Revista de Administração Contemporânea, Volume: 25, Issue: spe, Published: 2021
  • Teaching COVID-19’s Impact on Businesses Editorial

    Marques, Leonardo; Chimenti, Paula C. P. de Souza; Mendes-da-Silva, Wesley
  • Rethinking Offshoring and International Marketing Strategies during the COVID-19 Pandemic Case for Teaching

    Fonseca, Luíza; Rocha, Angela da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso de ensino tem como foco o processo de expansão nacional e internacional da IGT Motors, empresa brasileira que atua há vinte anos no mercado, e que produz a maior parte de seus produtos na China desde 2010. Pouco tempo após a empresa iniciar a busca por novos mercados no exterior e adaptar todos os seus processos internos e a comunicação para atender às preferências e regulamentações de outros países, a eclosão da pandemia do COVID-19 a levou a repensar suas estratégias de produção e marketing, que foram especificamente afetadas por envolverem a China, país de origem do vírus. O caso trata de como empresas de pequeno porte em meio a uma expansão global podem lidar com cenários inesperados e crises emergentes, ensejando os alunos a refletir sobre as iniciativas que poderiam ser tomadas para superar questões de animosidade do consumidor e tornar a empresa menos suscetível a situações similares no futuro.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case focuses on the national and international expansion of IGT Motors, a Brazilian company operating in the market for twenty years that has moved most of its production to China since 2010. Nearly after the company started searching for new markets abroad and adapted its internal and communication processes to comply with other countries’ preferences and regulations, the outbreak of the COVID-19 pandemic led top management to rethink its production and marketing strategies, specifically hit by involving China, country of origin of the virus. The case is about how small companies in the midst of a global expansion can deal with unexpected scenarios and emerging crisis, engaging students to reflect upon the initiatives that might be taken to overcome issues such as consumer animosity, but also to make the company less susceptible to similar situations in the future.
  • Facile/LigFerv: Hot Water in Three Seconds, Thirty Years of Entrepreneurial Process Case for Teaching

    Silva, João Paulo Moreira; Guimarães, Liliane de Oliveira; Castro, José Márcio de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso de ensino objetiva discutir um processo empreendedor envolvendo a trajetória de um produto inovador ao longo de trinta anos até culminar em um significativo evento de mudança do modelo de negócio da empresa em meio à crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. O caso oferece oportunidades para a discussão de teorias relacionadas ao processo empreendedor - lógicas causation e effectuation. Além disso, no curso da trajetória recente, em que a empresa é selecionada para um programa de aceleração, emerge uma possível mudança do modelo de negócio. Relatado a partir da ótica do fundador, mas também apoiado em materiais de fontes secundárias, o caso apresenta a trajetória da empresa Facile. A estratégia de ensino consiste em possibilitar ao aluno aprender, em primeiro lugar, sobre a tomada de decisão e ação do empreendedor emulando ao longo do caso transições entre as lógicas causation e effectuation para explicar tal comportamento. Posteriormente, o caso indaga sobre possíveis alternativas de mudança do modelo de negócio para a empresa após o programa de aceleração, quando os alunos poderão identificar alternativas mais adequadas, em face tanto das competências da empresa quanto, não menos importante, da pandemia que alterou o comportamento dos clientes e dos empreendedores.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case aims to discuss an entrepreneurial process involving the trajectory of an innovative product over thirty years until culminating in a significant event in the change of the company’s business model in the midst of the crisis triggered by the pandemic of the new coronavirus. The case offers opportunities for discussing theories related to the entrepreneurial process - causation and effectuation logic. In addition, in the course of the recent trajectory, in which the company is selected for an acceleration program, a possible change in the business model emerges. Reported from the perspective of the founder, but also supported by materials from secondary sources, the case presents the trajectory of Facile. The teaching strategy consists in enabling the student to learn, first, about the entrepreneur’s decision-making and action, emulating transitions between the causation and effectuation logic throughout the case to explain such behavior. Subsequently, the case inquires about possible alternatives for changing the business model for the company after the acceleration program, in which students will be able to identify more suitable alternatives in the face of both the company’s skills and, not least, the pandemic that changed the behavior of customers and entrepreneurs.
  • Moeda Seeds: E-Commerce and Crypto Solutions for Development Case for Teaching

