Intensidade de Marketing
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Proxy das despesas de vendas, gerais e administrativas trimestral ponderado pelo ativo total no encerramento do trimestre t |
Fato Relevante |
Garcia et al. (2022)Garcia, E. L. M., Vieira, V. A., & Borges, C. P. (2022). Informações dos investimentos de marketing: Recurso de diferenciação ou segredo?. Revista de Administração Contemporânea, 26(2), 1-20. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022200386.por https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022...
, Palomino-Tamayo et al. (2020)Palomino-Tamayo, W., Timana, J., & Cerviño, J. (2020). The firm value and marketing intensity decision in conditions of financial constraint: A comparative study of the United States and Latin America. Journal of International Marketing, 28(3), 21-39. https://doi.org/10.1177/1069031X2094353 https://doi.org/10.1177/1069031X2094353...
, Markovitch et al.(2020)Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118(1), 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
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Intensidade de Marketing (Variação) |
Variação trimestral do proxy das despesas de vendas, gerais e administrativas trimestral ponderado pelo ativo total no encerramento do trimestre t |
Fato Relevante |
PIB |
PIB R$ (Milhões) do trimestre t
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Economática |
Barbosa & Nogueira (2018)Barbosa, I. B., & Nogueira, D. R. (2018). Impacto dos indicadores macroeconômicos nos índices de rentabilidade das empresas brasileiras: Uma análise no setor alimentício de 2010 a 2016. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 9(1), 31-46. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.502 http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.50...
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Juros |
Selic fixada pelo Copom (% a.a.) do trimestre t
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Economática |
Pontel et al. (2020)Pontel, J., Tristão, P. A., & Boligon, J. A. R. (2020). O comportamento da taxa Selic e as operações de investimento e financiamento de pessoa física no período pós-crise econômica. Revista Gestão Organizacional, 13(2), 123-141. https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2 https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2...
|
Câmbio |
Variação da taxa de câmbio R$/US$ do trimestre t em relação ao mesmo trimestre do ano anterior |
Economática |
Fonseca et al. (2018)Fonseca, S. E., Santos, A. O., Pereira, M. V. L., & Camargos, M. A. (2018). Análise do impacto de variáveis macroeconômicas no desempenho financeiro e endividamento de empresas listadas na B3. Revista Universo Contábil, 14(4), 93-114. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2018429 http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2018429...
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Inflação |
Variação do IGPM (% a.m.) do trimestre t em relação ao mesmo trimestre do ano anterior |
Economática |
Zschornack et al. (2020)Zschornack, T., Oliveira, R. A. M., & Souza, J. A. (2020). Análise dos índices econômicos de inflação para uso como indexadores em contratos de consumo. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 12(24), 53-70. https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v12n2401 https://incubadora.periodicos.ufsc.br/in...
|
Desemprego |
Variação trimestral da taxa de desemprego (% a.m.) do trimestre t
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Economática |
Barbosa & Nogueira (2018)Barbosa, I. B., & Nogueira, D. R. (2018). Impacto dos indicadores macroeconômicos nos índices de rentabilidade das empresas brasileiras: Uma análise no setor alimentício de 2010 a 2016. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 9(1), 31-46. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.502 http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.50...
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Confiança do Consumidor |
Índice de confiança do consumidor do trimestre t
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Economática |
Oliveira & Carneiro (2015)Oliveira, F. N., & Carneiro, C. (2015). Índices de confiança, suas influências e impactos. Econômica, 17(2), 123-156. https://doi.org/10.22409/reuff.v17i2.34995 https://doi.org/10.22409/reuff.v17i2.349...
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Return on Assets (ROA) |
Lucro líquido do trimestre dividido pelo ativo total no encerramento do trimestre t |
Economática |
Markovitch et al. (2020)Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118(1), 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
, Francischetti et al. (2013)Francischetti, C. E., Galeano, R., & Bertassi, A. L. (2013). Modelos financeiros para decisão de investimentos na gestão estratégica de marketing. Caderno Profissional de Marketing – UNIMEP, 1(2), 23-36. https://doaj.org/article/7bd4ed2d0173430d97d9dcebef03b6d2 https://doaj.org/article/7bd4ed2d0173430...
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Giro do Ativo |
Razão entre a receita líquida do trimestre e o ativo total no encerramento do trimestre t
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Economática |
Barbosa & Nogueira (2018)Barbosa, I. B., & Nogueira, D. R. (2018). Impacto dos indicadores macroeconômicos nos índices de rentabilidade das empresas brasileiras: Uma análise no setor alimentício de 2010 a 2016. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 9(1), 31-46. http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.502 http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i1.50...
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Crescimento (Growth) |
Variação percentual das receitas do trimestre t em relação ao mesmo trimestre do ano anterior |
Economática |
Palomino-Tamayo et al. (2020)Palomino-Tamayo, W., Timana, J., & Cerviño, J. (2020). The firm value and marketing intensity decision in conditions of financial constraint: A comparative study of the United States and Latin America. Journal of International Marketing, 28(3), 21-39. https://doi.org/10.1177/1069031X2094353 https://doi.org/10.1177/1069031X2094353...
, Markovitch et al. (2020)Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118(1), 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
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Cash Holding
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Caixa e equivalentes de caixa ponderados pelo ativo total no encerramento do trimestre t
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Economática |
Martínez-Sola et al. (2013)Martínez-Sola, C., García-Teruel, P. J., & Martínez-Solano, P. (2013). Corporate cash holding and firm value. Applied Economics, 45(2), 161-170. https://doi.org/10.1080/00036846.2011.595696 https://doi.org/10.1080/00036846.2011.59...
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Endividamento |
Passivo total ponderado pelo ativo total no encerramento do trimestre t
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Economática |
Fonseca et al. (2018)Fonseca, S. E., Santos, A. O., Pereira, M. V. L., & Camargos, M. A. (2018). Análise do impacto de variáveis macroeconômicas no desempenho financeiro e endividamento de empresas listadas na B3. Revista Universo Contábil, 14(4), 93-114. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2018429 http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2018429...
, Francischetti et al. (2013)Francischetti, C. E., Galeano, R., & Bertassi, A. L. (2013). Modelos financeiros para decisão de investimentos na gestão estratégica de marketing. Caderno Profissional de Marketing – UNIMEP, 1(2), 23-36. https://doaj.org/article/7bd4ed2d0173430d97d9dcebef03b6d2 https://doaj.org/article/7bd4ed2d0173430...
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Market-to-Book
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Valor de mercado dividido pelo patrimônio líquido no encerramento do trimestre t
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Economática |
Bae et al. (2017)Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017, April). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002 https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
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Tamanho |
Logaritmo natural do ativo total no encerramento do trimestre t
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Economática |
Bae et al. (2017)Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017, April). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002 https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
, Palomino-Tamayo et al. (2020)Palomino-Tamayo, W., Timana, J., & Cerviño, J. (2020). The firm value and marketing intensity decision in conditions of financial constraint: A comparative study of the United States and Latin America. Journal of International Marketing, 28(3), 21-39. https://doi.org/10.1177/1069031X2094353 https://doi.org/10.1177/1069031X2094353...
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