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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 22, Número: 5, Publicado: 2018
  • Reconhecimento da Contribuição do Avaliador Anônimo Editorial

    Mendes-Da-Silva, Wesley
  • Capacidades Dinâmicas e Ambidestria: Como estes Conceitos se Relacionam? Artigos

    Popadiuk, Silvio; Luz, Aruana Rosa Souza; Kretschmer, Caroline

    Resumo em Português:

    Resumo As literaturas de ambidestria e capacidades dinâmicas contribuíram para discussões de gestão estratégica que buscam explicar como empresas alcançam e sustentam vantagens competitivas. Porém, poucos trabalhos dedicaram-se a entender como essas literaturas se inter-relacionam no nível de microfundamentos de sensing, seizing e reconfiguring de Teece (2007). A fim de preencher essa lacuna, investigamos trabalhos anteriores sobre teorias de estratégia e organizações que discutem a relação ambidestria-capacidades dinâmicas mediante uma revisão sistemática da literatura complementada por uma técnica de bola de neve (também propomos um modelo conceitual). A revisão da literatura que integra as duas abordagens mostra que os autores geralmente entendem a ambidestria como uma capacidade dinâmica. Além disso, nosso modelo revela elementos convergentes entre as duas literaturas como aprendizado; fontes de informação; design organizacional; gestão de recursos escassos, aumento de recursos através de terceirização e alianças; o papel da alta gerência e a participação das equipes nas decisões; por fim, a relevância da especialização de ativos e a governança organizacional. Com este artigo, pretendemos contribuir para a literatura ao sintetizar os trabalhos anteriores que relacionaram ambidestria e capacidades dinâmicas, propor um modelo conceitual baseado nos microfundamentos e identificar avenidas para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The ambidexterity and dynamic capabilities (DCs) literature have contributed to strategic management discussions that seek to explain how firms achieve and sustain competitive advantages. However, few papers are devoted to understanding how they interrelate at Teece’s (2007) micro-foundations of sensing, seizing, and reconfiguring capabilities level. To fill these gaps, we investigate previous works on strategy and organization theories which discuss the ambidexterity-DCs relationship through a systematic literature review complemented by using a snowball technique and then propose a conceptual framework. Review of the literature that integrates the two approaches shows that authors usually understand ambidexterity as a DC. Also, our framework reveals convergent elements between the two kinds of literature, such as learning; sources of information; organizational design; management of scarce resources; increase of resources through outsourcing and alliances; the role of top managers and teams’ participation in decisions; and the relevance of asset specialization and organizational governance. This article aims to contribute to the literature by synthesizing early work relating ambidexterity and DCs; proposing a conceptual framework based on DCs’ micro-foundations; and identifying avenues for future research.
  • Lógica de Mercado Como Medida de Eficiência da Organização do Carnaval de Olinda Artigos

    Franco, Suélen Matozo; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo O Carnaval de Olinda converteu-se num megaevento nas últimas décadas, revelando-se uma organização cada vez mais complexa à medida que uma lógica de mercado se insere e se intensifica. Essa difusão da lógica de mercado em diversas instâncias da vida pública é um fenômeno bastante associado às premissas do neoliberalismo. Nesse sentido, uma importante contribuição é a análise da racionalidade governamental empreendida por Michel Foucault, na medida em que sua obra remonta à emergência do pensamento liberal e à racionalidade a ele subjacente. O presente estudo investiga como a lógica do mercado é adotada no Carnaval de Olinda, tomando como base a análise de discurso sistematizada por Foucault. Para tanto, foi analisada toda a cobertura jornalística dos carnavais de 1986, 1996, 2006 e 2016 dos dois principais jornais de Pernambuco, que distam 10 anos entre si, no intuito de apreender as mudanças substanciais ao longo das décadas. Nossos achados apontam para uma busca de eficiência governamental por parte da municipalidade, tendo como premissa o modelo do homo œconomicus e adotando tecnologias políticas voltadas para a mediação de interesses entre mercado e sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Olinda’s Carnival (Mardi Gras) has become a mega-event in the last decades, proving to be an increasingly complex organization in how market logic is inserted and intensified. This diffusion of market logic in several instances of public life is a phenomenon closely associated with the premises of neoliberalism. In this sense, an important contribution is the analysis of the governmental rationality undertaken by Michel Foucault, inasmuch as his work goes back to the emergence of liberal thought and the rationality underlying it. Present study investigates how market logic is adopted in Olinda’s Carnival, based on discourse analysis as systematized by Foucault. Therefore, we analyzed the journalistic coverage of the 1986, 1996, 2006 and 2016 carnivals made by the two main Pernambuco newspapers. The 10-year gap between events was intended to enable the apprehension of substantial changes over the three decades. Our findings point to a quest for governmental efficiency on the part of the municipality, based on the homo economicus model and adopting political technologies aimed at mediating interests between market and society.
  • Efetividade do Crowdsourcing como Apoio à Segurança Pública Artigos