    Kanegae, Letícia Cristina; Cernev, Adrian Kemmer; Diniz, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A tecnologia blockchain tem sido explorada como ferramenta para gerar impacto social. Um exemplo disso é a Moeda Seeds, um ecossistema brasileiro que apoia a inclusão financeira e a igualdade de gênero, dois objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, facilitando o acesso a microfinanças para empreendedoras com projetos de impacto social. Tradicionalmente enfrentando dificuldades para acessar crédito nos bancos tradicionais, os projetos Seeds selecionados recebem também apoio em gestão, de modo a otimizar a eficiência da cadeia e ajudá-los a promover práticas sustentáveis de longo prazo. Todo ecossistema é habilitado por uma plataforma de pagamento e empréstimo baseada em blockchain e tokens digitais proprietários da Moeda, nos quais pessoas em todo o mundo podem investir de forma rápida e transparente enquanto participam de um crescimento sustentável. Este caso de ensino traz a crise de COVID-19 como panorama de fundo e a fundadora Taynaah Reis no centro de um processo estratégico urgente de tomada de decisão. Abrange as dificuldades, variáveis e alternativas apresentadas para estruturar um plano de contingência em um período de alta incerteza. É estendido pelas notas de ensino, abrangendo: criptomoedas sociais, blockchain, plataforma digital, vendas on-line, externalidades de rede e ecossistema de comércio eletrônico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Blockchain technology has been explored as a tool to generate social impact. An example of it is Moeda Seeds, a Brazilian ecosystem operating to support financial inclusion and gender equality, two UN sustainable development goals, by facilitating access to microfinance for female entrepreneurs with social impact projects. Traditionally facing difficulties to access credit in the traditional banks, the selected Seed Projects are also granted with management support from Moeda’s ecosystem to optimize its entire chain efficiency and helping them to promote long-term sustainable practices for the local communities to thrive. This whole ecosystem is enabled by a blockchain-based payment and lending platform and Moeda’s proprietary digital tokens, which people around the world can promptly and transparently invest while participating in sustainable growth. This teaching case brings the COVID-19 crisis as background panorama and the founder Taynaah Reis in the center of an urgent strategic decision-making process. It covers the difficulties, variables, and alternatives presented to structure a contingency plan during that period of high uncertainty. It is extended by the teaching notes, covering: social cryptocurrencies, blockchain, digital platform, online sales, network externalities, and e-commerce ecosystem.
  • Pandemic, Samba, and Diogo Nogueira’s Livestreams: Platform Management Challenges Case for Teaching

    Rodrigues, Marco Aurelio de Souza; Kamlot, Daniel; Carvalho, Anita Vasconcelos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente caso explora uma situação que atingiu a quase totalidade de artistas - músicos em particular - após a ocorrência da pandemia de COVID-19: a necessidade de realizar shows em um contexto em que aglomerações são proibidas. Com base na realidade do famoso sambista Diogo Nogueira, apresenta-se uma situação em que a decisão por realizar apresentações por meio de lives é avaliada. A partir do cenário vislumbrado, são expostas possíveis opções para que Diogo, por meio das lives, mantenha-se em evidência perante um público ainda ávido por entretenimento. O caso possibilita a discussão sobre estratégia, gestão de plataformas e inovação. Recomenda-se a utilização do caso em disciplinas de estratégia para cursos de pós-graduação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This case explores a situation that affected almost all artists - especially musicians - after the COVID-19 pandemic occurred: the need to perform shows in a context where agglomerations are prohibited. Based on the reality of the famous samba singer Diogo Nogueira, a situation is presented in which the decision to make presentations through lives is evaluated. From this scenario, the possible options are exposed for Diogo to remain in evidence before an audience still eager for entertainment. The case makes it possible to discuss strategy, platform management, and innovation. It is recommended to be used in strategy subjects for postgraduate courses.
  • The Sea is Getting Rough: Analysis of Incremental Costs during the Pandemic Case for Teaching

    Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros; Avelar, Ewerton Alex; Amaral, Fernando R. C. Bandeira do; Freitas, Kenyth Alves de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso de ensino tem o objetivo de discutir como as análises incrementais de custos podem ser utilizadas como subsídio para a tomada de decisão. O caso retrata uma empresa pesqueira que sofreu uma ruptura na demanda do mercado internacional em decorrência da pandemia da COVID-19. Os gestores, que já agiam para mitigar problemas financeiros anteriores, agora precisavam decidir como escoar a produção de peixes em um cenário de pandemia. A partir desse contexto, o caso incentiva o desenvolvimento da competência analítica dos(as) estudantes ao estimulá-los(as) a refletir sobre o impacto de uma ruptura na demanda, a identificação de custos relevantes para a tomada de decisão a partir de uma demonstração de resultado simplificada e a tomada de decisão gerencial baseada em análises incrementais de custos. Este caso, baseado em entrevistas e dados contábeis aproximados, foi projetado para as disciplinas que envolvam custos em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) nas áreas de Administração e Ciências Contábeis.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case aims to understand how incremental cost analysis can be applied in decision-making. The case portrays a fishing company in the segment that suffered a disruption in demand from the international market as a result of the COVID-19 pandemic. Its managers, who already acted to mitigate previous financial problems, now need to decide how to dispose of fish production during the pandemic. The case encourages the development of analytical competence on the impact of a rupture in demand, the identification of relevant costs for decision-making from an income statement, and managerial decision-making based on incremental cost analyzes. This case, based on interviews and estimated accounting data, was designed for undergraduate and graduate courses focused on costs in the areas of Business and Accounting.
  • Magalu Has It: Social, Political, and Market Strategies during COVID-19 Case for Teaching

    Passos, Ana Paula Pereira dos; Meneghini, Eleandra Maria Prigol; Gama, Marina Amado Bahia; Lana, Jeferson

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso para ensino apresenta o posicionamento estratégico do grupo Magazine Luiza (Magalu), representado pelo diretor de relações institucionais José Ribeiro e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração, antes e durante a COVID-19. O objetivo é promover uma reflexão sobre as estratégias empresariais adotadas em tempos de crise. Desde o início da COVID-19 no Brasil, Luiza e o Magalu engajaram-se nas discussões e praticaram uma série de ações estratégicas em benefício dos funcionários do grupo, das pequenas e médias empresas e dos mais afetados pela pandemia. Passados alguns meses dos primeiros casos, a instabilidade ainda era percebida, o número de infectados e mortes subia e pouco se sabia sobre quando o cotidiano retornaria ao ‘normal’. Muitos questionamentos persistiam sobre os próximos passos do Magalu. Assim, era necessário discutir sobre como o grupo deveria se posicionar para assegurar seu desempenho e sua reputação. A proposta é que os alunos se coloquem no lugar de José Ribeiro, diretor de relações institucionais, e do comitê de assuntos urgentes do Magalu, a fim de propiciar um debate acerca das estratégias de mercado e de não mercado que poderiam ser implementadas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case presents the strategic positioning of the Magazine Luiza group (Magalu), represented by the director of institutional relations José Ribeiro and Luiza Helena Trajano, chairman of the Board of Directors, before and during COVID-19. The case’s objective is to promote a reflection on the business strategies adopted in times of crisis. Since the beginning of the COVID-19 pandemic in Brazil, Luiza and Magalu have engaged in discussions and practiced a series of strategic actions for the benefit of the group’s employees, small- and medium-sized companies, and those most affected by the pandemic. A few months after the first case, the instability was still perceived, it was still present, the number of infected and deaths rose and little was known about when the daily life would return to ‘normal.’ Many questions persisted about Magalu’s next steps. Thus, it was necessary to discuss how the group should position itself to ensure performance and reputation. The proposal is to make students put themselves in the place of José Ribeiro, director of institutional relations and the urgent affairs commission of Magalu, in order to encourage a debate about the market and non-market strategies that could be implemented.
  • “Not One Less”! Adaptation to the Home Office in Times of COVID-19 Case for Teaching

