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Sistema de informações

COMENTÁRIO

Sistema de informações* * A pesquisa relativa à preparação deste trabalho foi realizada junto à COMASP, agradecendo o autor a colaboração dos engenheiros CYRO BERNARDES e EMÍLIO BOUER, da superintendência de planejamento daquela emprêsa.

Alberto de Oliveira Lima Filho

Professor-adjunto do Departamento de Mercadologia da Escola de Administração de emprêsas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas

Este comentário apresenta o anteprojeto de um sistema de informações, cujo objetivo central é o de operar, dirigir e controlar o processo de informações de uma emprêsa.

O anteprojeto abaixo especificado foi elaborado a partir de uma metodologia de trabalho que, em resumo, apresenta as seguintes fases:

1ª. Análise, em conjunto com executivos, dos aspectos básicos e das peculiaridades do sistema de informações de uma emprêsa;

2ª. Análise de material bibliográfico referente ao assunto e preparação de um esquema preliminar de trabalho para a estruturação do anteprojeto;

3ª. Discussão com executivos a respeito do esquema preliminar do sistema de informações mais adequado aos objetivos operacionais da emprêsa;

4ª. Elaboração do anteprojeto que consta deste trabalho.

O anteprojeto abaixo, em linhas gerais, encontra-se dividido em quatro itens principais dos quais constam subitens analíticos. Em sua essência, o anteprojeto procura definir o que é um sistema de informações e seus objetivos. A seguir, passa-se à análise das informações, sua classificação, coleta, processamento, codificação, arquivamento e retrieval.

O item seguinte examina a organização do sistema de informações, esquematizando programas para sua implementação.

O último item estuda e define métodos operacionais recomendados para operar o sistema de informações sugerido no anteprojeto.

A fim de oferecer uma visão geral da estrutura proposta, especifica-se, abaixo, o roteiro do anteprojeto, objeto deste comentário.

1. Sistema de Informações

1.1. Conceito

1.2. Objetivos

2. Informações

2.1. Classificação

2.2. Coleta

2.3. Processamento

2.4. Codificação

2.5. Arquivamento

2.6. Retrieval

3. Organização do Sistema

3.1. Programa de organização

3.2. Recursos humanos

3.3. Implementação

4. Operação do Sistema

4.1. Modelo

4.2. Input de informações

4.3. Output de informações

4.4. Operação e controle

Antes de passar ao desenvolvimento do anteprojeto, convém esclarecer que o mesmo foi concebido em função dos requisitos fundamentais da abordagem por sistemas, ou seja, parte dà análise de variáveis, que compõem o sistema, examina suas iriterrelações e, posteriormente, estrutura-se o esquema operacior nal, mais adequado ao desempenho eficiente do processo de operação.

1. Sistema de Informações

1.1. CONCEITO

O sistema de informações pode ser conceituado como um dos componentes da estrutura organizacional, através do qual é processado, de forma ordenada, o fluxo de comunicações internas e externas da emprêsa.

O sistema de informações, por definição, constitui também um sistema pelo qual são obtidos dados para as operações de controle e planejamento da emprêsa. Em síntese, o sistema de informações gera dados de forma esquematizada e ordenada, os quais fornecem subsídios para o processo de tomada de decisões. Como decorrência imediata desta definição, nota-se que o sistema de informações recebe inputs que, após processados, transformam-se em outputs, que são utilizados para a tomada de decisões administrativas, as quais seriam mais arriscadas, sem que houvessem sido processadas informações que reduzissem as condições de incerteza, ditadas pela interação do sistema-emprêsa e o ambiente externo.

O sistema de informações não se limita à coleta, análise e processamento de informações externas; avalia também informações internas decorrentes da operação da própria emprêsa.

Um sistema de informações deve ser estruturado como um processo contínuo de comunicações, cujos inputs são informações internas e cujos outputs são informações processadas para a tomada de decisões.

1.2. OBJETIVOS

O objetivo central do sistema de informações deve ser o de desenvolver e expandir as bases para as decisões administrativas. Sugere-se que êsse sistema seja considerado como um órgão de staff, não apenas para as tarefas de planejamento propriamente ditas, como também para os demais setores da emprêsa, os quais poderão dele receber ou solicitar informações.

Mais especificamente, o sistema de informações deverá fornecer informações, processadas mediante solicitação explícita, ou não, de outros. Estas informações têm como objetivo prover os executivos com dados para que o trinômio

Informação Decisão Ação

possa ser eficientemente processado (Jay Forrester).

As decisões de caráter programado, bem como aquelas de caráter não programado também se utilizam de informações. Em ambos os casos as decisões administrativas poderão ser mais eficientes e efetivas pela existência de informações.

Para as decisões programadas, as informações oferecem parâmetros de controle, enquanto que, para as decisões não programadas, o executivo pode reduzir o grau de julgamento intuitivo, que seria necessário para este tipo de decisão, caso não houvesse informações sôbre as mesmas (Herbert Simon).

Finalmente, o sistema de informações possibilita a criação de bases sólidas para as funções de planejamento e controle (Anthony).

2. Informações

2.1 . CLASSIFICAÇÃO

As informações coletadas e processadas deverão ser classificadas segundo os seguintes critérios:

a) internas

b) externas

c) por origem na organização

d) por origem em outras instituições

e) planejadas

f) não planejadas

g) contínuas

h) intermitentes

i) por intervalos de tempo (CML prazos)

j) por setores organizacionais, etc.

