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Revista de Administração de Empresas, Volume: 40, Número: 4, Publicado: 2000
  • Editorial

    Venosa, Roberto
  • Processo, que processo? Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Gonçalves, José Ernesto Lima

    Resumo em Português:

    Este texto, uma continuação do artigo "As empresas são grandes coleções de processos" (Gonçalves, 2000), resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostra os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e como identificar em qual deles a empresa está, estabelece as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais e apresenta argumentos objetivos e critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar.

    Resumo em Inglês:

    This text, a sequel of a previously published article (Gonçalves, 2000), states the differences between traditional organizations and process organizations. It shows the main stages in which companies may be on their way towards process organizations and how to identify the particular stage a company currently is. Besides, this article sets the advantages of managing by processes and presents objective arguments and criteria that can guide companies to make decisions about their organizational model.
  • Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Vasconcelos, Flávio C.; Cyrino, Álvaro B.

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma análise das quatro principais correntes teóricas que tratam do fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas. São examinadas, em termos de seus pressupostos e de suas conseqüências, as teorias de posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas. Finalmente, este artigo defende a tese de uma convergência entre estratégia empresarial e teoria organizacional como uma via de pesquisa fundamental para a evolução de ambas as disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the convergence between business strategy and organizational theory, by making a detailed comparative study of four theories focusing competitive advantage phenomena. These theories include the strategic positioning school, the resource-based view, the market processes and the dynamic competencies theory. We conclude the convergence between organizational theory and business strategy is a promising research opportunity for both disciplines.
  • Lazer, cultura e consumo Administração Mercadológica

    Taschner, Gisela B.

    Resumo em Português:

    Os elos entre lazer e consumo, em sua maioria, são facilmente perceptíveis em nossa sociedade. Nas Ciências Sociais, no entanto, eles nem sempre foram teorizados conjuntamente. O objetivo deste artigo é mostrar como o lazer e o consumo se entrelaçaram na História Ocidental, examinando alguns momentos-chave desse processo, no âmbito da formação de uma cultura do consumo, bem como algumas de suas implicações sobre a sociedade e sobre o comportamento do consumidor. Analisamos também as relações atuais entre lazer e consumo e comentamos algumas tendências para o futuro próximo.

    Resumo em Inglês:

    The links between leisure and consumption are very easily perceptible in our society, at least some of them. Nevertheless, they have not always been theorized together in the Social Sciences. The purpose of this article is to examine how leisure and consumption got interwoven in Western History, by focusing some key moments of that process, in the context of formation of a consumer culture, and by taking into consideration some of their impacts on social life and consumer behavior. We also make some comments on the present configuration of the links between leisure and consumption and on some trends they present for the near future.
  • Budgeting and resource allocation in universities: a public choice approach

    Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da

    Resumo em Português:

    As demandas exigindo a melhoria da produtividade em faculdades e universidades estão surgindo dramática e rapidamente no Brasil. Muitos estudos têm sugerido sistemas de avaliação e critérios externos para controlar a produção universitária em termos quantitativos e qualitativos. Considerando-se que as universidades e faculdades não são organizações com fins lucrativos (excetuando-se, é claro, as caça-níqueis), as variáveis microeconômicas e administrativas tradicionais usadas para medir a eficiência não possuem nenhuma função direta. Nesse sentido, dever-se-ia criar um sistema de controle "à la" mercado (imitando o mercado) para avaliar a produção em universidades e faculdades. O orçamento e o mecanismo de alocação de recursos contido nele podem ser usados como instrumentos de incentivo para melhorar a qualidade e a produtividade. Esse será o principal tema deste artigo.

    Resumo em Inglês:

    The calls for colleges and universities to improve their productivity are coming thick and fast in Brazil. Many studies are suggesting evaluation systems and external criteria to control the quality of teaching and research in universities. Since universities and colleges are not profit-oriented organizations (considering only the legitimate and serious research and teaching organizations, of course), the traditional microeconomics and administrative variables used to measure efficiency do not have any direct function. An alternative would be to create an "as if" market control system to evaluate performance in universities and colleges. Internal budget and resources allocation mechanism can be used as incentive instruments to improve quality and productivity. It will be the main issue of this article.
  • Perspectivas de expansão da previdêncna privada fechada no Brasil Economia De Empresas

    Rabelo, Flávio Marcílio

    Resumo em Português:

    O artigo discute os principais condicionantes da expansão da previdência privada fechada no Brasil. A análise destaca a importância de fatores como a distribuição da renda, a distribuição do emprego formal de acordo com o tamanho do estabelecimento e o setor de atividade econômica e o grau de formalização do mercado de trabalho. Procura-se mostrar que o diferencial de custo não é o principal obstáculo à difusão de planos privados entre as pequenas empresas. Explora-se a viabilidade de algumas medidas voltadas a favorecer a expansão do grau de cobertura da previdência privada fechada no país. A regulamentação de planos criados por entidades de classe e a definição de um tratamento tributário adequado são algumas das alternativas tratadas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the main determinants of the expansion of corporate pension plans in Brazil. Among the factors emphasized in this analysis are income distribution, employment distribution according to firm size and sector of economic activity and the degree of labor market formalization. It is shown that cost differential is not the main barrier to the diffusion of private pension plans among small firms. The article also explores the feasibility of certain measures destined to further the expansion of corporate pension plan coverage in the country. Among these measures, allowance for the creation of pension plans by professional associations and the establishment of an adequate fiscal treatment are highlighted.
  • Apontamentos sobre aspectos juridicos do e-commerce Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Forgioni, Paula A.

    Resumo em Português:

    O artigo trata de relevantes aspectos jurídicos do chamado e-commerce, dando ênfase para a análise jurisprudencial de temas análogos e o possível posicionamento dos Tribunais brasileiros perante os contratos eletrônicos e a Internet, levando em consideração o cenário mundial, onde se procura um equilíbrio entre a proteção do consumidor, de um lado, e a necessidade de segurança e celeridade no tráfico, de outro. Entre os pontos abordados, destacam-se o momento da celebração do contrato eletrônico e sua relevância para o e-commerce, a forma do contrato eletrônico e sua prova, o sistema de oferta/aceitação em face do e-commerce, a utilização de senhas e a assinatura eletrônica.

    Resumo em Inglês:

    The article faces important legal issues concerning the so-called e-commerce. Special attention is given to case law and precedents where similar issues were taken into consideration by Brazilian Courts. This exercise can possibly establish a pattern of what can be expected from future judgments involving electronic agreements and Internet. These considerations were taken having in mind the world scenario and the search of a balance between consumer protection on one hand and values like speed and safety, very relevant for trade traffic. Among other questions addressed in this article, we may point out the moment the agreement is to be considered executed, its relevance to e-commerce, the form of the electronic contract and how to make evidence of its existence, the system of offering/acceptance, use of passwords and electronic signature.
  • E-service em bibliotecas: gera ao de valor para pesquisadores por meio de coopera ao indireta Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Aranha, Francisco

    Resumo em Português:

    O conceito de cooperação indireta aplicado a dados de transações de empréstimos do acervo de uma biblioteca pode ser usado para gerar recomendações de itens relevantes para usuários e pesquisadores. O modelo proposto utiliza a Análise de Agrupamentos e a Análise de Cestas e tem aplicabilidade direta em livrarias virtuais, podendo ser adaptado a praticamente qualquer tipo de empreendimento em e-business.

    Resumo em Inglês:

    Indirect cooperation can be applied to library circulation transactions to generate suggestions of items relevant to patrons and researchers. The Recommendation System presented in this article uses the Cluster Analysis and the Market Basket Analysis. It can be used not only in libraries but also in virtual bookshops, and can be easily adapted to practically any kind of e-business enterprise.
  • O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    As organizações brasileiras têm utilizado largamente as tecnologias de informação e comunicação para interligar suas várias áreas, fornecedores e clientes, processar um número muito grande de transações e atender a uma quantidade de clientes de forma rápida, segura e, muitas vezes, personalizada. O ambiente empresarial, tanto em nível mundial quanto em nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com as tecnologias de informação. Um dos aspectos mais importantes desse novo contexto é o surgimento do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a realização de negócios na era digital e do comércio eletrônico. Este artigo analisa esse novo ambiente e conclui que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está consolidado e apresenta claros sinais de evolução, mesmo que ainda possa ser considerado em um estágio intermediário de expansão. A análise dessa evolução, com as realizações já empreendidas, possibilita a identificação da busca pelo novo ambiente de negócio, formado por comunidades de pessoas e empresas.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian organizations have widely been using the information and communication technologies to link their several areas, vendors and clients, to process a very large number of transactions and to attend to a quantity of clients on a fast, certain and, many times, personalized form. The enterprise environment, in the world level as well as in the national level, has passed through countless changes in the last years, which have been considered directly related to the information technologies. One of the most important aspects of this new context is the appearance of the digital environment, that made possible, in fact, the digital age business and the electronic commerce. This article analyzes this new environment and concludes that the electronic commerce in the Brazilian market is consolidated and shows clear signals of evolution, even though it can still be considered in an intermediary level of expansion. The analysis of this evolution, with already undertaken achievements, enables the identification of the search for the new business environment, made by communities of people and companies.
  • Demissão: causas, efeitos e alternativas para empresa e indivíduo Resenhas

    Tonelli, Maria José
  • Management challenges for the 21st century

    Renand, Franck
  • Notas sobre juros e o custo financeiro Brasil Contraponto

    Saddi, Jairo
  • Os riscos do marketing esportivo Tendências

    Pozzi, Luís Fernando
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