    Mota, João Moisés Brito; Lima, Afonso Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando os dilemas da segurança pública no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo averiguar o potencial de utilização do crowdsourcing no âmbito da segurança pública. Empregou-se o método Delphi (uso estruturado do conhecimento de especialistas) a fim de elucidar questões relativas a sua adoção, aos recursos necessários, aos impactos na atividade investigativa, dentre outras e, neste caso, a pesquisa foi conduzida junto a membros da Polícia Judiciária que desempenham trabalho investigativo. Duas rodadas de consulta foram realizadas com 29 respondentes na 1ª rodada e 21 respondentes na 2ª. Os resultados evidenciam ampla aceitação entre profissionais da segurança pública e cidadãos quanto ao compartilhamento de informações; porém, quanto a ações que envolvam a participação direta da alta administração, tais como investimentos ou planejamento de ações estratégicas em crowdsourcing voltada ao grande público, não há consenso entre os especialistas sobre sua efetividade. Tal fator indica a ausência de políticas estratégicas de longo prazo e a existência de obstáculos institucionais para o pleno aproveitamento de novas tecnologias na esfera da segurança pública.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bearing in mind the dilemmas of public security in Brazil, this research aims to investigate the potential use of crowdsourcing in public security. The Delphi method (a structured use of expert knowledge) was employed in order to clarify issues related to its adoption, required resources, and impacts on investigative activity, among others, and, in this case, the research was conducted together with members of the judicial police who perform investigative work. Two rounds of consultation were conducted, with 29 respondents in the first round and 21 respondents in the second round. Results show wide acceptance with regard to information sharing among public security professionals and citizens; however, there is no consensus among experts about the effectiveness of actions involving direct participation of senior management, such as investments or planning of crowdsourcing strategic actions aimed at the general public. This indicates an absence of long-term strategic policies and the existence of institutional obstacles for the full exploitation of new technologies in the sphere of public security.
  • Integração Vertical em Montadoras Automotivas Artigos

    Augusto, Cleiciele Albuquerque; Souza, José Paulo de; Cario, Silvio Antonio Ferraz

