: Motivadores e Efeitos à Distração Profissional Artigos

    Cappellozza, Alexandre; Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; Muniz, Leonardo Mairene

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Apesar dos inúmeros benefícios que as Tecnologias de Informação (TI) - proporcionam a seus usuários, os efeitos adversos da utilização indiscriminada dos dispositivos tecnológicos pessoais no ambiente de trabalho é um tema pouco explorado. Este estudo analisa os aspectos individuais motivadores do uso particular de Tecnologias de Informação no trabalho e a relação da Distração Digital como um componente significativo sobre a perda de atenção dos profissionais durante a execução de suas atividades. A pesquisa evidencia que os aspectos ligados à dependência tecnológica são as principais causas do Uso Pessoal das Tecnologias no ambiente de trabalho. Entre esses motivadores, a perda do Controle do Impulso de uso da TI é o fator mais significativo ao Uso Pessoal das Tecnologias em ambientes profissionais, comparada a outros fatores analisados. A pesquisa também revela que a Distração Digital provoca significativa perda de concentração dos profissionais e que a Utilização Pessoal da TI no ambiente de trabalho é reflexo direto da redução do Engajamento do profissional no seu trabalho. Além disso, o estudo revela que o uso particular das aplicações que promovem interação social não é subterfúgio dos profissionais que manifestaram fraco Suporte Social dos seus pares no local de atuação profissional.

    Abstract in English:

    Abstract Despite the numerous benefits that Information Technology (IT) provides to its users, adverse effects from abusive use of personal devices in the workplace remains an unexplored subject. This research examines individual drivers of private use of Information Technologies at work and the relationship that Digital Distraction has as a significant component contributing to professionals’ loss of attention during their activities. Our results show that aspects associated with technological dependence are the main influences of personal Use of Technology at Work. Among these aspects, diminished Impulse Control is the most significant factor toward to the use of personal technologies compared to other factors. The research also reveals that digital distraction causes significant loss of professional concentration and that personal use of IT in the workplace is a direct effect of diminished professional engagement. Furthermore, the research reveals that personal use of applications that promote social interaction isn’t an escape for professionals who suffer weak Social Support from their peers in the workplace.
  • Discursive Disputes on Corruption in Brazil: A Discursive-Critical Analysis on Twitter Artigos

    Paiva, André Luiz de; Garcia, André Spuri; Alcântara, Valderí de Castro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivamos analisar quais e como as representações dos discursos sobre corrupção no Brasil, publicizados no Twitter, são mobilizadas em disputas discursivas. Para tanto, utilizamos a análise crítica do discurso, com destaque para o significado representacional deste, e o conceito de disputas discursivas operacionalizadas em três instâncias. Metodologicamente, delimitamos dois escândalos de corrupção de grande repercussão nacional e buscamos enunciados publicados no Twitter, durante os meses de agosto de 2014 e fevereiro de 2016. Assim, coletamos tweets das revistas Veja e CartaCapital, e de usuários/leitores que responderam a estes enunciados. Percebemos que o Twitter configura-se atualmente, no Brasil, como um espaço de disputas sobre os significados da corrupção marcados por dinâmicas de naturalizações, seletividade dos media, expurgo do outro, inclusão/exclusão, nomeação e estratégias de racionalização e avaliação moral. Observamos, também, que os discursos sobre a corrupção se intensificaram recentemente, sobretudo devido ao clima político-partidário nacional. Finalmente, os resultados apontam que a construção da corrupção é o resultado de processos de produção de sentidos inseridos em um contexto de campos sociais e políticos, com o papel marcante da mídia na construção de escândalos.

    Abstract in English:

    Abstract We aimed to analyze which and how representations of discourses about corruption in Brazil, publicized on Twitter, are mobilized in discursive struggles. Therefore, we use critical discourse analysis, highlighting the representational meaning of discourses and the concept of discursive struggles as operationalized in three instances. Methodologically, we delimited two corruption scandals with national repercussions and searched for statements published on Twitter during the months from August 2014 to February 2016. Thus, we collected tweets from magazines Veja and CartaCapital and users/readers who responded to these statements. We realize that Twitter currently set up in Brazil as a space for disputing the meanings of corruption marked by dynamics of naturalization, media selectivity, purging of the other, inclusion/exclusion, appointment and moral evaluation and rationalization strategies. We also note that the discourse on corruption has recently intensified, mainly due to the national party-political climate. Finally, the results indicate that the construction of corruption is the result of sense making processes inserted in social and political fields with remarkable role of the media in the construction of scandals.
  • Court Caseload Management: The Role of Judges and Administrative Assistants Artigos

