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Revista de Administração de Empresas, Volume: 41, Número: 4, Publicado: 2001
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Developing management systems for emerging countries

    Carrillo, Jorge Miguel

    Resumo em Português:

    A aplicação das teorias de gestão de países industrializados em diferentes contextos tem sido questionada por muitas décadas. No entanto, ainda não há fundamentação teórica bem definida para compreensão dos sistemas de gestão dos países não-industrializados. Este artigo, ao detalhar as características das estratégias, das estruturas, dos processos decisórios e dos sistemas de gestão em países em desenvolvimento, fornece algumas diretrizes para o desenvolvimento das teorias de gestão desses países. A análise evidenciou que a complexidade das forças ambientais dos países em desenvolvimento tem dificultado a aplicação das teorias de gestão importadas dos países industrializados. O artigo conclui que as organizações globais devem parar de tentar transferir e adaptar esses sistemas de gestão para os países em desenvolvimento e que uma abordagem clínica pode ser mais efetiva.

    Resumo em Inglês:

    Application of Western management theories in different contexts has been questioned for several decades. However, there is still no well-defined theoretical framework for understanding management systems in non-industrialized countries. This article provides some guidelines to develop these frameworks by elaborating some of the major characteristics of strategies, structures, decision-makings and management systems in Developing Countries (DC). The analysis showed evidence that the complexity of national environmental forces of DCs has made the application of Western management theories more problematic in these countries. The article concludes that global business firms should realize that it is time to stop transferring these management systems to DCs and trying to adapt their organizations to these systems and that a clinical type of approach may be more effective.
  • La toma de decisiones de directivos latinos

    Fiol, Michel

    Resumo em Espanhol:

    Dos dificultades ligadas a la presión del tiempo pertuban la toma de decisiones de un directivo en una empresa. Los datos y los conocimientos que el management "moderno" pone a su alcance, a su disposición, son cada vez más numerosos y le desbordan; por outro lado, su necessidad de decidir rápidamente, dada su obligación de dar resultados a muy corto plazo, le deja muy poco tiempo para pensar. El objectivo de este artículo es verificar la toma de decisiones de directivos latinos y compararla a la de los directivos norteamericanos. Por esta razón, hemos decidido recurrir a una situación compleja en la que hay que tomar una decisión. Un caso fue presentado a directivos de Europa del Sur, de América Latina y, posteriormente, a directivos latinos y norteamericanos de empresas multinacionais. Hemos detectado que, a diferencia de los latinos, los norteamericanos toman su decisión en muy poco tiempo, aplicando, sin vacilar y de forma estricta, reglas éticas compartidas.

    Resumo em Inglês:

    Time pressure imposes two major dilemmas on managers' decision-making processes. On the one hand, "modern" management translates into increasing knowledge and amount of data available; on the other hand, the fast pace required for achieving short-term results leaves managers very little time to think. The aim of this article is to analyze the decision-making process of Latin managers and to compare it with their American counterparts. Therefore, we have decided to create a complex situation in which a decision has to be made. A case was presented to managers from South Europe and Latin America and, later on, to Latin and American managers of multinational companies. The results showed that, unlike the Latin colleagues, the Americans decide quickly and apply, in a very strict manner and without hesitation, the shared ethical rules.
  • Taking the "cross" out of cross-cultural transfer of management practice

    Stephen, David

    Resumo em Português:

    Organizações multinacionais freqüentemente tentam replicar práticas de gestão de sucesso em contextos "estrangeiros". No entanto, essas práticas podem ser etnocêntricas porque se adequam a suposições, comportamentos e valores do ambiente cultural original. A menos que os pressupostos subjacentes sejam compartilhados, a transferência para um contexto diferente pode fracassar. Ainda que o foco seja mudado das diferenças culturais para a implementação, as abordagens de implementação podem ser também criticadas como etnocêntricas pelas mesmas razões. Neste artigo, um modelo não-etnocêntrico é expandido e utilizado para testar a capacidade de transferência de uma prática gerencial, a avaliação de desempenho, dos Estados Unidos para o Brasil. Esse "Teste de Capacidade de Transferência" pode auxiliar gerentes a entender quais práticas são transferíveis e, talvez, até de forma mais valiosa, fornecer um critério para adaptação ou rejeição.

