Acessibilidade / Reportar erro

Vermoegensbildung der arbeitnehmer (acumulação de economias e bens pelos empregados)

RESENHAS

Vermoegensbildung der arbeitnehmer (acumulação de economias e bens pelos empregados)

VERMOEGENSBILDUNG DER ARBEITNEHMER (Acumulação de economias e bens pelos empregados) - Regierungsrat Dr. Günter Halbach, Vol. 46 - Sozialpolitik in Deutschland (W. Kohlhammer Verlag G.m.b.H. Stuttgart, maio de 1962; 36 pág., DM 1, 85, brochura 15 x 21 cm).

O autor diz imediatamente no prefácio que a promessa do título não pode ser mantida, pois não há para tanto dados suficientes. Em seguida, refere-se à diretriz da obra tôda; "lediglich darzustellen, nicht aber zu werten" (só descrever, mas não avaliar); e ao fato de que isso evita a tomada de posição quanto às tendências que se estão delineando na política alemã de propriedade e de sua distribuição.

Como é do conhecimento geral, há, na Alemanha, uma tendência bem pronunciada no sentido de distribuir ações de grandes emprêsas que passaram a pertencer ao Estado depois da Guerra e do período de reconstrução. Na obra, há a descrição clara da distribuição das ações da "Volkswagen", mas como caso particular de um fenômeno geral.

O livro está dividido em três capítulos principais: (1) A distribuição de bens de raiz e economias na Alemanha Federal; (2) Incentivo por leis da criação de bens de raiz e de economias; e (3) Planos para uma distribuição em larga escala da propriedade e o incentivo à acumulação e criação de economias e bens pelos empregados. Finalmente, há 10 páginas de tabelas estatísticas sobre economias nas caixas econômicas de 1913 até 1960, seguros de vida, investimentos em ações, depósitos classificados de acordo com quantias nas caixas econômicas, economias para construção da casa própria etc.

Especialmente interessantes são os planos de distribuição de lucros das emprêsas na forma de capital aos empregados e a socialização do capital até 50% das reservas anuais. São reproduzidas propostas de sindicatos e de partidos políticos.

Não há, infelizmente, maior penetração no estudo da participação. Também não há nenhuma biografia sôbre o autor, a não ser o título "Regierungsrat (conselheiro do govêrno) Dr.", sem especificar o campo de doutorado.

O livro é muito recomendável para professores de ciências sociais, economistas, professores de direito do trabalho e deputados e senadores, que dêle podem tirar sugestões para a "Distribuição dos Lucros". A leitura pode ser feita em menos de duas horas, sendo recomendável que o Consulado procurasse traduzir a obra para o português.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Ago 2018
  • Data do Fascículo
    Jun 1963
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br