Logomarca do periódico: Revista de Administração de Empresas

Open-access Revista de Administração de Empresas

Publication of: Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
Area: Applied Social Sciences ISSN printed version: 0034-7590
ISSN online version: 2178-938X

Table of contents

Revista de Administração de Empresas, Volume: 38, Issue: 2, Published: 1998

Revista de Administração de Empresas, Volume: 38, Issue: 2, Published: 1998

Document list

O novo público da RAE Venosa, Roberto
Organização, Recursos Humanos e Planejamento
A necessidade de reinventar as empresas Gonçalves, José Ernesto Lima

Abstract in Portuguese:

Para algumas empresas a adaptação aos novos tempos é inevitável, uma questão de vida e morte. Para outras, a adaptação é uma recomendação, uma medida preliminar de segurança. As empresas contemporâneas estão precisando mudar em função de pressões externas e internas inéditas tanto na variedade como na intensiÂdade e alguns eventos estão sinalizando a chegada da nova empresa. Elas carregam dentro de si as sementes da sua própria destruição. Seus empregados hoje são mais educados e reivindicadores do que nunca, muitas deciÂsões estão dispersas no meio de um corpo enorme e diversificado de especialistas e gerentes, as forças políticas internas estão mais intensas e competem com a própria empresa pela energia vital de seus empregados. A tecnoÂlogia relacionada com a gestão das empresas está provocando mudanças até mais intensas que as causadas pela tecnologia de processo de fabricação no final do século passado. Novas premissas, adequadas a novos fatores, devem orientar o projeto das empresas destinadas a sobreviver e prosperar nos novos tempos.

Abstract in English:

To some companies, adapting to new times is inevitable, a lífe or death decision. To otners, adaptation ls recommended as a precaution. Contemporary companies have to change because of externai and internai pressures that are novel both in intensity and variety and we have seen signs of the arrival of the new enterprise. They carry the seeds of their destruction inside themselves. Their employees are more educated and demanding than ever, many decisions are dispersed in a huge and diversified body of specialísts and managers, the internai política I powers are intense and compete with the company itself for the vital energy of employees. Management related technologies are leading to even deeper changes than those caused by process technologies in the end of the last century. New premises, more adequa te to these new factors, shall guide th~ design ot companies that are to survive and row in these new times.
Organização, Recursos Humanos e Planejamento
Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizaçoes Alencar, Eunice M. L. Soriano de

Abstract in Portuguese:

Após destacar que a criatividade não deve ser vista apenas como um fenômeno de natureza intrapsíquiÂca, uma vez que muitos são os fatores ambientais que influenciam e mobilizam o potencial criativo, são abordados, neste artigo, distintos aspectos relativos a três eixos centrais. O primeiro diz respeito às características pessoais que se relacionam à criatividade, dando ênfase tanto a atributos pessoais favoráveis como a outros, desfavoráveis. O segundo eixo é composto por alguns fatores do contexto social que afetam a produção criativa, como valores, tradições e sistemas de incentivo e punições. Já o terceiro, chama a atenção para as características de um ambiente de trabalho que se constituem ora como estímulos, ora como obstáculos à criatividade.

Abstract in English:

Creativity is not an intrapsychic phenomenon. It is strongly influenced and mobilized by environmental factors. This article analyses three different groups of factors which affect creativity. The first one is the personal attributes which favour or inhibit creativity. The second is some characteristics of the social context, such as values, traditions, incentive and punishment system, which influence the creative behaviour. A third group of factors refers to the characteristics of the work environment which affect creativity. Bott: the stimulant factors and the inhibiting factors are described.
Admnistração Mercadológica
Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens Santos, Rubens da Costa Castro, Virgínia Maria Ferraz de

Abstract in Portuguese:

O presente trabalho propõe um enfoque sistêmico para o desenvolvimento de embalagens de alimentos. A aplicação dessa abordagem possibilitará o aprimoramento das inúmeras funções desempenhadas por esse veículo de comunicação. O reconhecimento das relações interdependentes entre os agentes presentes no sistema conduzirá ao fortalecimento da cadeia de escolha/aquisição/consumo. Com o ambiente da globalização empresaÂrial, a proposição trará contribuições relevantes, principalmente para o setor executivo. Produtores e consumidores poderão atuar num regime de parceria, na produção e comercialização de produtos alimentícios.

