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Open-access Revista de Administração Contemporânea

Publication of: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Area: Applied Social Sciences ISSN printed version: 1415-6555
ISSN online version: 1982-7849

Table of contents

Revista de Administração Contemporânea, Volume: 28, Issue: 4, Published: 2024

Revista de Administração Contemporânea, Volume: 28, Issue: 4, Published: 2024

Document list
Editorial
Strengthening the Education Ecosystem in Brazil Chimenti, Paula

Abstract in Portuguese:

RESUMO Neste editorial, trato do ecossistema de educação no Brasil, destacando algumas transformações recentes. Abordo ainda a importância de fortalecer o ecossistema, contribuindo para o debate sobre o conhecimento que criamos e disseminamos, e o papel da RAC neste processo. Ao final, apresento os trabalhos desta nova edição da revista.

Abstract in English:

ABSTRACT In this editorial, I address the education ecosystem in Brazil, highlighting some recent transformations. I also discuss the importance of strengthening the ecosystem, contributing to the debate on the knowledge we create and disseminate, and the role of RAC in this process. Finally, I present the articles featured in this new edition of the journal.
Technological Article
Decoding Consumer Sentiments: Advanced NLP Techniques for Analyzing Smartphone Reviews Jabeen, Shaista

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivos: Este estudo busca preencher a lacuna em relação a análises eficazes de avaliações feitas por consumidores online sobre smartphones, que são frequentemente em grande número e complexas do ponto de vista linguístico. Seu objetivo final é oferecer uma compreensão capaz de subsidiar tomadas de decisão e ações práticas em relação ao aprimoramento das características do produto e das estratégias de marketing. Propomos um modelo dual utilizando representações de codificadores bidirecionais de transformadores (BERT) para análise de sentimento e transformadores de frases para a modelagem de tópicos. Esta abordagem visa aumentar a precisão e a profundidade da análise de sentimento do consumidor. Método: a análise de sentimento e a modelagem de tópicos são aplicadas a um grande conjunto de dados de avaliações de smartphones obtido nas plataformas Kaggle e Amazon. O modelo BERT é usado para entender o contexto e o sentimento das palavras, enquanto os transformadores de frases geram representações para agrupar avaliações em tópicos temáticos. Resultados: A análise revelou fortes sentimentos positivos em relação ao desempenho do smartphone e à experiência do usuário, identificando também preocupações sobre a câmera e a duração da bateria. O modelo captura efetivamente o feedback positivo, mas apresenta dificuldade ao examinar avaliações negativas e sentimentos neutros em particular. Isso ocorre porque o conjunto de dados é enviesado favorecendo avaliações positivas. Conclusões: a aplicação dos modelos BERT e transformadores de sentenças representa um avanço tecnológico significativo no campo da análise de texto ao aumentar a granularidade em relação a detecção de sentimentos, bem como ao oferecer uma estrutura robusta para interpretar conjuntos de dados complexos. Nesse sentido, o estudo contribui tanto para o conhecimento teórico quanto para as aplicações práticas em análises envolvendo consumidores online.

Abstract in English:

ABSTRACT Objectives: this study aims to bridge the gap in effectively analyzing online consumer feedback on smartphones, which is often voluminous and linguistically complex. The ultimate goal is to provide smartphone manufacturers with actionable insights to refine product features and marketing strategies. We propose a dual-model framework using bidirectional encoder representations from transformers (BERT) and sentence transformers for sentiment analysis and topic modeling, respectively. This approach is intended to enhance the accuracy and depth of consumer sentiment analysis. Method: sentiment analysis and topic modeling are applied to a large dataset of smartphone reviews sourced from Kaggle and Amazon. The BERT model is used to understand the context and sentiment of words, while sentence transformers generate embeddings for clustering reviews into thematic topics. Results: our analysis revealed strong positive sentiments regarding smartphone performance and user experience, while also identifying concerns about camera and battery life. However, while the model effectively captures positive feedback, it may struggle with negative feedback and especially neutral sentiments, due to the dataset’s bias toward positive reviews. Conclusions: the application of BERT and sentence transformers provides a significant technological advancement in the field of text analysis by enhancing the granularity of sentiment detection and offering a robust framework for interpreting complex data sets. This contributes to both theoretical knowledge and practical applications in digital consumer analytics.
Invited Article: Provocations
Traditional Research versus Advanced Algorithms: “Is Survey in the Last Days?” Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva Mazzon, José Afonso Isabella, Giuliana Coelho, Ricardo Limongi França Lopes, Evandro Luiz Brei, Vinicius Andrade

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo: examinar os desafios contemporâneos enfrentados pelo método survey no campo da administração, em especial no marketing, devido ao surgimento de novas tecnologias e mudanças nos comportamentos dos respondentes. Provocações: com a ascensão da inteligência artificial, o método survey tradicional começa a ser questionado. Questões como a validade das respostas, a fadiga dos respondentes e a proliferação de dados comportamentais obtidos por meios automatizados questionam a eficácia do survey na captura de comportamentos reais dos consumidores. Além disso, novas legislações podem trazer restrições capazes de afetar a coleta de dados via survey. Conclusões: apesar de não estar obsoleto, o método survey deve se reinventar para permanecer relevante. A integração com novas tecnologias, como a inteligência artificial, e a combinação com métodos qualitativos são caminhos sugeridos para melhorar a eficácia das pesquisas em um ambiente com forte avanço tecnológico. O futuro do survey depende da capacidade de adaptação e da complementaridade com outras abordagens emergentes.

