Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento do mercado de capitais

FÓRUM DE OPINIÕES

O desenvolvimento do mercado de capitais

"Tendo lido com atenção o artigo dos Senhores James Ladd e Richmond Wight publicado no n.º 15 da RAE, sob o título 'Obstáculos ao Desenvolvimento do Mercado Brasileiro de Capitais', gostaria de ver respondidas duas perguntas que me ocorreram durante a leitura e julgo que sejam de fácil esclarecimento pelos autores. Em primeiro lugar, não entendi o sentido da expressão 'bancos de investimentos'; ela diz respeito aos bancos de investimentos a que se refere a nova Lei n.º 4.728 de 14 de julho de 1965, ou inclui também as companhias de investimentos, crédito e financiamento? Em segundo lugar, é verdade que a opção para compra de ações da emprêsa (stock option) somente pode ser realizada a preços inferiores ao valor de mercado ao tempo em que a opção é concedida?"

São Paulo, SP

JAN LEVI

Resposta:

Efetivamente, a expressão "banco de investimentos" foi utilizada no artigo no seu sentido mais amplo, referindo-se tanto às companhias de investimentos, crédito e financiamento, regulamentadas na legislação brasileira desde 1946, como também aos bancos de investimentos a que se refere a nova Lei n.º 4.728 de 14 de julho de 1965.

Quanto à segunda pergunta, devemos esclarecer que a opção para compra de ações (stock option), que consiste, como dissemos no artigo, na concessão, por tempo determinado, de opção aos administradores para compra de ações da emprêsa, é feita a preço fixo baseado no valor de mercado ao tempo em que a opção é concedida. Assim, êsse preço não precisa ser, necessàriamente, inferior ao valor de mercado da ação.

São Paulo, SP

JAMES LADD

RICHMOND WIGHT

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1965
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br