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Revista de Administração de Empresas, Volume: 43, Número: 4, Publicado: 2003
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Dois motores do crescimento corporativo Estratégia

    Fleck, Denise L.

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a estrutura geral de dois motores atuantes em processos de crescimento da empresa. São eles: o de crescimento contínuo, que compreende um processo no qual crescimento produz mais crescimento, e o de co-evolução, que relaciona o crescimento concomitante de um todo e suas partes, a exemplo de uma indústria (todo) e suas firmas (partes). A concepção dos motores inspirou-se na obra de Chandler intitulada The visible hand (1977). O minucioso exame da obra segundo a perspectiva orientada a processo de Mohr (1982) buscou responder à questão "qual é a teoria de Chandler a respeito de como e por que a moderna empresa de negócios (MEN) surgiu e cresceu?". Quatro classes de processos - formação da MEN, desenvolvimento da MEN, formação da indústria e desenvolvimento da indústria - foram identificadas e descritas por meio de encadeamentos de relações de necessidade (baseadas em condições necessárias mas não suficientes). Embora tenham menor poder preditivo que as relações causais (baseadas em condições necessárias e suficientes), as relações de necessidade parecem melhor descrever a realidade complexa das relações envolvidas em processos organizacionais. Finalmente, o exame do crescimento da indústria de microcomputadores à luz dos motores de crescimento propostos fornece evidências de que estes são adequados para analisar indústrias modernas, sugerindo que os motores de crescimento contínuo e de co-evolução são potencialmente trans-históricos e oferecem contribuição para uma teoria geral e para a prática da gestão do crescimento corporativo.

    Resumo em Inglês:

    This paper advances the general structure of two motors in corporate growth processes. They are: the continuing growth motor, which comprises a process whereby growth produces more growth, and the co-evolution motor, relating the concomitant growth of parts and whole, such as firms (parts) and their industry (whole). The paper drew on Chandler´s "The Visible Hand" (1977) to derive the proposed motors. Chandler's book was thoroughly examined within Mohr's (1982) process-oriented perspective seeking to answer the question "what is Chandler's theory on how and why did the modern business enterprise (MBE) appear and grow?" Four processes - MBE formation, MBE development, industry formation and industry development - were identified and described by means of chains of necessary relations (base on necessary conditions). Although endowed with less predictive power than causal relations (based on necessary and sufficient conditions), necessary relations are likely to better describe the complexity of social processes. Finally, the microcomputers industry growth was examined in the light of the proposed motors. The analysis revealed their adequacy to explain the emergence of modern industries, suggesting that the proposed motors are potentially transhistorical, contributing therefore to a general theory and to the management of corporate growth.
  • Comprometimento organizacional e ausência psicológica: afinal, quantas dimensões? Organizações

    Rego, Arménio

    Resumo em Português:

    O comprometimento organizacional é habitualmente considerado como um fator-chave da competitividade e do desempenho organizacional. O presente estudo sugere que as três dimensões - afetiva, normativa e instrumental - habitualmente consideradas nas pesquisas podem não caracterizar fielmente os vários tipos de laços psicológicos entre os indivíduos e as organizações. Os dois estudos empíricos realizados e a argumentação teórica sugerem que há algumas razões para presumir a existência de seis dimensões: afetiva, de futuro comum, normativa, de sacrifícios avultados, de escassez de alternativas e de ausência psicológica. São necessários, todavia, estudos adicionais com outros tipos de amostras e que testem se essas seis dimensões se relacionam com diferentes antecedentes e conseqüências.

    Resumo em Inglês:

    Organizational commitment has been considered an important factor for organizational competitiveness and effectiveness. This paper aims at showing that the usual taxonomy - affective, normative and continuance commitment - does not reflect all the possible psychological bonds between individuals and organizations. Two empirical studies and theoretical reasoning suggest that there are some motives to consider six dimensions: affective commitment, future in common, normative commitment, great sacrifices, scarcity of available alternatives, and psychological absence. However, further studies collecting different samples and testing if the six dimensions have different antecedents and consequences are necessary.
  • A compra por impulso em ambientes on-line Mercadologia

    Costa, Filipe Campelo Xavier da; Larán, Juliano A.

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como propósito avaliar os antecedentes e as conseqüências da compra por impulso em lojas virtuais da Internet. Para tanto, foi desenvolvido um modelo teórico que procura apresentar as relações existentes entre o ambiente de loja (site), a impulsividade individual, a circulação na loja (navegação no site) e a realização de compras impulsivas. A partir de uma pesquisa survey realizada com compradores de produtos pela Internet, por meio de modelagem de equações estruturais, foi evidenciado que o ambiente do site afeta o nível de impulsividade, a navegação no site e a ocorrência de compras por impulso, bem como se encontrou uma relação entre compra por impulso e emoções positivas. Elementos ambientais que influenciam a compra por impulso foram identificados e rotas para futuras pesquisas apresentadas, juntamente com implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    This study has as its purpose to evaluate the antecedents and consequences of impulse buying in virtual stores on the Internet. To do so, we developed a model to present the existing relationships among the web site environment, impulsivity, in-store browsing and impulse buying. From a survey design with Internet buyers, using structural equation modeling, we found that the web site environment affects the level of impulsivity, in-store browsing and the occurrence of impulse purchases, as well as a relationship between impulse purchases and positive emotions. Environmental elements influencing impulsive buying are identified and ways for future research are presented, along with academic and managerial implications of our results.
  • Administração pública nas revistas especializadas: Brasil, 1995-2002 Documento : Pesquisa Em Administração