Abstract in English:

This work presents a systemic view of the development of food packaging. It considers the package as a meaningful vehicle of communication during the process of commercialization. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition of eventual gaps in the communication processo Brief/y stated the systemic approach for package development might contribute to facilitate the partnership process between entrepreneurs and consumers. Following the proposed approach a professional team work of different managerial functions can produce a package that will better communicate with the consumers of a product.
Administração Contábil e Financeira
Opções reais na análise de contratos de leasing Martinez, Antonio Lopo

Abstract in Portuguese:

Este artigo procura incorporar a precificação de opções à análise tradicional do contrato de leasing. Após uma breve revisão dos conceitos básicos sobre opções, questionam-se os critérios tradicionais de análise de investimentos, propondo a utilização de opções reais como um instrumento para aprimorar a avaliação de contratos de leasing. O contrato de leasing operacional é avaliado incorporado a opções e observam-se diversos direitos oferecidos nos contratos de leasing que podem assumir o papel de opções, enriquecendo a análise do VPL.

Abstract in English:

This paper tries to incorpora te the option pricing theory to the traditional analysis of leasing. After a brief review of the basic concepts of options, it argues the traditional methods of investment analysis, suggesting the use of real options as a tool to aprimora te the valuation of leasing contracts. The operationalleasing contract ls evaluated with the framework provided by option theory, as well as some options (rights) that are in the financiaI leasing contracts.
Administração da Produção e Sistemas de informação
Comércio eletrônico: seus aspectos de segurança e privacidade Albertin, Alberto Luiz Moura, Rosa Maria de

Abstract in Portuguese:

O comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. Com a crescente utilização de comércio eletrônico, inclusive Internet, ficam cada vez mais críticos os aspectos de segurança e privacidade das informações que estão sendo utilizadas. Além disto, esses aspectos interferem significativamente na adoção dessa tecnologia. O artigo visa a apresentar estudos sobre os aspectos de segurança e privacidade, bem como a analisar o problema da resistência e as estratégias adotadas para a sua superação.

Abstract in English:

The electronic commerce, with its innovative applications, is considered as one of the major emergent trends with the biggest contribution to the business processes, for ali industries. With the crescent use of electronic commerce, inctuding Internet, the aspect of security and privacy of information becomes criticai. These aspects affect directly the adoption of this technology. The article has the objective to present studies about the aspects of security and privacy, as well as to discuss the problem of resistance and the strategy to overcome it.
Administração Hospitalar
A avaliação do custo eficácia das intervenções em organizações de saúde Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Carlos Rogério Montenegro de

Abstract in Portuguese:

Os principais problemas das organizações de saúde são má alocação de recursos, ineficiência, custos crescentes e desigualdade nas condições de acesso dos usuários. A rentabilidade expressa resultados por recursos aplicados. A avaliação custo-eficácia das intervenções das organizações de saúde busca soluções de menor despesa para obter resultado esperado e de melhor resultado com determinada despesa. O ABC - activity-based costing- é o método de custeio que melhor subsidia a decisão sobre composição de atividades, custo de recursos e consumo de recursos. A avaliação custo-eficácia mostra-se, portanto, uma ferramenta útil para a melhoria da qualidade das organizações de saúde.

Abstract in English:

The main problems of health organizations are bad resources allocation, inefficiency, growing costs and inequality in access conditions. Profitability expresses results by applied resources. The cost-effectiveness evaluation of actions in health organizations looks for solutions of smaller expense to get expected results and better results with certain expense. ABC costing subsidizes better decisions about activities composition, resources costs and resources consumption.The cost-effectiveness can be a useful tool for improvement in quality of health organizations.
Resenhas
Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21 Motta, Fernando C. Prestes
Resenhas
O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho Paula, Ana Paula Paes de
Resenhas
Contexto social: o mundo do trabalho, a familia e os "eternos" adolescentes Freitas, Maria Ester de

A global TransPark in Brazil infrastructure for competitive advantage Kasarda, John D.
location_on
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Avenida Nove de Julho, 2.029, Bela Vista, CEP: 01313-902, Telefone: +55 (11) 3799-7718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error