Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento estratégico: recomendações sobre os ambientes externo e interno

Competitiveness; strategic planning; environment; strategic management; business; organizational change

Competitividade; planejamento estratégico; ambiente; administração estratégica; negócios; mudança organizacional

ARTIGOS

Planejamento estratégico: recomendações sobre os ambientes externo e interno

José Celso Contador

Professor Livre-Docente da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP e Consultor Industrial

Palavras-chave: Competitividade, planejamento estratégico, ambiente, administração estratégica, negócios, mudança organizacional.

Key words: Competitiveness, strategic planning, environment, strategic management, business, organizational change.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em julho/1994, avaliado em setembro/1994 e fevereiro/1995, aprovado para publicação em fevereiro/1995.

1. MAGALHÃES, J. Batista. Nova Ordem Mundial cria império do Norte contra "bárbaros" do Sul. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 out. 1991.

2. THE ECONOMIST. A Nova Ordem Mundial. Gazeta Mercantil, São Paulo, 9 out. 1991.

3. OHMAE, Kenichi. The borderless world - power and strategy in the interlinked economy. Harper Collins, 1990.

4.ANSOFF, H. Igor. The newcotporate strategy. John Wiley & Sons, 1988.

5. CONTADOR, J. Celso. Planejamento estratégico para a competição dos anos 90. Produção, ABEPRO, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, mar. 1991, p.107-112.

6. PORTER, Michael E. Competitive advantage. NewYork: The Free Press, 1985.

7. _________. Competitive strategy. New York: The Free Press, 1980.

8. PORTER, Michael E. Op. cit., ANSOFF, H. Igor, Op. cit., OHMAE, Kenichi. Op. cit.

9. WORLD ECONOMIC Forum & International Institute for Management Development. The World Competitiveness Report 1991. Gazeta Mercantil, São Paulo, 20, 21, 22, 25, 26, 27 e 28 jun. 1991.

10. NICHOLSON, Brian. Manufatura de classe mundial: o desafio que espera o Brasil. Boletim do Instituto da Qualidade e Produtividade da FAAP, São Paulo, v.32, ago. 1990, p. 7-9.

11. FÉLIX, Antonio. Pesquisa mostra os pontos fracos da indústria no país. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9-12 -1990.

12. Idem, ibidem.

13. BLECHER, Nelson. Consumidor trai marca por preço. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 mar. 1992.

14. CARVALHO, Ronald Z. A era da consciência de custos. "É preciso encontrar novos caminhos. Gazeta Mercantil, São Paulo, 1o-02-1992.

15. FORTES, Márcio. As razões do desenvolvimento sustentável. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11-09-1991.

16. FELTRIN, Ariverson. Por que a Ford vai fechar a fábrica no ASC. Gazeta Mercantil, São Paulo, 19-06-1991.

17. RATTNER, Henrique. Tecnologia e desenvolvimento sustentável: uma avaliação crítica. Revista de Administração, São Paulo: USP, v. 26, n. 1, jan./mar. 1991, p. 5-11.

18. ADEODATO, Sérgio. Programa da Reynolds Latasa retira um milhão de latas dos aterros e estimula negócios. Gazeta Mercantil, São Paulo, 13-02-1992.

19. FAGÁ, F. Stella. Feira de tecnologia ambiental terá a participação de quinze países. Gazeta Mercantil, São Paulo, 27 mar. 1992, WINANDY, Yves L. Empresas francesas selecionam novas tecnologias para mostrar na Ecobrasil. Gazeta Mercantil, São Paulo, 14-04-1992.

20. ALCÂNTARA, Eurípedes. Os fuzileiros não vêm. Veja, São Paulo: Abril, 19-02-1992.

21. ARBEX, J. Mauro. Empresa economiza com a reutilização da criolita. Gazeta Mercantil, São Paulo, 21-11-1991.

22. THE ECONOMIST. Empresas incorporam conceitos ambientais. Gazeta Mercantil, São Paulo, 19-11-1991.

23. ARBEX, J. Mauro. Dow cria nova diretoria no Brasil para intensificar proteção ambiental. Gazeta Mercantil, São Paulo, 05-11-1991.

24. SOUZA, Cláudia. Meio ambiente afeta negócios. Gazeta Mercantil, São Paulo, 05-11­1991.

25. FAGÁ, F. Stella. Resíduos ainda podem parar as indústrias. Cubatão. Gazeta Mercantil, São Paulo, 28-03-1991.

26. ADEODATO, Sérgio. Empresários buscam a total eliminação do lixo industrial. Gazeta Mercantil, São Paulo, 04-04-1992.

27. HUNT, John. Conferência da ONU deverá debater o risco de novas barreiras comerciais. Financial Times. Gazeta Mercantil, São Paulo, 07-09-1991.

28. GAZETA Mercantil. EUA restingem importação de atum. São Paulo, 17-01-1992.

29. ROSSI, Clóvis. GATT quer ricos pagando por ar amazônico. Folha de S. Paulo, São Paulo ,13-02-1992.

30. GAZETA Mercantil. GATT teme que parâmetros ambientais divergentes provoquem conflitos. São Paulo, 24-01-1992.

31. GRACIOSO, Francisco. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.

32. GLUCK, F.N., KAUFMANN, S.P., WALLECK, S. Strategic management for competitive advantage. Harvard Business Review, 1986.

