Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 44, Número: 1, Publicado: 2004
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Aprendizagem organizacional e competências: entre a maturidade acadêmica e a realidade das organizações Fórum Aprendizagem Organizacional E Competências

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
  • Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical Fórum Aprendizagem Organizacional E Competências

    Rodrigues, Suzana B.; Child, John; Luz, Talita R.

    Resumo em Português:

    Este artigo oferece uma análise da aprendizagem nas organizações em condições de mudança radical, em que a reestruturação da organização foi motivada por uma mudança na ideologia e na propriedade. Discute-se que, nessas circunstâncias, a aprendizagem não representa necessariamente uma melhoria para o coletivo como um todo. A fonte empírica para este artigo é um estudo de caso da Telemig, uma das principais companhias brasileiras de telecomunicações. A pesquisa empregou múltiplos métodos e fontes permitindo uma investigação do conteúdo e do processo de aprendizagem, e de seus agentes ao longo do tempo. O estudo elabora e ilustra o conceito de "aprendizagem contestada", concluindo que este necessita ser incorporado à teoria da aprendizagem nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    This paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of 'contested learning'. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations.
  • A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional Fórum Aprendizagem Organizacional E Competências

    Bitencourt, Claudia Cristina

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho).

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the main concepts, principles and practices of organizational learning as a way of managing managerial competencies based on the individual reality of each organization. It is an exploratory research that is developed, based on case studies in six companies (three Brazilian and three Australian). The results point out the importance of informal practices and the need to establish an articulated strategy, which regard to managerial competencies management. The significant experiences related by the managers interviewed point out organizational practices and practices that have occurred outside of the companies. It also highlights the constructive importance of a social conscience. The main elements of organizational learning that represent a potential contribution for the managerial competencies management refer to the interactive matters between people (reflections that privilege the collective), process vision (continuous development) and the emphasis on the pragmatic matter (practices at work).
  • Transferindo práticas: construindo conhecimento arquitetural localmente Fórum Aprendizagem Organizacional E Competências

    Prochno, Paulo

    Resumo em Português:

    O artigo traz um estudo qualitativo dos processos organizacionais que deram suporte à transferência de conhecimento para uma nova fábrica, detalhando os maiores desafios que a organização teve de enfrentar durante seu primeiro ano de operações. Apesar do sucesso obtido na transferência de conhecimento individual para cada área em separado, a empresa enfrentou muitos desafios em sua aplicação, uma vez que não tinha desenvolvido o conhecimento arquitetural - relativo à junção e aplicação das várias bases individuais de conhecimento. Conhecimento este que teve de ser desenvolvido localmente por meio de mecanismos de experiência, negociação e sensemaking. O estudo ressalta a importância do conhecimento arquitetural, uma dimensão até agora não considerada nos estudos de transferência de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The paper brings a qualitative study on the organizational processes supporting knowledge transfer to a new automotive plant, detailing the major challenges that the organization had to face during its first year of operations. Although the company was quite successful at transferring component knowledge to each area individually, it faced many challenges in the application of this knowledge, because architectural knowledge was missing. This architectural knowledge had to be developed locally, through mechanisms of experience, negotiation and sensemaking. The case sheds new light into architectural knowledge, which is an important dimension in knowledge transfer to new settings that has not been considered in knowledge transfer studies.
  • Projetos estratégicos no setor de exploração e produção de petróleo Gestão De Operações E Logística

    Asrilhant, Boris; Dyson, Robert G.; Meadows, Maureen

    Resumo em Português:

    Este artigo explora os elementos e o papel das técnicas envolvidos no gerenciamento bem-sucedido de projetos estratégicos aplicados ao setor de exploração e produção (E&P) de óleo e gás do Reino Unido. Primeiramente, é apresentada uma revisão de literatura das técnicas de gerenciamento de projetos estratégicos. Em seguida, são descritos e validados 50 elementos multidisciplinares envolvidos nesse tipo de gerenciamento, explorando-se até que ponto as técnicas consideram, em termos teóricos, tais elementos. Complementarmente, é apresentada uma pesquisa que identifica os elementos do sucesso envolvidos no gerenciamento de projetos estratégicos e verifica até que ponto as técnicas consideram tais elementos na prática. Finalmente, são propostos conjuntos de técnicas para o gerenciamento bem-sucedido de projetos estratégicos de E&P no Reino Unido. O artigo traz ainda algumas conclusões e futuras direções de pesquisa, com ênfase na extensão da metodologia proposta à realidade brasileira, já que os resultados são exclusivos do ambiente britânico.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the elements and the role of techniques in facilitating successful strategic project management, as applied to the UK exploration and production (E&P) oil and gas sector. First, the existing literature on techniques applied to managing strategic projects is reviewed. Second, fifty multidisciplinary elements involved in strategic project management are described and validated, and one explores the extent to which techniques address, in theory, these elements. Third, a research identifies success elements involved in strategic project management and the extent to which techniques address these elements in practice. Fourth, sets of techniques for successful UK E&P strategic project management are proposed. The article ends with introducing some concluding remarks and future research directions, with a highlight on extending the proposed methodology to the Brazilian reality, as the results are exclusive for the British environment.
  • O fenômeno dos MPAs brasileiros: hibridismo, diversidade e tensões Ensino E Pesquisa Em Administração

