Acessibilidade / Reportar erro

O comportamento do consumidor diante da promoção de vendas: um estudo da relação preço-qualidade percebida

ARTIGOS

O comportamento do consumidor diante da promoção de vendas: um estudo da relação preço-qualidade percebida

Cláudia Buhamra Abreu

Mestre e Doutoranda da EAESP/FGV e Professora da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave: Produto, preço, qualidade, promoção de vendas.

Key words: Product, price, quality, sales promotion.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

• ABRAHAM, Magid M., LODISH, Leonard M. Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, Boston, p.50-60, May/June, 1990.

• BRINK, Edward L. , KELLEY, Willi,am T. The management of promotion - consumer behavíor and demand stimulation. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1963.

• COLLEY, Russel H. Squeezing the waste out of advertislnq. Harvard Business Review, Boston, p. 76-88, Sep./Oct. 1962 .

• COLLlNS, Julia M.lmage and advertising. Harvard Business Review, Boston, p. 93-1, Jan./Feb. 1989.

• HAWKINS, Del. I. et al. Consumer behavior - implicatíons for Marketing strategy. 4. ed., Boston, MA: Homewood, 1989.

• JONES, John P. The double jeopardy of sales promotion. Harvard Business Review, Boston, p. 145-52, Sep./Oct., 1990.

• KOTLER, Philip. Marketíng - edição compacta. São Paulo: Atlas, 1985.

• McCARTHY, Jerorne. Essentials of Marketíng. Revised edition. MA: Hicnard D. Irwin Inc., 1982.

Artigo recebido pela Redação da RAE em setembro/93, avaliado e aprovado para publicação em abril/94.

1. KOTLER, Philip. Decisões de preço. Revista Mercado Global, n. 87, p. 3,3o trimestre 1992.

2. MOREIRA, J. Carlos T. Preço - uma medida de estima dos clientes. Revista Mercado Global, n. 87, p. 22-4, 3, trimestre 1992.

3. MONROE, Kent B., KRISHNAN, R. The effect of príce on subjective prccuer evaluations. In: JACOBY,Jacob, OLSON. Jerry C. Perceived quality - how consumer view stores and merchandise. Lexinton. MA: Lexington Books, 1985, p. 210.

4. ARTEMIS. March, GARVIN. David A. A note on quality: the views of Derninq, Juran and Crosby. In: LAW. Philip et ai. Quality and strategy - from design to distribution. London: Harvard Business School, 1992. p. 1-13.

5. TELLlS. Gerard J. , GAETH. Gary J. Best value, price-seeking and price aversion: the impact of information and learning on consumer choices. Journal of Marketing, v.54, p.34-45. Apr. 1990.

6. ARTEMIS, March, GARVIN, David. A. Op. cit.

7. Idem. ibidem.

8. TELLlS, Gerard. J. , GAETH, Gary J. Op. cit.

9. MOREIRA, J. Carlos T. Op. cit.

10. TELLlS, Gerard J., GAETH, Gary J. Op cit.

11. MONROE, Kent B., KRISHNAN, R. Op. cito p. 213-4.

12. LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1985, p. 129.

13. TELLlS, Gerard J., GAETH, Gary J. Op. cit.

14. LAMBERT. Zarrel V. Produet perception: an importantvariable in priee strategy. Journal of Marketing, v. 34, p. 68-76, Dec. 1970.

15. KRISHNA, Aradhna et al. Consumer perceptíon of prornotional activity. Journal of Marketing, v. 55, p, 4-16, Apr. 1991.

16. MeCARTHY, E. Jerome. Marketing básico - uma visão gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 1025.

17. Idem, ibidem, p.1026.

18. BOVO, HapperW.Jr., LEVY, Sidney J. Promotion: a benevioral view. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, 1967, p. 18-9.

19. Idem, ibidem, p. 34.

20. BISWAS, Abhijit, BLAIR, Edward A. Contextual effects of reference price in retail advertisement. Journal of Marketing, v. 55, p. 1-12, Jul. 1991.