33. ANSOFF, H. Igor. Op. cit.

34. MASSEY PERKINS S.A. Open house, São Paulo, 1989.

35.OHMAE, Kenichi. Op. cit.

36.WORLD ECONOMIC Forum & International Institute for Management Development. The World Competitiveness Report 1991. Op. cit., NICHOLSON, Brian. Op. cit.

37. CONTADOR, J. Celso. Modelo para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura. Revista de Administração, São Paulo:USP, v. 29, n. 4, out./dez. 1994.

38. _________ . Método para rápido aumento da produtividade fabril. Revista Gestão & Produção, São Carlos: UFSCAR, v. 1, n.3, dez. 1994.

39. _________. Modelo para aumentar a competitividade da indústria metalmecânica brasileira. Guaratinguetá: Faculdade de Engenharia da UNESP, 1992 (tese de Livre-Docência).

40. Idem, ibidem.

41. Idem, ibidem.

42. Idem, ibidem.

43. BRENTANO, Christina. Agilidade determina as chances em 1992. Folha de S. Paulo, São Paulo, 02-01-1992.

44. CHERTO, Marcelo, RIZZO, Marcus. Receita para sair da crise usando a criatividade. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19-10­1991.

45. MARCOVITCH, Jacques. Tecnologia e competitividade, São Paulo:USP, v. 26, n. 2, abr./ jun. 1991, p. 12-21.

  • 1. MAGALHÃES, J. Batista. Nova Ordem Mundial cria império do Norte contra "bárbaros" do Sul. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 out. 1991.
  • 2. THE ECONOMIST. A Nova Ordem Mundial. Gazeta Mercantil, São Paulo, 9 out. 1991.
  • 5. CONTADOR, J. Celso. Planejamento estratégico para a competição dos anos 90. Produção, ABEPRO, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, mar. 1991, p.107-112.
  • 10. NICHOLSON, Brian. Manufatura de classe mundial: o desafio que espera o Brasil. Boletim do Instituto da Qualidade e Produtividade da FAAP, São Paulo, v.32, ago. 1990, p. 7-9.
  • 11. FÉLIX, Antonio. Pesquisa mostra os pontos fracos da indústria no país. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9-12 -1990.
  • 13. BLECHER, Nelson. Consumidor trai marca por preço. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 mar. 1992.
  • 14. CARVALHO, Ronald Z. A era da consciência de custos. "É preciso encontrar novos caminhos. Gazeta Mercantil, São Paulo, 1o-02-1992.
  • 15. FORTES, Márcio. As razões do desenvolvimento sustentável. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11-09-1991.
  • 16. FELTRIN, Ariverson. Por que a Ford vai fechar a fábrica no ASC. Gazeta Mercantil, São Paulo, 19-06-1991.
  • 17. RATTNER, Henrique. Tecnologia e desenvolvimento sustentável: uma avaliação crítica. Revista de Administração, São Paulo: USP, v. 26, n. 1, jan./mar. 1991, p. 5-11.
  • 18. ADEODATO, Sérgio. Programa da Reynolds Latasa retira um milhão de latas dos aterros e estimula negócios. Gazeta Mercantil, São Paulo, 13-02-1992.
  • 20. ALCÂNTARA, Eurípedes. Os fuzileiros não vêm. Veja, São Paulo: Abril, 19-02-1992.
  • 21. ARBEX, J. Mauro. Empresa economiza com a reutilização da criolita. Gazeta Mercantil, São Paulo, 21-11-1991.
  • 23. ARBEX, J. Mauro. Dow cria nova diretoria no Brasil para intensificar proteção ambiental. Gazeta Mercantil, São Paulo, 05-11-1991.
  • 24. SOUZA, Cláudia. Meio ambiente afeta negócios. Gazeta Mercantil, São Paulo, 05-111991.
  • 25. FAGÁ, F. Stella. Resíduos ainda podem parar as indústrias. Cubatão. Gazeta Mercantil, São Paulo, 28-03-1991.
  • 26. ADEODATO, Sérgio. Empresários buscam a total eliminação do lixo industrial. Gazeta Mercantil, São Paulo, 04-04-1992.
  • 27. HUNT, John. Conferência da ONU deverá debater o risco de novas barreiras comerciais. Financial Times. Gazeta Mercantil, São Paulo, 07-09-1991.
  • 29. ROSSI, Clóvis. GATT quer ricos pagando por ar amazônico. Folha de S. Paulo, São Paulo ,13-02-1992.
  • 31. GRACIOSO, Francisco. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.
  • 37. CONTADOR, J. Celso. Modelo para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura. Revista de Administração, São Paulo:USP, v. 29, n. 4, out./dez. 1994.
  • 43. BRENTANO, Christina. Agilidade determina as chances em 1992. Folha de S. Paulo, São Paulo, 02-01-1992.
  • 44. CHERTO, Marcelo, RIZZO, Marcus. Receita para sair da crise usando a criatividade. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19-101991.
  • 45. MARCOVITCH, Jacques. Tecnologia e competitividade, São Paulo:USP, v. 26, n. 2, abr./ jun. 1991, p. 12-21.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Abr 1995

Histórico

  • Aceito
    Fev 1995
  • Recebido
    Jul 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br