Abstract in English:

ABSTRACT Objective: to examine the contemporary challenges faced by the survey method in the administration field, particularly in marketing, due to the emergence of new technologies and changes in respondent behavior. Provocations: with the rise of artificial intelligence, the traditional survey method is increasingly being questioned. Issues such as response validity, respondent fatigue, and proliferation of behavioral data obtained through automated means cast doubt on the survey’s effectiveness in capturing actual consumer behavior. Additionally, new legislation may introduce restrictions that could impact data collection via surveys. Conclusions: although not obsolete, the survey method must reinvent itself to remain relevant. Integrating new technologies, such as artificial intelligence, and combining them with qualitative methods are suggested paths to improve research effectiveness in an environment heavily influenced by technological advancements. The future of the survey depends on its ability to adapt and complement other emerging approaches.
Case for Teaching
Match & Matters: Challenges of (Intra)Entrepreneurship and Open Innovation Pedro, Samara de Carvalho Apolinario, Raissa Helena Paiva Carlos, Ed de Almeida Iizuka, Edson Sadao

Abstract in Portuguese:

RESUMO Motivada pelo desejo de gerar transformação social, Larissa criou uma plataforma para conectar agentes focados em negócios com impacto socioambiental positivo, a fim de alinhar lucro com benefícios socioambientais, a Match & Matters. Apesar do apoio da alta liderança da Deloitte, empresa em que trabalhava e onde decidiu intraempreender, e apesar do potencial da M&M para integrar áreas de negócios, Larissa enfrentava desafios quanto à rentabilidade da plataforma frente aos modelos de negócios já consolidados na organização. Contudo, sentia-se angustiada sobre o futuro da plataforma dentro da empresa e sobre como evidenciar seu potencial de negócio em uma organização com nichos já estabelecidos. Desse modo, o dilema era maximizar as oportunidades da plataforma e superar os desafios para mantê-la viável, conciliando impacto positivo e inovação aberta dentro de um ambiente corporativo tradicional. Este caso de ensino apresenta a trajetória de Larissa, destacando os conceitos de: empreendedorismo e intraempreendedorismo para alcançar objetivos profissionais; inovação aberta para criar soluções assertivas; e sustentabilidade para promover transformações positivas, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais dentro de um modelo de negócio inovador.

Abstract in English:

ABSTRACT Motivated by the desire to generate social transformation, Larissa created the Match & Matters platform to connect agents focused on businesses with a positive socio-environmental impact, aiming to align profit with socio-environmental benefits. Despite the support of senior management at Deloitte, the company where she worked and where she decided to become an intrapreneur, and despite M&M’s potential to integrate business areas, Larissa faced challenges regarding the profitability of the platform compared to the business models already consolidated in the organization. However, she felt anxious about the platform’s future within the company and about how to demonstrate its business potential in an organization with already established niches. Thus, the dilemma was how to maximize the platform’s opportunities and overcome challenges to maintain its viability, balancing positive impact and open innovation within a traditional corporate environment. This teaching case presents Larissa’s journey, highlighting the concepts of: entrepreneurship and intrapreneurship to achieve professional goals; open innovation to create effective solutions; and Sustainability to promote positive transformations, considering the economic, social, and environmental aspects within an innovative business model.
Theoretical-empirical Article
The Impact of IT-Business Strategic Alignment on The Transformation and Operations of Pre-Digital Businesses Mendes-da-Silva, Francisco Massaro Albertin, Alberto Luiz

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo: este estudo visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o alinhamento estratégico TI-negócio (AETIN) influencia a sustentação ou a transformação de um negócio pré-digital? Esse objetivo foi definido devido à criticidade desse tema para executivos incumbidos de manter esses tipos de negócio adaptativos e competitivos frente às oportunidades e ameaças da era digital. Marco teórico: o marco teórico deste artigo é formado por modelos de negócio pré-digitais e digitais, alinhamento estratégico TI-negócio, com foco em sustentação do negócio habilitada pela TI, transformação do negócio habilitada pela TI, otimização digital e transformação digital. Método: após o esboço de um modelo e proposições de pesquisa, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas semiestruturadas feitas com executivos de uma multinacional do setor industrial. Essas entrevistas foram transcritas, codificadas e analisadas com base em um protocolo dedutivo de coleta e análise de dados e com o suporte do software NVivo. Resultados: a presença de silos organizacionais e a falta de uma estratégia digital foram identificados como problemas que têm impactado a transformação do negócio pré-digital estudado. Essas oportunidades foram mapeadas não somente pela análise do estudo de caso, mas também pela triangulação desses achados com a literatura. Conclusão: antigas práticas podem evitar os identificados problemas de desalinhamento estratégico e de silos organizacionais. O foco deve ser tanto no alinhamento intelectual como no alinhamento social para garantir que as estratégias de TI, de negócio e digital habilitem tanto os objetivos de sustentação como os de transformação do negócio.