    Alves, Thaís Lopes de Lucena; Amorim, Amanda Florense Alves; Bezerra, Maria Clara Cunha

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso descreveu o processo de mudança de regime de trabalho presencial da Chianca Softwares para o home office durante os decretos governamentais causados pela pandemia do novo coronavírus. A Chianca Softwares, empresa familiar, que atuava como player no mercado de tecnologia no estado da Paraíba desde 2003, passou por processo de mudança em seu modelo de governança em 2012 e, devido às melhorias dos seus processos, foi contemplada com o Prêmio Média e Pequenas Empresas (MPE) do Sebrae PB em 2016. Diante de sua característica de adaptabilidade, enfrentou a crise do coronavírus de forma distinta, superou dificuldades e precisou se reinventar para sobreviver ao ‘novo normal’. Nesse contexto, o caso tem por objetivo conduzir os alunos a refletir sobre o processo de implementação de home office na Chianca, identificando quais os benefícios e desafios desse regime de teletrabalho e pensando sobre formas de mitigar esses desafios e de criar ferramentas e práticas para mobilizar, integrar e engajar as pessoas no trabalho remoto. Assim, após reestruturação de todo seu time para o novo modelo de trabalho em home office, os alunos poderão ser levados a refletir sobre o dilema que os gestores da Chianca enfrentaram devido à liberação de suas atividades presenciais: permanecer em home office ou retornar às configurações originais.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This case describes the process of changing Chianca Softwares’ face-to-face work regime to the home office during government decrees caused by the new coronavirus pandemic. Chianca Softwares, a family company, which has been a player in the technology market in the state of Paraíba since 2003, went through a process of change in its governance model in 2012, and due to the improvements in its processes, it was awarded the Prêmio Média e Pequenas Empresas (MPE) of Sebrae PB in 2016. Given its adaptability, it faced the coronavirus crisis differently, overcame difficulties, and needed to reinvent itself to survive the ‘new normal.’ In this context, the case aims to lead students to reflect on the home office implementation process in Chianca, to identify the benefits and challenges of this teleworking regime and to think about ways to mitigate these challenges and create tools and practices to mobilize, integrate, and engage people in remote work. Thus, after restructuring its entire team to the new model of work in the home office, students are led to reflect on the dilemma that Chianca managers face due to the release of their face-to-face activities: stay in the home office regime or return to original patterns.
  • Chocolates and ‘Legrias’: Dilemma of the Best Sales Channel Case for Teaching