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo no presente artigo foi compreender a escolha da integração vertical em montadoras de veículos automotivos, considerando a presença de custos de transação, de mensuração e de recursos estratégicos. Para tanto, um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa e do tipo descritivo foi realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com agentes de três montadoras automotivas e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). A proposição de complementaridade formulada considerou que a integração vertical é decorrente da presença de ativos específicos, influenciada pela dificuldade de mensuração desses ativos e de sua condição de recurso estratégico. Essa proposição foi ratificada, dado que se constatou que a integração vertical se dá para itens como design, estamparia, motor e câmbio, que, além de elevada especificidade, apresentam dificuldade de mensuração (partes internas do motor, do câmbio, e aspectos de design, por exemplo) e se constituem na identidade das montadoras, confirmando a sua condição estratégica. Conclui-se que a complementaridade entre essas concepções teórico-analíticas pode construir um referencial com maior poder de compreensão das escolhas envolvendo estruturas de governança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article the aim was to understand the choice of vertical integration in automakers considering the presence of transaction costs, measurement costs and strategic resources. For this, multiple qualitative-descriptive case studies were carried out using semi-structured interviews in three automakers and the Industrial Federation of the State of Parana (FIEP), all located in the State of Paraná. The proposition of formulated complementarity considered that vertical integration is due to the presence of specific assets, influenced by the difficulty of measuring them, and their importance as strategic resources. This proposition was ratified, as we found that vertical integration occurs for items such as design, stamping, motor, and transmission, which have high specificity, are difficult to measure (internal engine parts, transmission, and design aspects, for example) and constitute automaker identity, which confirms their strategic importance. We concluded that the complementarity between these theoretical-analytical conceptions can build a referential with greater power for understanding choices involving governance structures.
  • Desenvolvimento de um Framework de Adoção da Inovação no Mercado de Baixa Renda Artigos

    Nogami, Vitor Koki da Costa; Veloso, Andres Rodriguez

    Resumo em Português:

    Resumo Pesquisas sobre a inovação e o mercado de baixa renda têm focado eminentemente no desenvolvimento de produtos e gestão de marketing, assumindo uma postura top-down das empresas para os consumidores. Do ponto de vista do indivíduo, tem sido dada pouca atenção para compreender a adoção da inovação pelos consumidores de baixa renda. O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um framework de adoção da inovação do consumidor de baixa, renda assumindo uma postura bottom-up, focando principalmente nos consumidores e em suas restrições estruturais e individuais encontradas no contexto de pobreza. Os pressupostos teóricos que embasam o framework consistem nas restrições encontradas pelos consumidores do mercado da base da pirâmide, que englobam baixa renda, falta de informação, conhecimento e confiança. Para buscar alternativas a fim de minimizar esse efeito, procurou-se na literatura fatores que pudessem influenciá-lo. Como resultado, o artigo apresenta um framework teórico que busca evidenciar a relação entre as restrições da baixa renda e sua influência na adoção da inovação. Partindo do pressuposto de que essa é uma relação negativa, o framework apresenta variáveis sustentadas na literatura de inovação e baixa renda, que podem influenciar esse efeito principal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Research on innovation and the low-income market has focused primarily on product development and marketing management, taking a top-down approach, from business to consumer. From the individual’s point of view, little attention has been paid to understanding the adoption of innovation by low-income consumers. This article aims to present the development of a framework for innovation adoption by low-income consumers assuming a bottom-up approach, focusing mainly on consumers and their structural and individual constraints found in the context of poverty. The theoretical assumptions underlying the framework are the constraints faced by market consumers at the base of the pyramid, which include low income, lack of information, knowledge and confidence. In order to find alternatives to minimize this effect, we searched in the literature for factors that could influence this effect. As a result, the paper presents a theoretical framework that seeks to show the relationship between the constraints in the low-income market and its influence on innovation adoption. Based on the supposition this is a negative relationship, the framework presents variables supported by literature on innovation and low-income markets, which can influence this main effect.
  • Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método Artigos