Abstract in English:

ABSTRACT Objective: this study aims to answer the following research question: How does IT-business strategic alignment (ITBSA) influence the sustaining or transformation of a pre-digital business? This objective was defined due to the critical importance of this topic for executives responsible for keeping such businesses adaptive and competitive in the face of the digital era’s opportunities and threats. Theoretical approach: the theoretical background of this article is formed by pre-digital and digital business models, IT-business strategic alignment, focusing on IT-enabled business support, IT-enabled business transformation, digital optimization, and digital transformation. Method: following the development of a research model and propositions, a case study was conducted using semi-structured interviews with executives from a multinational industrial company. These interviews were transcribed, coded, and analyzed using a deductive data collection and analysis protocol, supported by NVivo software. Results: the presence of organizational silos and the absence of a digital strategy were identified as key issues that have impacted the transformation of the pre-digital business studied. These challenges were mapped not only through case study analysis but also by triangulating these findings with the existing literature. Conclusion: despite the integration of an emerging digital strategy into ITBSA, traditional practices can still be helpful to mitigate the identified issues of strategic misalignment and organizational silos. For instance, executives need to maintain a balanced focus on both intellectual and social alignments to ensure that IT, business, and digital strategies collectively enable the business operations and transformation.
Theoretical-empirical Article
Retention of Civil Organizations Members and Political Participation: Possible Relationships Magul, Dias Rafael Cavalcante, Carlos Eduardo

Abstract in Portuguese:

RESUMO Objetivo: explorar a influência da retenção de membros de organizações da sociedade civil (OSCs) sobre participação política. Marco teórico: membros de OSCs são suscetíveis a participar de diversas atividades políticas. A propensão de membros a participar de práticas políticas pode ser influenciada pela sua retenção, que oportuniza o desenvolvimento de competências e valores democráticos, habilidades e virtudes cívicas, e de outros recursos políticos que propiciam engajamento político. Métodos: realizou-se pesquisa quantitativa explicativa, usando dados de 234 membros de OSCs de Moçambique, coletados por meio de questionário constituído pelas escalas de retenção de membros e de participação política, previamente validadas. Realizou-se modelagem de equações estruturais para testar as cinco hipóteses da pesquisa, utilizando weighted least squares mean and variance adjusted (WLSMV) como método de estimação, considerando as práticas de retenção de membros como um construto de segunda ordem para explicar cada uma das dimensões de participação política. Resultados: o teste das hipóteses apontou para a não rejeição de duas hipóteses, demonstrando que: as práticas de retenção de membros explicam significativamente contato político; e as práticas de retenção de membros explicam significativamente engajamento cívico. Conclusão: o estudo demonstra que a propensão de membros de OSCs a participar de diversas práticas políticas pode ser explicada pela retenção de membros, o que acrescenta valor à literatura. Os resultados contribuem para a gestão de pessoas em OSCs que buscam fomentar a capacidade individual de participar nos processos políticos democráticos, assim como naquelas que têm por finalidade impulsionar a expansão da democracia na sociedade.

Abstract in English:

ABSTRACT Objective: to explore the influence of retention of civil society organizations (CSOs) members on political participation. Theoretical framework: members of CSOs are likely to engage in various political activities. The propensity of members to participate in political practices may be influenced by their retention, which enables the development of democratic competencies and values, civic skills and virtues, and other political resources that foster political engagement. Methods: an explanatory quantitative research was carried out, using data from 234 members of CSOs in Mozambique, collected through a questionnaire consisting of validated scales of members’ retention and political participation. Structural equation modeling was performed to test the five research hypotheses, using weighted least squares mean and variance adjusted (WLSMV) as the estimation method, considering member retention practices as a second-order construct to explain each of the dimensions of political participation. Results: The hypothesis testing pointed to the non-rejection of two hypotheses, demonstrating that: member retention practices significantly explain political contact; and member retention practices significantly explain civic engagement. Conclusion: the study demonstrates that the propensity of CSOs members to participate in various political practices can be explained by member retention, which adds value to the literature. The findings contribute to human resource management in CSOs seeking to foster individual capacity to participate in democratic political processes, as well as those aiming to promote the expansion of democracy in society.
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Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br
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