    Silva, Andre Luiz Barbosa da; Limongi, Ricardo; Gomes, Alessandra Cristina; Pimenta, Daiana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso de ensino tem como objetivo entender os desafios entre a abertura de canais de distribuição e novos produtos. O relato envolve uma fábrica de chocolate brasileira e apresenta a estruturação, os processos de produção, o conceito da marca, a formação dos preços de venda e a escolha dos canais de distribuição em tempos de COVID-19. A empresa enfrentava desafios no mercado por apresentar produtos com baixa aderência aos canais de distribuição, custos e preços elevados e um posicionamento de marca inadequado, resultando em baixas vendas. Após se reposicionar com um novo conceito de marca e preço, o caso levanta o dilema: Qual é o melhor canal de distribuição durante o período da crise causada pela COVID-19 para a empresa recém-reestruturada? Os objetivos pedagógicos se concentram em analisar as alternativas na escolha dos canais de distribuição, considerando os desafios de implementação, os elevados custos transacionais para produtos em estágio inicial e o cenário de incertezas resultante da pandemia, bem como a aplicação de conceitos de canais de venda e distribuição. O caso pode ser aplicado em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da área de gestão e é recomendado para incentivar os alunos a refletir sobre a estrutura e os desafios da implementação dos canais de distribuição para pequenos empreendedores.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case aims to understand the challenges between opening distribution channels and new products. The report involves a small Brazilian chocolate factory. It presents the structuring, production processes, brand concept, formation of sales prices, and the choice of distribution channels in COVID-19 times. The company faced challenges in the market for presenting products with low adherence to distribution channels, high costs and price, and an inadequate brand positioning, resulting in low sales. After repositioning itself with a new brand and price concept, the case raises the dilemma: What is the best distribution channel during the crisis period caused by COVID-19 for the newly restructured company? The pedagogical objectives are focused on the analysis of alternatives in the choice of distribution channels, considering the implementation challenges, the transaction costs for products at an early stage, and the scenario of uncertainties resulting from the pandemic, as well as the application of sales channel concepts and distribution. The case can be applied in undergraduate and MBA courses in the management area and is recommended to encourage students to reflect on the structure and challenges of implementing small entrepreneurs’ distribution channels.
  • From Conexa to Docpass: The Competitive Environment of Telemedicine Platforms Case for Teaching

    Moreira, Catia Silva da Costa; Freitas, Flavia d’Albergaria; Brandão, Carolina; Araujo, Cláudia Affonso Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O caso narra a trajetória de uma plataforma de telemedicina no Brasil. A Conexa, uma empresa que já operava com modelo B2B com telemedicina, aproveitou a mudança de regulamentação durante a pandemia do coronavírus (COVID-19) e lançou a Docpass, uma plataforma B2C. A pandemia não trouxe somente a mudança na legislação, como também propiciou um contexto que reduziu as barreiras culturais para a adoção de tal serviço tanto para médicos quanto para pacientes. O caso é recomendado para disciplinas de Estratégia e Inovação, mais especificamente em sessões dedicadas aos modelos de negócios baseados em plataformas, quando forem trabalhados os seguintes objetivos de aprendizagem: (a) diagnóstico sobre desdobramentos do COVID-19 em um negócio de telemedicina comparando-se o antes, o durante e o depois; (b) compreensão dos efeitos de rede presentes nas plataformas e seus reflexos em termos de valor; (c) compreensão da dinâmica competitiva em um ecossistema de plataforma.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The case reports the trajectory of a telemedicine platform in Brazil. Conexa, a company that already operated with a telemedicine B2B model, took advantage of the regulatory change during the coronavirus pandemic (COVID-19) and launched Docpass, a B2C platform. The pandemic not only brought about a change in legislation, but also provided a context that reduced cultural barriers to the adoption of such a service for both doctors and patients. The case is recommended for Strategy and Innovation disciplines, more specifically in sessions dedicated to business models based on platforms, when the following learning objectives are worked on: (a) diagnosis of COVID-19 effects in a telemedicine business by comparing before, during, and after the pandemic; (b) understanding the network effects present on the platforms and their reflections in terms of value; (c) understanding the competitive dynamics in a platform ecosystem.
  • Wanderlust without Wandering: Managing a Travel Blog during the COVID-19 Case for Teaching

