Acessibilidade / Reportar erro

Antecedentes da satisfação no setor imobiliário

Resumos

Este artigo examina a confi ança tanto no vendedor como na empresa, a qualidade e o valor percebidos do produto pelos clientes como antecedentes da satisfação em compras de alto valor, como a compra de um imóvel residencial na planta. Foi desenvolvida e testada uma proposição teórica, com dados do mercado imobiliário brasileiro, usando-se modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a satisfação com o corretor de imóveis infl uencia a confi ança para com ele, mas experiências anteriores e características dos corretores em geral não têm impacto sobre essa variável. Detectou-se, ainda, que o valor percebido do produto e a confiança no corretor e na construtora têm influência sobre a satisfação com a compra, mas não sobre a qualidade percebida do produto. São discutidas as implicações dos resultados para a pesquisa e a gestão de marketing, mais especificamente no campo do marketing imobiliário.

Confiança; satisfação; valor; qualidade; compras de valor


This paper examines the trust that clients have, both in the salesman and in the company, and the product's perceived quality and value as being the antecedents of satisfaction with high value purchases, such as the purchase of a residential property when only the plans exist. A theoretical proposition was developed and tested, using data from the Brazilian real estate market and structural equation modeling. The results indicate that satisfaction with the real estate broker has an infl uence on the trust placed in her/him, but that previous experiences and the characteristics of brokers in general have no impact on this variable. It was also detected that the product's perceived value and trust in the broker and the homebuilder have an infl uence on the satisfaction with the purchase, but not on the perceived value of the product. The implications of the results for research and marketing management, more specifi cally in the fi eld of real estate marketing, are discussed.

Trust; satisfaction; value; quality; high value purchases


ARTIGOS

Antecedentes da satisfação no setor imobiliário

Alda Rosana Duarte de AlmeidaI; Delane BotelhoII

IFEA-USP

IIFGV-EBAPE

RESUMO

Este artigo examina a confi ança tanto no vendedor como na empresa, a qualidade e o valor percebidos do produto pelos clientes como antecedentes da satisfação em compras de alto valor, como a compra de um imóvel residencial na planta. Foi desenvolvida e testada uma proposição teórica, com dados do mercado imobiliário brasileiro, usando-se modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a satisfação com o corretor de imóveis infl uencia a confi ança para com ele, mas experiências anteriores e características dos corretores em geral não têm impacto sobre essa variável. Detectou-se, ainda, que o valor percebido do produto e a confiança no corretor e na construtora têm influência sobre a satisfação com a compra, mas não sobre a qualidade percebida do produto. São discutidas as implicações dos resultados para a pesquisa e a gestão de marketing, mais especificamente no campo do marketing imobiliário.

Palavras-chave: Confiança, satisfação, valor, qualidade, compras de valor.

ABSTRACT

This paper examines the trust that clients have, both in the salesman and in the company, and the product's perceived quality and value as being the antecedents of satisfaction with high value purchases, such as the purchase of a residential property when only the plans exist. A theoretical proposition was developed and tested, using data from the Brazilian real estate market and structural equation modeling. The results indicate that satisfaction with the real estate broker has an infl uence on the trust placed in her/him, but that previous experiences and the characteristics of brokers in general have no impact on this variable. It was also detected that the product's perceived value and trust in the broker and the homebuilder have an infl uence on the satisfaction with the purchase, but not on the perceived value of the product. The implications of the results for research and marketing management, more specifi cally in the fi eld of real estate marketing, are discussed.

Keywords: Trust, satisfaction, value, quality, high value purchases.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 13.05.2005.

Aprovado em 07.03.2008.

Alda Rosana Duarte de Almeida

Doutoranda em Administração (Marketing) pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo Interesses de pesquisa nas áreas de comportamento do consumidor, emoções do consumidor e marketing quantitativo E-mail: aldarosana@globo.com Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo – SP, 05508-010

Delane Botelho

Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getulio Vargas Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas Interesses de pesquisa nas áreas de marketing quantitativo e na interface entre marketing e políticas públicas E-mail: delane.botelho@fgv.br Endereço: Praia de Botafogo, 190-506, Rio de Janeiro – RJ, 22250-900