A classificação de informações, também conhecida com a denominação de taxonomia, é um processo ordenado de coleta, análise, observando-se as características específicas da emprêsa e a natureza das informações propriamente ditas.

A classificação das informações, que é a primeira fase do processo, tem como objetivo não apenas o reconhecimento e a avaliação das informações, mas também fornecer bases para o funcionamento do sistema de informações, que disciplina e melhora o padrão preexistente do fluxo de informações na emprêsa.

2.2 . COLETA

Esta fase deve ser concebida como um processo contínuo cujo objetivo é o de recolher dados primários (Raw Data) que sejam de origem interna e/ou externa à emprêsa.

Estes dados, após avaliação preliminar, são ordenados, de acôrdo com o esquema geral de classificação, definido no item 2.1.

2.3 . PROCESSAMENTO

As tarefas de processamento de informações são necessárias para a triagem inicial e também para a posterior avaliação das características das mesmas.

O processamento de informações tem dimensões mais amplas do que uma simples análise preliminar, pois esta fase deve estender-se à determinação dos setores (unidades de decisão) que devem ou necessitam receber os dados. Neste particular é importante a forma e a freqüência, com que as informações processadas serão transmitidas através da organização.

2.4. CODIFICAÇÃO

Duas dimensões são relevantes para o processo de codificação das informações, o qual deve apresentar os seguintes atributos:

a) codificação coerente com os parâmetros de classificação adotados;

b) codificação com ampla flexibilidade.

2.5. ARQUIVAMENTO

O sistema de informações, além de oferecer um fluxo contínuo de comunicações ordenadas para a emprêsa, representa também um pool de dados que podem ser requisitados em fases futuras; em conseqüência destes fatores as informações deverão ser objeto de exame por parte dos executivos da emprêsa, quando da implantação do sistema.

2.6. RETRIEVAL

Define-se esta fase do processo de operação do sistema de informações como o momento no qual, através de uma unidade de exposição (display unit), solicita-se e obtém-se uma informação ou um conjunto de informações.

A eficiência de um processo desta natureza é medida em função da rapidez e da qualidade, com que as informações solicitadas são recebidas da fonte de informações.

3. Organização do Sistema

3.1. PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO

Um programa minucioso para a organização de um sistema de informações pode ser esquematizado da seguinte maneira:

• definir e ordenar as tarefas a serem executadas para a implantação do sistema;

• elaborar um cronograma preliminar com a seqüência das tarefas;

• transformar o cronograma preliminar em uma rede PERT, determinando-se, a seguir, o CPM;

• definir e planejar as tarefas de implantação, atribuindo-se sua responsabilidade aos executivos da emprêsa.

• iniciar a operação em fase experimental.

3.2. RECURSOS HUMANOS

Nesta fase de elaboração do anteprojeto não seria possível entrar em pormenores de ordem orçamentária, quanto aos dispêndios necessários ao funcionamento do sistema de informações.

É possível, entretanto, definir os recursos humanos que são necessários ao seu funcionamento:

• 1 chefe de departamento

• 1 secretária

• 2 analistas (EDP)

• 1 arquivista

• 1 bibliotecária

3.3 . IMPLANTAÇÃO

Após a análise do anteprojeto recomenda-se que a fase de implementação seja imediatamente iniciada. As eventuais e necessárias correções do plano de operações serão definidas depois do período experimental, já examinado.

4. Operação do Sistema

4.1 . MODELO

Diversos modelos e diagramas de fluxo para a operação do sistema de informações podem ser utilizados. Em anexo, apresentamos um exemplo.

4.2 . INPUT DE DADOS

O sistema de informações deverá funcionar como em sistema de circuito aberto, o qual recebe dados de toda a organização, os quais, após o devido processamento, são transmitidos e/ou arquivados.

Segundo este critério todos os setores da emprêsa deverão reunir dados primários e enviá-los ao sistema de informações; êstes dados representam inputs do sistema.

4.3. OUTPUT DE DADOS

Todos os dados primários e o processamento representam, em última análise, outputs do sistema, ou seja, informações. Nota-se que se pretende dar ao sistema de informações uma configuração integral de um sistema completo de input-output (complete inputoutput system).

O esquema abaixo ilustra o procedimento recomendado para as operações do sistema de informações.

Este esquema define, ao mesmo tempo, as funções de operação e controle do sistema elaborado e recomendado neste comentário.

4.4. OPERAÇÃO E CONTROLE

O sistema de informações deve efetuar todos os serviços de informação, servindo a tôdas as unidades de decisão da emprêsa. Agirá como um sistema integrado de input-output. Os inputs - que são outputs das unidades de decisão - são dados primários ou pedidos de informação. Similarmente, os outputs são as informações, sejam elas solicitadas ou automaticamente comunicadas.

Bibliografia

  • DEARDEN, John. Management of Information Systems - Text and Cases. Irwin, 1969.
  • *
    A pesquisa relativa à preparação deste trabalho foi realizada junto à COMASP, agradecendo o autor a colaboração dos engenheiros CYRO BERNARDES e EMÍLIO BOUER, da superintendência de planejamento daquela emprêsa.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Maio 2015
    • Data do Fascículo
      Set 1970
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