    Pinho, Valéria Moreira de; Monteiro, Júlia; Binhote, Juliana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O caso descreve como Mary Teles, empreendedora digital e criadora do blog de viagem Vida Mochileira, enfrentou a crise causada pelo COVID-19 em 2020 e como as medidas preventivas de fechamento de fronteiras e restrição de locomoção e viagens durante a pandemia representaram um desafio para a continuidade de um negócio que produz conteúdos para viajantes. Este caso real foi desenvolvido com fontes primárias e secundárias e é recomendado para disciplinas de Marketing, Marketing de Serviços e Marketing Digital em cursos de graduação ou pós-graduação em Administração e Hotelaria e Turismo, e possibilita a discussão do conceito teórico de posicionamento no contexto das mídias sociais, no setor de turismo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case describes how Mary Teles, a digital entrepreneur and creator of Vida Mochileira travel blog, faced the crisis caused by COVID-19 in 2020 and how the preventive measures of closing borders and restricting locomotion and traveling during the pandemic represented a challenge to the continuity of a business that produces content for travelers. This real case was developed with primary and secondary sources of information and is recommended for application at Marketing, Services Marketing, and Digital Marketing disciplines in undergraduate or postgraduate courses of Business Administration and Hospitality and Tourism, allowing the discussion of the theoretical concept of positioning in the context of social media, in the tourism sector.
  • HCFMUSP: Resilience in Response to the COVID-19 Pandemic Case for Teaching

    Pedroso, Marcelo Caldeira; Pires, João Teixeira; Malik, Ana Maria; Pereira, Antonio José Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O caso de ensino descreve um conjunto de ações emergenciais empreendidas pela gestão do HCFMUSP para responder às necessidades provocadas pela pandemia do COVID-19 no Brasil. O objetivo deste caso considera temas relacionados ao impacto da pandemia na área de operações em saúde, com ênfase em: (a) adaptação da governança como resposta a uma crise (gestão de crises); (b) readequação da capacidade produtiva de uma operação tradicionalmente considerada pouco resiliente; (c) aprendizado de como tratar uma nova doença (gestão do conhecimento). Sendo assim, permitirá reunir elementos para a gestão de crises futuras.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The teaching case describes a set of emergency actions taken by HCFMUSP to manage the needs brought by the COVID-19 pandemic in Brazil. The case objective considers the issues related to the impact of the pandemic mostly in healthcare operations, emphasizing how to: (a) adapt health system governance in response to a crisis (crisis management); (b) manage the health system capacity, which traditionally is not so resilient; (c) deal with a new disease (knowledge management). Thus, it should allow gathering elements for the management of future crises.
  • Our Calendar Stopped! The Organizational Change at UFPB due to COVID-19 Case for Teaching

    Teixeira-de-Carvalho, Diana Lucia; Dias, Jose Jorge Lima; Kruta-Bispo, Ana Carolina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso para ensino tem o objetivo de analisar o contexto da Universidade Federal da Paraíba, que vivencia os impactos do isolamento social devido à COVID-19, sobretudo na realização das aulas de graduação, considerando que as atividades presenciais foram suspensas. O caso apresenta os fatos relacionados à possibilidade de implementação de um calendário suplementar, com base no conceito de ensino remoto emergencial. Diante desse cenário, era necessário dos gestores da Pró-Reitoria de Graduação um planejamento cuidadoso para gerenciar as incertezas e as resistências às mudanças que tal proposta representaria, principalmente porque não havia modelos para se basearem, uma vez que praticamente todas as IESs públicas estavam com as aulas de graduação suspensas. O caso levanta um dilema principal: Diante dos desafios para implementar um calendário suplementar remoto, é melhor seguir ou recuar? Os objetivos pedagógicos deste caso para ensino envolvem: analisar o impacto da COVID-19 no comportamento organizacional; discutir os aspectos relativos à implementação de mudanças organizacionais; identificar o uso de dados para a tomada de decisão e suporte para a mudança organizacional; e tomar decisões frente a dilemas gerenciais. Sua análise pode ser feita por alunos da graduação, dos cursos de Administração e Gestão Pública.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case aims to analyze the context of the Federal University of Paraíba, which experiences the impacts of social isolation due to COVID-19, especially in conducting undergraduate classes, considering that the activities face-to-face were suspended. The case presents the facts related to the possibility of implementing a supplementary calendar, based on the concept of remote emergency teaching. Because of this scenario, the Pro-Rectory of Graduation managers needed to plan carefully to manage the uncertainties and resistance to changes that such a proposal would represent, mainly because there were no models to be based on since practically all public HEIs have suspended graduation classes. The case raises a significant dilemma: in the face of the challenges of implementing a supplementary remote calendar, is it better to follow or step back? The pedagogical objectives of this teaching case involve: analyzing the impact of COVID-19 on organizational behavior; discuss aspects related to the implementation of organizational changes; identify the use of data for decision-making and support for organizational change; and making decisions in the face of managerial dilemmas. Its analysis can be done by undergraduate students, in Administration and Public Management courses.
  • Rafael and the Sorela Vehicles Case: The Pandemic as an Enhancer of Job Crafting Case for Teaching

