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Gestão de pessoas e as universidades corporativas: dois lados da mesma moeda?

Resumos

Este artigo descreve o modelo de universidade corporativa de uma instituição financeira, além de compreender as implicações dessa configuração de desenvolvimento profissional na gestão de pessoas da organização. De cunho qualitativo e descritivo, utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso. Os resultados revelam a universidade corporativa como estratégia política e mercadológica, apresentando dois eixos distintos de atuação e de geração de valor: do ponto de vista do desenvolvimento dos funcionários, constata-se evolução significativa sob alguns aspectos e reiteram-se antigas dificuldades do Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Evidencia-se aqui um distanciamento entre o discurso em torno da formação profissional e as práticas correspondentes. De maneira distinta, sob o âmbito da cadeia de valor, a atuação tem sido proativa, integrada aos negócios, gerando valor, na medida em que intensifica os relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros. Por essa via, a área de gestão de pessoas tem experimentado maior reconhecimento interno e externo, com conseqüente fortalecimento político.

Universidade corporativa; educação corporativa; educação profissional; gestão de pessoas; instituição financeira


This article describes the corporative university model of a financial institution and deals with its implications for the area of Human Resources management. Is consists of a qualitative/descriptive research in the form of a case study. The results show that the corporative university is part of a political and marketing strategy, presenting two distinct axis of operation and generation of value. As for the employees development there is significant evolution under some aspects and it reiterates old difficulties found in T&D (training and development), showing the gap separating discourse and practice. However from a value chain perspective the practice has been proactive, integrating business and aggregating value, as it intensifies the relationship tying clients and partners. Thus, HR management has been experiencing a greater internal and external recognition, and strengthening of its political situation within the company.

Corporate university; corporate education; professional education; human resources management; financial institution


ARTIGOS

Gestão de pessoas e as universidades corporativas: dois lados da mesma moeda?

Giselle Reis Brandão

PUC Minas-Betim e UFMG

RESUMO

Este artigo descreve o modelo de universidade corporativa de uma instituição financeira, além de compreender as implicações dessa configuração de desenvolvimento profissional na gestão de pessoas da organização. De cunho qualitativo e descritivo, utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso. Os resultados revelam a universidade corporativa como estratégia política e mercadológica, apresentando dois eixos distintos de atuação e de geração de valor: do ponto de vista do desenvolvimento dos funcionários, constata-se evolução significativa sob alguns aspectos e reiteram-se antigas dificuldades do Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Evidencia-se aqui um distanciamento entre o discurso em torno da formação profissional e as práticas correspondentes. De maneira distinta, sob o âmbito da cadeia de valor, a atuação tem sido proativa, integrada aos negócios, gerando valor, na medida em que intensifica os relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros. Por essa via, a área de gestão de pessoas tem experimentado maior reconhecimento interno e externo, com conseqüente fortalecimento político.

Palavras-chave: Universidade corporativa, educação corporativa, educação profissional, gestão de pessoas, instituição financeira.

ABSTRACT

This article describes the corporative university model of a financial institution and deals with its implications for the area of Human Resources management. Is consists of a qualitative/descriptive research in the form of a case study. The results show that the corporative university is part of a political and marketing strategy, presenting two distinct axis of operation and generation of value. As for the employees development there is significant evolution under some aspects and it reiterates old difficulties found in T&D (training and development), showing the gap separating discourse and practice. However from a value chain perspective the practice has been proactive, integrating business and aggregating value, as it intensifies the relationship tying clients and partners. Thus, HR management has been experiencing a greater internal and external recognition, and strengthening of its political situation within the company.

Keywords: Corporate university, corporate education, professional education, human resources management, financial institution.

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Notas

Este artigo é resultado da pesquisa realizada durante o curso de mestrado da Cepead-UFMG, com financiamento do CNPq.

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Artigo enviado em 23.08.2004.

Aprovado em 25.11.2005.

Giselle Reis Brandão

Professora dos cursos de Psicologia e Administração da PUC Minas-Betim. Mestre em Administração pelo Cepead-UFMG. Interesse de pesquisa nas áreas de educação profissional e corporativa, aprendizagem organizacional, competências, gestão de pessoas, dimensões da subjetividade nas organizações. E-mail: grbrandao@pucminas.br, grbrandao@wminas.com.br Endereço: R. Cel. Antônio Garcia de Paiva, 77/701, São Bento, Belo Horizonte – MG, 30360-010.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2006

Histórico

  • Aceito
    25 Nov 2005
  • Recebido
    23 Ago 2004
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