    Gomes, Adalmir Oliveira; Guimaraes, Tomas Aquino; Akutsu, Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A gestão do acervo de processos pendentes em tribunais é essencial para garantir que os processos serão julgados de maneira célere, e isso depende de como juízes e assistentes administrativos lidam com suas cargas de trabalho. Resultados de diversos estudos indicam que um aumento no acervo de tribunais tende a gerar um aumento na produção judicial dos juízes. Entretanto alguns autores apontam que essa relação é mais complexa do que aparenta. No intuito de desenvolver um entendimento mais aprofundado dessa relação, é testado, neste trabalho, um conjunto de hipóteses diretas e de moderação. Foram utilizados dados secundários referentes a 566 juízes que trabalham em varas de primeira instância da Justiça Estadual de São Paulo, Brasil. Os resultados indicam uma relação direta e positiva entre o acervo da vara e a produção dos juízes, mas a força dessa relação varia de acordo com a especialidade da vara. Os resultados também mostram que a quantidade de assistentes administrativos, a experiência e os locais em que o juiz atua moderam a relação entre acervo e produção judicial. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de estratégias gerenciais a fim de enfrentar o congestionamento de tribunais brasileiros.

    Abstract in English:

    Abstract Court caseload management is of key importance for guaranteeing the adjudication of cases and depends on how judges and administrative assistants deal with their workload. Results from several studies indicate that an increase in court caseload tends to generate an increase in the judge’s production. However, some authors argue that this relationship is far more complex. To develop a fuller understanding of this relationship we tested an array of direct and moderating hypotheses. We used secondary data from 566 judges working in first trial courts in the State Justice System of Sao Paulo, Brazil. The results indicate a direct and positive relationship between court caseload and judge production, but the strength of this relationship depends on court specialty. The findings also indicate that the number of administrative assistants, judge experience and the number of places a judge works all moderate the caseload-production relationship. The results contribute to the development of strategies to address the delays and congestion of courts, two of the main Brazilian Judiciary problems.
  • Socializar para Adequar-se: Como Redes Sociais Intraorganizacionais Podem Influenciar a Adequação Indivíduo-Organização Artigos

    Miranda, Maria Gabriela de Cássia; Liboreiro, Karla Rocha; Borges, Renata

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A adequação indivíduo-organização refere-se à congruência dos valores individuais do funcionário aos valores organizacionais. Essa adequação é explorada em diversos resultados individuais e organizacionais, tais como: desempenho, comprometimento, motivação, etc. Embora vários fatores tenham sido identificados como responsáveis por essa adequação, poucos estudos brasileiros exploraram quantitativamente o papel das redes sociais dentro das empresas. Esses relacionamentos construídos e mantidos dentro da organização são identificados pelos padrões de comunicação e interação entre os indivíduos, e podem interferir no nível de adequação indivíduo-organização. O objetivo desta pesquisa é compreender como as características das redes sociais, tais como grau de relacionamento, proximidade entre os atores e nível de intermediação, podem influenciar o nível de adequação indivíduo-organização. Realizou-se um survey com 116 funcionários de micro e pequenas empresas do setor de serviços. Os resultados da análise Partial Least Squares (PLS) indicam que o grau de relacionamento entre os funcionários influencia o nível de adequação indivíduo-organização. Ou seja, quanto mais o funcionário interage com seus colegas de trabalho, maior a probabilidade de adequação dos valores do indivíduo com os da organização.

    Abstract in English:

    Abstract The person-organization fit (P-O Fit) refers to the congruence between individual and organizational values. This fit has been researched due to its importance for individual and organizational outcomes, such as: performance, commitment, motivation, and etc. Although several factors have been identified as predictor of this adaptation, few Brazilian studies have quantitatively explored the role of social networks within companies. These relationships which are built and kept inside the organization are identified by the patterns of communication and interaction among individuals, and they can influence the level of individual-organization fit. The objective of this research is to understand how the characteristics of social networks, such as relationship degree, closeness between actors, and intermediation, can influence the level of individual-organization fit. We surveyed 116 employees of micro and small companies in the service sector. Partial Least Squares (PLS) analysis results indicate that the degree of relationship between employees influences the level of P-O Fit. In other words, the more employees interact with each other, the greater the probability of fit between individual and organizational values.
  • Fatores Determinantes da Aprendizagem Organizacional para a Inovação Ambiental: Um Estudo Multicaso Artigos

    Jacomossi, Rafael Ricardo; Demajorovic, Jacques

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Conforme as questões ambientais orientam as ações das empresas por meio de sua agenda de inovação, a aprendizagem organizacional surge como importante elemento de análise. Sugere-se que as noções de aprendizagem organizacional e aprendizagem para a sustentabilidade devam convergir, estabelecendo-se como antecedentes do próprio processo de inovação ambiental e denotando, a partir deste ponto, um novo campo de análise - o da Aprendizagem Organizacional para a Inovação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo identificar os indutores que determinam a aprendizagem organizacional para a inovação ambiental. Para tanto, foi elaborado um modelo conceitual de análise que foi aplicado por meio de um estudo multicaso em três empresas. Das diversas variáveis analisadas, a regulação, o papel do empreendedor, o trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em redes e a existência de um processo de gestão ambiental se mostraram influentes para a consolidação do processo de aprendizagem. Infere-se que as influências das variáveis do processo de aprendizagem organizacional para a inovação ambiental diferem quanto à intensidade em função do modelo de negócio adotado, do grau de autonomia dos gerentes, do tipo de educação ambiental recebido pelos funcionários, do ambiente cultural e do perfil do empreendedor.