  • ANDALEEB, S. S. An experimental investigation of satisfaction and commitment in marketing channels: the role of trust and dependence. Journal of Retailing, v. 72, n. 1, p. 77-93, 1996.
  • ALRECK, P.; SETTLE, R. B. The survey research handbook guidelines and strategies for conducting a survey 2nd Ed. New York: McGraw-Hill, 1995.
  • BIGNE, E.; BLESA, A. Market orientation, trust and satisfaction in dyadic relationships: a manufacturer-retailer analysis. International Journal of Retail e Distribution Management, v. 31, n. 11, p. 574-590, 2003.
  • BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A. Serviços de marketing: competindo através da qualidade. 3Ş ed. São Paulo: Maltese, 1995.
  • BOLLEN, D. A. Structural equations with latent variables New York: John Wiley & Sons Inc., 1989.
  • BOTELHO, D. Consumer behavior on the internet: trust and perception of security control in the Brazilian context. AMA Winter Educators' Conference Proceedings, v. 18, p. 177-187, 2007.
  • BRETZKE, M. Comportamento do cliente. In: DIAS, S. R. (Org). Gestão de marketing São Paulo: Saraiva, 2003.
  • BREI, V. A.; ROSSI, C. A. V. Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviços: um estudo com usuários de internet banking no Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO 26ş. 2002, Salvador. Anais[...] Salvador: ANPAD, 2002.
  • BRUNER, G. C.; HENSEL, P. J. Marketing scales handbook: compilation of multi-item measures. V. 3. Chicago: American Marketing Association, 2001.
  • BYRNE, B. M. Structural equation modeling with Lisrel, Prelis, and Simplis: basic concepts, applications, and programming. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1998.
  • CHAUVEL, M. A. Consumidores insatisfeitos: uma oportunidade para as empresas. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
  • CHUNG, J. E.; STERNQUIST, B., CHEN, Z. Japanese retailbuyersupplier relationships: does performance matter? Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 20, n. 1, p.55-75, 2008.
  • CROSBY, L. A.; EVANS, K. R.; COWLES, D. Relationship quality in services selling: an interpersonal influence perspective. Journal of Marketing, v. 25, n. 2, p. 127-137, 1990.
  • CROSBY, L. A.; STEPHENS, N. Effects of relationship marketing on satisfaction, retention, and prices in the life insurance industry. Journal of Marketing Research, v. 24, n. 4, p. 404-411, 1987.
  • DONEY, P. M.; CANNON, J. P. An examination of nature of trust in buyer-seller relationships. Journal of Marketing, v. 61, n. 2, p. 35-52, 1997.
  • FLAVIÁN, C.; GUINALÍU, M.; GURREA, R. The role played by perceived usability, satisfaction and consumer trust on website loyalty. Information & Management, v. 43, n. 1, p. 1-14, 2006.
  • GANESAN, S. Determinants of long-term orientation in buyer-seller relationships. Journal of Marketing, v. 58, n. 2, p. 1-19, 1994.
  • GARBARINO, E.; JOHNSON, M. The different roles of satisfaction, trust and commitment for relational and transactional consumers. Journal of Marketing, v. 63, n. 2, p. 70-87, 1999.
  • HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Multivariate data analysis 5th Ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.
  • JÖRESKOG, K. G.; SÖRBOM, D. Lisrel 8: user's reference guide. Illinois: SSI, 1996.
  • LEITÃO, E. S.; FORMOSO, C. T. Análise do comportamento de compra de imóveis residenciais estudo de caso: apartamentos novos de dois e três dormitórios. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8ş. 2000, Salvador. Anais[...] Salvador: Antac, 2000.
  • MORGAN, R. M.; HUNT, S. D. The commitment-trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 20-38, 1994.
  • MÜCKENBERGER, E. O papel da satisfação, confiança e comprometimento na formação de intenções futuras de compra entre clientes com níveis de experiência diferenciados. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25ş. 2001, Campinas. Anais[...] Campinas: ANPAD, 2001.
  • MUTRAN, A. Construtoras têm adotado modernas técnicas de relacionamento para aumentar a confiança de seus clientes e gerar mais vendas. Revista Construção, p. 32-37, 2003.
  • NEDER, V. Imóvel na planta: administradora ou incorporadora? Jornal do Comércio Rio de Janeiro, 20.06.2004. Caderno Casa Própria, p. 1.
  • NETEMEYER, R. G.; BEARDEN, W. O.; SHARMA, S. Scaling Procedures: Issues and Applications. Thousand Oaks: Sage, 2003.
  • OLIVER, R. L. Whence consumer loyalty? Journal of Marketing, v. 63, n. 4, p. 33-44, 1999.
  • RAMSEY, R. P.; SOHI, R. S. Listening to your customers: the impact of perceived salesperson listening behavior on relationship outcomes. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 25, n. 2, p. 127-137, 1997.
  • ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. 1a Ed. São Paulo: Atlas, 1987.
  • SANTOS, C. P. Construção e teste de um modelo teórico sobre o impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e lealdade do consumidor, no contexto de trocas de serviços relacionais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25ş. 2001, Campinas. Anais[...] Campinas: ANPAD, 2001.
  • SANTOS, C. P.; ROSSI, C. A. V. Os antecedentes da confiança do consumidor em episódios envolvendo reclamações sobre serviços. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26ş. 2002, Salvador. Anais[...] Salvador: ANPAD, 2002.
  • SANTOS, C. P.; FERNANDES, D. H. A recuperação de serviços e seu efeito na confiança e lealdade do cliente. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 1ş. 2004, Porto Alegre. Anais[...] Porto Alegre: EMA, 2004.
  • SANTOS, C. P.; FERNANDES, D. H. A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 1, p. 10-24, 2008.
  • SIRDESHMUKH, D.; SINGH, J.; SABOL, B. Consumer trust, value, and loyalty in relational exchanges. Journal of Marketing, v. 66, n. 1, p. 15-37, 2002.
  • SUH, B.; HAN, I. The impact of customer trust and perception of security control on the acceptance of electronic commerce. International Journal of Electronic Commerce, v. 7, n. 3, p. 135-161, 2003.
  • SWAN, J. E.; TRAWICK, F. I.; SILVA JR., D. W. How industrial salespeople gain customer trust. Industrial Marketing Management, v. 14, n. 3, p. 203-211, 1985.
  • URBANY, J. E.; BEARDEN, W. O.; KAICKER, A.; BORRERO, M. S. Transaction utility effects when quality is uncertain. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 25, n. 1, p. 45-55, 1997.
  • VALLE, A. L. Palavras e expressões do mercado imobiliário São Paulo: Indusplan, 2003.
  • WESTBROOK, R. A.; OLIVER, R. L. The dimensionality of consumption emotion patterns and consumers satisfaction. Journal of Consumer Research, v. 18, n. 1, p. 84-91, 1991.
  • ZEITHAML, V. A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, v. 52, n. 3, p. 2-22, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2008

Histórico

  • Aceito
    07 Mar 2008
  • Recebido
    13 Maio 2005
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br