RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a percepção da qualidade de publicações latino-americanas de negócios com base nas avaliações de importantes especialistas - docentes de alto nível com conhecimento de pesquisas latino-americanas e publicações científicas. Quarenta e cinco publicações foram incluídas no estudo. As pontuações mais elevadas em qualidade percebida foram obtidas por Academia (CLADEA - Uniandes), RAE (Fundação Getulio Vargas), e Innovar (Universidad Nacional de Colombia). Quando a qualidade percebida foi ponderada pelo conhecimento (awareness), Academia, LABR-Latin American Business Review (University of San Diego - Coppead), e Innovar tiveram as maiores pontuações. Os resultados complementam um estudo recente realizado por Ruiz-Torres, Penkova, e Villafane (2012) focado em publicações de administração publicadas em espanhol. A análise dos resultados sugere que a linguagem e a marca exercem efeito sobre a percepção da qualidade da publicação. São apresentadas também implicações para editores, comitês responsáveis por promoções de docentes e verbas de pesquisa, e autores.
PALAVRAS-CHAVE:
Publicações científicas; ranking; América Latina; produção científica; pesquisas de negócios