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Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos

Resumos

Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.

Gestão estratégica; teoria organizacional; redes sociais; música popular brasileira; indústria cultural


This article aims to build bridges between three theoretical fields: Organizational Strategy, Social Networks, and Social Identities. By analyzing the networks of Brazilian musicians (interpreters and composers), we monitor the emergence of new styles, along with the structural changes in the network. Within the period in analysis, from 1958 to 1969, four musical styles emerge and consolidate: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB and Tropicália. We utilized Social Networks Analysis in order to grasp three dimensions of the field evolution: network evolution, creation of structural holes and transformation of actors' centrality. Internal conflicts in a field generate brokerage opportunities among groups separated by structural holes. These holes might be gradually bridged through incremental transformations in the artists' networks. As the emerging artists' influence increases, there is higher potential for the introduction of a new style and change of the fi eld's classifi catory system.

Strategic management; organizational theory; social networks; Brazilian popular music; cultural industry


ARTIGOS

Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos

Charles KirschbaumI; Flávio Carvalho de VasconcelosII

ICentro Universitário da FEI

IIFGV-EAESP

RESUMO

Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.

Palavras-chave: Gestão estratégica, teoria organizacional, redes sociais, música popular brasileira, indústria cultural.

ABSTRACT

This article aims to build bridges between three theoretical fields: Organizational Strategy, Social Networks, and Social Identities. By analyzing the networks of Brazilian musicians (interpreters and composers), we monitor the emergence of new styles, along with the structural changes in the network. Within the period in analysis, from 1958 to 1969, four musical styles emerge and consolidate: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB and Tropicália. We utilized Social Networks Analysis in order to grasp three dimensions of the field evolution: network evolution, creation of structural holes and transformation of actors' centrality. Internal conflicts in a field generate brokerage opportunities among groups separated by structural holes. These holes might be gradually bridged through incremental transformations in the artists' networks. As the emerging artists' influence increases, there is higher potential for the introduction of a new style and change of the fi eld's classifi catory system.

Keywords: Strategic management, organizational theory, social networks, Brazilian popular music, cultural industry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 10.08.2004.

Aprovado em 30.05.2006.

Charles Kirschbaum

Doutor em Administração pela FGV- EAESP. Professor e Pesquisador do Mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI. Pesquisador de Pós-doutorado do Centro de Estudos da Metrópole-Cebrap. Interesses de pesquisa nas áreas de sociologia da arte, indústria musical, redes sociais, neo-institucionalismo e campos organizacionais. E-mail: kircharles@fei.edu.br Endereço: Rua Tamandaré, 688. São Paulo – SP, 01525-000.

Flávio Carvalho de Vasconcelos

Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV-EAESP. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia empresarial, teoria organizacional, gestão de pessoas e aprendizagem organizacional. E-mail: fvasconcelos@fgvsp.br Endereço: Avenida 9 de Julho, 2029, 9º andar, São Paulo – SP, 01313-902.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2007

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2004
  • Aceito
    30 Maio 2006
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