    Wood Jr., Thomaz; Paula, Ana Paula Paes de

    Resumo em Português:

    Na década de 1990, os programas de MBA - Master in Business Administration - ganharam sólida reputação e expandiram-se para além das fronteiras norte-americanas. No Brasil, o movimento ganhou força com o crescimento vigoroso do ensino profissionalizante de gestão. Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar, sob uma perspectiva crítica, o fenômeno dos Mestrados Profissionais em Administração (MPAs) brasileiros. Para traçar um retrato do fenômeno, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com coordenadores e pessoas-chave dos principais programas locais. Apesar de eventualmente classificados como MBAs, os MPAs apresentam características que os diferenciam do modelo norteamericano. Ao buscar responder ao contexto socioeconômico e às restrições regionais, cada um deles seguiu rotas próprias, o que gerou um quadro marcado pela diversidade. Acreditamos que o fenômeno que este artigo descreve e analisa possa contribuir para o debate em curso sobre o ensino de Administração.

    Resumo em Inglês:

    In the 1990s, MBA - Master in Business Administration - programs won a solid reputation and expanded beyond U.S. frontiers. In Brazil, this movement got momentum with the impressive growth of executive education in management. This paper aims to present and analyze the phenomenon of Professional Masters in Business Administration (MPA, in Portuguese). To describe this phenomenon, we conducted bibliographic and documental research and made interviews with coordinators and key-persons from local programs. Albeit being eventually classified as MBAs, the MPAs' characteristics make them remarkably different from the North American blueprint. By attempting to align with its regional social and economic context, each program followed its own route, generating a landscape characterized by diversity. We believe that the phenomenon this article describes and analyzes can make a contribution to the current debate over business education.
  • Educação: os novos desafios da universidade: challenges for universities Resenhas

    Nicolini, Alexandre
  • Teoria organizacional: a ótica da cultura e do desenvolvimento local Resenhas

    Dantas, Marcelo
  • Redes sociais e interorganizacionais Indicações Bibliográficas

    Martes, Ana Cristina Braga
  • Ética organizacional Indicações Bibliográficas

    Onken, Marina
  • Alinhando estratégia e competências Fórum Aprendizagem Organizacional E Competências

    Fleury, Maria Tereza Leme; Fleury, Afonso Carlos Correa

    Resumo em Português:

    Diversos trabalhos vêm analisando o tema competência em seus diferentes níveis de entendimento e aplicação ao contexto organizacional, o que demanda a construção de um modelo teórico que explicite como esses diferentes conceitos se articulam e podem contribuir para o entendimento de propostas de desenvolvimento das organizações. Este artigo procura responder às seguintes questões: qual a relação entre competências organizacionais e estratégias competitivas nas empresas? No caso da formação de cadeias produtivas, haveria diferenças na construção de competências em empresas situadas em diferentes níveis? E quais seriam as implicações dessa inter-relação - estratégia e competências - para as ações da gestão de RH? A partir dessas questões, e com base em uma pesquisa realizada em empresas do setor de telecomunicações, procurou-se elaborar um modelo que fornecesse sustentação a essa discussão.

    Resumo em Inglês:

    Competence, as a new concern among academics and practitioners, is being focused according to distinct conceptual approaches and applied to different facets of the organizational reality. Clearly, this creates the demand for the development of a theoretical model through which those distinct concepts might be integrated and applied to a better understanding of the organizational dynamics as well as an enhanced utilization of organizational development propositions. The following questions require clear answers for that model building process: What to say about the dynamic relationship between organizational competences and competitive strategies? In the case of the formation of productive chains would there be differences in the construction of competences in companies situated in different levels? What would be the implications for Human Resources Management? The theoretical model that was developed to provide support to the answering process, was empirically tested in a field research conducted among firms in the Telecommunications industry.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br