    Erthal, Alice; Sacramento, Isabella

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente caso de ensino conta a história de como o gerente de uma agência de carros encontra na prática de job crafting o caminho para enfrentar os desafios impostos por uma grave crise socioeconômica, como a provocada pela COVID-19. Com a pandemia, o gerente ganha autonomia na sua atuação profissional, a qual o permite implementar mudanças de natureza estrutural - nas atividades e processos da empresa, social - nos relacionamentos, e cognitiva - em relação à percepção sobre o trabalho. O caso traz as características da geração Y como antecedente do job crafting, além de abordar os desdobramentos decorrentes de tais práticas. No nível individual, o caso permite explorar os elementos do engajamento profissional e sua conexão com o atendimento das necessidades individuais, bem como a melhoria no desempenho profissional. No nível organizacional, o caso discute a abordagem bottom-up como alternativa para o desenho da função, apresentando os impactos de tal abordagem no desempenho organizacional. Assim, o caso foi originalmente pensado para disciplinas de Comportamento Organizacional ou Gestão de Pessoas em cursos de pós-graduação em Administração e Psicologia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The current teaching case describes a story about how a manager of a car dealer company finds in job crafting practices the mechanisms to face the challenges imposed by a severe socio-economic crisis such as the one created by COVID-19. With the pandemic, the manager gains autonomy on his job, which allows him to implement changes of different dimensions: structural changes (in tasks and processes), relational changes (concerning work relationships), and cognitive changes (regarding perception of one’s work/role). Moreover, the case addresses generation Y as an antecedent of job crafting, as well as the consequences of such practices. At individual level, the case allows students to discuss engagement with the job and the positive impact to in-role performance. At the organizational level, the case discusses the bottom-up approach as an alternative to traditional job design approach. As so, the case was originally developed for disciplines such as Organizational Behavior or Human Resources as part of Business Management graduate courses.
  • Stay at Home, Casa Porto Delivers: Humanized Entrepreneurship during Pandemic Case for Teaching

    Vinhas, Valéria Quiroga; Lopes, Ana Luiza Szuchmacher V.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O caso de ensino descreve a trajetória do empreendedor Raphael Vidal. As informações apresentadas possibilitam vincular a história e as crenças do sujeito-empreendedor Raphael às decisões referentes ao empreendimento Casa Porto no contexto da pandemia do COVID-19. Aspectos de sua postura empreendedora como base para a forma como vem conduzindo a Casa Porto são evidenciadas, assim como são resgatados elementos relacionados à decisão de abrir, conduzir e manter um negócio diante de situações de crise. Adicionalmente, são abordadas nuances relativas a outras esferas envolvidas no entendimento do empreendedor como um ser social.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case describes the trajectory of the entrepreneur Raphael Vidal. The information presented makes it possible to link the history and beliefs of the subject-entrepreneur Raphael to the decisions regarding Casa Porto project in the context of the COVID-19 pandemic. Aspects of his entrepreneurial attitude as a basis for the way he has been conducting Casa Porto are exposed. In addition, elements related to the decision to open, conduct, and maintain a business in situations of crisis are displayed. And more importantly, nuances related to other spheres involved in the understanding of the entrepreneur as a social being are addressed.
  • Pandemic Fights in a Network! COVID-19 Challenges in Northeast Brazil Case for Teaching