    Abstract in English:

    Abstract As environmental issues guide the actions of companies through their innovation agenda, organizational learning emerges as an important element of analysis. It has been suggested that the concepts of organizational learning and learning for sustainability must converge in order to establishing themselves as antecedents of the environmental innovation process, and from there a new field of analysis - Organizational Learning for Environmental Innovation. This work aims to identify inducers that determine organizational learning for environmental innovation. A conceptual analysis model was developed and applied through a multicase study of three companies. As analyzed, the most important variables for the consolidation of the learning process were regulation, entrepreneurs, Research & Development (R&D) networks and the existence of an environmental management process. These are all very important for learning process consolidation. It is inferred that organizational learning process variables for environmental innovation differ in intensity depending on the business model adopted, the degree of manager autonomy, the type of employee environmental education, the cultural environment and entrepreneur profile.
  • Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação Artigos

    Correia-Lima, Bruno Chaves; Loiola, Elisabeth; Pereira, Cícero Roberto; Gondim, Sônia Maria Guedes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.

    Abstract in English:

    Abstract We developed, tested and validated an inventory (ISOA) composed of Organizational Support Scale for Competences Acquisition (OSSCA) and Organizational Support Scale for Transfer to Work (OSSTW). Subdivided material and psychosocial supports correspond to organizational support for individual learning. Based on a review of national and international support scales, we elaborated an inventory and submitted it to content validation (analysis by judges and pretesting). For construct validation we applied exploratory (Study 1) and confirmatory (Study 2) factor analysis to the results collected in a public bank and a non-governmental organization, respectively. Study 1 allowed proposal of scales with appropriate parameters for measuring construct validity and reliability. Study 2 confirmed scale adequacy by confirmatory factorial analysis. This study contributes to the literature on organizational learning by presenting instruments with evidence for validity and reliability of the supports to learning and transfer, differentiated by relating received support to specific experiences (non-generic) and interrelated learning (acquisition / retention) and the transfer of this knowledge to work.
  • Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração Casos Para Ensino

    Oliveira, Éder Júnio de; Silva, João Paulo Henriques Lopes; Santos, Murillo César Barbosa dos; Miranda, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este caso para ensino descreve, baseado em fatos reais, a história de Pedro, ex-aluno de Gestão de Recurso Humanos da Faculdade Cristã. A Faculdade é pertencente ao grupo Comunidade Cristã, que há anos atua no setor educacional no município de Uberlândia, Minas Gerais. Pedro optou pela área de Recursos Humanos para construir carreira numa grande confecção de roupas da cidade. Essa confecção não possui marca própria e não comercializa no varejo as peças feitas por ela, entretanto apresenta históricos de decisões baseadas em ética empresarial. Seu objetivo é trabalhar como terceirizada de grandes lojas de departamentos nacionais e internacionais que atuem no Brasil. Seus empregados são homens e mulheres de baixa renda e com pouca instrução. Pressionada pela incapacidade de fechar grandes contratos, a solução encontrada foi a submissão de seus funcionários a condições de trabalho análogas às da escravidão. Pedro, diretor de Recursos Humanos, não concorda com as decisões tomadas até então, pois fogem da conduta ética do administrador. Ao longo da vida, envolvido por suas crenças e preceitos éticos aprendidos na faculdade, Pedro não se conforma, pois decisões dessa dimensão colocam a empresa em um risco maior, podendo acarretar em uma destruição da imagem corporativa e uma desonra à ética empresarial. Sua decisão provoca dúvidas entre os gestores, prorrogando a decisão.

    Abstract in English:

    Abstract This teaching case, based on real events, describes the story of Pedro, a former human resource management student at Christian College. The college belongs to a Christian Community that has operated for years in the educational field in the city of Uberlandia, Minas Gerais. Pedro chose human resource management to develop a career in a major clothes company in the city. The company doesn’t have its own brand and doesn’t sell their own products, but does show a history of ethical business decisions. Its main objective is to work as outsourced manufacturing for major national and international retail department stores that operate in Brazil. Their employees are men and women of low income and limited education. Under pressure from the inability to close large deals the company submitted their workforce to poor working conditions analogous to slave labor. As HR director, Pedro doesn’t agree with these measures, since they don’t align with management ethics. Throughout his life, based on the beliefs and values learned in college, Pedro refuses to conform, because the decisions place the company at a greater risk that could destroy its corporate image and dishonor corporate ethics. His decision provokes doubts among managers, delaying a final decision.
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