    Pacheco, Regina Silvia

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a recente produção brasileira na área de pesquisa em administração pública, utilizando como base os artigos publicados entre 1995 e 2002 nas revistas especializadas RAP e RSP, além dos trabalhos apresentados durante os Enanpad. Retoma balanços anteriores realizados sobre a área, que tendiam a apontar como principal fragilidade o caráter propositivo da produção em administração pública. Considera tal caráter inerente à área, dada a natureza do objeto de estudo, essencialmente aplicado. Aponta outros fatores que merecem debate e reflexão para fazer avançar a pesquisa na área, dentre eles: a tendência de pesquisadores a se auto-referirem, a diluição temática e a adoção acrítica de teorias desenvolvidas em outras disciplinas. Discute, ainda, a pertinência da área, dadas as necessidades de conhecimento sobre governos e governança, bem como a formação de reformadores públicos.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes Brazilian recent research in Public Administration, through the review of papers published at thematic journals RAP and RSP and Enanpad's proceedings, from 1995 to 2002. It takes into consideration prior reviews, that pointed out the normative approach of the public administration research as its major weakness. The present work takes this issue in a different perspective: it considers the normative approach as inherent to this essentially applied field. Other aspects are noteworthy, in order to improve the research is this field: the researchers community seems to be self-referred, the subjects are extremely dispersed, and the theories from other disciplines are acritically and too easily adopted. This article discusses the relevance of the field, considering the need of knowledge on Governments and Governance, to develop Public Reformers.
  • Estudos críticos em administração: aprodução científica brasileira nos anos 1990 Documento : Pesquisa Em Administração

    Davel, Eduardo; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    A década de 1990 marca a emergência de um movimento de estudos críticos em administração no contexto anglo-saxão que se distingue de outras abordagens críticas pela originalidade de sua proposta. Levando em consideração a emergência e a sedimentação desse movimento, este artigo apresenta o desenvolvimento da produção acadêmica brasileira, ressalta seus avanços, suas nuanças e as possíveis contribuições para se sofisticar a pesquisa e a prática organizacional. Examinando-se, então, a produção de abordagens críticas no Brasil ao longo da década de 1990, constata-se (a) uma carência de pesquisas que aprofundem conhecimento sobre práticas e organizações locais e (b) o potencial de renovação da produção teórica em administração que tais abordagens possuem.

    Resumo em Inglês:

    The 90s gives rise to the emergence of a movement of Critical Management Studies in Anglo-Saxon context that distinguishes itself from other approaches by the originality of its proposals. This paper presents an overview of the advances of this movement, highlights its nuances and the possible contributions for increasing organizational research and practice in Brazil. By examining, then, the production of critical approaches in Brazil throughout the 90s, it leads us to realize a need for researches surveying in depth both knowledge and practices of local organizations.
  • Gestão pública no brasil: notícias do teatro de operações Pensata

    Schommer, Paula Chies
  • Universities in the marketplace: the commercialization of higher education Reviews

    Masiero, Gilmar
  • Does education matter?: Myths about education and economic growth Reviews

    Tinoco, Tatiana
  • Conflito e poder nas organizações Indicações Bibliográficas

    Carvalho, Cristina Amélia
  • Estratégia em ambientes turbulentos Indicações Bibliográficas

    Rodriguez, Carlos L.
  • A pesquisa que faz diferença

    Ford, Eric W.; Duncan, W. Jack; Bedeian, Arthur G.; Ginter, Peter M.; Rousculp, Matthew D.; Adams, Alice M.

    Resumo em Português:

    Os pesquisadores da administração lamentam o fato de que seu trabalho tenha tão pouco impacto na prática gerencial. Os gerentes, por sua vez, procuram conhecimento que possa ajudá-los a melhorar a performance organizacional, mas raramente consultam os trabalhos universitários - frequentemente tidos como incompreensíveis e irrelevantes para os desafios cotidianos. Para que a pesquisa em administração possa fazer diferença para os gerentes são necessárias parcerias mutuamente benéficas que envolvam os gerentes e os pesquisadores e que sejam apoiadas por suas respectivas organizações. Ilustramos a importância da pesquisa da administração relevante para a prática valendo-se de quatro importantes contribuições, juntos, estes casos não somente demonstram como esse tipo de parceria pode produzir conhecimento relevante para a prática, mas também promovem insights para aumentar a probabilidade de ocorrência de encontros produtivos.

    Resumo em Inglês:

    Management researchers lament the fact that their work has so little impact on management practice. Practicing managers, so it is claimed, search for knowledge that will help them improve organizational performance but rarely consult the work of university-based researchers - work that they often find incomprehensible and irrelevant to their day-to-day challenges. We contend that for management research matter to managers it is required the creation of mutually beneficial partnerships involving managers and researchers, as well as the support of their organizations.We illustrate the importance of practice-relevant management research by drawing on four important contributions. Together these illustrations not only demonstrate how this kind of partnership can yield practice-relevant knowledge, but also provide insights into enhancing the likelihood that productive encounters will occur.
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