Acessibilidade / Reportar erro

Lembranças do Brasil

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Lembranças do Brasil

Edgard Carone

Lembranças do Brasil

Por Pedro Ludwig e William Briggs. Introdução por Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha. Rio de Janeiro, Sedegra, s/d.

A reedição do álbum de litografia de Ludwig e Briggs permite-nos entrar novamente em contato com uma das fontes artísticas e históricas fundamentais do nosso passado. As estampas, em número de 30, fazem parte de um conjunto denominado The Brazitian Souvenir: a selection of the most peculiar costumes of the Brazils e realizadas entre 1846 e 1849.

A sociedade Ludwig e Briggs concretiza-se em 1843. Como grande número de outros artistas estrangeiros, William Briggs e Pedro Ludwig instalam sua própria oficina esperando "poder servir aquelas pessoas que o honrarem, com presteza e perfeição em tudo que diz respeito a litografia, como desenhos, mapas, cartas topográficas, planos de arquitetura, emblemas, diplomas, vinhetas, circulares, faturas, letras de câmbio, etc, assim como quaisquer trabalhos, por mais delicados que sejam, afiançandose serem perfeitamente gravados, e iguais às melhores obras que se fazem na Europa". O oficina também aproveita-se da obra de artistas nacionais ou que se encontram de passagem pelo Brasil. As aquarelas originais, que serviram de base às cópias litográficas de Ludwig e Briggs, são de autoria do artista alemão Edward Hildebrandt. Este aporta ao Rio em 1844 e de sua passagem por esta cidade, Salvador, Recife e São Paulo conhece 170 aquarelas, onde "vistas e costumes se sucedem, fixados com excelente técnica e apuro de cores. Nelas encontramos tipos e flagrantes populares que podem ser identificados no álbum Brazilian Souvenirs onde, copiados pelos litógrafos, perderam um pouco da espontaneidade devida a seu talento criador".

As 30 litografias dão, no entanto, um excelente apanhado de costumes e tipos imperiais. Aí aparecem retratados o mascate, um frade, uma rede, guardas nacionais, ama-de-leite, carroça d'água, castigos contra pretos, quitandeira de galinhas, um mineiro, carro da alfândega, tropeiros, enterro de anjinho, dança de negros, família indo à missa, carregadores de café, lavadeiras, festa do Espírito Santo, cadeirinha, pedindo esmolas, negra baiana, um padre, etc.

As litografias realçam sempre o tema visado, expondo-o em primeiro plano. Para isso, o primeiro plano sempre aparece em cores, enquanto o fundo é em branco e preto. São "verdadeiros instantâneos, primando alguns pela naturalidade, como por exemplo: as lavadeiras num arrebalde à beira do rio lavam e estendem a roupa branca; o mineiro que parece ter-se apeado do cavalo naquele instante, sobe a rampa, enquanto o senhor voltando a cabeça o interroga sobre os acontecimentos na sua ausência; o membro da irmandade, paramentado com a opa colorida, segura pela mão, com todo o cuidado, a menina vestida de anjo para que não suje o pezinho calçado com o sapato de cetim de igual cor do vestido", etc.

No entanto, permanece presente a "preocupação de ligar o assunto principal, isto é, o tipo a ser documentado a um detalhe sugestivo que o entrose no ambiente; assim, as quitandeiras têm por fundo um toldo armado no mercado e cestas espalhadas em torno da figura; os religiosos e pedintes, os irmãos das sociedades religiosas ressaltam dos esboços de portais barrocos ou igrejas de fachadas mais rígidas; o mascate passeia em ruas de arrabalde, caracterizadas pela arquitetura tradicional; os carregadores de café têm por fundo os muros de alfândega, e assim por diante.

A riqueza dos elementos e a técnica qrtística fazem deste documentário obra de valor inestimável para a nossa história da arte e de costumes. Porém, esperamos que se publiquem outras obras raras do nosso passado, que continuam a ser de difícil manuseio, pois elas existem somente nas mãos de raros colecionadores de brasilianas ou em algumas bibliotecas públicas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1972
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br