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Indicadores de potencial de consumo dos municípios paulistas

Resumos

Os indicadores de potencial de consumo são medidas indiretas da capacidade de uma região absorver uma determinada categoria de produto. O método de regressão linear pode ser utilizado na elaboração de índices simples e robustos que geralmente proporcionam resultados comparáveis ou superiores aos que podem ser obtidos pela utilização de índices produzidos comercialmente. Este fato passa despercebido pela maioria dos usuários porque habitualmente não são feitos esforços de comparar os índices com a realidade que estes se propõem a descrever. Para estabelecer a metodologia e demonstrar a tese acima, são coletados dados a respeito da área de loja de supermercados dos municípios do Estado de São Paulo, um índice é construído e, em seguida, comparado com outros indicadores. Os resultados confirmam a suposição inicial.

potencial de consumo; potencial de mercado; potencial de vendas; indicadores; supermercados


Potential consumption indexes are indirect measurements of the capacity of a region to absorb a certain product category. A linear regression method can be used to prepare a simple and robust index with results comparable or superior to those that can be obtained with indexes sold by consulting businesses. This fact usually goes unobserved because in most cases no efforts are made to check if the indexes really reflect the reality that they supposedly describe. To establish a methodology and prove the above hypothesis, data about supermarket floor space is collected for the "municípios" (counties) of the State of São Paulo, an index is prepared and then compared to other indicators. Results validate initial hypothesis.

consumption potential; market potential; sales potential; indexes; supermarkets


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Indicadores de potencial de consumo dos municípios paulistas

Francisco Aranha

Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração da EAESP/FGV e Consultor de Empresas. E-mail: faranha@ibm.net

RESUMO

Os indicadores de potencial de consumo são medidas indiretas da capacidade de uma região absorver uma determinada categoria de produto. O método de regressão linear pode ser utilizado na elaboração de índices simples e robustos que geralmente proporcionam resultados comparáveis ou superiores aos que podem ser obtidos pela utilização de índices produzidos comercialmente. Este fato passa despercebido pela maioria dos usuários porque habitualmente não são feitos esforços de comparar os índices com a realidade que estes se propõem a descrever. Para estabelecer a metodologia e demonstrar a tese acima, são coletados dados a respeito da área de loja de supermercados dos municípios do Estado de São Paulo, um índice é construído e, em seguida, comparado com outros indicadores. Os resultados confirmam a suposição inicial.

Palavras-chave: potencial de consumo, potencial de mercado, potencial de vendas, indicadores, supermercados.

ABSTRACT

Potential consumption indexes are indirect measurements of the capacity of a region to absorb a certain product category. A linear regression method can be used to prepare a simple and robust index with results comparable or superior to those that can be obtained with indexes sold by consulting businesses. This fact usually goes unobserved because in most cases no efforts are made to check if the indexes really reflect the reality that they supposedly describe. To establish a methodology and prove the above hypothesis, data about supermarket floor space is collected for the "municípios" (counties) of the State of São Paulo, an index is prepared and then compared to other indicators. Results validate initial hypothesis.

Key words: consumption potential, market potential, sales potential, indexes, supermarkets.

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Full text available only in PDF format.

1. Potencial de Consumo dos Municípios Paulistas. Relatório em editoração, com publicação pelo NPP prevista para o primeiro semestre de 1998.

2. Para uma discussão deste tema, veja também BREITBACH, Áurea C. M. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988.

3. Para uma breve discussão sobre áreas de influência, veja ARANHA, Francisco. "Análise de áreas de influência de pontos comerciais". In: Fator GIS, nov./jan. 1997-8, Curitiba: Sagres, 1997.

4. Veja OLIVEIRA, Alcides Casado de. Um método para a determinação do potencial econômico do Estado de São Paulo, ERA – Revista de Administração de Empresas, v.58, n.20, p.60-88, 1966, para uma discussão do "potencial extensivo" e do "potencial intensivo", muito interessante, embora um pouco datada. Veja também TORRES, Norberto A. "Potenciais regionais de mercado para a indústria farmacêutica no Brasil." Dissertação de Mestrado, São Paulo: Poli/ USP, 1977, para uma discussão de fatores determinantes do potencial de consumo e das estratégias utilizadas em diversos modelos para medi-los.

5. Veja, por exemplo, AZZONI, Carlos Roberto, CAPELATO, Rodrigo. Ranking das regiões paulistas segundo o potencial de mercado, Economia e Empresa, v.3, n.3, p.4-21, jul./set. 1996. Este artigo apresenta uma tentativa não totalmente bem-sucedida, mas interessante, de utilizar um modelo gravitacional no dimensionamento do potencial dos municípios do Estado de São Paulo.

6. Este modelo não se presta a estimativas diretas do potencial absoluto medido em m2. Maiores detalhes no Relatório de Pesquisa.

7. Omitimos o nome da consultoria por uma questão ética; de resto, seus dados são protegidos por contrato de cessão de direitos de uso, que mpede a divulgação para terceiros; caso você seja usuário de algum índice, sugerimos que faça suas comparações e tire suas conclusões.

8. Os diversos rankings comparados podem ser encontrados no Relatório de Pesquisa.

9. AZZONI , C. R., CAPELATO, R. Op. cit.

  • 2. Para uma discussão deste tema, veja também BREITBACH, Áurea C. M. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988.
  • 3. Para uma breve discussão sobre áreas de influência, veja ARANHA, Francisco. "Análise de áreas de influência de pontos comerciais". In: Fator GIS, nov./jan. 1997-8, Curitiba: Sagres, 1997.
  • 4. Veja OLIVEIRA, Alcides Casado de. Um método para a determinação do potencial econômico do Estado de São Paulo, ERA Revista de Administração de Empresas, v.58, n.20, p.60-88, 1966,
  • para uma discussão do "potencial extensivo" e do "potencial intensivo", muito interessante, embora um pouco datada. Veja também TORRES, Norberto A. "Potenciais regionais de mercado para a indústria farmacêutica no Brasil." Dissertação de Mestrado, São Paulo: Poli/ USP, 1977,
  • 5. Veja, por exemplo, AZZONI, Carlos Roberto, CAPELATO, Rodrigo. Ranking das regiões paulistas segundo o potencial de mercado, Economia e Empresa, v.3, n.3, p.4-21, jul./set. 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
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