    Andrade, Raphael Jesus Campos de; Sousa-Filho, José Milton de; Almeida, Fátima Evaneide Barbosa de; Câmara, Samuel Façanha

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Com a ocorrência da pandemia da COVID-19 em 2020, tornou-se imperiosa a adoção de medidas emergenciais no sentido de evitar uma crise do sistema de saúde no nordeste do Brasil. Nesse contexto, Miguel Bastos, gerente do Sistema Indústria, entidade de classe do setor industrial nordestino, dedicou todos os seus esforços para coordenar uma rede emergente de instituições envolvidas em processos de pesquisa, desenvolvimento, inovação, fabricação e manutenção de produtos demandados pelo sistema de saúde. Dessa forma, este caso de ensino tem como objetivo permitir que os alunos entendam o contexto de uma rede de cooperação criada para suprir as necessidades do setor de saúde no combate à pandemia de COVID-19. Face às dificuldades inerentes a um processo de liderança envolvendo sete instituições diferentes, como o protagonista deve organizar essa rede para atender às demandas previstas? O caso tem como públicos-alvo os alunos de Graduação em Administração, bem como de cursos de pós-graduação lato sensu, em disciplinas como Estratégia Empresarial, Redes de Cooperação, Parcerias Público-Privadas, dentre outras que abordem os temas propostos no presente caso. Ressalta-se que os dados foram coletados a partir de observação participante, dados secundários e entrevistas. Os personagens são reais, mas os nomes são fictícios.

    Abstract in English:

    ABSTRACT With the occurrence of the COVID-19 pandemic in 2020, it became imperative to adopt emergency measures to prevent a crisis in the health system in northeastern Brazil. In this context, Miguel Bastos, manager of Sistema Indústria, a class entity in the northeastern industrial sector, dedicated all his efforts to coordinate an emerging network of institutions involved in research, development, innovation, manufacturing, and maintenance of products demanded by a health system. Thus, this teaching case aims to allow students to understand the context of a cooperation network created to meet the needs of the health sector in combating the pandemic of COVID-19. Given the difficulties inherent in a leadership process involving seven different institutions, how should the protagonist organize this network to meet the expected demands? The case has as target audience undergraduate Business Administration students, as well as lato sensu graduate courses, in subjects such as Business Strategy, Cooperation Networks, Public-Private Partnerships, among others that address the themes proposed in the present case. It is noteworthy that authors collected data from participant observation, secondary data, and interviews. The characters are real, but the names are fictitious.
  • Challenges for the Future of Education brought by the Pandemic: The Coppead Case Invited Case for Teaching

    Campos, Roberta Dias; Tavares, Elaine; Chimenti, Paula C. P. de Souza; Marques, Leonardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este caso de ensino descreve o processo de adaptação para a virtualização do ensino no Coppead, uma das principais escolas de pós-graduação em administração no Brasil. A mudança ocorre impulsionada pelo isolamento social adotado no país por conta da pandemia de COVID-19. O caso relata as decisões que o colegiado de professores, liderado pela diretora Elaine Tavares, precisou tomar para contornar a quarentena e garantir a continuidade das aulas no Mestrado, Doutorado e MBA Executivo. Os desafios dessa transição são discutidos, porém mais importante que isso são as oportunidades estratégicas que essa experiência abre para a inovação da escola nos anos futuros.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This teaching case describes the process experienced by Coppead, one of the main graduate schools in business in Brazil, to adapt to e-learning. The change is driven by the social isolation adopted in the country due to the COVID-19 pandemic. The case reports on the decisions that the faculty collegiate, led by the director Elaine Tavares, has needed to take to circumvent the quarantine and ensure teaching continuity at Master, Doctoral, and Executive MBA levels. The case discusses the main challenges during the transition, but most importantly highlights the strategic opportunities that this shift has offered for innovation in the coming years.
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