    Alberton, Anete; Silva, Anielson Barbosa da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute o método de casos para ensino no Brasil. Após a apresentação da trajetória dos casos para ensino em eventos da ANPAD, os autores refletem sobre o significado e as perspectivas teóricas que fundamentam a elaboração de casos para ensino. Discutimos os elementos que caracterizam um bom caso para ensino e os principais problemas no processo de avaliação. De forma mais específica, apresentamos diretrizes para os avaliadores de casos para ensino, enfatizando os objetivos, a relevância para a administração, as informações apresentadas e a redação do caso, além da imparcialidade do autor, do estilo do texto, da qualidade das notas de ensino e da contribuição para a área de administração. As reflexões finais retomam a questão central do título do artigo, ressaltando que a produção de um bom caso para ensino demanda o desenvolvimento de competências específicas, além de experiência e estilo de escrita autoral. Indicamos desafios para os editores de revistas e reforçamos o papel da formação de alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores para a melhoria da qualidade na produção de casos para ensino, como também a importância da estruturação de ambientes de aprendizagem como uma estratégia inovadora para estimular a produção de casos para ensino, tanto no formato tradicional como no multimídia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article encompasses the process of writing a teaching case in Brazil. After a presentation of the trajectory of teaching cases at ANPAD conferences, the authors reflect on the meaning and the theoretical perspectives for writing a teaching case. Then, we depict the elements that characterize a good teaching case and the main problems involving the evaluation process. More specifically, we present some guidelines for reviewers of teaching cases, including the objectives, the relevance to the Management field, the information presented and the composition of the teaching case, in addition to the impartiality of the author, the text style, the quality of the teaching notes and the contribution to the management area. The final remarks argue about the central question of the title of the article, highlighting that writing a good teaching case encompasses the development of specific skills, besides having experience and a proper writing style. Therefore, we indicate some challenges for journal editors, pointing out the role of the graduate students, professors and researchers’ training, to improve the quality of teaching case publication, as well as the importance of structuring learning environments as an innovative strategy to stimulate the production of teaching cases, both in traditional and in multimedia formats.
  • Riscos e Possível Solução Associados às Amostras em Redes de Coautoria Artigos Tecnológicos

    Araujo, Uajara Pessoa; Mendonça, Fabrício Molica de; Campos, Rita de Cássia Leal; Silva, Lara Figueiredo e

    Resumo em Português:

    Resumo Já existe um conjunto razoável de trabalhos que aplicaram a sociometria e a teoria de redes para caracterizar o arranjo de pesquisadores e/ou de instituições de pesquisa subjacente a um objeto específico de interesse, seja ele Programa de Pós-Graduação, periódico, congresso, campo teórico ou técnico. Se o objeto de interesse é circunscrito, o censo é razoável e pode ser empregado. Caso contrário, trabalha-se com uma fração da população obtida por amostragem. Contudo, o uso de amostra tem riscos que, sendo ignorados, podem comprometer os achados. Frente a essa questão, este trabalho teve por objetivos avaliar os riscos decorrentes do emprego de amostras em estudos de redes de coautoria e propor um encaminhamento alternativo a simplesmente desconsiderá-los. Para tanto, foram feitas 300 simulações de uma rede de coautoria, reduzindo-a em 5, 10, 15, 20, 25 e 30%, para depois testar a extrapolação a partir do modelo linear. Os resultados indicam que mesmo amostras relativamente grandes podem ser enganadoras. Ainda assim, foi possível inferir algumas das características estruturais da população a partir do método em consideração, de tal forma que esse desenvolvimento pode vir a ser um recurso interessante a fim de conferir maior confiabilidade à pesquisa na área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is already a reasonable set of papers that applied sociometry and network theory to characterize the arrangement of researchers and/or research institutions underlying a specific object of interest, whether it be a Postgraduate Program, periodical, conference, or theoretical or technical field. If the object of interest is circumscribed, the census is reasonable and can be employed. Otherwise, you work with a fraction of the sample population. The use of such a sample has risks that, in theory, may compromise the findings. To meet this study’s objectives – to evaluate the risks arising from the use of samples in co-authorship network analysis and to propose a more adequate approach than to simply disregard them – 300 simulations of a co-authorship network were made, reducing it by 5, 10, 15, 20, 25 and 30% to subsequently test the extrapolation from the linear model. Results indicate that even relatively large samples can be misleading. However, it was possible to infer some of the structural characteristics of the population from the method under consideration, in such a way that this development can turn out to be an interesting resource to confer greater reliability to the research in the area.
  • Team Nogueira: Invasão do Mixed Martial Arts no Universo Fitness Casos Para Ensino

    Santos, Rafaela Barbosa Ferreira dos; Amorim, João Guilherme Barbosa de; Freitas, Flavia d`Albergaria; Almeida, Victor Manoel Cunha de

    Resumo em Português:

    Resumo Este caso para ensino descreve o desafio de Sergio Lyra, CEO da Team Nogueira, rede de academias de ginástica fundada pelos irmãos Rodrigo e Rogério Nogueira, dois dos maiores lutadores da história do Mixed Martial Arts (MMA) mundial, que haviam transformado seu centro de treinamento em uma academia e, posteriormente, em uma rede de franquias. Em 2015, a Team Nogueira contava com mais de trinta academias por todo o Brasil, no entanto, a desaceleração da popularização da modalidade, aliada à crise econômica que assolava o país e à aposentadoria dos irmãos que davam nome à rede, criavam um cenário de incertezas e preocupações. Esse caso serve de pano de fundo para a discussão sobre a aplicação do marketing no contexto esportivo, permitindo a discussão sobre os desafios relacionados ao alinhamento entre segmentação, seleção do mercado-alvo e posicionamento. Portanto, o caso é recomendado para a disciplina de Fundamentos de Marketing ou Marketing Esportivo em cursos de graduação e pós-graduação, nas sessões dedicadas à discussão sobre segmentação, posicionamento competitivo ou estratégia de marketing.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This case study describes the challenges faced by Sergio Lyra, CEO of Team Nogueira, a network of gymnasiums founded by the brothers Rodrigo and Rogério Nogueira, two of the greatest fighters in the history of Mixed Martial Arts (MMA), who had transformed their training center into a gym, and later into a franchise network. In 2015, Team Nogueira had more than thirty academies throughout Brazil. However, the slowdown in the popularization of the sport, coupled with the economic crisis that plagued the country and the retirement of the brothers that gave its name to the network created a scenario of uncertainties and concerns. This case serves as a background for the discussion on the application of marketing in the sporting context, allowing discussion about the challenges related to the alignment between segmentation, target market selection and positioning. Therefore, the case is recommended for Fundamentals of Marketing or Sports Marketing classes in undergraduate and postgraduate courses, in sessions dedicated to the discussion of segmentation, competitive positioning or marketing strategy.
  • Desafios no Desenvolvimento de um Serviço Publicitário baseado em Big Data Casos Para Ensino

    Freitas, Kenyth Alves de; Serio, Luiz Carlos Di

    Resumo em Português:

    Resumo Este caso de ensino visa entender os desafios no desenvolvimento de um novo serviço publicitário com base em Big Data. O software Jamworks da Casa Vaticano oferece aos clientes a possibilidade de mensurar o resultado de uma campanha publicitária, traçar o perfil dos seus consumidores e disponibilizar anúncios personalizados de um produto nos meios digitais. Como a Casa Vaticano não é uma empresa de TI, várias competências técnicas surgiram como necessidade no processo de desenvolvimento. Dessa forma, é necessário analisar quais escolhas podem ser feitas durante a aquisição de novas competências. Os objetivos pedagógicos deste caso visam analisar o processo de desenvolvimento de um serviço, discutir quais as principais dificuldades de se posicionar uma inovação tanto no mercado, quanto na obtenção de novas competências. Assim, este caso de ensino pode ser usado em cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação stricto e lato sensu, além de poder estar presente na educação profissional, com temas ligados a inovações, gestão de serviços, empreendedorismo, produção publicitária e desenvolvimento de competências estratégicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This case study aims to understand the challenges in developing a new advertising service based on Big Data. Jamworks software from Casa Vaticano is able to measure the outcome of an advertising campaign, profile their consumers, and make personalized product announcements on digital media. As Casa Vaticano, the company who developed this software, is not an IT company, a large number of technical skills emerged as necessary for the development process. In this manner, it is necessary to analyze which choices can be made during the acquisition of new skills. The pedagogical objectives of this case seek to analyze the service development process and discuss the main difficulties of positioning an innovation in the market and obtaining new skills. Thus, this case can be used in technical, undergraduate, and both theoretical and applied graduate courses, as well as in professional education, in subjects related to innovation, service management, entrepreneurship, advertising production, and strategic capability development.
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