    Resumo em Inglês:

    Multi-national enterprises often attempt to replicate successful management practices in "foreign" environments. However, such practices may be ethnocentric because they fit the assumptions, behaviors, expectations, and values of the home cultural environment. Unless the underlying assumptions are shared, transfer to a differing environment may fail. Even if the focus is shifted from cultural differences to implementation, implementation approaches may also be criticized as ethnocentric for the same reasons. In this article, a non-ethnocentric model is expanded and used to test the portability of one management practice, performance appraisal, from the USA to Brazil. This "Test of Portability" may help managers understand which management practices are portable, and, perhaps even more valuable, provide a rationale for adaptation or rejection.
  • Estratégia nas empresas de internet: lições da informalidade Estratégia

    Barros, Marco A.

    Resumo em Português:

    Pesquisas realizadas sobre o tema de formação de estratégias em pequenas empresas indicam que estas não usam abordagens formais para o apoio ao processo de planejamento estratégico. Elas tendem a utilizar uma abordagem informal e oportunista na criação de estratégias. Os resultados deste artigo mostram que pequenas firmas de prestação de serviços para a Internet não adotam ferramentas do tipo tool-kit. Elas aplicam um conjunto de atividades influenciadas por três dimensões características na formação de estratégias: "incrementalismo", informalidade e networking. Este estudo revela, ainda, que as empresas não empregam, de forma sistemática, as ferramentas acadêmicas concebidas para apoiar o processo de desenvolvimento de estratégias. Essas ferramentas foram percebidas como consumidoras de tempo e impróprias para a adoção pelas empresas analisadas.

    Resumo em Inglês:

    Previous research on the theme of strategy formation in small companies has found that these companies do not use a formal strategic planning process. Rather, they tend to use a more informal and opportunistic approach to strategy formulation. Instead of using a structured tool-kit-based approach to strategy, the results of this article show that small Internet service firms adopt a distinct process for strategy development. This process is based on three dimensions: incrementalism, informalism and networking. Furthermore, this study reveals that these companies do not use in a systematic way any of the academic tools conceived to support strategy development. These tools were perceived as too time consuming and, to a certain degree, unsuitable for adoption by the case-firms.
  • A qualidade de serviços médicos na perspectiva do cliente Mercadologia

    Urdan, André Torres

    Resumo em Português:

    A qualidade de serviços de cuidado à saúde compreende dois domínios: técnico e interpessoal. Os pacientes quase sempre conhecem pouco sobre os aspectos da qualidade técnica, mas, em geral, não têm dificuldade em avaliar o lado interpessoal. Falta, no Brasil, porém, instrumental para a mensuração da Qualidade Experimentada pelo Paciente (QEP), razão pela qual o objetivo aqui foi analisar empiricamente propriedades psicométricas de uma escala desse construto no tocante aos serviços médicos de consultório. Assomaram-se seis fatores subjacentes à QEP, englobando 40 atributos, cobrindo os domínios técnico e interpessoal. Quanto à fidedignidade, ela é apropriada em todas as seis escalas dos fatores prevalecentes neste estudo para a QEP. No que concerne à validade, ela é destacada para as escalas de cinco desses seis fatores. Seguem, ainda, as limitações e implicações da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Health care service quality involves two domains: technical and interpersonal. Patients almost always know very little about the aspects of technical quality, but in general they don't face difficult evaluating the interpersonal quality. However, in Brazil, it is missing a tool to measure the Quality Experienced by the Patient (QEP). Thus, the goal of this research was to undertake an empirical analysis of the psychometric properties of a scale of QEP regarding the office medical services. The results revealed six factors underlying QEP, comprising the domains of technical and interpersonal quality. About reliability, it seemed adequate in all the scales of the six factors. Finally, concerning validity, it is impressive for five out of six factors. The limitations and implications of the research are also presented.
  • Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor Mercadologia

    Marchetti, Renato; Prado, Paulo H. M.

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo realizar ampla análise comparativa sobre os métodos de avaliação da Satisfação do Consumidor e da Qualidade Percebida. Mediante revisão detalhada da literatura que trata dos modelos de mensuração de ambos os construtos, três grupos principais foram categorizados: a) modelos baseados no Paradigma da Desconformidade; b) modelos fundamentados na multiplicidade de Indicadores da Satisfação; c) modelos apoiados em Métodos de Equações Estruturais. Essa tipologia permitiu a avaliação de vantagens e desvantagens de cada abordagem, discutindo em que situações a aplicação de cada uma delas pode ser mais viável.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to compare different approaches to evaluate Consumer Satisfaction and Perceived Quality. Based on a deep literature review, and on the analysis of both constructs measurement models, they are cathegorized in three groups: a) Disconfirmation Paradigm based models; b) Multiple Indicator based models; and c) Structural Equations based models. This cathegorization offered an evaluation of each approach advantages and disadvantages, discussing in what situations they could be applied.
  • Etnomarketing: antropologia, cultura e consumo Mercadologia

