ARTIGOS
O comportamento do consumidor diante da promoção de vendas: um estudo da relação preço-qualidade percebida
Cláudia Buhamra Abreu
Mestre e Doutoranda da EAESP/FGV e Professora da Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Produto, preço, qualidade, promoção de vendas.
Key words: Product, price, quality, sales promotion.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
• ABRAHAM, Magid M., LODISH, Leonard M. Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, Boston, p.50-60, May/June, 1990.
• BRINK, Edward L. , KELLEY, Willi,am T. The management of promotion - consumer behavíor and demand stimulation. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1963.
• COLLEY, Russel H. Squeezing the waste out of advertislnq. Harvard Business Review, Boston, p. 76-88, Sep./Oct. 1962 .
• COLLlNS, Julia M.lmage and advertising. Harvard Business Review, Boston, p. 93-1, Jan./Feb. 1989.
• HAWKINS, Del. I. et al. Consumer behavior - implicatíons for Marketing strategy. 4. ed., Boston, MA: Homewood, 1989.
• JONES, John P. The double jeopardy of sales promotion. Harvard Business Review, Boston, p. 145-52, Sep./Oct., 1990.
• KOTLER, Philip. Marketíng - edição compacta. São Paulo: Atlas, 1985.
• McCARTHY, Jerorne. Essentials of Marketíng. Revised edition. MA: Hicnard D. Irwin Inc., 1982.
Artigo recebido pela Redação da RAE em setembro/93, avaliado e aprovado para publicação em abril/94.
1. KOTLER, Philip. Decisões de preço. Revista Mercado Global, n. 87, p. 3,3o trimestre 1992.
2. MOREIRA, J. Carlos T. Preço - uma medida de estima dos clientes. Revista Mercado Global, n. 87, p. 22-4, 3, trimestre 1992.
3. MONROE, Kent B., KRISHNAN, R. The effect of príce on subjective prccuer evaluations. In: JACOBY,Jacob, OLSON. Jerry C. Perceived quality - how consumer view stores and merchandise. Lexinton. MA: Lexington Books, 1985, p. 210.
4. ARTEMIS. March, GARVIN. David A. A note on quality: the views of Derninq, Juran and Crosby. In: LAW. Philip et ai. Quality and strategy - from design to distribution. London: Harvard Business School, 1992. p. 1-13.
5. TELLlS. Gerard J. , GAETH. Gary J. Best value, price-seeking and price aversion: the impact of information and learning on consumer choices. Journal of Marketing, v.54, p.34-45. Apr. 1990.
6. ARTEMIS, March, GARVIN, David. A. Op. cit.
7. Idem. ibidem.
8. TELLlS, Gerard. J. , GAETH, Gary J. Op. cit.
9. MOREIRA, J. Carlos T. Op. cit.
10. TELLlS, Gerard J., GAETH, Gary J. Op cit.
11. MONROE, Kent B., KRISHNAN, R. Op. cito p. 213-4.
12. LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1985, p. 129.
13. TELLlS, Gerard J., GAETH, Gary J. Op. cit.
14. LAMBERT. Zarrel V. Produet perception: an importantvariable in priee strategy. Journal of Marketing, v. 34, p. 68-76, Dec. 1970.
15. KRISHNA, Aradhna et al. Consumer perceptíon of prornotional activity. Journal of Marketing, v. 55, p, 4-16, Apr. 1991.
16. MeCARTHY, E. Jerome. Marketing básico - uma visão gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 1025.
17. Idem, ibidem, p.1026.
18. BOVO, HapperW.Jr., LEVY, Sidney J. Promotion: a benevioral view. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, 1967, p. 18-9.
19. Idem, ibidem, p. 34.
20. BISWAS, Abhijit, BLAIR, Edward A. Contextual effects of reference price in retail advertisement. Journal of Marketing, v. 55, p. 1-12, Jul. 1991.
21. Idem, ibidem.
22. LONGO, Walter. Promoção de vendas. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, p.352.
23. MONROE. Kent B., KRISHNAN, R. Op. cit. p. 209.
24. Idem. ibidem. p. 229.
25. STAFFORD, James E., ENIS, Ben M. The price-quality relationship: an extension. Journal of Marketing Research, v. 6, p. 456-8. 1969.
26. ABREU, Cláudia Buhamra. Shopping na TV - um novo estilo de propaganda promocional. São Paulo: EAESP/FGV, dez. 1992 (dissertação de mestrado).
27. CORREA, Eduardo. Gestão estratégica de custos e preços. Revista Mercado Global, Ano XIX, n. 87, p. 19-21,3- Trimestre 1992.
28. LEVITT, Theodore. Op. cit., p. 137
29. Idem, ibidem.
- • ABRAHAM, Magid M., LODISH, Leonard M. Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, Boston, p.50-60, May/June, 1990.
- • BRINK, Edward L. , KELLEY, Willi,am T. The management of promotion - consumer behavíor and demand stimulation Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1963.
- • COLLEY, Russel H. Squeezing the waste out of advertislnq. Harvard Business Review, Boston, p. 76-88, Sep./Oct. 1962 .
- • COLLlNS, Julia M.lmage and advertising. Harvard Business Review, Boston, p. 93-1, Jan./Feb. 1989.
- • HAWKINS, Del. I. et al. Consumer behavior - implicatíons for Marketing strategy 4. ed., Boston, MA: Homewood, 1989.
- • JONES, John P. The double jeopardy of sales promotion. Harvard Business Review, Boston, p. 145-52, Sep./Oct., 1990.
- • KOTLER, Philip. Marketíng - edição compacta São Paulo: Atlas, 1985.
- • McCARTHY, Jerorne. Essentials of Marketíng Revised edition. MA: Hicnard D. Irwin Inc., 1982.
- 1. KOTLER, Philip. Decisões de preço. Revista Mercado Global, n. 87, p. 3,3o trimestre 1992.
- 2. MOREIRA, J. Carlos T. Preço - uma medida de estima dos clientes. Revista Mercado Global, n. 87, p. 22-4, 3, trimestre 1992.
- 5. TELLlS. Gerard J. , GAETH. Gary J. Best value, price-seeking and price aversion: the impact of information and learning on consumer choices. Journal of Marketing, v.54, p.34-45. Apr. 1990.
- 12. LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1985, p. 129.
- 14. LAMBERT. Zarrel V. Produet perception: an importantvariable in priee strategy. Journal of Marketing, v. 34, p. 68-76, Dec. 1970.
- 15. KRISHNA, Aradhna et al. Consumer perceptíon of prornotional activity. Journal of Marketing, v. 55, p, 4-16, Apr. 1991.
- 16. MeCARTHY, E. Jerome. Marketing básico - uma visão gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 1025.
- 18. BOVO, HapperW.Jr., LEVY, Sidney J. Promotion: a benevioral view. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, 1967, p. 18-9.
- 20. BISWAS, Abhijit, BLAIR, Edward A. Contextual effects of reference price in retail advertisement. Journal of Marketing, v. 55, p. 1-12, Jul. 1991.
- 22. LONGO, Walter. Promoção de vendas. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, p.352.
- 25. STAFFORD, James E., ENIS, Ben M. The price-quality relationship: an extension. Journal of Marketing Research, v. 6, p. 456-8. 1969.
- 26. ABREU, Cláudia Buhamra. Shopping na TV - um novo estilo de propaganda promocional. São Paulo: EAESP/FGV, dez. 1992 (dissertação de mestrado).
- 27. CORREA, Eduardo. Gestão estratégica de custos e preços. Revista Mercado Global, Ano XIX, n. 87, p. 19-21,3- Trimestre 1992.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Ago 1994