21. Idem, ibidem.

22. LONGO, Walter. Promoção de vendas. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, p.352.

23. MONROE. Kent B., KRISHNAN, R. Op. cit. p. 209.

24. Idem. ibidem. p. 229.

25. STAFFORD, James E., ENIS, Ben M. The price-quality relationship: an extension. Journal of Marketing Research, v. 6, p. 456-8. 1969.

26. ABREU, Cláudia Buhamra. Shopping na TV - um novo estilo de propaganda promocional. São Paulo: EAESP/FGV, dez. 1992 (dissertação de mestrado).

27. CORREA, Eduardo. Gestão estratégica de custos e preços. Revista Mercado Global, Ano XIX, n. 87, p. 19-21,3- Trimestre 1992.

28. LEVITT, Theodore. Op. cit., p. 137

29. Idem, ibidem.

  • • ABRAHAM, Magid M., LODISH, Leonard M. Getting the most out of advertising and promotion. Harvard Business Review, Boston, p.50-60, May/June, 1990.
  • • BRINK, Edward L. , KELLEY, Willi,am T. The management of promotion - consumer behavíor and demand stimulation Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1963.
  • • COLLEY, Russel H. Squeezing the waste out of advertislnq. Harvard Business Review, Boston, p. 76-88, Sep./Oct. 1962 .
  • • COLLlNS, Julia M.lmage and advertising. Harvard Business Review, Boston, p. 93-1, Jan./Feb. 1989.
  • • HAWKINS, Del. I. et al. Consumer behavior - implicatíons for Marketing strategy 4. ed., Boston, MA: Homewood, 1989.
  • • JONES, John P. The double jeopardy of sales promotion. Harvard Business Review, Boston, p. 145-52, Sep./Oct., 1990.
  • • KOTLER, Philip. Marketíng - edição compacta São Paulo: Atlas, 1985.
  • • McCARTHY, Jerorne. Essentials of Marketíng Revised edition. MA: Hicnard D. Irwin Inc., 1982.
  • 1. KOTLER, Philip. Decisões de preço. Revista Mercado Global, n. 87, p. 3,3o trimestre 1992.
  • 2. MOREIRA, J. Carlos T. Preço - uma medida de estima dos clientes. Revista Mercado Global, n. 87, p. 22-4, 3, trimestre 1992.
  • 5. TELLlS. Gerard J. , GAETH. Gary J. Best value, price-seeking and price aversion: the impact of information and learning on consumer choices. Journal of Marketing, v.54, p.34-45. Apr. 1990.
  • 12. LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1985, p. 129.
  • 14. LAMBERT. Zarrel V. Produet perception: an importantvariable in priee strategy. Journal of Marketing, v. 34, p. 68-76, Dec. 1970.
  • 15. KRISHNA, Aradhna et al. Consumer perceptíon of prornotional activity. Journal of Marketing, v. 55, p, 4-16, Apr. 1991.
  • 16. MeCARTHY, E. Jerome. Marketing básico - uma visão gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 1025.
  • 18. BOVO, HapperW.Jr., LEVY, Sidney J. Promotion: a benevioral view. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, 1967, p. 18-9.
  • 20. BISWAS, Abhijit, BLAIR, Edward A. Contextual effects of reference price in retail advertisement. Journal of Marketing, v. 55, p. 1-12, Jul. 1991.
  • 22. LONGO, Walter. Promoção de vendas. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, p.352.
  • 25. STAFFORD, James E., ENIS, Ben M. The price-quality relationship: an extension. Journal of Marketing Research, v. 6, p. 456-8. 1969.
  • 26. ABREU, Cláudia Buhamra. Shopping na TV - um novo estilo de propaganda promocional. São Paulo: EAESP/FGV, dez. 1992 (dissertação de mestrado).
  • 27. CORREA, Eduardo. Gestão estratégica de custos e preços. Revista Mercado Global, Ano XIX, n. 87, p. 19-21,3- Trimestre 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br