    Jaime Júnior, Pedro

    Resumo em Português:

    Neste artigo, pretende-se, inicialmente, ressaltar a presença de dimensões culturais e simbólicas no universo do consumo e evidenciar o recurso ao aporte antropológico na gestão de marketing, mediante a apresentação de alguns casos extraídos da literatura de difusão sobre o universo empresarial. Em seguida, com base no método biográfico, são descritas as trajetórias profissionais de dois antropólogos que têm empreendido trabalhos práticos situados no campo da Administração Mercadológica. O propósito final é contribuir para a discussão sobre a fronteira interdisciplinar que envolve a Antropologia do Consumo e a Mercadologia.

    Resumo em Inglês:

    At first the article attempts to point the cultural and symbolic aspects of the consumption and the use of an anthropological approach on the marketing management. Therefore, the text focuses on real situations that have been occured in the business world. Afterwards, using the biographic method, it describes the professional trajectories of two anthropologists who have been acting in the marketing field for many years. Furthermore, there is a goal to contribute to discussions about the interdisciplinary boundary that envolves Anthropology of Consumption and Marketing Management.
  • Governança e cidadania empresarial Economia

    Alves, Lauro Eduardo Soutello

    Resumo em Português:

    O artigo procura traçar a evolução recente do conceito de cidadania empresarial e de sua principal manifestação: a evolução de padrões de comportamento empresarial socialmente responsável. Busca diferenciar a empresa oportunista e a empresa cidadã. Procura, ainda, inserir o conceito de comportamento socialmente responsável no contexto mais amplo da governança social, econômica e política. Além disso, sugere o possível caminho para uma investigação empírica capaz de determinar se a sustentabilidade das empresas ocorre em virtude de padrões de comportamento antes responsável do que oportunista. Retrata também a evolução recente de códigos de conduta empresarial em nível nacional e internacional. Termina com uma análise das possíveis implicações sociais e políticas da universalização da governança em geral e da cidadania empresarial em particular, tanto para os países avançados quanto para os emergentes.

    Resumo em Inglês:

    The article attempts to trace the recent development of the concept of good corporate citizenship and its impact on evolving standards of socially responsible corporate behavior. It seeks to differentiate opportunistic and responsible patterns of corporate behavior. It also attempts to place the issue of corporate social responsibility within the broader context of social, political and economic governance. Furthermore, it suggests future empirical work to determine if sustainable businesses are those that follow higher standards of corporate social responsibility. It discusses the recent growth of international corporate codes of conduct. It concludes by attempting to anticipate some of the social and political consequences of future universal governance regimes and codes of corporate conduct for both the advanced and emerging economies.
  • O impacto da tecnologia de informação na estratégia dos bancos Gestão Da Informação

    Maçada, Antonio Carlos Gastaud; Becker, João Luiz

    Resumo em Português:

    O potencial da Tecnologia de Informação (TI) em capacitar e sustentar estratégias e sucesso organizacional está centrado na capacidade de seus dirigentes perceberem o valor e os impactos dos investimentos em TI nos negócios. Neste artigo, analisam-se as percepções dos executivos de bancos brasileiros e norte-americanos quanto aos impactos da TI nas variáveis estratégicas organizacionais. O estudo revela semelhança de percepção entre executivos brasileiros e norte-americanos e também entre executivos das áreas de TI e de outras áreas. Quatro variáveis afetadas pela TI são os principais determinantes da competitividade na indústria bancária: requisitos de governos e países; clientes; estrutura de custos e capacidade; produtos e serviços.

    Resumo em Inglês:

    The Information Technology (IT) potential in supporting strategies and the organizational success is based on executives' ability in perceiving the value and effects of IT investments in businesses. In this article, Brazilian and North-American banking executives perceptions are analyzed with regard to IT effects in the strategic organizational variables. The study points out the similarity of perception among Brazilian and North-American executives as well as among executives of IT areas and other areas. Four variables affected by IT are the main determinants of competitiveness in the banking industry: governments and countries' requirements; clients; cost structure and capacity; products and services.
  • Da gestão do conhecimento à gestão da ignorância: uma visão co-evolucionária Pensata

    Vasconcelos, Flávio C.
  • Rae - Livros

    Paula, Ana Paula Paes de
  • Costos sociales de las reformas neoliberales en América Latina Rae - Livros

    Carvalho, Carlos Eduardo
  • Teoria crítica Rae - Livros

    Motta, Fernando C. Prestes; Alcadipani, Rafael
  • Recursos humanos Rae - Livros

    Tonelli, Maria José
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